WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

camara ilheus sufotur secom bahia secom bahia secom bahia prefeitura itabuna prefeitura ilheus sufotur secom bahia secom bahia

setembro 2023
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930


Setembro Amarelo ganha iniciativas no Hospital Materno-Infantil de Ilhéus

 

O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, promove o “Setembro Amarelo”, mês de conscientização sobre a Prevenção ao Suicídio. A unidade hospitalar realiza debates e atividades de valorização da autoestima para pacientes e colaboradores, sob a coordenação das suas equipes de Psicologia e Terapia Ocupacional. Os números, no âmbito nacional, mostram a importância da iniciativa. Em 16 anos, o número de mortes relacionadas com depressão cresceu 705% no Brasil. Este índice tem como base os dados do sistema de mortalidade do Datasus.

 

Nos últimos dias, o HMIJS promoveu entre puérperas que aguardam alta hospitalar dos seus recém-nascidos a leitura de um texto sobre “Saúde mental materna – quem te materna quando você está maternando?”. Uma blitz musical, com a participação especial do cantor Serginho, também percorreu alas e corredores da unidade e reuniu um coral formado por colaboradores da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF SUS), entidade gestora do hospital. Diretores e coordenadores receberam e acolheram funcionários em troca de turno. Um cantinho do Desabafo foi criado para que os colaboradores pudessem expressar o seu momento e quisessem fazer o seu relato de forma anônima.

 

O resultado das postagens foi debatido pela psicóloga, analista, terapeuta transpessoal e neuropsicóloga, Jamile Ocké; e pela psicóloga especialista em psicologia da saúde, com experiência na área clínica e hospitalar, Daniela Matos. A mesa redonda foi mediada pela psicóloga do HMIJS, Carine de Macedo e contou com a participação da pastora Amanda Sena. “O tema suicídio é sempre um tabu”, reconhece a diretora-geral do HMIJS, enfermeira Domilene Borges. “Temos medo de abordá-lo e criar gatilhos. Porém, só a sensibilização e mobilização consciente são capazes de abrir as portas para que as pessoas peçam ajuda e ofereçam ajuda”, completa.

Parceiros voluntários também deram sua contribuição à programação do hospital. Mamães com bebês nas UTIs ganharam momentos de terapia. A equipe da LeChaim SPA Urbano, ofereceu gratuitamente serviços de saúde alternativo e holístico. Massagens, aromaterapia e cromaterapia. Este último, um método que utiliza as cores para tratar problemas de ordem física, psíquica ou emocional. Enquanto essas ações aconteciam no setor de Alojamento Conjunto do Hospital, outras mamães ganhavam uma sessão de maquiagem, sob a produção da colaboradora FESF, Júlia Raiana, e ficavam ainda mais bonitas.

O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio foi inaugurado em dezembro de 2021 pelo Governo da Bahia. Possui 105 leitos para obstetrícia, partos normal e de alto risco, pediatria clínica, UTIs pediátrica e Neonatal. Primeira maternidade 100 por cento SUS da região, o HMIJS já ultrapassou a marca de cinco mil bebês nascidos na unidade.

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia