Dia de Reis; secult

 

Grupos Reisado de Vila Juerana e Bumba Meu Boi do Seu Oreco celebram na tarde da próxima sexta-feira, 6 de janeiro, o Dia de Reis com um grande encontro gratuito na Praça Pedro Mattos, em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus, a partir das 17h30. Os tradicionais grupos culturais, que nasceram na zona rural do município, apresentarão todo enredo, cores, ladainhas e brincadeiras típicas da Folia de Reis.

“Eles chegam tocando, sanfona e violão. Os pandeiros de fita. Eles carregam sempre na mão”. Como descreve a música Festa de Santo Reis, de Tim Maia, o tradicional festejo católico de 6 de janeiro é uma das mais lindas e importantes manifestações da cultura popular brasileira. Com organização do Comitê Gestor da Cultura – Porto Sul e da Secretaria Especial de Cultura (Secult), o evento promoverá um momento único para o povo ilheense.

De acordo com Dona Dená, uma das lideranças do Grupo Folclórico Reisado de Juerana, o encontro dos bois é um marco histórico para as festividades do município. Geraldo Magela, titular da Secult, ressalta a importância das festividades do Dia de Reis e o encontro do Bumbas, “esse é um movimento importante de retomada dos movimentos culturais e com certeza merece lugar de destaque no calendário cultural da cidade”.

Serviço

O quê? Folia de Reis e Bumba Meu Boi

Quem? Bumba Meu Boi de Vila Juerana e do Seu Oreco

Onde: Praça Pedro Mattos, em frente ao Teatro Municipal

Quando: 6 de janeiro (sexta-feira), a partir das 17h30

Evento Gratuito