ESPORTE – COM KAIQUE SOUZA

Cientistas americanos identificam grande influência do chamado estresse oxidativo na questão da infertilidade provocado pelo “exagero na dose” ao se praticar de exercício

A relação entre o excesso de atividade física e alguns distúrbios, como os relacionados ao sistema endócrino e produção de hormônios, tem sido estudada nas últimas décadas. Talvez o quadro mais conhecido seja o denominado de tríade da mulher atleta, que já foi abordado anteriormente. Qualquer alteração do quadro hormonal eventualmente provocado pelo excesso de exercícios tem sérias repercussões em detrimento da saúde e qualidade de vida, e deve ser evitado com a orientação especializada.

A causa das alterações físicas provocadas pelo excesso de exercício tem sido atribuída à um estresse no sistema nervoso central, em uma área reconhecida como o centro regulador da produção de hormônios, o hipotálamo. Das alterações físicas relacionadas ao quadro a que mais chama a atenção da ciência é o prejuízo da fertilidade, muito mais associado à mulher, apesar da existência de relatos científicos da diminuição da produção de espermatozoides no homem também relacionado com o excesso de exercícios.

 + Ansiedade para correr pode causar lesões e prejudicar vida útil do corpo

Um artigo recente sobre o tema foi publicado por um grupo de pesquisadores liderados por cientistas de Cleveland, nos Estados Unidos. Eles identificaram uma grande influência do chamado estresse oxidativo no quadro da infertilidade provocado pelo excesso de exercício. A preocupação com o excesso de produção dos chamados radicais livres orienta várias estratégias de utilização de antioxidantes, como os complexos vitamínicos e minerais associados à prática de exercícios de maior intensidade.

O fato destacado na pesquisa é a preocupação com a repercussão direta do excesso de produção de radicais livres com o problema da infertilidade, o que deve sinalizar com estratégias mais direcionadas ao controle das variáveis determinantes da qualidade dos programas de atividade física e com a utilização de recursos coadjuvantes de neutralização do estresse oxidativo.

Fonte: Eu Atleta