WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

fevereiro 2023
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728  

:: 4/fev/2023 . 9:29

Menino com “ossos de vidro” passa por cirurgia inédita em Ilhéus

 

O pequeno Davi Santos Souza ganhou a oportunidade que o pai e o avô não tiveram para lutar contra a mesma doença, a osteogênese imperfeita. O mal hereditário também é conhecido como “ossos de vidro”, segundo o médico ortopedista Gustavo Bahia, do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus. Internado na unidade, o menino se recupera da cirurgia a que foi submetido para prevenir lesões decorrentes da fragilidade de seu tecido ósseo. Com nove anos, ele já sofreu nove fraturas na região dos quadris e das pernas.

A primeira foi aos quatro anos, no pé. Seis meses depois, jogando bola, fraturou a tíbia. Com cinco anos, o fêmur. Já quebrou a perna ao tentar vestir uma simples bermuda. Seria uma fratura exposta não fosse a agilidade da mãe ao socorrê-lo. Davi sofre de osteogênese imperfeita, uma doença rara e hereditária que prejudica a formação dos ossos e os torna frágeis. O pai é cadeirante e sofre da mesma alteração óssea. O avô, também sofria. Ela é causada por genes defeituosos que afetam o modo como o corpo produz colágeno, uma proteína que ajuda a fortalecer os ossos.

Davi está internado desde o dia 11 no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus. Ele precisou implantar uma haste telescopada na perna esquerda. É um método de prevenção de fraturas em crianças e adolescentes em fase de crescimento. Um diagnóstico de intervenção cirúrgica que não é tão recente assim. Mas que a família vinha lutando para conseguir realizar. O Sistema Único de Saúde (SUS) não paga pela haste.

Desde que a mãe suspeitou da doença, foram inúmeras as idas e vindas ao hospital especializado, no Subúrbio de Salvador, onde realizou consultas de rotina. O sofrimento da criança – explica Luana dos Santos, de 25 anos -, começava desde o transporte na ambulância. “Ele sentia muitas dores até quando passava por um quebra-molas. Havia também o risco dele sofrer novas fraturas”, revela. Esta semana ele fez mais uma viagem para uma consulta em Salvador. A família chegou a ser aconselhada a ingressar na justiça para garantir a aquisição da haste e a cirurgia do filho. Mas sempre teve a consciência de que o processo seria lento demais para um caso que exige rapidez na solução.

CHEGADA

 

 

A história de Davi começou a mudar no mais recente acidente ocorrido com ele. Na nona fratura ocasionada ao tentar descer do sofá, Davi precisou ser socorrido pelo Samu, que o trouxe pela primeira vez para o HMIJS. O hospital não conta com um centro de ortopedia pediátrica, mas acolheu Davi e o colocou na tela do sistema de regulação do estado. O provável destino seria, mais uma vez, a capital, Salvador. “Não sei explicar. Logo que cheguei percebi que aqui era um lugar diferente, acolhedor, humanizado. Senti a energia positiva das pessoas e percebia que algo de bom iria acontecer”, disse a mãe de Davi.

A energia sentida por Luana resultou em uma grande corrente de solidariedade. A Fundação Estatal Saúde da Família (FESF SUS) e o Governo da Bahia, através da Superintendência de Atenção Integral à Saúde, departamento responsável pela área hospitalar da Sesab, firmaram um acordo para que a haste pudesse ser adquirida e a cirurgia realizada no próprio Hospital Materno-Infantil. Uma equipe médica foi contratada para a realização da intervenção cirúrgica, sob a responsabilidade do ortopedista pediátrico Gustavo Bahia. Na última quarta-feira, o hospital recebeu um “Arco Cirúrgico”, equipamento fundamental para este tipo de cirurgia, que garante aos profissionais executores uma maior compreensão das estruturas e precisão dos movimentos.

Nos últimos dias, foram inúmeros os encontros com paciente, familiares e equipe médica, planejando todo o procedimento. “É um milagre. Não tínhamos perspectiva da cirurgia nem mesmo em outro lugar por que ela é muito cara. E ele a teve perto de casa, sem custo”, revela Luana. Nesta terça-feira (03), pela manhã, o centro cirúrgico do hospital viveu um momento histórico. Realizou três intervenções cirúrgicas ortopédicas. Dentre elas, a primeira, a de Davi.

LIMITES COM DIAS CONTADOS

Luana, a mãe de Davi, lembra que durante todo este tempo em que lutou pela cirurgia do filho, ele estudou apenas dois anos em um ambiente físico de escola. “Davi aprendeu a ler e a escrever em casa, sozinho, sem professor. A sala de aula dele é na cama. Quando tinha uma dúvida ele acionava a professora pelo celular”, revela. Brincadeiras com as outras duas irmãs e com os amigos da rua, eram impossíveis de acontecer. “Vez por outra a gente colocava ele numa cadeira de rodas e levava rapidamente à porta de casa”, explica a mãe de Davi. Mas era sempre uma iniciativa tensa, por conta dos cuidados que todos precisavam ter.

“Ele sofria muito. Toda vez que fraturava um osso ele me perguntava: por que isso só comigo? Eu tinha medo que tudo voltasse a acontecer”, esclarece. Luana e Davi não vêem a hora de voltar a uma rotina de normalidade. “Davi está feliz. Tem confiança de que vai voltar a andar. O que ele quer mesmo é ser uma criança normal. Só isso”, resume, emocionada.

Mais de 10 mil aposentados e pensionistas são convocados para prova de vida no mês de fevereiro; saiba como fazer

Por g1 BA

Mais de 10 mil aposentados e pensionistas são convocados para prova de vida no mês de fevereiro — Foto: Divulgação/Saeb

Mais de 10 mil aposentados e pensionistas são convocados para prova de vida no mês de fevereiro — Foto: Divulgação/Saeb

A Superintendência de Previdência da Bahia (Suprev) convocou os aposentados e pensionistas que fazem aniversário ao longo do mês de fevereiro para realizar a prova de vida. Foram chamados 10.290 beneficiários do Poder Executivo Estadual e 335 servidores inativos do Ministério Público e do Tribunal de Justiça.

O grupo tem até 28 de fevereiro para realizar o procedimento e não correr o risco de ter o seu benefício suspenso.

Em paralelo, a Previdência Estadual faz um alerta também aos 2.235 beneficiários aniversariantes de janeiro que ainda não atenderam ao chamado e podem ter seus pagamentos interrompidos a qualquer momento.

Cão farejador da PRF encontra cocaína escondida em bagagens de ônibus na BR-116

Por g1 BA

Cão farejador da PRF encontra cocaína escondida em bagagens de ônibus na BR-116 — Foto: Divulgação/PRF

Cão farejador da PRF encontra cocaína escondida em bagagens de ônibus na BR-116 — Foto: Divulgação/PRF

Um cão farejador da Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrou cerca de dois quilos de cocaína dentro da bagagem dele, em um ônibus na BR-116, no trecho da cidade de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia.

O caso aconteceu no final da tarde de sexta-feira (3), no trecho do km 830. A polícia parou o veículo, que havia saído de São Paulo com destino a Aracaju, para fazer uma fiscalização.

Durante a vistoria às bagagens, um dos cães da PRF sinalizaram aos agentes que havia droga dentro de um compartimento de papelão. Ao abrirem o material, os policiais encontraram os tabletes de cocaína.

Questionado pela presença da droga no coletivo, o motorista informou que a bagagem foi embarcada na capital paulista e que o destino final da encomenda seria a cidade de Olindina, que fica a cerca de 280 km de Salvador, e a pouco mais de 175 km da capital sergipana, destino do ônibus.

A droga foi levada para a Delegacia de Vitória da Conquista e a Polícia Civil vai investigar quem despachou a cocaína no coletivo.

Secretária Adélia Pinheiro anuncia R$ 100 milhões de repasse aos municípios para o transporte escolar

O Governo do Estado garantiu R$ 100 milhões do orçamento para repasse aos municípios baianos pelo Programa Estadual Transporte Escolar (PETE). O anúncio foi feito, nesta sexta-feira (3), pela secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, durante o ato de entrega de 62 ônibus escolares para 55 municípios, realizado pelo governador Jerônimo Rodrigues, no pátio da Secretaria de Educação do Estado (SEC), em Salvador.

O PETE tem o objetivo de assegurar o transporte escolar dos estudantes, das redes municipais e estadual, que moram no meio rural e precisam se deslocar até as unidades escolares nos centros urbanos. Os R$ 100 milhões serão creditados em três parcelas, previstas para os meses de abril, junho e setembro.

A secretária Adélia Pinheiro ressaltou a importância do recurso do PETE como mais uma inciativa que fortalece o regime de colaboração com os municípios. “Está garantido o investimento que consta do orçamento, pois o transporte escolar é uma ação que envolve os municípios e a Secretaria da Educação do Estado, em uma grande pactuação que garante o estudante na escola. São valores que são repassados aos municípios para que eles, como forma de colaboração, também façam o transporte dos estudantes da rede estadual de Educação”.

 

Para a prefeita do município de Cachoeira, Eliana Gonzaga, o repasse do PETE é fundamental. “É um recurso que o governo do Estado faz para os municípios para que possamos também garantir a acessibilidade e o transporte escolar dos estudantes do Ensino Médio”, comentou.

O prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro, afirmou que a parceria do governo do Estado com o município é indispensável para promover um transporte escolar seguro. “A liberação do recurso do PETE complementa a ação que o município já desenvolve, pois nos ajuda a fazer um transporte de mais qualidade, conforto e segurança, pois conseguimos somar ao transporte que a gente já faz da rede municipal com os estudantes da rede estadual e que, muitas vezes, são das mesmas comunidades”.

Itacaré, Jerônimo Rodrigues faz lançamento oficial do Carnaval do interior do estado

O governador Jerônimo Rodrigues, ao lado do vice-governador Geraldo Júnior e de secretários estaduais, participa neste sábado (4), às 18h, do anúncio de investimentos do Governo da Bahia para o Carnaval 2023 no interior do estado. O evento será realizado no Hotel Aldeia do Mar, em Itacaré, um dos municípios com programação especial na festa mais conhecida da Bahia.

 

O ato vai promover ações estaduais do Carnaval no interior após dois anos de suspensão da festa por causa da pandemia da covid-19.

Visita do ministro de Portos e Aeroportos a Ilhéus é adiada, informa Prefeitura

Márcio França visitaria a cidade nesta terça-feira (7), a convite do prefeito Mário Alexandre e do vice-prefeito Bebeto Galvão

márcio frança; ministro; portos e aeroportos

A viagem do ministro de Portos e Aeroportos a Ilhéus foi adiada para os próximos dias, de acordo com informações repassadas à Prefeitura. Márcio França visitaria a cidade nesta terça-feira (7), a convite do prefeito Mário Alexandre e do vice-prefeito Bebeto Galvão. O motivo do adiamento foi em razão de alterações na agenda ministerial. A nova data ainda deve ser definida.

O ministro vem ao município para vistoriar o Aeroporto Jorge Amado, em atendimento ao pleito do poder público local no que se refere à infraestrutura do terminal. A demanda inclui a instalação e operação por instrumento que garante segurança em pouso e decolagens, permitindo o recebimento de aeronaves de grande porte.

França também vai visitar o Porto do Malhado, que tem recebido apenas dragagem de manutenção, a exemplo da última realizada pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA). “Nós precisamos de uma dragagem de aprofundamento do canal, visando navios de grande porte e ampliação de toda a logística”, explicou Bebeto.

Na ocasião, o ministro também vai verificar a construção do Porto Sul e avaliar o andamento das obras do complexo intermodal, que impactam social e economicamente toda a região.

Quando assumiu o comando da pasta, Márcio França declarou que sua gestão será pautada pelo diálogo com categorias de trabalhadores de portos e aeroportos do país, reiterando que vai atuar na administração de 35 portos públicos, mais de 200 terminais privados, além da fiscalização de aeroportos, aeródromos e helipontos.

Prefeitura de Ilhéus reativa Conselho de Transporte e dialoga sobre demandas do setor

Na ocasião, foi realizada a eleição para escolha dos membros responsáveis por conduzir os trabalhos, em cumprimento à legislação

transito
Por determinação do prefeito Mário Alexandre, representantes do Executivo e do setor de transporte se reuniram na última segunda-feira (30) para dialogar sobre a atual situação do transporte público no município. A pauta girou em torno das principais demandas apresentadas para garantir o bom funcionamento do serviço, bem como uma atuação enérgica, tendo em vista as mudanças necessárias ao sistema de transporte coletivo.

Na ocasião, foi realizada a eleição para escolha dos membros responsáveis por conduzir os trabalhos, em cumprimento à legislação. Sancionada em 2018, a Lei nº 3.979, que altera Lei n° 3.730/2015, estabelece funções inerentes ao órgão, cujas modificações acrescentam caráter de assessoria e deliberativo, sem direito a remuneração por suas atividades, às competências atribuídas ao Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (COMUTRAN).

O COMUTRAN é incumbido de atuar em todas as áreas de transporte e trânsito do município. Durante a reunião, a nova diretoria foi eleita e tomou posse para o biênio 2023-2024, tendo Jailson Nascimento no cargo de presidente, Hermano Fahning como vice-presidente e Fernanda Reis à frente da secretaria.

“A reativação do Conselho Municipal de Transporte de Ilhéus é crucial, porque muitas coisas estão acontecendo na cidade e precisam ser discutidas pelas entidades de classe e associações. O prefeito Mário Alexandre tem esse olhar atento e se preocupa em oferecer um serviço de qualidade à população”, disse Jailson Nascimento.

Na próxima semana será convocada nova reunião do COMUTRAN, dando início às atividades. O presidente reitera que a partir de agora as necessidades do município serão discutidas e avaliadas em prol de melhoria da circulação do transporte público em todas as localidades. “Além de ser uma ferramenta de participação de todos os setores da sociedade nos debates sobre transporte, o conselho será recriado sem ônus para a administração pública”.

Participaram do encontro os secretários Átila Docio (Infraestrutura); Mozart Aragão (Casa Civil); o assessor técnico especial, Diego Danton; e representantes das empresas de transporte público do município e demais entidades ligadas ao setor.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia