Depois de vivenciar e acompanhar uma grande demanda de pessoas, adultas, adolescentes e crianças que necessitam de cirurgias na área de otorrinolaringologista em Ilhéus e várias cidade do sul da Bahia, e, sabedor que temos em Ilhéus Hospitais de ponta que comportam essas cirurgias como o Hospital o Materno Infantil e Hospital Costa do Cacau, O Vereador Kaique Souza reuniu-se com profissionais da área, que já fazem estas cirurgias fora do SUS, com o objetivo de implantar nestes hospitais 17 cirurgias pelo SUS. Participaram da reunião e elaboração do Projeto os médicos: Dr, Igor Lucena, Guilherme Henrique Mitikami Fenólio e Inaê Mattoldo Compagnoni onde foi elaborado “O PROJETO SUL DE OTORRINOLARINGOLOGISTA PELO SUS.

De imediato o Vereador Kaique Souza, apresentou à Câmara Municipal de Ilhéus, através do requerimento, numero 271, que foi aprovado por unanidada de dos seus pares e solicitou que
“visando interesse a coletividade, vem, por meio deste, requerer à mesa que esta Casa envie um ofício solicitando a Secretaria Estadual de Saúde, ao Secretário Municipal de Saúde e ao Deputado Federal, Jorge Solla e a Deputada Estadual Soane Galvão. Desta Kaique, que estes serviços serão implantados para atendimento a população do sul da Bahia, dentro especialidade de Otorrinolaringologia do SUS, ofertando 17 cirurgias e atendimento em nível secundário/terciário, utilizando da estrutura hospitalar do Regional Costa do Cacau (adultos) na unidade Hospitalar Materno Infantil DR. Joaquim Sampaio em Ilhéus.

Kaique Souza atentou para a necessidade de atendermos o que manda a Constituição Federal, bem como destacou que “a implantação desses atendimentos e cirurgias que atualmente são feitos somente em Salvador e Feira de Santana, reduzirá o tempo de espera de regulação para o serviço público, além de custo de transportes e outras demandas necessárias para o translado. Saliente-Se que, com estes serviço serão realizados cirurgias: Adenoidectomia, amigdalectomia, tubo de ventilação timpânico, septoplastia, turbinectomia, cirurgia endonasal, microcirurgia de laringe, timpanoplastia, mastoidectomia, faringoplastia, coloboma aureus, traqueostomia, supraglotoplastia, biópsia da laringe, biópsia nasal, biópsia de ouvido” pontuou o Vereador.

Um outro ponto que o Vereador fez questão de destacar é que: “essas cirurgias são necessárias constantemente, com grande demanda para crianças adolescentes e adultos que dista em: hipertrofia de amígdala e adenoide, desvio de septo, coloboma, ronco, apneia do sono, perfuração timpânica, otite média crônica, sinusite crônica, tumores nasais, tumores de laringe, estenose subglótica, laringomalácia, tumores de ouvido e conduto auditivo, paralisia de prega vocal, dentre outras.

Com esta medida estaremos expandindo o serviço de saúde na nossa rede hospitalar, bem como
garantindo o direito Constitucional e humanitário” enfatiza Kaique Souza. Uma audiência entre o Vereador, a Deputada Estaduais e Federal e a Secretária de Saúde da Bahia está sendo agendada para reivindicação desses serviços e apresentação deste Projeto, extremamente lapidado, onde , pontuaremos que temos profissionais especializados na área bem como, Hospitais aptos a receber esta demanda tão necessária”, concluiu o Vereador.