Associação de Catadores de Itabuna entrega reivindicações ao governador
Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI), marcou presença na inauguração da inauguração do Centro de Cultura Adonias Filho no estande do Centro Público de Economia Solidária-Cesol Litoral Sul, com orientações sobre coletiva seletiva.
Durante da visita do governador Jerônimo Rodrigues ao estande, a vice-presidenta a AACRRI Daniele Pereira, vice-presidente da Associação entregou um documento contendo solicitações da associação, para que o trabalho desenvolvido pelos catadores possa ser executado com mais segurança e eficiência, ampliando a geração de emprego e renda.
Daniele solicitou apoio do Governo do Estado para a cessão de um terreno em Itabuna destinado a construção de um galpão que atenda às necessidades da Licença Ambiental, assegurando que a prestação do serviço de coleta seletiva, já que hoje a AACRRI funciona num espaço alugado pela prefeitura no bairro Lomanto, doação de um caminhão para a associação, visando o aumento da produtividade, e a aquisição de vinte e cinco ecopontos, possibilitando a expansão da
prestação do serviço pela associação;
O documento solicita ainda a execução de projetos que agreguem valor em materiais que possam ser beneficiados, além de doação de equipamentos que garantam este trabalho de
beneficiamento e a inclusão da entidade como prioridade no serviço de coleta seletiva em todas as festas e eventos oficiais e/ou patrocinados pelo Governo do Estado em Itabuna e cidades vizinhas, que não possuam entidades formalizadas de catadores.
Atualmente a AACRRI com cerca de 50 catadores, a maioria oriundos do extinto lixão de Itabuna trabalham e mantem suas famílias através da coleta seletiva.
A AACRI conta com parceiros como a Defensoria Pública do Estado, Ministério Público do Trabalho, Cesol Litoral Sul, Conselho de Meio Ambiente, Prefeitura de Municipal de Itabuna, CVR Costa do Cacau, O Boticário e Grupo Velanes.
Após a conversa com Daniele, Jerônimo Rodrigues encaminhou o documento ao secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte Davidson de Magalhães, para avaliar e buscar atender a solicitação da AACRRI. “Confiamos na sensibilidade do governador e sabemos do seu compromisso em melhorar as condições de vida das pessoas, através do trabalho digno, como é o caso dos agentes ambientais”, afirmou Daniele Pereira.