WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura ilheus secom bahia


Uso de Máscara vira obrigatório no Brasil Detran Bahia Oferece IMpressão do CRLV http://www.ilheusnoticias.net.br/v1/2020/04/26/homem-atropelado-na-ponte-ilheus-x-pontal-nao-resiste-e-morre-apos-66-dias-internado/
outubro 2022
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  


Prefeitura de Ilhéus assina renovação de permissão de uso para quiosques, food trucks e afins

Reunião uso de solo

O prefeito Mário Alexandre assinou termo que renova e também concede novas permissões de uso e ocupação do solo para food trucks, quiosques, tendas e comércio ambulante. O ato aconteceu no Centro Administrativo da Conquista e contou com a presença de pequenos empresários do ramo de alimentação da cidade.

Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE), as permissões foram renovadas e concedidas aos pontos localizados na Praça da Maramata, Praça São João Batista, Praça Barão do Rio Branco, na Avenida Litorânea Norte e nas praças dos bairros Basílio e Hernani Sá.

“A nossa gestão é do diálogo. Junto aos pequenos empreendedores buscamos alternativas para fomentar o comércio local e movimentar a nossa economia. Isso é fundamental, porque fortalece a atividade comercial em diferentes pontos e faz com que o dinheiro circule no nosso município”, ressaltou Mário Alexandre.

 

praça maramata

 

Para o comerciante Aguinaldo Batista de Canabrava, conhecido como Guigui, a renovação é crucial para manter o funcionamento regular dos estabelecimentos, oferecendo segurança à população no comércio de alimentos.

“Essa renovação é importante, porque dignifica o nosso trabalho e consolida a nossa participação na contribuição dos tributos municipais. Somente no meu comércio são gerados cinco empregos diretos com carteira assinada. Nós agradecemos muito o empenho do prefeito Mário Alexandre, porque hoje somos vistos como empreendedores. Somos muito gratos à Prefeitura por todo reconhecimento”, explicou Guigui, que atua há 17 anos como vendedor ambulante.

Além do comércio de alimentos, a população conta com áreas de convivência social e comunitária, incluindo espaços de recreação infantil, fato que estimula o uso das praças municipais por toda a família. Também participaram do ato, o titular da SDE, EderJúnior; o assessor Técnico Especial da SDE, Vinícius Briglia; e o superintendente de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Maurício Galvão.

Eleições 2022: Sutram informa horário especial do transporte coletivo neste domingo (2)

ÔnibusA Prefeitura de Ilhéus, por meio da Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram), informa que o transporte coletivo da cidade vai funcionar em horário especial neste domingo (2).

Devido à realização das eleições gerais e aumento na demanda de passageiros, os ônibus das linhas urbanas e rurais circulam com a mesma disponibilidade oferecida durante os dias úteis.

Vale ressaltar que os locais de votação abrem para o público às 8h e fecham às 16h59.

Curso de Fisioterapia faz nova parceria com a Secretaria de Saúde de Ilhéus

O curso de Fisioterapia da Faculdade Madre Thaís/Faculdade de Ilhéus promoveu mais uma parceria com a Secretaria de Saúde do Município, e realizou o treinamento “Ventilação mecânica: uma abordagem prática” para os servidores da área de terapia intensiva da Unidade de Pronto Atendimento – UPA Avenida Esperança, com o objetivo de melhorar o atendimento à população.

Segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Karla Grésik, o treinamento atendeu a uma solicitação da diretora da UPA, enfermeira Delmária Araújo Leal. A atividade foi ministrada pela fisioterapeuta Elisângela Lopes, especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva e preceptora de estágio da Faculdade.

Além dos profissionais que foram capacitados na unidade, participaram do treinamento os estudantes do décimo semestre de Fisioterapia que fazem o Estágio Supervisionado em Urgência e Emergência. A professora Elisângela Lopes ressalta que os alunos contribuíram efetivamente com a organização e condução do evento, “vivenciando todo o processo de educação em saúde, desenvolvendo competências na formação inicial, continuada e em serviço de forma socialmente responsável.”

Governo do Estado publica Edital de inscreição para 2.500 vagas de soldado da PM e Bombeiros

 

Para concorrer às vagas, os interessados têm que possuir 2º grau completo ou formação técnico profissionalizante (nível médio) em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, além de outros pré-requisitos descritos no Edital.

Os interessados devem ler o Edital 05/2022 para conhecer as informações do certame na íntegra. O concurso público para seleção de candidatos ao Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros será em duas etapas relacionadas (provas objetivas e discursivas).

O concurso possui vagas para soldado da PM em Salvador e Região Metropolitana (RMS), além de em outros oito municípios do interior (Feira de Santana, Alagoinhas, Itaberaba, Ilhéus, Juazeiro, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas e Barreiras).  As vagas para o Corpo de Bombeiros estão disponíveis na capital, RMS e nove cidades (Itabuna, Porto Seguro, Itaberaba, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Barreiras, Teixeira de Freitas, Alagoinhas e Bom Jesus da Lapa).

Asfalto Legal: prefeito Mário Alexandre confere serviços no Basílio

asfalto legal

Dando continuidade ao trabalho de recuperação da malha viária de Ilhéus, a Prefeitura intensifica os serviços executados por meio do Programa Asfalto Legal em diversos pontos da cidade. Na última terça-feira (27), o prefeito Mário Alexandre acompanhou a pavimentação asfáltica na Rua João XXIII, no Basílio, melhoria tão aguardada pela comunidade.

“Mais uma vitória para Ilhéus. Com muita luta, dedicação e esforço conseguimos atender localidades esquecidas durante anos, promovendo melhorias importantes na cidade. Fico muito feliz em poder cumprir o meu papel e garantir qualidade de vida e bem-estar ao meu povo”, declarou o gestor.

Na oportunidade, o prefeito visitou as obras de requalificação da Praça Castro Alves (Praça da Irene), na Avenida Soares Lopes. A iniciativa integra o Programa “Adote uma Praça” e consiste na modernização do espaço, com iluminação de LED, piso elevado de concreto e intertravado, rampa de acessibilidade, banheiro público masculino e feminino, quiosques padronizados, recuperação da estátua do poeta baiano e área infantil. A obra soma recursos de aproximadamente R$ 500 mil.

 

praça castro alves

Desde 2017, quando assumiu a chefia do Executivo, Mário Alexandre tem se empenhado para realizar intervenções nas áreas da Saúde, Educação, Infraestrutura e Mobilidade. As equipes atendem as localidades, conforme cronograma estabelecido pelo Município.

“Esse asfalto é ótimo, maravilhoso. A rua estava toda esburacada, mas agora o asfalto saiu. O prefeito Marão tá de parabéns”, disse Grimário Santos Silva, morador do Basílio há 55 anos.

Soane Galvão intensifica o corpo a corpo com eleitor de Ilhéus, acompanhe agenda

A cinco dias da votação, a candidata a deputada estadual pelo PSB, Soane Galvão (40123), vai intensificar a campanha corpo a corpo com o eleitorado ilheense. Com foco nas caminhadas, carreatas, entrevistas em emissoras de rádio e mobilização de aliados e militantes, Soane é apontada como uma das mais favoritas para o pleito do Poder Legislativo Estadual.

Soane segue firme no propósito de ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), e nos últimos meses, apostou em diversificar os municípios nos quais esteve presentes nesta reta final da campanha. Onde visitou, destacou os êxitos quando foi secretária em Ilhéus, com forte atuação na Área Social e no Desenvolvimento Econômico conjugado com a Inovação.

Agenda

Nesta terça-feira (27), Soane faz caminhada com apoiadores no bairro do Malhado, com concentração no Supermercado Big Meira, a partir das 16h. Na quarta-feira (28), concede entrevista na Rádio Ilhéus FM, às 8h, no Programa O Tabuleiro. À tarde, a candidata participa, às 17h, de uma Grande Caminhada da Vitória com a presença do “Time de Lula”, no Teotônio Vilela.

Na manhã de quinta-feira (29), às 8h, a candidata Soane Galvão será entrevistada ao vivo pelo apresentador Adilson Neves da Rádio Bahiana de Ilhéus. À tarde, futura deputada estadual reunirá apoiadores para uma super caminhada pelas ruas e avenidas do bairro Alto da Conquista. A concentração será a partir da 17h, na rotatória do Viaduto Catalão.

Segundo a coordenação, há muita expectativa para esta sexta-feira (30), quando Soane fará, de acordo com sua agenda, uma grande caminhada com apoiadores pelas ruas do comércio no Centro da cidade. A concentração será na Praça Dom Eduardo (Catedral), a partir das 16h30. No sábado, 1º de outubro, está prevista uma Mega Carreata, às 10h, pelas ruas de Ilhéus.

Moradores do distrito de Ibitupã saúdam e confirmam Soane deputada estadual

Moradores do distrito de Ibitupã, localidade vinculada ao município de Ibicuí, no Médio Sudoeste do estado, saudaram, na manhã de Segunda-feira (26), a candidata a deputada estadual pelo PSB, Soane Galvão (40123). Acompanhada do prefeito Marcos Galvão (PSD) e da agente de saúde Vilma Bispo, Soane mostrou, em cada parada, uma excelente aceitação da comunidade.

De porta em porta a candidata usou o tempo para dialogar sobre o movimento “Representar Para Transformar”, que propõe eleger uma representante da região no Parlamento baiano. “Importante falar sobre o projeto de desenvolvimento implantado pelo governador Rui Costa (PT) e que Jerônimo (PT), dará continuidade como governador da Bahia e Lula presidente do Brasil.

O distrito de Ibitupã foi a última parada de Soane no extremo sul. Ao todo, a candidata percorreu quase 60 municípios e localidades interioranas. Nesta semana a pessebista deve focar nas caminhadas, carreatas, entrevistas em emissoras de rádio e mobilização de aliados e militantes. Soane Galvão é apontada como uma das mais favoritas para o pleito do Poder Legislativo Estadual.

Estudantes das faculdades de Ilhéus e Madre Thaís fazem visita técnica ao IFBaiano, em Uruçuca

 

Estudantes do primeiro e segundo semestres dos cursos de Nutrição, da Faculdade de Ilhéus, e de Gastronomia, da Faculdade Madre Thaís, realizaram uma visita técnica no IFBaiano (Instituto Federal de Ciência e Tecnologia), localizado em Uruçuca, na quinta-feira, dia 22, com o objetivo de conhecer o processamento de linguiça de frango com queijo e a defumação de frango.

A visita, que ocorreu na parte da tarde, serviu também para que os estudantes conhecessem os laboratórios de análises físico-química, microbiologia, bioprocessos, análise sensorial e de tecnologia de chocolate e leite. O grupo de estudantes de Nutrição e Gastronomia foi acompanhado pela professora e engenheira de Alimentos, Ana Magnavita.

A Faculdade de Ilhéus e o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFBaiano) assinaram, este ano, acordo de cooperação técnica e parceria para atividades na área de extensão. Durante a visita, em Uruçuca, a equipe das faculdades de Ilhéus e Madre Thaís foi recepcionada pelo coordenador de Assuntos Estudantis do IFBaiano, João Marcos Nascimento dos Santos, e pela professora mestra Solane Alves Santos da Rocha, do curso de Engenharia de Alimentos.

O processo de defumação do frango com queijo chamou a atenção dos alunos por ser realizado com madeiras frutíferas (goiaba, pitanga e outras). Os próprios estudantes do IF Baiano fazem a coleta da madeira e, em seguida, realizam a defumação. A madeira frutífera é indicada para defumar porque evita a presença de substâncias químicas (tóxicas), ao contrário do que ocorre com o uso de madeiras não indicadas.

Durante o processamento da linguiça, os visitantes também observaram a moagem do frango, a cura e o envoltório natural, conhecido como tripa. Segundo a professora Solane Rocha, “o uso dessa técnica possibilita que se obtenha uma linguiça com mais proteína e menos gordura”.

“Apoio à Soane Galvão em Itamaraju é forte”, dizem os aliados da candidata

A uma semana das eleições, Soane Galvão (40123), candidata a deputada estadual pelo PSB, vem consolidando sua base eleitoral em cidades que visitou. Itamaraju, no extremo sul baiano, é uma delas. No sábado (24), reuniu várias lideranças da região que confirmaram que apoio à sua candidatura é forte.

Em encontro que contou ainda com a presença de comerciantes, produtores rurais e empresários do agronegócio, Soane afirmou que seu mandato será marcado pelo diálogo e por uma atuação focada no combate ao desemprego e destacou a importância de consolidar a região com os setores da economia.

“Vamos colocar na pauta da Assembleia Legislativa, os projetos que são de interesse regional. Nosso mandato será em defesa da população, da garantia de atração dos investimentos nos Territórios de Identidade e da reconstrução econômica e social da nossa região”, discursou a socialista.

Confiança na candidata

Ailton de Jesus Santos, de 49 anos, chegou cedo e garantiu seu lugar no evento de apoio à Soane Galvão. “Estou com Soane por acreditar em um futuro melhor para nossa cidade. Voto nela porque sei que irá trazer benefícios, tanto na educação, quanto na saúde”, opinou o morador de Itamaraju.

Soane agradeceu o apoio do amigo Luiz Mário, liderança expressiva na região. “Obrigada pelo apoio e carinho a mim dedicados durante a nossa jornada. Vamos juntos com Lula presidente, Jerônimo governador, Otto senador, Bacelar deputado federal e Soane deputada estadual”, discursou.

A socialista destacou ainda a participação feminina como bandeira de seu futuro mandado. No final do evento, Soane atendeu pedidos de selfies, abraçou e apertou a mão daqueles que reconhecem nas suas propostas a garantia do desenvolvimento de Itamaraju e de todo o estremo sul do estado.

Candidatos a deputado apresentaram propostas na Faculdade de Ilhéus

 

 

A Faculdade de Ilhéus realizou, no último sábado, dia 24, o Momento Político 2022, que reuniu candidatos aos cargos de deputado estadual e deputado federal, com domicílio eleitoral no município, para que pudessem apresentar democraticamente suas propostas para os respectivos mandatos. Das 13 às 14h30min, foram ouvidos os candidatos a deputado estadual e a partir das 15h45min, os candidatos a deputado federal.

Coordenado pelo colegiado do curso de Direito, o Momento Político que acontece em todo ano eleitoral é uma oportunidade para que os candidatos mostrem à comunidade interna e externa seus projetos em benefício de Ilhéus e região. O evento realizado no auditório da instituição teve como mediador o professor de Direito Eleitoral, Gabriel Edler, e foi composto por três blocos de exposição, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Faculdade de Ilhéus no YouTube.

Na primeira etapa, participaram os candidatos ao cargo de deputado estadual, Rúbia Carvalho (PL), Dario da Sucam (Patriota), Bernadete Souza Ferreira (PSOL/Rede) e Fred Gedeon (PTB), embora tenham confirmado presença nove candidatos. Com tempos iguais e obedecendo a ordem de sorteio, os candidatos e candidatas falaram de suas respectivas trajetórias políticas e das propostas para eventual atuação parlamentar na Assembleia Legislativa.

A etapa seguinte foi dedicada aos candidatos a deputado federal.  Compareceram Reinaldo Soares (Republicanos), Thiago Martins (PL), Carlos Augustão (PT/PCdoB/PV), Roland Lavigne (União Brasil), Vinicius Alcântara (PSDB/Cidadania), Lú Cerqueira (PSDB/Cidadania) e Rui Penalva Guimaraes Neto (PSOL/Rede). Os candidatos, de modo geral, destacaram a iniciativa da Faculdade de Ilhéus em promover o evento, que contribui para o fortalecimento da democracia e para a qualificação da prática política.

Vai ser de Solla! Pesquisas mostram que vamos derrotar Bolsonaro no 1º turno

Por aqui tudo ótimo, principalmente depois de ver os resultados das últimas pesquisas que mostram que vamos derrotar Bolsonaro já no 1º turno.

Lula já está com 51% dos votos válidos e a nossa vitória, e o fim desse governo genocida e fascista, está cada vez mais próxima.

Isso só confirma o que o Data Povo já vem mostrando nas nossas agendas de campanha em todos os cantos da Bahia: a população quer Lula de novo.

E também quer ver a continuidade do nosso trabalho como deputado federal do Estado lá em Brasília, representando a defesa do SUS e dos investimentos na saúde pública.

Não tem nada melhor do que receber o carinho da população e o apoio que confirma que estamos do lado certo da história. Do lado que fez história de verdade na luta contra a desigualdade e a fome. Do lado que mudou a vida de trabalhadores e trabalhadoras com acesso à moradia, diploma e oportunidades.

Nem precisava de pesquisa porque vemos nas ruas essa esperança e vontade de voltar a sorrir com Lula. Mas elas nos dão ainda mais ânimo e alegria para seguir pedindo voto para mostrarmos com ainda mais força que não queremos mais esse governo que só fez mal ao Brasil e a Bahia.

Quer ajudar eu e o Lula a derrotar Bolsonaro no 1º turno? Sua participação na nossa campanha é muito importante.

Vem fazer parte do grupo de baianos e baianas que estão mobilizados pelo mesmo objetivo!

Estou à disposição,
Abraços
Jorge Solla – Deputado Federal 1313

Prefeitura inicia restauração do Cristo Redentor de Ilhéus

Cristo Redentor

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), iniciou o processo de limpeza e recuperação do mirante do Cristo Redentor, localizado na Avenida Dois de Julho. Completando 80 anos neste ano, a estátua foi projetada pelo escultor italiano, Paschoal de Chirico.

“O Cristo é uma marca histórica da nossa cidade, é uma referência, feito por um artista muito querido e merece todo o cuidado. Nós queremos resgatar seu valor histórico-cultural e valorizar ainda mais esse ponto turístico”, destacou o prefeito Mário Alexandre.

A restauração do monumento faz parte do cronograma de ações estabelecido pelo Município, cujo objetivo é restaurar os espaços públicos da cidade.

História – Inaugurado em novembro de 1942, o Cristo Redentor de Ilhéus foi pensado para “proteger” e dar boas-vindas às embarcações que chegavam ao Porto do Malhado. Depois, passou a dar nome à praia, conhecida como Praia do Cristo.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia