/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/A/2/BLP7nVSVWkbiiBXoU7Ww/firmino-sambista.jpg)
Sambista Firmino de Itapuã morre aos 78 anos em Salvador — Foto: Rosilda Cruz
Morreu, aos 78 anos, o sambista Firmino de Itapoan, em Salvador. De acordo com a filha do músico, Rose Brito, ele morreu na noite de sábado (29), após uma parada cardiorrespiratória.
Segundo Rose, o pai passou mal por volta das 17h, mas inicialmente preferiu não procurar uma unidade de saúde. Com a piora do quadro, ele foi levado para o Hospital Roberto Santos, por volta das 19h, mas não resistiu.
O cantor e compositor Firmino de Itapoan tinha 78 anos e deixou a esposa, Dulce Brito, e 10 filhos. Apesar do nome artístico homenagear o bairro de Itapuã, Firmino nasceu na Liberdade, em Salvador. Entre os maiores sucessos estão as músicas “Boa noite para quem é de boa noite” e “Moinho da Bahia Queimou”.
Em 2011, ele recebeu a medalha Zumbi dos Palmares, honraria da Câmara Municipal de Salvador pela carreira dedicada ao samba de roda.
O sepultamento de Firmino aconteceu neste domingo (30), às 14h30, no cemitério Quinta dos Lázaros.
Repercussão
O governador Rui Costa publicou uma nota de pesar nas redes sociais:
“Recebi com tristeza a notícia do falecimento de Firmino de Itapuã, que dedicou mais de 60 anos ao samba e à cultura da #Bahia. Apesar do nome artístico, Firmino nasceu na Liberdade, como eu, e era nome forte nos palcos do Pelô. Nossos sentimentos aos seus familiares, amigos e fãs”.