capacitação; merendeiras; seduc

“Formação na prática: novas preparações nos cardápios escolares”. Esse foi o tema abordado na capacitação dos agentes de Nutrição, conhecidos popularmente como merendeiros, que atuam na rede municipal de ensino de Ilhéus. Na última sexta-feira (19), a Secretaria de Educação (Seduc) promoveu o curso, que objetiva qualificar os servidores envolvidos diretamente na preparação da merenda escolar servida nos estabelecimentos de ensino.

O encontro aconteceu na Faculdade de Ilhéus, parceira da Prefeitura. As aulas foram ministradas pelas equipes de Alimentação Escolar e de Formação e conduzidas por André Cabral, coordenador do curso de Gastronomia da instituição de ensino superior.

capacitação; merendeiras; seduc

De acordo com a Seduc, a capacitação atende ao recomendado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que incentiva a disseminação de escolhas alimentares mais saudáveis aos estudantes de todas as etapas da Educação Básica.

“Uma capacitação importante para que possamos incentivar as boas práticas e assegurar o manuseio correto dos alimentos. O momento traz saúde e bem-estar aos nossos alunos, além de humanizar o trabalho realizado em equipe”, destacou a professora Eliane Oliveira, titular da Seduc.

capacitação; merendeiras; seduc

A merenda escolar representa um dos pilares do processo de ensino-aprendizagem, garantindo subsídios nutricionais necessários para que o estudante alcance melhor rendimento em sala de aula. O curso de capacitação oportunizou também a troca de informações, conhecimentos e vivências na prática.

A Seduc ressalta que o cardápio servido diariamente às crianças consta no rol de alimentos básicos, sempre respeitando o conteúdo nutricional, os aspectos culturais e a tradição local, bem como as condutas higiênico-sanitárias estabelecidas na legislação.