As peças do xadrez político em ilhéus, começaram a se movimentar e dessa vez se destaca o PSB do alcaide político Bebeto Galvao. O xadrez é um jogo que repousa na capacidade do jogador explorar ao máximo o raciocínio do cérebro humano, sob o ponto de vista lógico e estratégico.

E nesse tabuleiro das infinitas possibilidades entrou o consultor e articulador político Ilheense, Joabs Ribeiro, homem íntegro, inteligente, astuto, sagaz e independente politicamente como sempre foi para movimentar o cenário político local despertando indagações e curiosidades, o jogo político em Ilhéus, sofreu uma alteração brusca com esse movimento.
Como a vida imita o xadrez, vale considerar que nesse tabuleiro das incertezas o grau de imprevisibilidade aumenta, não sabendo ao certo quais serão os próximos passos do PSB e quais serão seus reais interesses politicos.

Dessa estratégia surgem alguns questionamentos: qual o grupo político que o PSB apoiará? Qual dos candidatos da base do governador Ruy Costa, terá o apoio do PSB Ilheense com a chegada de Joabs Ribeiro? Pergunta-se: isso influenciará no resultado das eleições em Ilhéus?
Com uma resposta automatica, quem ganha com a chegada de Joabs Ribeiro, é a sigla PSB, pois nesse jogo è preciso habilidades e estratégias coisas que não faltam nesse novo jogador, pois acumula uma vasta experiência na área politica e administrativa. Na politica descartamos o que não serve, relembramos os erros do passado e optamos pela melhor alternativa, louvável a grandeza dessa articulação politica, resta agora aguardarmos os movimentos das peças, o tabuleiro está posto de uma lado do jogo, é preciso perspicácia usar a lógica e o raciocínio estratégico para poder andar bem pela politica de Ilheus, como se ela fosse uma enigmática partida de xadrez movimento magnífico do PSB local.