IMG-20210730-WA0020.jpg

Durante o dia de ontem(15), alguns blogs, veicularam noticias mentirosas, caluniosas e que tentaram macular a imagem do Vereador e atual Secrretario da Juventude, Esporte e Lazer, Kaique Souza (Podemos), quando falaram de um possivel desentendimento entre ele e seu suplente Sérgio do Amparo, com relação ao gabinete e as pessoas que alí trabalham, uma mentira deslavada, e  o que é respaldado por Lei ( veja no final da matéria). Kaique Souza, afirmou que sentiu-se surpreso, agredido moralmente e com a sua honra maculada, em função da alusiva veiculação, em dois blogs, por estarem disvirtuando o assunto, agredindo-o, causando-lhe até danos morais, em função de não poder trabalhar e ter que em todo instante , esclarecer àqueles que o conhecem por sua idoneiadade, coerência, honestidade e transparência, e estarem indignados  pedindo-lhe providências.

Alguns analistas politicos vêm esses ataques como reação de Partidos, que usaram os diletos Vereadores para mostrar o seu descontentamento , em função de que em apenas dois anos, o Partido Podemos, ter tomado um tamanho gigante , com a eleição de dois Vereadores e por pouco,  três, e ter sucumbido os ditos Partidos “vendáveis e “negociáveis” que usavam a sigla para obterem cargos , negociar votação na Câmara, e, hoje se sentem ameaçado do pseudo poder e partiram para o ataque, em função da sua falta de expressão e eminente probabilidade do desaparecimento no cenário politico ilheense, pela baixa representatividade.

Diante do fato, e se sentido também caluniado, pois seu nome foi o principal vetor para atacar Kaique Souza , o nobre, sério e companheiro, Sergio do Amparo emitiu a seguinte nota:

Nota de Esclarecimento
No dia de hoje, 15 de setembro, tomei conhecimento da publicação: Ilhéus, Vereador sendo extorquido por Secretário? Para minha total surpresa, a matéria estampava a minha foto junto com a do atual secretário especial municipal da Juventude, Esporte e Lazer, Kaique Souza. Antes de mais nada, eu e Kaique somos companheiros do partido Podemos (PODE) e não há qualquer relação de rivalidade ou mal estar entre a gente. Graças a atuação admirável, merecidamente, Kaique Souza se tornou secretário do governo Mário Alexandre. Como natural consequência disso, fui efetivado como vereador do Município de Ilhéus.

Antes de rebater as inverdades postadas no blog Mcdavidreis.com gostaria de chamar atenção ao final do conteúdo em que o seu autor afirma: “A redação do Novas Notícias, está disposto a escutar os envolvidos, caso queiram se pronunciar”. Ora, qualquer cidadão sabe que a imprensa séria, que tem a verdadeira missão de informar, procura ouvir as partes antes de publicar qualquer denúncia. Procurar ouvir os protagonistas não é facultativo ou opcional, mas obrigatório. Pronunciar-se – após ser realmente contatado pelo blogueiro – aí sim é de livre escolha ou manifestação. Esse não só é princípio do jornalismo, como também assegura, numa sociedade democrática, o amplo direito de defesa, mesmo que não esteja em questão nenhum problema ou muito menos crime de extorsão. Antes de tentar tipificar um delito, é preciso esgotar as fontes e ter indícios que se transformem em provas contundentes. Caso contrário, cabe a busca por direitos e a necessária reparação judicial. Vivemos na era da instantaneidade da notícia, mas não pode haver atropelo nas conhecidas etapas da apuração jornalística. Isso tira a credibilidade de um veículo de comunicação ao disseminar fake news.

Antes de leis ou convenções, existe algo importante chamado bom senso. Minha vida sempre foi pautada pelo respeito às pessoas e instituições. Logo, não seria agora que fugiria dos meus valores. Não assumiria o cargo de vereador, se sofresse qualquer pressão interna ou externa. Afinal de contas, meu compromisso não é apenas com meus 864 eleitores, mas com todos os cidadãos ilheenses que hoje represento. Quero e estou fazendo diferente, por isso sou a favor da comunidade. Pensando nisso, como foi bom chegar à Câmara de Vereadores e contar com uma estrutura física e de pessoal num gabinete que já vinha funcionando e atendendo, de forma satisfatória, aos compromissos e agendas de um parlamentar. Como se diz popularmente: “time que está ganhando não se mexe”. Assim, em comum acordo com o secretário Kaique Souza, mantive toda a equipe que já vinha trabalhando desde o início do ano, bem como me instalei e tive fácil acesso às dependências destinadas a um edil. Ora, quem gosta de servir ao povo sabe que o maior tempo gasto por um vereador é justamente fora daquela Casa Parlamentar, ouvindo as demandas e sendo propositivo nas solicitações, dentre outras atribuições do cargo.

Na oportunidade, afirmo que não entendo o motivo da tentativa de criar intriga entre dois homens públicos, imbuídos dos melhores propósitos, de modo a servir e propor maiores e melhores oportunidades de vida para as pessoas, principalmente jovens, mulheres e negras, nascidas em comunidades. Meu propósito nessa caminhada está muito além de possíveis cargos, remunerações ou instalações. Basta acompanhar o início do meu mandato e o discurso que prego a partir da prática do bem. Aproveito também para pedir que lancem o mesmo olhar sobre o colega Kaique Souza que está transformando a pasta especial que ocupa na atual gestão. Diria que é um privilégio, inclusive, o Podemos ter agora um representante em cada esfera do poder legislativo e executivo no Município de Ilhéus.

Ademais, o desfile de ilações e referências inócuas a artigos, leis ou códigos emudecem, esbarram e se dissipam na incapacidade de ouvir as partes, impondo um desserviço ao público e perdendo o trem da história, já que o referido blog não consegue prestar o papel de cobrar, fiscalizar e acompanhar o que realmente importa para a sociedade ilheense. Aproveito ainda para lembrar que os mesmos assessores parlamentares que – supostamente – negam atendimento a mim – poderiam fornecer os contatos telefônicos meu e de Kaique Souza. Deste modo, acredito que a pauta seria mais rica e verídica e suas fontes muito mais cuidadosas.

Sérgio do Amparo – Vereador em exercício.

Já a Diretoria do Partido Podemos , também se manifestou e emitiu a nota a seguir:

O Partido PODEMOS repudia os atos de injúria, calúnia e difamação divulgados pelo Blog Mcdavidreis.com, que produziu notícias falsas e ofensas contra o vereador e Secretário de Juventude, Esporte e Lazer Kaique Souza.

As mensagens de ataques divulgadas pelo Blog , além de mentirosas não condiz com a legislação em vigor, pois a Lei 2877/1998 que é clara ao prevê no artigo 3° que “Somente terá direito a Assessoria Parlamentar o Vereador titular, devendo o suplente, em caso de substituição temporária, utilizar os serviços da Assessoria Parlamentar já existente, sendo que tanto o gabinete, como os Assessores Parlamentares estão à disposição do Vereador em exercício Sérgio do Amparo.

Kaique Souza é uma jovem revelação da política ilheense, exerceu com afinco e trabalho o mandando de vereador e por seu desempenho foi convidado pelo Prefeito Mário Alexandre para representar o Partido Podemos em sua gestão.

O jovem Secretário vem desenvolvendo uma série de projetos, atua junto com o Deputado Federal Bacelar e o Secretário de Turismo do Estado Maurício Bacelar para fomentar o Esporte e o Laser na cidade.

Diante da disseminação das Fake News, e em solidariedade e confiança no vereador licenciado e Secretário Kaique Souza, o Comissão do Partido Podemos expressa o mais veemente repúdio e informa que medidas judiciais já estão sendo tomadas para que os responsáveis por estes crimes sejam penalizados.

Podemos-Ilhéus.

Esta é a Lei vigente que deixa claro o porque dos Assessores de Kaique Souza permanecerem à disposição do suplente Sérgio do Amparo.

WhatsApp Image 2021-09-15 at 12.20.39

O Vereador e atual Secretário Kaique Souza, lamenta profundamente que seu nome tenha sido envolvido nesta situação, e solicita a todos que trabalham na imprensa com seriedade , coerência e tranparência , como é o caso da maioria que ao saber qualquer coisa, que ventile o seu nome procure-o ou sua assessoria, através do zap 73-98177-9833. Medidas judicias cabíveis já estãos sendo tomadas, pois , ” não seremos os primeiros e, provavelmente os últimos a termos nossos nomes envolvimdos em mentiras, falácias e engodos por pessoas inescrupulosas e que nos usam, muitas vezes para alcançarem objetivos, por nos desconhecidos. Mas, como acadênico em Direito, não poderei permitir que casos como estes que me causou prejuizos terriveis, não só a mim, como a minha familia e amigos que confiam em nossa pessoa e em nosso trabalho, fiquem sem resposta”, afirmou o Kaique Souza.  Deus no comando de tudo. Vida que segue. O trabalho não pode parar.