Policlínica Regional

Com a proposta de expandir a oferta de serviços de saúde, o governador Rui Costa anunciou na última sexta-feira (23) a construção de uma Policlínica Regional em Ilhéus. A informação foi dada durante o ato de entrega da unidade em Itaberaba. Para o prefeito Mário Alexandre, a implantação do modelo no município marca o processo de ampliação da assistência no interior do estado, tendo Ilhéus como polo de saúde, que abriga o Hospital Regional Costa do Cacau, já em funcionamento, e o Hospital Materno-Infantil Dr Joaquim Sampaio, ambos com atendimento de alta complexidade.

“Esse equipamento consolida a parceria com o Governo do Estado e faz com que a qualidade da saúde pública avance de uma forma jamais vista. Agradeço a atenção, o apoio e carinho que o governador Rui tem com a população de Ilhéus e da nossa região, investindo em áreas fundamentais para a saúde e bem-estar do nosso povo”, afirmou Mário Alexandre.

Segundo Rui, o projeto visa atender aproximadamente 400 mil habitantes das cidades que integram a região sul da Bahia. Juntas, Ilhéus e Itabuna atenderão cerca de 800 mil pessoas, oferecendo acesso ambulatorial e especialidades diversas, em articulação com o setor de Atenção Básica e assistência hospitalar.

“Já estamos dialogando com os municípios da região sul para abrir uma policlínica em Ilhéus, onde o projeto está mais encaminhado. Na região o debate está adiantado, por isso eu falo na vigésima sexta unidade. O povo é apaixonado por esse modelo e graças a Deus nós estamos entregando aos baianos um serviço de alto padrão”, declarou o governador.

Além de descentralizar os serviços, a ampliação da estrutura física diminui os custos com atendimento e deslocamento dos munícipes para outras regiões. Rui destacou que o plano original previa 25 policlínicas, mas o projeto foi reconfigurado para atender a população com mais eficiência.