Prefeitura de Ilhéus e Sindpoc discutem ações integradas de segurança pública
Prefeitura de Ilhéus e Sindpoc discutem ações integradas de segurança pública

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre se reuniu com representantes do Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindpoc), para discutir ações de fortalecimento da segurança pública do município. O gestor adiantou que a Prefeitura investe na capacitação continuada da Guarda Civil Municipal, para auxiliar os serviços de vigilância ostensiva e preventiva. Os módulos ministrados seguem a grade curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça.

Mário Alexandre explicou que o investimento na segurança oferece melhores condições de trabalho aos guardas municipais, além de reforçar a confiança no trabalho prestado pelos agentes. “O estreitamento entre a Prefeitura Municipal e a Polícia Civil é no intuito de fortalecer a segurança pública no município, e para isso, discutimos sobre a construção de um novo complexo, para melhor atender à demanda da população de onze municípios da região”.

De acordo com as informações de Eustácio Lopes, presidente do Sindpoc, a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, Delegacia de Proteção ao Turista e a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher funcionam fora do complexo policial. O espaço atual comporta a Delegacia de Homicídios, Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos; a 1ª Delegacia Territorial (DP) e a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes.

“A reunião atende à demanda da Polícia Civil para a construção de um novo estabelecimento prisional na cidade. Os presos da cidade e da região ficam mais tempo na delegacia, sendo custodiados ali por falta de um espaço adequado. Então, solicitamos ao prefeito que nos ajudasse a sensibilizar o delegado-geral da Polícia Civil, o secretário de Segurança Pública do Governo do Estado para construir um novo complexo policial em Ilhéus”, explicou.

Lopes acrescentou ainda que a cidade vai entrar em crescimento acelerado por conta da construção do complexo Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL). “Esses modais vão atrair trabalhadores da região para o município. Sendo assim, precisamos pensar na segurança pública, de fato em um projeto de expansão da Polícia Civil na cidade”.

Investimento – A Prefeitura promove a capacitação da Guarda Municipal Civil (GCM) visando a preservação da ordem pública e da segurança. O comandante da GCM, Leonardo Bandeira, salientou que Ilhéus é o primeiro município baiano a oferecer formação continuada aos agentes e pontua que a iniciativa desenvolvida é uma das metas a serem seguidas por outras corporações do Estado. A GCM também já realizou treinamento com arma de fogo.