Cumprindo Mandado de Busca Domiciliar na Fazenda Gavião, área da Retomada Indígena, Serra das Tremps II, município de Una-Ba, agentes da policia civil de Ilhéus,   deram cumprimento ao Mandado de Prisão Preventiva em face do Cacique Pascoal, 56 anos, natural de Una.

A polícia encontrou na residência do indío 03 espingardas, munições e 03 aparelhos celulares. Pascoal será autuado em flagrante delito pelo crime de posse irregular de arma de fogo.

As ordens judiciais foram decretadas pela Comarca de Una e decorrem da investigação do homicídio ocorrido em 17/04/2021, por volta das 19h15min, no Distrito de Vila Brasil, zona rural de Una, quando o investigado ceifou a vida de Alcione Xavier de Oliveira, vulgo Gajão, com disparos de arma de fogo, após discussão em um bar. A vítima havia vindo de Arataca para trabalhar em uma fazenda e não tinha familiares na região.

Pascoal também é investigado em outros inquéritos de homicídios em trâmite na Delegacia Territorial de Una-Ba. A investigação foi presidida pelo Delegado operacional Renato Fernandes Ribeiro, substituto da delegacia territorial de Una, e contou com planejamento e apoio operacional da 7ª COORPIN/Ilhéus. Pascoal Pedro Souza, cacique da aldeia Serra das Trempes II, foi apresentado na sede da coordenadoria da polícia civil de Ilhéus.