O governador Rui Costa disse nesta quinta-feira (13) que “não há nenhuma hipótese de acontecer nem o São João nem o São Pedro no estado da Bahia” este ano. Ele falou sobre a preocupação com os índices de contaminação da Covid-19 no estado e informou que houve um aumento do número de pessoas procurando os gripários e as UPAs nos últimos dias.

“Infelizmente, nenhuma expectativa para o São João. Ao contrário, eu quero deixar aqui a minha preocupação porque nós tivemos, em fevereiro, 10 mil contaminados, e tivemos um pico no mês de março e chegamos a 22 mil casos, o que elevou a taxa de ocupação a quase 100% na Bahia. Foi o momento mais difícil desde o início da pandemia. E depois de muito esforço da sociedade, aqui da capital e região metropolitana, nós conseguimos reduzir a taxa de ocupação e reduzir o número de contaminados. Só que infelizmente nós não voltamos ao patamar de fevereiro. E estamos com 15 mil contaminados, oscilando um pouco para mais, um pouco para menos. Mas nos preocupa essa resistência dos números em cair”, disse Rui.

O governador pediu que a população continue tomando cuidado e reafirmou que aposta na realização do Carnaval em 2022 porque seguirá trabalhando pela vacina.

“Esses dois últimos dias nós estamos dialogando com a Secretaria de Saúde de Salvador e infelizmente, por dois dias seguidos, presenciamos um aumento de pessoas procurando os griparios e as UPAs. Portanto, é a luz amarela acesa, é preciso que as pessoas tomem cuidado. E, apesar de estarmos lentamente avançando na vacinação, ainda estamos longe de resolver o problema da Covid, todo cuidado é pouco. Nos preocupaa muito, o número não cai e isso pode a qualquer momento pode ter uma nova onda no estado ou na capital e é preciso que as pessoas tomem cuidado. Portanto, São João e São pedro, não há nenhuma hipotese de acontecer no estado da Bahia. Eu aposto no Carnaval porque nós apostamos em continuar trabalhando pela vacina”, completou o governador.