WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

fevereiro 2023
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728  

:: 1/fev/2023 . 10:54

Programa Recicla Itabuna vai ampliar metas neste primeiro trimestre

A Prefeitura de Itabuna planeja novas metas para o Programa Recicla Itabuna cerca de dois anos depois do encerramento do antigo lixão, implantação do aterro sanitário certificado, por meio da CVR Costa do Cacau. Coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN), com o envolvimento de várias secretarias.

O programa é voltado para a geração de emprego e renda e beneficia diretamente os catadores que trabalharam por cerca de 40 anos em condições desumanas até que o prefeito Augusto Castro (PSD) decidiu fechar o antigo lixão e oferecer condições dignas a todos os envolvidos no processo.

Atualmente, o Recicla Itabuna conta com 10 ecopontos, instalados em pontos estratégicos da para o descarte dos resíduos recicláveis, um caminhão para a coleta e uma Central de Triagem, onde trabalham 54 agentes ambientais como os catadores passaram a ser denominados depois de cursos de capacitação oferecidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS).

“No ano passado foram coletadas 990 toneladas de materiais recicláveis, o que representou uma média de 90 toneladas/mês. Mas a nossa meta para esse ano é chegar a 120 toneladas/mês”, informa o coordenador do Programa Recicla Itabuna, Rosivaldo Pinheiro, que também é supervisor de Projetos da SEPLAN, acrescentando que as novas metas devem ser cumpridas ainda neste primeiro trimestre.

“Agradecemos a participação de todos os setores da sociedade, setores públicos e privados, faculdades e universidades envolvidos, além da comunidade. Mas vamos dobrar o número de ecopontos e envolver a Secretaria Municipal da Educação para que possamos plantar a sementinha na mente de nossas crianças sobre a importância de cuidar da cidade, do meio ambiente e das pessoas,” enfatizou.

O presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itabuna (AACRI), Ricardo Ferreira dos Santos, comemorou a nova condição de vida oferecida aos agentes ambientais depois do Recicla Itabuna.

“Hoje trabalhamos de forma digna, somos reconhecidos pela sociedade pelo trabalho que temos, além de termos uma atividade que nos proporciona segurança. Todos estão satisfeitos com esta nova fase de nossas vidas, graças ao empenho do prefeito Augusto Castro”, concluiu.

SineBahia oferece 600 vagas para cursos online e gratuitos de capacitação profissional

Por g1 BA

AdobeStock — Foto: AdobeStock

AdobeStock — Foto: AdobeStock

O SineBahia, órgão estadual de intermediação de mão-de-obra, está com inscrições abertas para 600 vagas em cursos e palestras de capacitação profissionais. Interessados devem preencher, até o dia 6 de fevereiro, um formulário de inscrição.

As atividades são gratuitas e serão realizadas à distância. As confirmações das inscrições serão informadas através do e-mail cadastrado na pré-inscrição. Os participantes podem residir em qualquer cidade baiana.

Os cursos são de Oratória, Atendimento ao Público e Libras e as palestras com os temas Orientação para o Trabalho, Empregabilidade, Empregabilidade para as Mulheres, Competências Socioemocionais no Mercado de Trabalho, Fevereiro Roxo – Doenças Crônicas e Fevereiro Laranja – Doenças do Sangue

E as palestras com os temas Orientação para o Trabalho, Empregabilidade, Empregabilidade para as Mulheres, Competências Socioemocionais no Mercado de Trabalho, Fevereiro Roxo – Doenças Crônicas e Fevereiro Laranja – Doenças do Sangue.

Cursos

  • Oratória
  • Atendimento ao Público
  • Libras

 

Palestras:

 

  • Orientação para o Trabalho
  • Empregabilidade
  • Empregabilidade para as mulheres
  • Competências socioemocionais no mercado de trabalho
  • Fevereiro roxo
  • Doenças Crônicas
  • Fevereiro Laranja
  • Doenças do Sangue

Gás de cozinha sofre primeiro reajuste do ano na Bahia com aumento de 8,2%

Por g1 BA

Gás de cozinha tem primeiro aumento do ano

O preço do gás de cozinha teve reajuste de 8,2% e o aumento passa a valer a partir de quarta-feira (1º), conforme informou em nota a Acelen, empresa que administra a Refinaria Mataripe.

Este é o primeiro reajuste do gás no ano e vai deixar o botijão de gás em torno de R$ 5 a R$ 7 mais caro.

A Acelen informou ainda que que os preços dos combustíveis produzidos na refinaria seguem critérios de mercado, que levam em consideração variáveis como custo do petróleo, que é adquirido a preços internacionais, dólar e frete.

A empresa detalhou que acredita em uma política transparente, amparada por critérios técnicos, em consonância com as práticas internacionais de mercado.

Gás de cozinha sofre primeiro reajuste do ano na Bahia — Foto: Nivia Uchoa

Gás de cozinha sofre primeiro reajuste do ano na Bahia — Foto: Nivia Uchoa

‘Há relatos de crianças soltando vermes pela boca’: Sônia Bridi se emociona ao descrever aldeias Yanomami ilhadas pelo garimpo

Por g1

A maior reserva indígena do Brasil em extensão, o território Yanomami, tem sido palco de uma tragédia humanitária, com a morte dos povos originários, vítimas da desnutrição e da malária – resultado da invasão dos garimpeiros na região.

A jornalista Sônia Bridi detalha, em entrevista a Natuza Nery, o cenário de desolamento na região.

Sônia Bridi  — Foto: Reprodução: Fantástico

Sônia Bridi — Foto: Reprodução: Fantástico

“Desci em duas aldeias que estavam ilhadas pelo garimpo – não é que o garimpo estava a 500 metros, 1 km da aldeia – estava dentro da aldeia”, descreve a repórter.

“Eles [os garimpeiros] dizimaram toda a caça, que é o recurso alimentar dos Yanomami… Há relatos de crianças soltando vermes pela boca e violência sexual contra as meninas.”

Sônia conta ainda a história da imagem na qual aparece carregando uma criança Yanomami nos braços.

“Foi me dando uma dor no coração de pensar que a gente permitiu que isso acontecesse no nosso tempo no nosso país, debaixo da nossa guarda porque todos nós, brasileiros, nós somos responsáveis pelo que está acontecendo. A gente tem é que agora juntar os pedaços e correr atrás de resolver essa situação e salvar os que estão ainda lá.”

Primeiro mês do governo Lula tem ‘revogaço’ de medidas adotadas por Bolsonaro; veja

Por Filipe Matoso e Kevin Lima, g1 — Brasília

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completa um mês nesta quarta-feira (1º) e, ao longo das últimas semanas, a nova gestão promoveu uma série de medidas a fim de revogar atos do governo Jair Bolsonaro (PL).

Essas medidas foram adotadas em diversas áreas, entre as quais saúde, educação, meio ambiente, economia, transparência e segurança pública.

Ainda durante a campanha eleitoral de 2022, o então candidato Lula já havia dito que, se eleito, revogaria atos de Bolsonaro.

Lula costumava citar em seus discursos, por exemplo, o sigilo de 100 anos imposto pelo então governo a uma série de informações, como os gastos do cartão corporativo do presidente; as visitas à então primeira-dama, Michelle Bolsonaro; e ao processo administrativo sobre o ex-ministro da Saúde e atualmente deputado Eduardo Pazuello (PL-RJ).

Lula assina medidas e decretos

Lula assina medidas e decretos

Veja algumas das medidas revogadas:

Saúde

  • Aborto: o Ministério da Saúde revogou uma portaria que determinava ao médico comunicar à autoridade policial os casos de aborto;
  • Diretrizes do SUS: o ministério também revogou a obrigatoriedade de apresentação de prescrição médica eletrônica para retirar medicamentos do programa Farmácia Popular.

Educação

  • Educação para pessoas com deficiência: Lula revogou um decreto de Bolsonaro que incentivava a criação de classes especializadas em escolas regulares e escolas próprias para pessoas com deficiência. A medida era criticada por especialistas na área porque, na prática, abria caminho para segregar os alunos com deficiência, tirando esses estudantes da convivência com outras crianças.

Meio Ambiente

  • Exploração de madeira em área indígena: A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, revogou a medida da gestão Bolsonaro que liberou a extração de madeira em terras indígenas, inclusive por não indígenas;
  • Fundo Amazônia: Criado em 2008, o Fundo Amazônia estava parado desde 2019. No dia 1º de janeiro, quando tomou posse, Lula determinou a reativação do fundo. Entidades do setor comemoraram a decisão. A Noruega informou que o Brasil já está liberado para gastar R$ 3 bilhões doados pelo país para o fundo, e a Alemanha anunciou o envio de mais 35 milhões de euros;
  • ‘Mineração artesanal’: Lula revogou também a criação do chamado Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Mineração Artesanal e em Pequena Escala (Pró-Mapa), classificado por ambientalistas como um incentivo ao garimpo ilegal;
  • Conselho Nacional da Amazônia: Lula extinguiu a estrutura Conselho Nacional da Amazônia Legal, vinculado durante o governo Bolsonaro ao então vice-presidente, Hamilton Mourão. Com o encerramento do conselho, o presidente retomou a estrutura do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm).

Segurança Pública

  • Acesso a armas: No primeiro dia do novo governo, Lula revogou uma série de normas editadas por Bolsonaro que facilitavam o acesso a armas e munições. Lula, por exemplo, suspendeu novos registros de armas por caçadores, atiradores e colecionadores (CACs) e por particulares; reduziu os limites para compra de armas e munição de uso permitido; suspendeu novos registros de clubes e escolas de tiro; e suspendeu a concessão de novos registros para CACs.

Economia

Privatizações: Também no primeiro dia de governo, Lula determinou a revogação de processos de privatização de oito estatais – entre as quais Petrobras, Correios, EBC e Conab – iniciados durante o governo Bolsonaro.

Coaf: A medida provisória que reestruturou o governo federal devolveu o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) à estrutura do Ministério da Fazenda. No governo Bolsonaro, o Coaf saiu da Fazenda e migrou para o Ministério da Justiça. Depois, o conselho voltou para a Economia, mas, posteriormente, foi transferido para a estrutura do Banco Central.

Transparência

Sigilos: Lula determinou a revogação de uma série de sigilos de 100 anos impostos a informações relacionadas ao governo, determinadas na gestão Bolsonaro. Entre os sigilos revogados estão os relacionados aos gastos do cartão corporativo da Presidência; e visitas à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro;

Câmara e Senado escolhem presidentes nesta quarta; Lira e Pacheco tentam a reeleição

Por Elisa Clavery e Vinícius Cassela, TV Globo e g1 — Brasília

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal vão eleger nesta quarta-feira (1º) seus respectivos presidentes para os próximos dois anos. O atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tentam a reeleição.

O dia também marca a abertura do ano do Legislativo, com a posse dos parlamentares eleitos em outubro.

Sem fortes concorrentes, Lira deve se eleger com uma ampla margem de votos, com aliados apostando, inclusive, num recorde de votação para presidência da Câmara — atualmente, o recorde pertence aos ex-presidentes João Paulo Cunha (PT), em 2003, e Ibsen Pinheiro (PMDB), em 1991, ambos com 434 votos. O total de deputados é de 513.

Já Pacheco enfrenta resistências dentro do próprio partido e terá um concorrente que pode ameaçá-lo, o ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro, Rogério Marinho (PL-RN). Até terça-feira (31), o atual presidente do Senado contava com o apoio de seis partidos enquanto Marinho tinha o apoio de outros três.

A votação é secreta nas duas Casas — o que abre margem para traições dentro de partidos que anunciaram apoio a um ou outro candidato.

Na Câmara, os deputados vão votar também para escolher os ocupantes dos outros 10 cargos da Mesa Diretora. Num primeiro momento, contudo, apenas o resultado do presidente é revelado. É ele quem anuncia os vencedores dos demais cargos.

Já os senadores votam apenas no novo presidente da Casa. A votação para os demais cargos da Mesa Diretora será feita apenas no dia seguinte.

Aumentam negociações para conquista de votos na véspera da eleição dos presidentes da Câmara e do Senado

Aumentam negociações para conquista de votos na véspera da eleição dos presidentes da Câmara e do Senado

Roteiro no Senado

Veja o passo a passo da votação no Senado:

  • No plenário do Senado, às 15h, começa a sessão de posse dos 27 senadores eleitos em outubro passado.
  • Em seguida, acontece a eleição do novo presidente da casa, marcada para as 16h.
  • Atingindo o quórum mínimo de 14 senadores – equivalente a um sexto da composição do Senado – a sessão será aberta.
  • Cada candidato votará do lugar que ocupará no plenário durante toda a legislatura.Os votos serão secretos;
  • Para eleger um novo presidente, o candidato deverá contar com a maioria absoluta dos membros do Senado: 41 parlamentares.
  • Caso nenhum dos candidatos atinja esse patamar, os dois mais votados vão para o segundo turno.

Quem apoia os candidatos

 

  • Rodrigo Pacheco (PSD-MG)

 

O atual presidente do Senado conseguiu o apoio de seis partidos, que juntos têm 42 senadores. São eles: PSD (15), MDB (10), PT (9), PSB (4), PDT (3) e Rede (1). Entretanto, nem todos os parlamentares seguirão a orientação do partido.

  • Rogério Marinho (PL-RN)

 

O senador tem o apoio do próprio partido e mais dois, totalizando 23 senadores. São eles: PL (13), PP (6) e Republicanos (4).

  • Eduardo Girão (PODEMOS-CE)

 

O senador não tem o apoio oficial de nenhum partido, mas contou com o apoio declarado do senador Plínio Valério (PSDB-AM).

Roteiro na Câmara

 

Veja como será o dia dos deputados:

  • 10h – Sessão Preparatória de Posse

 

Os 513 deputados federais diplomados serão empossados em seus mandatos nesta primeira sessão preparatória.

Segundo o regimento da Casa, a sessão é presidida pelo último presidente da Câmara, caso ele tenha sido reeleito. Ou seja, o próprio Arthur Lira (PP-AL) comandará a sessão.

  • 13h – Prazo limite para a formação de blocos parlamentares

 

Os partidos têm até às 13h do dia 1º de fevereiro para comunicar à Mesa a formação de blocos.

O tamanho das bancadas é levado em conta para a distribuição das vagas na Mesa Diretora, responsável pela condução dos trabalhos legislativos e a administração da Casa, e também para a distribuição das presidências das comissões.

  • 14h – Reunião de líderes para a escolha dos cargos da Mesa Diretora

 

Formados os blocos, haverá uma reunião de líderes para a definição de qual cargo cada partido concorrerá na Mesa. Segundo o regimento, a composição da Mesa deve respeitar a representação proporcional de blocos e partidos.

  • 15h30 – Prazo limite para o registro de candidaturas e sorteio da ordem dos candidatos na urna eletrônica

 

Os candidatos devem registrar suas candidaturas até as 15h30 do dia 1º de fevereiro. Em seguida, haverá um sorteio da ordem dos candidatos na urna eletrônica.

  • 16h30 – Sessão Preparatória para a eleição da Mesa Diretora

Regras

Como Lira vai concorrer à reeleição, não deve presidir a sessão de votação. A sessão deve ser conduzida pelo deputado mais velho, dentre os com maior número de legislaturas. Segundo a Secretaria-Geral da Mesa (SGM), este deputado é o Átila Lins (PSD-AM). Aberta a sessão, é feita uma leitura das regras para a eleição. Em seguida, os candidatos à Presidência da Câmara devem ter 10 minutos para discursar.

A eleição é feita por meio de sistema eletrônico. Para a votação dos deputados, doze cabines com computadores foram instaladas no Salão Verde e no plenário da Câmara.

O quórum mínimo de votação é de 257 deputados. Os parlamentares votam para todos os cargos da Mesa de uma vez, mas, em um primeiro momento, só é divulgado o resultado para o cargo de presidente – o presidente eleito proclamará o resultado dos demais cargos.

Vence em primeiro turno o candidato que receber a maioria absoluta dos votos — e não da composição da Casa. Por exemplo, se 400 deputados votarem, mesmo que haja votos em branco, são necessários 201 votos para o candidato levar em primeiro turno. Essa regra vale para todos os cargos.

Se houver segundo turno, vence a eleição quem obtiver maioria simples dos votos, desde que haja quórum de 257 deputados. Neste caso, se 500 votarem e houver, por exemplo, 100 votos em brancos, vence quem obtiver 201 votos.

Quem apoia os candidatos

 

  • Arthur Lira (PP-AL)

 

O atual presidente da Casa conseguiu o apoio de 20 partidos e federações, que juntos têm 496 deputados. São eles: PL (99), PT/PV/PCdoB (80), União Brasil (59), PP (47), MDB (42), PSD (42), Republicanos (41), PSDB/Cidadania (18), PDT (17), PSB (14), Podemos (12), Avante (7), PSC (6), Patriota (4), Solidariedade (4), PROS (3), PTB (1).

  • Chico Alencar (PSOL-RJ)

  • Marcel Van Hattem (NOVO-RS)

 

O deputado tem o apoio oficial do seu partido, que tem três parlamentares.

Cargos em disputa

 

Além de presidente da Câmara, os deputados vão escolher os ocupantes dos seguintes cargos:

– 1º Vice-presidente: substitui o presidente e elabora pareceres sobre projetos de resolução;

– 2º Vice-presidente: substitui o presidente ou o 1º vice e examina os pedidos de ressarcimento de despesa médica dos deputados;

– 1º Secretário: é responsável pelo gerenciamento das despesas da Câmara, aprovando, por exemplo, obras e reformas.

– 2º Secretário: representa a Câmara nas suas relações com as embaixadas, com o Ministério das Relações Exteriores e trata de assuntos pertinentes a passaportes diplomáticos, passaportes oficiais e vistos para missão oficial.

– 3º Secretário: autoriza reembolso de passagens aéreas e analisa pedidos de licença e justificativas de faltas;

– 4º Secretário: supervisiona a concessão de apartamentos funcionais ou o pagamento de auxílio-moradia aos deputados;

– Quatro suplentes de secretários: substituem os titulares em suas ausências e participam de reuniões da Mesa.

Em Salvador, prefeito Mário Alexandre se reúne com membros da UPB e endossa pautas municipalistas

reunião; upb

Realizada nesta terça-feira (31) pela União dos Municípios da Bahia (UPB), a Reunião dos Prefeitos e Prefeitas da Bahia contou com a presença de gestores de diversas regiões do estado, a fim de definir pautas prioritárias e discutir as principais demandas apresentadas neste início de ano. O evento ocorreu na sede da entidade, em Salvador, e representa um momento crucial para relatar dificuldades e buscar soluções conjuntas.

Presente no encontro, o prefeito Mário Alexandre, que ocupa a função de segundo secretário da UPB, frisou a importância de estreitar o diálogo com o governo federal, por meio de uma atuação integrada. “Precisamos unir os prefeitos, principalmente nas idas a Brasília para reforçar nossas lutas. Vamos aproveitar e construir esse novo momento com o governo federal”.

reunião; upb

O gestor ilheense enfatizou que por meio da representatividade na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), através do mandato da deputada Soane Galvão, e com o apoio do ministro Rui Costa, as prefeituras pertencentes ao sul da Bahia, em especial, continuarão mobilizadas na busca por investimentos e recursos para tocar o projeto de desenvolvimento regional.

Marcha a Brasília – Entre os assuntos em pauta, as bandeiras que serão levadas pela Bahia à 24ª edição do evento, que ocorrerá entre os dias 27 e 30 de março deste ano. A defesa de um novo Pacto Federativo, com a revisão de repasse e de obrigações dos municípios e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da redução da alíquota do INSS também foram postas como prioridades apontadas pelos prefeitos e prefeitas presentes na reunião.

Prefeitura de Ilhéus realiza serviço emergencial na estrada de Inema

estradas inema

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Especial de Agricultura, Pesca e Interior (SEAPI), dá continuidade ao serviço emergencial executado nas estradas vicinais do município. A ação visa recuperar o acesso aos distritos e garantir melhores condições de trafegabilidade.

Nesta etapa, o trabalho atende à comunidade de Inema, cujos serviços compreendem a recuperação da via, limpeza das laterais para o escoamento da água, patrolamento e encascalhamento reforçado. A SEAPI informa que o andamento da operação depende de condições climáticas favoráveis, sendo realizada nos pontos mais críticos.

estrada inema

“A manutenção tem como foco garantir estradas em boas condições, possibilitando a retomada da circulação das linhas de ônibus para escoamento da produção agrícola e deslocamento seguro da população”, explicou Hermano Fahning, titular da pasta.

A recuperação das estradas vicinais faz parte do cronograma contínuo, sendo uma das metas da gestão do prefeito Mário Alexandre, com foco na qualidade do transporte dos estudantes da rede municipal de ensino e dos pequenos agricultores. A ação engloba as estradas de Japu, Ponta da Tulha e Mamoã, Coutos, Santo Antônio, Repartimento, seguindo até o Rio de Engenho, Aderno, Tibina e Rio do Braço.

Volta às aulas: Sutram reforça sinalização de trânsito em frente às escolas

 

faixas; revitalização; pintura

A volta às aulas da rede municipal de Ilhéus está marcada para o dia 13 de fevereiro, e pensando na segurança dos alunos, a Prefeitura realiza uma série de melhorias com vistas ao início do ano letivo.

As ruas e avenidas em frente às unidades escolares estão passando por uma revitalização nas faixas contínuas e de pedestres, para que alunos, professores, condutores e população geral possam trafegar com responsabilidade e segurança.

“Temos tido uma preocupação muito grande com o trânsito. Por isso estamos investindo também na modernização da sinalização semafórica, que vem acontecendo de forma gradativa. Esperamos que dessa forma possamos contribuir para a diminuição do número de acidentes de trânsito em nossa cidade”, explicou Valci Serpa, diretor-geral da Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram).

De acordo com a Sutram, o investimento direcionado à instalação e manutenção dos semáforos soma recursos na ordem de R$ 4,2 milhões. As melhorias devem ocorrer a fim de evitar possíveis transtornos nas vias com maior fluxo de veículos.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia