WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

secom bahia


EXCLUSIVO: Princípio de incêndio no Aeroporto de Ilhéus Moradores de Banco Central cobram a Prefeitura de Ilhéus melhorias nas estradas
fevereiro 2020
D S T Q Q S S
« jan    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829


 

 

 

 

 

Termina dia 28 o prazo para inscrição no Pro Uni

O Ministério da Educação divulgou desde o ultimo dia 18 o resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) para o primeiro semestre de 2020. Os estudantes selecionados para receber a bolsa de estudos precisam comprovar as informações fornecidas no ato da inscrição. A documentação solicitada deve ser apresentada às instituições de ensino até o dia 28 de fevereiro.

O resultado pode ser conferido na página do ProUni .

As bolsas eventualmente não preenchidas poderão ser ocupadas por participantes da lista de espera. O prazo para se inscrever na lista de espera é de 6 a 9 de março e a divulgação será feita no dia 12 de março.

Neste semestre, o ProUni está oferecendo 252.534 bolsas. O sistema registrou mais de 1,5 milhão de inscrições, feitas por 782.497 estudantes. O número de inscrições é maior que o de inscritos porque cada participante pode escolher até duas opções de instituição, curso e turno.

Rui Costa diz que está buscando ajustes para o carnaval

O governador Rui Costa (PT-BA) esteve na área da imprensa, no Circuito Osmar (Campo Grande). Segundo o petista, não houve aumento nos casos de violência dentro da festa.

“Os indicadores estão muito parecidos com o ano passado. Na média, está idêntico; em um item, eventualmente, está um pouco superior, e em outro item, inferior. O que nós estamos buscando é um ajuste para cada situação”, disse.

Entre vários questionamentos, o executivo explicou o motivo da Polícia Militar ter adotado uma postura diferente durante o Carnaval deste ano. A orientação é que policiais adotem uma observação maior, antes de interferir em situações dentro do circuito. Ele usou o exemplo de grupos de homens que curtem a folia, com brincadeiras envolvendo murros e socos.

“Nessa situação, é para a polícia intervir ou não? Estava ali quem estava afim daquela brincadeira. Não é o meu padrão de brincadeira, mas é o daquelas pessoas. Então, naquela situação, não cabe intervenção da polícia, porque nesses casos não tem ninguém sendo agredido, só querem ‘brincar’ daquele jeito. Esse ajuste fino tem que ser feito, e a decisão final, evidente, é de cada comandante, cada pelotão, mas a orientação é estar atento e agir toda vez que marginais e malandros queiram agredir, roubar, violentar o cidadão de bem”,

Ilhéus: Homem é baleado na Soares Lopes e policia age com rapidez prendendo o criminoso

Paulo Ricardo, 31 anos, residente no bairro Castelo Branco, em Salvador, sofreu tentativa de homicídio na noite deste domingo (23), durante os festejos do Carnaval Espontâneo na Avenida Soares Lopes, centro de Ilhéus.

Uma guarnição do PETO 68 agiu rápido e prendeu em flagrante o autor da tentativa de homicídio ocorrida na noite deste domingo (23) no carnaval espontâneo na Avenida Soares Lopes, um dos principais cartões postais de Ilhéus.

Jefferson Coutinho de Souza, 35 anos, morador do bairro Nova Brasília, Itapuã, em Salvador, tentou tirar a vida de Paulo Ricardo a tiros atingindo a região do ombro. 

O meliante foi encaminhado para delegacia de proteção ao turista, onde foi ouvido pela delegada Adriana Paternostro, ficando detido à disposição da justiça pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e tentativa de homicídio. Os tiros provocaram tensão e muita correria dos foliões, que buscaram abrigo próximo de carros e até nos estabelecimento comerciais situados nas imediações do crime.

Rede hoteleira registra média de 90% de ocupação e 60 mil passageiros passam por Ilhéus em fevereiro

Praia

Um dos destinos mais visitados da Bahia, a cidade de Ilhéus mantém a vocação turística e tradição de lotar durante a alta temporada. De acordo com dados de empresários do setor hoteleiro da cidade, foi registrado índice médio de 90% de ocupação para o período do Carnaval. A cidade possui aproximadamente nove mil leitos, que vão desde empreendimentos de luxo a simples albergues.

Com cerca de 75 quilômetros de praias exuberantes, Ilhéus recebe turistas de diversas partes do Brasil e do mundo. Conforme informações da Socicam, concessionária que administra o Aeroporto Jorge Amado, são aguardados cerca de 60 mil passageiros, entre embarques e desembarques das operações regulares no mês de fevereiro, e, desse total, 2.200 nos voos extras, para os dias 21, 22, 25 e 26 de fevereiro. As principais origens e destinos no período serão Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

Carnaval do Povo – A festa vai tomar conta de diversos pontos da cidade. Os foliões poderão se divertir nos circuitos montados na Avenida Soares Lopes, Pontal, Hernani Sá e demais localidades. Neste sábado (22), terão blocos em circuitos diversos como o Bloco da Associação dos Moradores do Joia (Joia do Atlântico); Evento Carnavalesco do Malhado, às 15h; Bloco Galera Zona Norte (Iguape), às 15h; e Bloco Caminho de Casa (Ilhéus II), às 16h.

No Pontal, os blocos Unidos da Tijuca, à 18h; Parados na Praça, às 19h; Adecopa e Folia, às 19h; e Bar do Jorginho Som ao Vivo, às 20h. Já no Hernani Sá, a folia vai ficar por conta dos blocos da Família, às 18h30min; Soberanas de Salto, às 19h30min; e Curupanga, às 20h.

E não para por aí! O circuito montado na Soares Lopes levará ainda mais diversão. Com o desfile dos blocos Me Abraça Me Beija, às 18h; As Super Poderosas, às 18h30min; As Thi Guetes, às 19h30min; e Arrastão do Deboche, às 19h30min.

As campanhas “Respeita As Mina”, do Governo do Estado e “Carnaval Folia e Ação. Diga não sem prevenção”, da Secretaria de Saúde de Ilhéus ofertarão ações socioeducativas para ilheenses e turistas, com distribuição de material informativo.

Equipes da Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram), Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) com corpo técnico, ambulâncias e banheiros químicos auxiliarão a organização no período festivo, tanto na zona sul quanto no centro da cidade.

Para conferir a programação completa, basta visualizar os cards de divulgação através do link: https://bit.ly/2PcDWml.

Paralelo às festas momescas, a cidade recebe a temporada de cruzeiros marítimos, que movimenta a economia local durante o período do verão, fortalece o turismo e coloca Ilhéus em evidência no cenário mundial. Três escalas estão previstas para atracar nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro, no Porto do Malhado.

Prefeitura realiza operação especial de limpeza durante o Carnaval do Povo

Secsurb

A Prefeitura de Ilhéus preparou uma programação especial com foco na limpeza durante e após a realização dos festejos de carnaval na cidade, de 22 a 26 de fevereiro, sob a coordenação da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb). A ação, que integra o cronograma de atividades da Operação Verão e do programa ‘Ilhéus Cidade Limpa’, visa atender as zonas norte, centro e sul, com a coleta dos resíduos sólidos (lixo).

O prefeito Mário Alexandre mencionou que a Prefeitura manterá as estruturas de limpeza, segurança, saúde, transporte público e trânsito no decorrer da folia em variados pontos. “Ilhéus é linda e recebe muitos visitantes nestas festas. Mantê-la limpa e organizada é nosso dever”, destacou.

Na zona sul, o carro coletor da empresa CTA, para as áreas de praia, começa o serviço de coleta de lixo logo cedo, às 5h e 16h. O trajeto inicia na Ilha do Desejo, segue pelo Acuípe, Águas de Olivença, Jayri, Siriyba, Cai N’água, Milagres, Olivença, Batuba, Backdoor, Prainha, Gravatá, Porto da Lancha, Mar de Ilhéus, Cururupe, Milionários, Costa do Cacau, Jardim Atlântico, Praia da Concha e Praia da Maramata. Na área urbana da zona sul, no Hernani Sá o carro coletor passa às 6h, já no Pontal, Sapetinga e Jardim Pontal às 7h. A equipe de varrição da Prefeitura de Ilhéus, no Pontal e Hernani Sá, também trabalham cedinho, às 6h.

No intuito de proporcionar uma cidade mais limpa durante os festejos, a Secsurb destaca uma equipe composta de 20 agentes de limpeza, que farão os serviços de varrição e recolhimento de resíduos sólidos com o apoio de caminhão coletor no trajeto feito pelos blocos de carnaval.

Já no Centro da cidade, o carro coletor inicia os serviços a partir das 6h da manhã nas principais vias como avenidas Itabuna, Canavieiras, Litorânea Norte, ACM, também nas principais vias do Malhado (incluindo Central de Abastecimento), segue pela Soares Lopes, Tiradentes, Cidade Nova, Ladeira do Café, Sete de Setembro, Piedade, Conquista, 2 de Julho e Terminal Urbano. Na Avenida Soares Lopes, o carro coletor passará por volta das 8h. O bloco da limpeza com a equipe de varrição passa na Avenida Soares Lopes às 6h.

Na zona norte, o horário programado do carro coletor da empresa CTA, passará na orla praiana às 5h e 16h, recolhendo o lixo desde a ponte do bairro São Miguel até o km 30 das praias do norte, que incluem: Ponta do Ramo, Mamoã, Tulha, Verdes Mares (Barramares), Paraíso do Atlântico, Praia da Igrejinha, Jóia do Atlântico, Mar e Sol, Juerana, Condomínio Japará, São Domingos e São Miguel. Na Pontal da Tulha, especificamente, a equipe de varrição realiza os trabalhos de limpeza às 7h.

O titular da Secsurb, Hermano Fahning, destaca o papel da Administração na organização da cidade. “Preparamos tudo atendendo ao que foi determinado pelo prefeito Mário Alexandre, que pensou no bem-estar dos foliões que querem curtir toda a programação espontânea. Isto é um compromisso com a cidadania. Cuidamos ainda da iluminação pública, o que contribui com a segurança”.

A orientação é para os foliões que vão brincar o Carnaval do Povo, que devem ter cuidado com os pequenos resíduos descartados irregularmente, assim como, evitar urinar nas calçadas, vias públicas e canteiros. Para além disso, a secretaria assegurou que vai manter veículos de fiscalização circulando diariamente durante os dias de festa nos locais, bem como para o esvaziamento de lixeiras e contêineres.

Melhoria da iluminação – Para dar mais segurança e conforto na mobilidade urbana durante os dias de festa, o chefe de Divisão de Serviços Públicos, Alan Nascimento, relata que a Prefeitura ampliou a iluminação dos redutos carnavalescos com a instalação de projetores ao longo dos circuitos na Avenida Soares Lopes, inclusive no Centro de Convenções para o evento Feira das Nações, Pontal, Hernani Sá (palco na praça), Acuípe, Banco do Pedro e Jóia do Atlântico, zona norte do município.

Na Barra, Rui deseja um Carnaval de paz a todos baianos e turistas

car rui 2

Após a agenda de compromissos na Governadoria, no CAB, o governador Rui Costa seguiu para o circuito Dodô (Barra-Ondina), na noite desta quinta-feira (20). Neste primeiro dia de folia, ele acompanha a festa no trio comandando por Bell Marques, que é uma das 200 atrações que o Governo do Estado preparou para o folião pipoca em 2020.

car rui 1

“Estamos comemorando os 70 anos do trio elétrico, uma invenção de Dodô e Osmar que revolucionou essa grande festa que é o Carnaval da Bahia. Que todos os baianos e baianas, assim como os turistas que escolheram festejar com a gente, possam curtir o Carnaval na paz e com muita alegria”, afirmou Rui.

car rui 3

Desta quinta (20) a terça-feira (25), o folião pipoca poderá curtir atrações como Ivete Sangalo, Anitta, Léo Santana, Saulo, Daniela Mercury, BaianaSystem, Parangolé e Psirico, que desfilam na Barra e também no circuito Osmar (Campo Grande). Além da capital, o Governo do Estado apoia o Carnaval em 32 cidades de diferentes regiões.

Hospital Regional Costa do Cacau reforça o “Dia Estadual de Regulação”

HRCC (9)O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, é um importante instrumento de apoio à Central Estadual de Regulação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Por meio do seu Núcleo Interno de Regulação (NIR), a unidade hospitalar autoriza o acolhimento de pacientes com diversas demandas dos serviços de saúde.

Referência em média e alta complexidade, do interior baiano, O HRCC, dentro da sua capacidade instalada, ajuda a diminuição da fila de espera do Sistema de Regulação da Sesab, atendendo usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de uma área que engloba 89 municípios e população média 2,5 milhões de habitantes.

Pacientes regulados e atendidos na unidade, chegam principalmente das regiões sul, baixo sul e extremo sul da Bahia, até mesmo, em algumas demandas, da Central Sudoeste (Vitória da Conquista e municípios vizinhos). O HRCC oferta a esses usuários procedimentos em ortopedia, cardiologia, hemodinâmica entre outros.

Em atendimento a uma solicitação da Central Estadual de Regulação Sul (CRSul), o HRCC intensificou o seu apoio na diminuição da fila de espera no estado, participando do planejamento estratégico do “Dia Estadual de Regulação”. Nos dias 14 e 15 de fevereiro, considerados os dias D da ação, o hospital autorizou o acolhimento 22 pacientes nas especialidades de ortopedia, cardiologia e cirurgia cardíaca.

Governo Federal tira extensão rural e ´limita` Ceplac a pesquisa e inovação

Decreto foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro

ceplac

Um decreto publicado no Diario Oficial da União de hoje e assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, e pelos ministros Paulo Guedes (Economia) e Tereza Cristina Correa da Costa Dias (Agricultura), a Altera a estrutura regimental e os cargos em comissão e das funções de confiança do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O decreto atinge diretamente a Ceplac, que a partir de agora passa a propor e implementar planos, programas, projetos, ações e atividades de pesquisa e inovação referentes ao desenvolvimento da lavoura cacaueira; participar de negociações e propor a celebração de contratos, convênios, acordos, ajustes em articulação com as demais unidades do Ministério. As atividades de pesquisa deverão ser feitas através de parcerias com a Emprapa, Universidade Federal do Sul da Bahia (que ocupa uma ala no Centro de Pesquisas do Cacau), Universidade Estadual de Santa Cruz, que abriga o Centro de Inovação do Cacau-CIC, um braço do Parque Tecnológico do Sul da Bahia, o PCTSul, que teve a Ceplac como uma das indutoras do projeto,  e outras instituições.

decreto ceplac

Também caberá à Ceplac administrar os recursos provenientes do Fundo Geral do Cacau; e orientar e coordenar as atividades relacionadas às Superintendências Regionais de Desenvolvimento da Lavoura Cacaueira.

O decreto praticamente elimina a Ceplac da extensão rural, que foi uma das marcas da instituição ao longo de quase seis décadas. A extensão deverá ser feita por órgãos como o Senar,  Bahiater,  Setaf,  universidades, e instituições privadas através de convênios.

Leia a integra do decreto em

http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.253-de-20-de-fevereiro-de-2020-244585023

Secult informa programação atualizada do Carnaval do Povo de Ilhéus

PROGRAMAÇÃO CARNAVAL DO POVO

Com diversificadas opções, a Secretaria de Turismo e Cultura de Ilhéus (Secult) divulgou nesta quinta-feira (20) a atualizada programação dos blocos de rua e atrações dos circuitos para o Carnaval do Povo. De 21 a 25 de fevereiro, a Avenida Soares Lopes, Pontal, Hernani Sá, entre outras localidades, receberão a alegria e participação espontânea dos foliões ilheenses, que farão das ruas e redutos carnavalescos da cidade, verdadeiros palcos para muita diversão, alto astral e marchinhas.

PROGRAMAÇÃO CARNAVAL DO POVO

Dezenas de blocos tomarão conta das ruas de Ilhéus. Para o Secretário de Cultura e Turismo, Fábio Manzi Júnior, “a participação e organização dos blocos de forma espontânea, como vemos em Ilhéus, só vem legitimar o carnaval como a festa mais popular do mundo. Aqui não pode ser diferente. Vemos que o Prefeito Marão valoriza a cultura e o turismo da cidade com o apoio aos blocos de rua, com a estrutura necessária para a população fazer o seu carnaval”.

PROGRAMAÇÃO CARNAVAL DO POVO

Para conferir a programação completa, basta visualizar os cards de divulgação o clicar no link: https://bit.ly/2PcDWml.  A Prefeitura disponibilizará toda estrutura necessária para o ordenamento do circuito, a fim de receber os blocos e a folia espontânea dos ilheenses e turistas. Equipes para organização do trânsito como a Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade (SUTRAM), da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, equipe da Secretaria de Saúde com corpo técnico, ambulâncias e banheiros químicos já estão na programação da estrutura para o período festivo, tanto na zona sul quanto no centro da cidade.

PROGRAMAÇÃO CARNAVAL DO POVO

Foliões devem lembrar de manter o corpo sempre hidratado com bastante ingestão de água. Para os que vão desfilar em horário solar, usar sempre o protetor. Quando o clima esquentar, prevenção é palavra de ordem.  “Carnaval Folia e Ação. Diga não sem prevenção”, esse é o tema da campanha da Secretaria de Saúde de Ilhéus, que vai reforçar o combate às infecções sexualmente transmissíveis no período. Preservativos serão distribuídos e uma equipe prestará esclarecimentos e orientação aos foliões.

 

Carnaval chegou mais cedo – Desde o dia 8 de fevereiro que o pré-carnaval começou em Ilhéus com o bloco Kouros dos Carillos, que desfilou pela via principal do Alto da Conquista. Em seguida, foi a vez do bloco As Muringuetes, que arrastou uma multidão no Pontal no último sábado (15). No domingo (16), foi a vez dos blocos da Varrição no Centro da cidade, Pimenta Malagueta no Banco da Vitória e Chapi Chapi na Conquista.

Assinada ordem de serviço para reforma da escola Heitor Dias em Ilhéus

reforma-escola-heitor-dias-recursos-próprios-prefeito-mário-alexandre

A escola municipal Heitor Dias, localizada na Avenida Canavieiras, centro de Ilhéus, conta com obras de melhorias iniciadas, cujo ato público da assinatura da ordem de serviço se realizou nesta última quarta-feira (19). Com um investimento de 238 mil reais, recursos próprios do Município, a reforma vai melhorar a condição do ambiente educacional e da qualidade da vida escolar dos 650 alunos matriculados, além dos 40 profissionais entre professores e demais funcionários da instituição.

reforma-escola-heitor-dias-recursos-próprios-prefeito-mário-alexandre

Os serviços tiveram início na última segunda-feira, 17, com previsão de entrega para os próximos 90 dias. No ato, o prefeito Mário Alexandre destacou a importância da obra e agradeceu o apoio de toda a equipe no desempenho para realização dessa e de outras escolas recuperadas no município. “Essa é mais uma vitória na educação de Ilhéus. Com orgulho, assinamos hoje mais uma ordem de serviço graças ao equilíbrio fiscal conquistado. Essa é mais uma ação que traduz a valorização do professor, do servidor e das nossas crianças”, ressaltou o prefeito.

reforma-escola-heitor-dias-recursos-próprios-prefeito-mário-alexandre

Com 51 anos de fundação, a escola Heitor Dias faz parte da história educacional do município. Há muito tempo aguardada, as melhorias chegam para contemplar toda a estrutura do complexo, como a troca de parte do telhado, recuperação do forro, pintura, troca do piso de cerâmica que se encontra em situação bastante precária, recuperação do quadro de energia, recuperação dos banheiros, recuperação geral.

reforma-escola-heitor-dias-recursos-próprios-prefeito-mário-alexandre

Aulas – A secretária de educação do município, Eliane Oliveira, informou que três espaços estão sendo avaliados para que os alunos continuem suas aulas normalmente. “A comunidade não precisa ficar preocupada, nenhum aluno será prejudicado. Os 200 dias letivos e as 800 horas, serão cumpridos”, concluiu.

Para a diretora da unidade de ensino, Tatiana Veloso, este é um sonho que se torna realidade. “Graças a Deus o governo sensibilizado em resolver as muitas demandas, conseguiu licitar, e dar início a reforma,” disse.

 

Arrombador preso em flagrante em Ilhéus

Prepostos da polícia militar por meio do Peto 68 e com apoio da guarda municipal de Ilhéus conduziram para o plantão da 7ª Coorpin Mateus Oliveira Santos, 19 anos, vulgo Mateuzinho. O indivíduo foi flagrado pelas câmeras de monitoramento após arrombar e furtar um mercado situado na avenida Canavieiras, em frente ao Instituto de Ensino Eusínio Lavigne (IME), na madrugada desta quinta-feira (20). O bandido furtou a caixa registradora contendo uma pequena quantidade de dinheiro, além de alimentos e materiais. Mateus é um velho conhecido da polícia e já conta com várias passagens por furto, tráfico de drogas e roubos. Blog O Vermelhinho

Homem é preso acusado de matar o próprio pai e atear fogo no corpo da vítima

A Polícia Civil prendeu nesta quinta-feira (20) um jovem, de 26 anos, acusado de matar o próprio pai, José Adenaldo Sampaio de Almeida, e em seguida atear fogo no corpo e enterrar os restos mortais da vítima. O caso, segundo informou a Polícia Civil, ocorreu no dia 19 de dezembro de 2019. Após as investigações, foi cumprido o mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça local. Ainda conforme a Polícia, o suspeito é usuário de drogas e já possui passagens por furtos e outros crimes. A motivação do homicídio não foi informada. Os restos mortais da vítima, encontrados enterrados no quintal de casa, foram encaminhados à perícia e foram colhidos material para exame de DNA, cujos laudos estão sendo aguardados pela autoridade policial, para a conclusão dos trabalhos da Polícia Civil.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia