Vistoria materno-infantil

Acompanhados de vereadores, o vice-prefeito Bebeto e a primeira-dama de Ilhéus, Soane Galvão, conferiram nesta quarta-feira (26) a fase final das obras do Hospital Materno-Infantil Dr Joaquim Sampaio, erguido no prédio do antigo Hospital Regional Luiz Viana Filho, na Conquista. A comitiva municipal percorreu as principais alas da unidade de alta complexidade, que será entregue ainda no primeiro semestre de 2021.

“Ilhéus ingressou numa trajetória de profundas mudanças de caráter administrativo e de relação política, se reposicionando nos cenários estadual e nacional. Custou muito para que o prefeito Mário Alexandre e toda nossa equipe pudessem ter a atenção de autoridades para as demandas históricas do nosso município e isso ocorreu pelo trabalho, planejamento e pelo zelo. O resultado está materializado. Somos o terceiro polo de saúde do estado da Bahia. Com o hospital materno-infantil, as nossas parturientes terão um tratamento digno. Só uma gestão que cuida e acolhe é capaz de promover a entrega que nós fazemos”, destacou Bebeto.

A obra está entre os principais investimentos realizados pelo Governo da Bahia na área da saúde. De acordo com o vice-prefeito, a articulação com o governador Rui Costa enfatiza a importância econômica e social de Ilhéus. Ele frisou que por meio do alinhamento entre os poderes Executivo e Legislativo é possível dar sequência ao processo de reconstrução do município.

Vistoria materno-infantil

A vistoria foi realizada com a presença dos vereadores Fabrício Nascimento; Alzimário Belmonte (Gurita); Aldemir Almeida; Ivo Evangelista; Luciano Luna; Éder Junior; Nerival Reis; Kaique Souza; César Porto e Edvaldo Gomes. Os representantes do Legislativo Municipal enfatizaram que o compromisso é firmado com a população de Ilhéus e do Sul da Bahia.

“Nós estamos muito felizes em poder observar o quanto Ilhéus avançou, a partir da gestão do prefeito Mário Alexandre e da sua equipe. Sem dúvida, a cidade se consolida como um dos maiores polos de saúde na nossa região”, pontuou Gurita, líder do governo na Câmara.

“Essa unidade vai transformar a vida das mulheres. Quero agradecer ao governador Rui Costa e ao secretário Fábio Vilas-Boas pelo entendimento de que era necessário um hospital materno-infantil na nossa cidade. Também agradeço ao prefeito Mário Alexandre por vislumbrar melhorias e pelo trabalho que vem desenvolvendo. Agradeço ainda a todos os vereadores que acreditaram que aqui um dia poderia ser um hospital de primeiro mundo, com aparelhos de última geração. É isso que Ilhéus merece. Esse hospital é a concretização de um sonho. Um sentimento de vitória. Ilhéus merece o melhor”, destacou Soane Galvão.

O hospital materno-infantil possui um moderno centro cirúrgico e obstétrico, abrigando 105 leitos de internação, integrados à Rede Cegonha e atenção às urgências e emergências, distribuídos em leitos de terapia intensiva e semi-intensiva neonatal e leitos para parto normal e cesárea com funcionamento 24 horas e acesso por demanda espontânea e referenciada.

Também estiveram presentes na visita a médica pediatra Zilda Alves dos Santos; o secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela; o médico cardiologista e coordenador do Comitê Operacional de Emergência (COE), André Cezário; o presidente da Maramata, Davidson Sousa Santos; e o advogado Marcos Flávio Rehem.