WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

camara de ilheus prefeitura de ilheus embasa prefeitura ilheus secom bahia secom bahia sesab prefeitura ilheus pm ilheus faculdade ilheus secom 1 secom 2


Uso de Máscara vira obrigatório no Brasil Detran Bahia Oferece IMpressão do CRLV http://www.ilheusnoticias.net.br/v1/2020/04/26/homem-atropelado-na-ponte-ilheus-x-pontal-nao-resiste-e-morre-apos-66-dias-internado/ bolsonaro-rebate-criticas-por-escolha-de-amigo-dos-filhos-para-o-comando-da-pf-e-dai/
abril 2021
D S T Q Q S S
« mar    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  


Quadro de saúde do Tenente Coronel Barreto é de melhora. Barreto esta internado por conta de COVID-19

O Tenente Coronel da PM-BA, Marcelo Barreto, está internado no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna, por conta da Covid-19.

Segundo informações, o militar está consciente, usando oxigênio e seu quadro de saúde apresentou melhora.

Barreto teve melhora na respiração por conta da fisioterapia pulmonar e vai passar por novos exames.

Amigos e familiares têm enviado mensagens de apoio e rápida recuperação ao Tenente Coronel.

O Blog Ilheusnoticias pede a Deus que o amigo Barreto se recupere o mais rápido possível. Estamos orando.

Com Informações Blog Gusmao

Mãe Carmozina símbolo da cultura afro em Ilhéus

Ela é considerada por muitos como uma das mais admiradas Mães de Santo de Ilhéus e região. A Lider e matriarca do Terreiro Sutão das Matas, celebra hoje dia 16/04 (sexta -feira ) o seu aniversário, Mãe Carmozina, completa neste dia 104 anos de idade , com muitas lutas, caridade , resistência e amor .
Ao longo de todas essas décadas de vida e de desígnios aos orixás , ela chega aos 104 anos com humildade , simplicidade e afeto materno para com todos que a procura, na rua Severino Vieira ,475, Bairro Malhado em Ilhéus.

Essa líder religiosa e espiritual coordena um dos Terreiros mais antigos da cidade, onde através da prática da caridade seu pilar fundamental ajudou e acolheu diversas pessoas vindas de diversas partes do Brasil.
A sacerdotisa do Terreiro Sutão das Matas, tem admiração, respeito e muito amor ao sagrado, as suas divindades que retornam ao aiyê ( terra) para ajudar com orientações adeptos e simpatizantes das religiões de matrizes africanas. Mãe Carmozina, foi escolhida pelos orixás aos 7 anos de idade , para cumprir sua missão espiritual , orientando , acompanhando as crises existências e as dificuldades das pessoas.

Hoje a Iyalorixá Ilheense, recebe o carinho de todos os munícipes , religiosos, simpatizantes e autoridades.
Ela é uma sábia. Para o candomblé , umbanda e kimbanda a hierarquia é algo sagrado e verdadeiramente sério , valor vindo da ancestralidade. A promoção espiritual, nossa especialização é feita com a vivência. Axé não é um clube para passar o tempo , a pessoa deve se entregar, abdicar dos seus prazeres , se envolver completamente é isso , Mãe Carmozina , fez com zelo , responsabilidade e compromisso religioso e social por isso é considerada como um símbolo da cultura afro na nossa cidade.

Durante toda sua trajetória Mãe Carmozina, sempre ofereceu colo de mãe , olhar de mãe, conselhos de mãe e abraço de mãe , tudo isso , sem discriminação e preconceito. Os mais velhos são respeitados no axé , isso não é uma regra apenas é um dogma, é um preceito fundamental da nossa religião. Mãe Carmozina, é procurada por muitas pessoas independente da classe social ou etnia seu terreiro é frequentado por pessoas simples, autoridades e personalidades , a mesma sempre acolheu á todos pautada na suas marcas , amor e caridade , mais de um século de vida voltado para ajudar pessoas a curarem suas feridas carnais e espirituais. “ não posso deixar de fazer uma caridade , bateu na minha porta eu dou comida, afeto e conforto espiritual , essa é a minha missão farei até o fim “. É com muito carinho e amor que parabenizo essa baluarte da cultura afro , mulher simples , dedicada , única , paciente , zelosa e detalhista. Felicidades ! Vida longa com saúde e vigor .

Sua benção ! Agô ! Axé .

Prof Emenson Silva
Coordenador do Projeto Gabaritando.

Ilhéus flexibiliza bares e vai mudar feriado do dia 23.


Um novo decreto municipal está para ser publicado no Diário Oficial do Município de Ilhéus, com flexibilizações de medidas restritivas na cidade. A comercialização de bebidas alcoólicas será permitida até as 21h nos bares e restaurantes, do dia 16 de abril a 20 de abril de 2021, terça-feira, devendo os estabelecimentos comerciais encerrarem suas atividades com pelo menos 30 minutos de antecedência. As cabanas de praia são contempladas com o novo decreto a ser publicado, com a comercialização autorizada de bebidas alcóolicas.

A nova medida, a ser oficializada, foi definida após reunião no gabinete do executivo municipal, que acolheu as flexibilizações, fundamentado nos dados fornecidos pela secretaria municipal de saúde (Sesau), que aponta uma redução gradativa da ocupação de leitos de UTI pelos ilheenses. Dos 81 leitos de UTI existentes, 72 estão ocupados, sendo que destes, 21 são ocupados por cidadãos de Ilhéus, o correspondente a 30,6% dos leitos ocupados e 27,2% dos leitos existentes. Os outros 51 pacientes são de outras cidades. No quesito vacinação, até o momento, aproximadamente 17% da população ilheense foi imunizada.

A Prefeitura de Ilhéus reforça a importância da população respeitar as medidas preventivas, como o uso de máscara de proteção, álcool 70%, distanciamento social e a higienização correta das mãos. Os estabelecimentos comerciais precisam manter as medidas sanitárias e protocolos de segurança contra a Covid-19, para que o funcionamento esteja devidamente autorizado.

Feriado alterado – O feriado do dia 23 de abril, dia de São Jorge em Ilhéus, que seria na sexta-feira, será transferido para o dia 24, sábado. Essa alteração do feriado, também será oficializada em um outro decreto municipal. O objetivo é evitar o feriado prolongado e as aglomerações, uma vez que no dia 21 de abril, dia de Tiradentes, será feriado nacional.

Blog Fábio Roberto

Descarte incorreto de resíduos gera impactos negativos no solo

No 15 de abril, em que se comemora o Dia Nacional da Conservação do Solo, o calendário do Meio Ambiente traz à tona uma crítica social, que não cabe somente às políticas públicas, mas cada cidadão observar e rever como tem cuidado de seu resíduo.

A constante ação humana, como o descarte incorreto indevido de resíduos causam a contaminação do solo e tem como principais problemas: a poluição por meio do acúmulo de resíduos sólido, como embalagens de plástico, papel e metal, e de produtos químicos, como fertilizantes, pesticidas e herbicidas. Esses poluentes provocam danos, como por exemplo: redução de fertilidade do solo, aumento da erosão, desequilíbrio ecológico, redução da vegetação, problemas de saúde pública, contaminação de alimentos, desertificação, entre outros.

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), estima-se que, em 2019, cerca de 6,3 milhões de toneladas de resíduos urbanos não foram coletados e destinadas corretamente. E cerca de 29,5 milhões de toneladas, que correspondem a 82 Maracanãs, foram descartados incorretamente em locais que não possuem sistemas e medidas necessárias para proteger a saúde das pessoas e o meio ambiente contra danos e degradações.

Descarte consciente na quarentena

Em tempos de quarentena, em que a produção de resíduos se torna ainda maior, é importante refletir sobre o descarte e destinação correta. Principalmente, para quem está sob suspeita ou tenha testado positivo para COVID-19. Para acondicionar os resíduos contaminados, como por exemplo lenços e mascaras, utilizar sacos resistentes é uma das ações principais a serem adotadas.. É importante fechá-los com lacre antes de sua capacidade total e colocá-lo dentro de outro saco descartável resistente, colocando uma etiqueta que identifique, “resíduo infectado” e encaminhar para a coleta no dia estabelecido.

Meios de contaminação

As vias de contaminação dos resíduos indevidamente lançados no solo são: absorção de líquidos poluentes para a água subterrânea, adsorção dos contaminantes nas raízes de plantas, verduras e legumes, escoamento superficial para mananciais hídricos liberação de vapores tóxicos, contato dermal com o solo e ingestão do mesmo por seres humanos e animais.

Segundo Mirela Souto, “os impactos gerados pelo descarte incorreto além de causar danos graves nos nosso recursos hídricos e solo, diz muito sobre nossas atitudes e consciência ecológica. Nossos solos ficam extremamente propensos a riscos como erosão, contaminação, desequilíbrio e perda de nutrientes”, destaca a gestora de comunicação da Marca Ambiental.

O lixo que produzimos e a forma como o descartamos dizem muito sobre nossas atitudes e consciência ecológica. Mitigar os impactos causados pelo consumo versus o descarte incorreto, com práticas ambientais básicas, é dever de todos. Planos e leis a respeito funcionarão em seus potenciais máximos quando cada um se responsabilizar pelo que é devido, enaltece.

A CVR Costa do Cacau, instalada às margens da Rodovia Jorge Amado (Ilhéus/Itabuna), a qual tem a participação da Empresa capixaba Marca Ambiental, é a única no sul da Bahia que oferece solução completa para resíduos e promove a sua disposição adequada.

Parabéns Professor Emenson Silva

Hoje é aniversário desse jovem professor Ilheense, querido por muitas pessoas e que desenvolve um trabalho de excelência com jovens da nossa cidade.
Feliz aniversário ! Desejamos muitas alegrias , paz , saúde, amor e tudo de lindo que existe neste mundo , pois você merece!
Completar mais um ano de vida é maravilhoso , mas é ainda melhor quando a comemoração é para uma pessoa tão querida por todos nós , como você ! Continue sendo essa pessoa humilde, carismática e esse bom amigo que é com as pessoas que lhe cercam .

Parabéns

Vereador Kaique Souza solicita providências para BR 415 como podas e estudo das árvores

Devido às constantes quedas de árvores, causando danos a veículos e interrompendo o fluxo do trânsito , muitas vezes por horas, o Vereador ilheense, Kaique Souza, solicitou através do requerimento 232/2021, estudo das árvores antigas para uma possível supressão e posterior replantio, poda de outras ao longo de toda BR 415, no trecho que liga o município de Ilhéus a Itabuna.

No requerimento o Vereador Kaique Souza solicita uma junção de forças para este estudo e providências a exemplo da atuação do DNIT( Departamento de Estrada e Rodagens) , PRF (Polícia Rodoviária Federal), Detran- Ba, Derba além de em nível municipal a Sutran e da Secretaria do Meio Ambiente e de Infraestrutura do Estado e do Município de Novo llheus.

O Vereador pontua que há anos faz-se necessário uma junção de forças para estudos das árvores existentes na BR, com providências que se fizerem necessárias, inclusive com ordenamento do trânsito ao.longo da realização dos serviços.

” A situação requer providências urgentes, visto que registramos sempre queda de árvores, causando acidentes, Graças a Deus nenhum fatal, mas – enfatiza Kaique Souza- se não tomarmos providências urgentes, poderemos ter situações de fatalidades, pois e eminente que estás árvores que caem, estão condenadas e a ação tem que ser preventiva além de sabemos que esta BR é bastante movimentada e também vetor para escoamento da produção agrícola” afirma o Vereador.

Por outro lado, afirma o Vereador Kaique Souza ” estamos adentrando o inverno, onde as chuvas é também um causador de erosão” , e, -explica- “estando estas árvores na eminência de caírem, o risco é bem maior com as chuvas”, analisou. ” Nosso requerimento de alerta e chamamento a responsabilidade dos órgãos por mim requerido, isto porque, as medidas têm que ser urgentes e estaremos acompanhando este trabalho, que com certeza acabará com quedas de árvores, prejuízos materiais e econômicos por aquel s que ali transitam, além de estarmos previamente evitando que vidas venham a ser ceifadas” concluiu o Vereador Kaique Souza.

Ilhéus: Idosos a partir de 63 anos serão vacinados no CRAS e na Cruzada nesta segunda (12)

A vacinação para idosos a partir de 63 anos continua nesta segunda-feira (12). Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Ilhéus recebeu nova remessa do imunizante contendo 1.160 unidades da AstraZeneca/Oxford, destinadas à vacinação da primeira dose. Esse total corresponde a 5% dos idosos nessa faixa etária. O serviço será ofertado a partir das 8h, nas cinco unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Norte, Sul, Olivença, Vilela e Oeste e na Cruzada do Bem pelo Bem, próximo ao Ginásio de Esportes Herval Soledade. É importante a apresentação do CPF; cartão de vacinação; cartão do SUS e comprovante de residência.

Reforço da imunização – A aplicação de segunda dose da vacina CoronaVac acontece no sistema drive-thru também na próxima segunda-feira (12). De acordo com a Sesau, as pessoas que já receberam a primeira dose do imunizante e estão dentro do prazo para tomar a segunda dose devem comparecer aos pontos de drive-thru para completar o esquema vacinal e garantir a proteção contra a Covid-19. A imunização acontece das 8h às 13h, na Avenida Soares Lopes, próximo ao Centro de Convenções e na Praça São João Batista, no Pontal.

As doses serão ofertadas conforme o estoque disponível em cada ponto de vacinação. É indispensável a apresentação do CPF e do cartão de vacinação comprovando a aplicação da primeira dose. À medida que novos lotes forem entregues, um novo cronograma será divulgado.

Serviço

Vacinação contra a Covid-19 (1ª dose) – idosos a partir de 63 anos

Data: 12 de abril de 2021 (segunda-feira) – A partir das 8h

Pontos:

CRAS Norte

Endereço: Avenida Raimundo Sá Barreto, 539 – Jardim Savoia.

CRAS Sul

Endereço: Avenida Dr Arnoldo Neves – Nossa Senhora da Vitória.

CRAS Vilela

Endereço: Avenida Governador Paulo Souto (perto da Associação de Moradores), 625 – Teotônio Vilela.

CRAS Oeste

Endereço: Rua Duque de Caxias, 154 – Banco da Vitória.

CRAS Olivença

Endereço: Rua Almerindo Sarmento, 8 – Olivença.

Cruzada do Bem pelo Bem

Endereço: Rua Teodoro Sampaio, Boa Vista – próximo ao Ginásio de Esportes Herval Soledade.

CARDIOLOGISTA ANDRÉ CEZÁRIO ESCLARECE SOBRE ‘SÍNDROME PÓS-COVID’ EM ENTREVISTA NA RÁDIO BAHIANA

Na edição desta quinta-feira (08), do programa Na Boca do Povo, da Rádio Bahiana de Ilhéus Am1310, o médico cardiologista André Cezário esclareceu dúvidas sobre as sequelas pós covid-19. Além das sequelas físicas como tosse contínua, falta de condicionamento físico, dores musculares, dores de cabeça, trombose, dentro outros, sintomas psicológicos como crises de ansiedade e depressão também estão na chamada ‘síndrome pós-covid’.

De acordo com o médico, até aquelas pessoas que não foram infectadas estão sofrendo com os sintomas psicológicos devido à tensão do momento que estamos vivendo. “Já estamos há mais de um ano de pandemia, com as pessoas vivendo uma série de alterações no dia-a-dia, e mesmo aquelas que não sofreram com a doença ativa, sofrem com as alterações, principalmente psicológicas, resultado desse confinamento que vem afetando a saúde mental das pessoas”, explicou Cezário.

André, que também é coordenador do Comitê Covid e reajusta as medidas técnicas para o tratamento da doença no município de Ilhéus, a Covid-19 altera em alguns pacientes o sistema vascular, neurológico e imune. “ Na minha área pude ver pacientes com alterações na pressão arterial. Têm pessoas que são hipertensas e após a doença essa pressão baixou, como também pessoas que tomavam um medicamento para o controle e, após a infecção, passou a tomar três”, exemplificou o cardiologista.

Ainda de acordo com o médico, quando uma pessoa é infectada pelo novo coronavírus e seu quadro evolui, tendo que ser transferida para uma unidade hospitalar, a vivência positiva ou negativa desse paciente dentro do leito clínico ou de tratamento intensivo é um ‘gatilho’ para alterações metabólicas e neurológicas desse paciente.

Com implantação do Porto Sul, Nino Valverde defende asfalto entre Iguape e Sambaituba

A realização de estudos e apresentação de um projeto para viabilização de recursos financeiros objetivando a pavimentação asfáltica da região do Iguape até a localidade rural de Sambaituba, em Ilhéus, estão sendo solicitados ao Executivo Municipal pelo vereador Nino Valverde (Podemos).

“Atualmente, os moradores da região sofrem com a lama, especialmente nos períodos de chuvas mais intensas, ou poeira, no período de estiagem, ocasionando problemas à população”, justifica o parlamentar. Ele destaca, também, a importância e a nova visibilidade daquela região, onde é já é real o crescimento no fluxo de veículos, especialmente com a implantação do Porto Sul.

Projeto de revitalização da Biblioteca Pública de Ilhéus prevê centro cultural e ligação entre vias

O projeto elaborado para revitalizar o prédio histórico da Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho, onde era o antigo Colégio General Osório, em Ilhéus, situada na Praça Castro Alves, já foi aprovado pelo Conselho de Cultura. Além de apresentar uma proposta de criação de um centro cultural e a integração entre a Rua Bento Berilo com a Praça Castro Alves, até a Avenida Soares Lopes, o estudo tem como objetivo despertar nos ilheenses o pertencimento em relação ao patrimônio.

Na visão do arquiteto da Prefeitura de Ilhéus, Bruno Sitta, o projeto vai além da proposta de uma reforma estrutural do prédio, a fim de que o equipamento seja abraçado pela comunidade por meio da criação de um novo espaço público, abrindo os muros de onde era o pátio de recreação dos estudantes do antigo Colégio, para que as pessoas se sintam parte da biblioteca e despertem o entendimento desse lugar como espaço de memória, cultura e conhecimento.

“A ideia é que com a ligação a ser promovida nesse pátio, as pessoas consigam contemplar com mais clareza o prédio e perceber o significado dessa grande arquitetura histórica que temos no nosso município”, explicou Sitta, que salientou a projeção de um piso intertravado com preferência para pedestres e acesso para a passagem de carros, entre a Biblioteca e a Praça Castro Alves.

O projeto, de autoria de Bruno Santafé, desenha uma reforma estrutural no prédio original, para resolver problemas na cobertura, impermeabilizações, esquadrias antigas, e as degradações decorrentes do tempo, do uso e do vandalismo.

A ideia da iniciativa visa uma parceria público privada com a concessão de uso de parte da área lateral do imóvel pelo município ao investidor, que se incumbirá de arcar com os custos da execução total do projeto.

VEREADOR KAIQUE SOUZA APRESENTA MOÇÃO DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-SINDICALISTA, CRISTIANO MELGAÇO DO AMARAL

O vereador Kaique Souza (Podemos) apresentou à Câmara de Ilhéus na tarde de hoje (9), a Moção de Pesar Nº018/2021, pelo falecimento do Sr. Cristiano Melgaço do Amaral, ex-dirigente sindical e reconhecido ativista político e social no município.

Morador do bairro Hernani Sá, Cristiano foi presidente do sindicato dos portuários de Ilhéus por diversos anos e era uma figura muito bem quista e respeitada na comunidade, sendo exemplo de altruísmo, caráter, determinação.

Após travada luta contra a Covid-19, Cristiano não resistiu as complicações da doença e veio a óbito na tarde de ontem (8), deixando a esposa, três filhas e dois netos. Na ocasião, o vereador Kaique Souza lamentou profundamente a perda, consternando condolências aos familiares e amigos enlutados.

Bolsa atleta será uma realidade no município de Ilhéus. Garante Vereador Kaique Souza

O Vereador Kaíque Souza (Podemos) durante solenidade que aconteceu na manhã de hoje no Hotel Barravento onde diversos desportista foram homenageados através da Frente Parlamentar do Esporte que é composta pelos Vereadores: Kaique Souza, Gurita, Fabrício Nascimento, Tandick, Éder Jr, Vinicius Alcântara, Nino Valverde, Cláudio Magalhães e Ivo Evangelista, informou aos presentes que estará apresentando no plenário da Câmara um projeto de lei que visa a criação do Bolsa Atleta.

Essa bolsa é para subsidiar os custos preliminares do atletas de alto rendimento e amadores ou seja, com isso qualquer atleta poderá participar, estando apto a alcançar os seus objetivos basta tão somente que cumpra os requisitos pré-estabelecidos no projeto de lei que deverá ser lei após sancionada pelo prefeito do município de Ilhéus Mário Alexandre.

Para o vereador Kaíque Souza para o vereador “o projeto busca resgatar o esporte e da condição as pessoas mais carentes e grandes atletas a exercerem suas atividades. Isso porque desde o início, quando começou a militar no esporte desde sua infância, por muitas vezes viu grandes nomes que hoje poderiam ser grande e desportistas desistirem por falta de alimentação, por falta de um fardamento, por falta do dinheiro do transporte l, porque nunca tiveram incentivo, e essa bolsa irá possibilitar ao atleta que tenha a dignidade necessária para vir amanhã ser um grande atleta”. Enfatizou o vereador Kaíque Souza.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia