WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

:: ‘Notícias’

Vacina da hepatite B foi primeira a prevenir contra um tipo de câncer

Vírus da hepatite B é principal causador de câncer de fígado

banner vacina 2

O vírus HBV, causador da hepatite B, é um antígeno silencioso, que pode demorar anos até ser notado pelo hospedeiro. Quando isso acontece, entretanto, muitas vezes o estrago provocado já resultou em uma cirrose ou um câncer de fígado. Disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças, adolescentes e adultos, a vacina contra a hepatite B é a principal forma de prevenir essa doença, que pode ser transmitida sexualmente, pelo contato com o sangue e durante a gestação, da mãe para o bebê.

11/09/2023, Raquel Stucchi é infectologista e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia. Foto: Arquivo Pessoal
Infectologista Raquel Stucchi diz que resposta de crianças à vacina contra hepatite B é de 100% – Arquivo pessoal

Infectologista da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia, Raquel Stucchi destaca que a vacina contra a hepatite B foi a primeira vacina contra algum tipo de câncer a ser disponibilizada, porque o vírus da hepatite B é o principal causador de câncer de fígado.

“A vacinação diminuiu drasticamente os casos de hepatite B e o risco de cirrose e câncer de fígado. Por isso, a vacina é importante. E por que na infância? Primeiro, a adesão na infância é mais fácil. Ela é feita com outras vacinas nos primeiros meses de vida e pode ser feita no berçário, assim que a criança nasce. E a resposta das crianças contra a hepatite B é de 100%, e, com a criança se mantendo saudável depois, essa proteção é para a vida toda.”

Vacinação desde o nascimento

A hepatite B é frequentemente lembrada como infecção sexualmente transmissível (IST), mas a vacinação contra a doença após o parto é considerada fundamental para garantir que não haja transmissão do vírus da mãe para o bebê, o que é chamado na medicina de transmissão vertical.

Integrante do calendário do adulto e da gestante, a vacina contra a hepatite B deve ser administrada também nos bebês logo após o nascimento. O Programa Nacional de Imunizações, que completa 50 anos em 2023, recomenda que os recém-nascidos recebam essa vacina nas primeiras 24 horas de vida, e, preferencialmente, nas primeiras 12 horas, ainda na maternidade.

O pediatra Renato Kfouri, presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Foto: SBIm/Divulgação
Médico Renato Kfouri destaca importância de crianças serem vacinadas contra hepatite B logo após o nascimento – SBIm/Divulgação

O pediatra Renato Kfouri, presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), explica que essa agilidade garante que o bebê não seja contaminado pelo vírus da hepatite B, caso sua mãe viva com a infecção.

“Ao vacinar logo ao nascer, a gente elimina essa possibilidade, e, consequentemente, a de termos no futuro portadores crônicos deste vírus. Essa é a razão de se vacinar ao nascer”, explica Renato Kfouri.

Ele acrescenta que impedir a formação de um quadro crônico é também contribuir para o bloqueio do vírus.

O calendário vacinal da criança prevê que a proteção contra a hepatite B também se dá por meio da vacina pentavalente, que deve ser aplicada aos 2 meses, aos 4 meses e aos 6 meses. Além dessa forma de hepatite, a vacina previne contra difteria, tétano, coqueluche, e Haemophilus influenzae B, causador de um tipo de meningite.

Já a partir dos 7 anos completos, quando não houver comprovação vacinal contra a hepatite B ou quando o esquema vacinal estiver incompleto, a recomendação é completar três doses com a vacina específica da hepatite B, com intervalo de 30 dias da primeira para a segunda dose, e de 6 meses entre a primeira e a terceira. Essa recomendação inclui adolescentes, adultos e, especialmente, gestantes.

Efeitos e eventos adversos

A Sociedade Brasileira de Imunizações informa que, em 3% a 29% dos vacinados, pode ocorrer dor no local da aplicação. Já endurecimento, inchaço e vermelhidão acometem de 0,2% a 17% das pessoas.

O pós-vacinação também pode ter febre bem tolerada e autolimitada nas primeiras 24 horas após a aplicação, para de 1% a 6% dos vacinados. Cansaço, tontura, dor de cabeça, irritabilidade e desconforto gastrintestinal são relatados por 1% a 20%.

Eventos adversos mais graves que isso são considerados raros ou muito raros. Púrpura trombocitopênica idiopática foi registrada em menos de 0,01% dos vacinados, de modo que não foi possível estabelecer se foi coincidência ou se de fato tinha relação com a vacinação.

A bula da vacina contra a hepatite B também prevê uma frequência muito rara de anafilaxia em adolescentes e adultos vacinados, na proporção de um caso a cada 600 mil. Essa ocorrência é ainda mais rara em crianças.

São Paulo - Paciente faz teste rápidos para HIV, hepatite B, hepatite C e sífilis no Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), em Bom Retiro, na região central (Rovena Rosa/Agência Brasil)
Teste para diagnóstico de hepatite B – Rovena Rosa/Arquivo/Agência Brasil

 

Um quinto das mortes por hepatite

O Ministério da Saúde mostra que o vírus HBV chega a causar um terço dos casos de hepatite notificados no Brasil e estava relacionado a um quinto das mortes por hepatite entre 2000 e 2017. Na maioria dos casos, a pessoa infectada não apresenta sintomas e é diagnosticada décadas após a infecção, com sinais relacionados a outras doenças do fígado, como cansaço, tontura, enjoo/vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados.

A hepatite B ainda é considerada uma doença sem cura, e o tratamento disponibilizado no SUS visa a reduzir o risco de progressão da doença, que pode causar cirrose, câncer hepático e morte. Raquel Stucchi explica que o tratamento, com antivirais, se estende por toda a vida.

“Se não fizer o teste, a pessoa só vai descobrir que tem o vírus quando já tem uma cirrose avançada ou quando desenvolve o câncer de fígado. O diagnóstico é feito facilmente, até em testes rápidos”, afirma.

“Até o momento, não temos medicação que elimine o vírus da hepatite B. Hoje, podemos dizer que não tem cura, mas a vacina impede esse adoecimento e a necessidade de fazer tratamento para o resto da vida.”

Após a infecção, a doença pode se desenvolver de duas formas, a aguda e a crônica. A aguda se dá quando a infecção tem curta duração, e a forma é crônica quando a doença dura mais de seis meses. O risco de a doença tornar-se crônica depende da idade na qual ocorre a infecção, e os bebês estão mais sujeitos a ter uma hepatite crônica no futuro.

As formas mais importantes de transmissão da hepatite B são o contato com o sangue e o contato sexual sem preservativo. A infectologista explica que contato com o sangue inclui a realização de procedimentos e compartilhamento de utensílios sem a higiene necessária.

“Na transfusão de sangue esse risco praticamente não existe mais, pela triagem que é feita nos doadores, mas o contato com o sangue inclui procedimentos médicos, odontológicos ou estéticos sem a higienização adequada. E também manicures, alicates de unha sem esterilização, tatuagens, piercings.” 

Prefeitura de Itabuna promove encontro entre a Associação de Moradores da Manoel Chaves e donos de bares

A Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias de Segurança e Ordem Pública e de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, se reuniram com representantes da Associação de Moradores da Avenida Manoel Chaves e proprietários de bares, restaurantes e estabelecimentos similares, visando buscar soluções para os fatos inconvenientes que estão acontecendo na localidade.

O encontro foi realizado com o objetivo de orientar os comerciantes a respeitarem a legislação vigente, mantendo-se sempre dentro dos princípios da legalidade na Administração Pública.

Quanto ao uso adequado dos aparelhos sonoros visando manter os níveis de som no volume permitido  e tolerável de modo a não causar poluição ambiental sonora e perturbar o sossego dos moradores da localidade e adjacências.  Além disso, também foram esclarecidas as implicações jurídicas nas esferas civil, administrativa e criminal.

Prefeitos de mais de 150 cidades baianas reivindicam aumento dos repasses do FPM

Os prefeitos de mais de 150 cidades baianas se reuniram nesta segunda-feira (11), na sede da União dos Municípios da Bahia, em Salvador, para discutir a redução de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Segundo os gestores, os recursos enviados são insuficientes para arcar com os gastos.

No estado, a cada 10 municípios, seis têm até 20 mil habitantes e não possuem receita própria, ou seja, dependem ainda mais do FPM, que é formado pela arrecadação do imposto de renda e imposto sobre produto industrializado.

Com a redução no FPM referente ao mês de agosto, a cidade de Aporá, a 200 km de Salvador, recebeu cerca de R$ 300 mil a menos do que em agosto do ano passado. Outro exemplo é Entre Rios, que teve uma redução de aproximadamente R$ 400 mil.

Segundo o advogado Pedro Henrique Duarte, o valor pago aos municípios está relacionado com o sendo demográfico feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022.

“Esse dinheiro é 22,5% da arrecadação total do imposto de renda e EPI. Os municípios recebem de acordo com seu índice populacional, através do senso”, explicou. Os prefeitos também reclamaram de outras perdas, como a desoneração do ICMS dos combustíveis, aprovada no ano passado, e a redução da alíquota patronal do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Os prefeitos ainda querem ser incluídos no Projeto de Lei que desonera a folha de pagamento de 17 setores da iniciativa privada. O PL já foi aprovado em votação na Câmara dos Deputados.

Em nota, a Secretaria Estadual da Fazenda confirmou que a desoneração do ICMS dos combustíveis causou graves perdas de arrecadação para o estado, mas informou que tem adotado medidas para atenuar a situação. Apesar disso, as medidas não foram detalhadas. A secretaria disse também que, em julho e em agosto, repassou mais de R$ 7 milhões para os municípios.

Ilhéus sedia Campeonato Brasileiro de Pesca em Terra Firme

Campeonato Brasileiro de Pesca em Terra Firme; ilhéus; esporte

No feriado da Independência, além dos festejos cívicos, Ilhéus foi um dos palcos do Campeonato Brasileiro de Pesca em Terra Firme. O evento, organizado pela Confederação Brasileira de Pesca, com apoio da Prefeitura, aconteceu entre os dias 7 e 9 de setembro, com as cerimônias de abertura e encerramento realizadas em Ilhéus e as provas, na Praia de Lençóis, no município de Una.

Marcaram presença no Campeonato, além da comissão de arbitragem da Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos (CBPDS), vários clubes de pesca da Bahia e de estados vizinhos como Espírito Santo, Sergipe, Alagoas e Pernambuco e o suporte da Federação Baiana de Pesca e Atividades Subaquáticas (FBPAS), na pessoa de Eduardo Leal.

Um dos destaques do Campeonato foi o “Clube Barquinho” de Ilhéus, que venceu em quatro categorias: Sênior, Máster, Masculino e Campeão Geral. Já no feminino, a equipe do Clube de Pesca de Ilhéus (Clupesil) garantiu o pódio e, entre as seleções, no masculino, o time da Bahia venceu e no feminino, a equipe do Espírito Santo.

 

Campeonato Brasileiro de Pesca em Terra Firme; ilhéus; esporte

O Campeonato Brasileiro de Pesca em Terra Firme foi um grande sucesso, de acordo com a organização. Uma excelente oportunidade para reunir amigos e competir em alto nível.

“Ilhéus possui excelentes atletas e a gestão do prefeito Mário Alexandre tem se dedicado para promover eventos esportivos, que movimentam a economia local e reúne profissionais de diversas partes do Brasil”, destacou Luiz Carlos dos Santos, secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer.

Confira a classificação final completa:

Categoria Sênior

1° lugar: Manoel Clodoaldo Guimarães (Clube Barquinho / Ilhéus)

2° lugar: João de Jesus Santos (Clupesil / Ilhéus)

3° lugar: Geraldo Antônio Tonon (Iate clube de Cariacica / ES)

Categoria Máster:

1° lugar: Denival Santos Pinto (Clube Barquinho / Ilhéus)

2° lugar: Domingos Gomes Santos / Clupesil / Ilhéus)

3° lugar: Jorge Luiz Santos de Bulhões (Clube Barquinho / Ilhéus)

Categoria Masculina:

1° lugar: Robson dos Santos (Clube Barquinho / Ilhéus)

2° lugar: Danilo Menezes Dócio (Clupesil / Ilhéus)

3° lugar: Igor Carneiro Nery (Clupesil / Ilhéus)

Categoria Feminina:

1° lugar: Elma Cesar Bispo Engelberg (Clupesil / Ilhéus)

2° lugar: Maria Neuza Oliveira (Clupesil / Ilhéus)

3° lugar: Jéssica Pereira Lopes (Clupesil / Ilhéus)

Campeão geral:

Manoel Clodoaldo Guimarães (Clube Barquinho / Ilhéus)

Clubes:

1° lugar: Clupesil (Ilhéus)

2° lugar: Clube Barquinho (Ilhéus)

3° lugar: Iate clube de Cariacica / ES.

Seleções:

1° lugar: Bahia (masculina)

1° lugar: Espírito Santo (feminina)

Festival da Primavera Ilhéus terá início nesta sexta (15), com shows, gastronomia e artesanato

festival da primavera

A partir desta sexta-feira (15), Ilhéus promove um dos maiores eventos musicais e gastronômicos da região sul da Bahia. Com realização da Prefeitura e do Governo do Estado, o Festival da Primavera Ilhéus apresenta uma programação diversificada, que envolve atividades culturais e de lazer, além de feiras literárias e empreendedoras.

O projeto Primavera Gourmet também integra as ações, com a participação de bares, restaurantes e cabanas de praias. Os estabelecimentos vão disponibilizar cardápio específico e preços diferenciados de modo a alcançar o maior número de clientes.

Conforme a Prefeitura, o objetivo é aproximar os agentes e produtores do trabalho desenvolvido pela gestão municipal, com vistas à construção de um espaço agregador e ao fortalecimento do setor cultural.

“Uma iniciativa que chega para estreitar o diálogo com representantes de diversos segmentos. O prefeito Mário Alexandre compreende a importância do fomento à atividade cultural, um vetor para geração de emprego e renda. Queremos também firmar Ilhéus como um destino turístico, que atrai visitantes o ano inteiro”, explicou Reinaldo Soares, superintendente de Cultura.

O Festival da Primavera Ilhéus será promovido até o dia 24 de setembro e conta com apoio da Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL), Beto Produções, FASE Produtora, SUPORTE Consultoria e Serviços, Lions Club Ilhéus Centro, Instituto Baía do Pontal e Associação Náutica de Ilhéus. A Secretaria de Cultura (Secult) destaca que a parceria público-privada é crucial para movimentar o trade turístico em períodos de baixa estação.

A programação engloba tributos musicais, passeio náutico, feiras literárias, artesanato e comercialização de chocolate, flores e produtos da agricultura familiar.

Confira a seguir.

15 a 17 de setembro

Local: Hall do Centro de Convenções

– Feira Literária

– Feira de Artesanato

– Feira Gastronômica

– Feira da Agricultura Familiar

– Stand de Floricultura

15 a 24 de setembro

– Primavera Gourmet (bares e restaurantes participantes do Festival da Primavera Ilhéus);

15/09 – Show de Marco Luque

Local: Auditório do Centro de Convenções (evento privado);

16/09 – Tributo à Banda Legião Urbana, com Miro Penna

Local: Auditório do Centro de Convenções (evento privado);

17/09- Tributo a Rita Lee e Paula Toller (Kid Abelha), com Iracema Miller

Local: Estacionamento do Centro de Convenções (evento gratuito);

22/09 – Lançamento de Livros Infantis

Local: Academia de Letras de Ilhéus

23/09 – Boas-vindas à Primavera e Pôr do Sol da Sapetinga

– Apresentação de artistas locais e expositores de alimentos e produtos artesanais;

– Passeio Náutico da Primavera. Os barcos chegarão à Baía da Sapetinga no momento do pôr do sol;

24/09 – Caminhada da Primavera do Lions Club Ilhéus Centro

– Tradicional evento da entidade chega à sua 22ª edição, reunindo 400 participantes que realizam o percurso da Praia do Cristo até o Clube Social.

Prefeitura de Ilhéus, Codeba, ATIL e Governo do Estado discutem temporada de cruzeiros 2023/2024

Os primeiros navios chegarão à cidade em outubro, sendo necessária toda uma mobilização logística para a recepçãtemporada de navios; cruzeiros; turismo

Já é comum e esperado Ilhéus receber milhares de turistas anualmente vindos de cruzeiros marítimos e, para que a experiência destes visitantes seja inesquecível é necessário que o município esteja preparado, desde o momento em que o navio atraca no Porto do Malhado até a hora que ele parte.

Com o objetivo de dialogar sobre as ações ligadas à temporada de cruzeiros 2023/2024, a Prefeitura de Ilhéus, Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), a Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL) e o Governo do Estado realizaram uma reunião na semana passada, no escritório local da companhia.

Participaram do encontro Gilberto Oliveira, representando a Codeba; Maurício Galvão, diretor do escritório em Ilhéus; Alcides Kruschewsky, presidente da ATIL; Vinícius Briglia, superintendente municipal de Turismo; e Vagner Carvalho Lavigne, representando a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia.

Os primeiros navios chegarão à cidade em outubro, sendo necessária toda uma mobilização logística para a recepção. O presidente da ATIL destacou que “o encontro entre os autores responsáveis por receber os turistas dos cruzeiros é muito importante. A ideia é melhorar, ano a ano, o grau de satisfação de todos que vêm nos visitar”. E acrescentou. “Receber os cruzeiros em Ilhéus é movimentar a nossa economia, fomentar diversos serviços e o comércio de modo geral”.

Na oportunidade, Vinícius Briglia falou sobre as expectativas da próxima temporada. “A Prefeitura vai coordenar essas ações da temporada de cruzeiros que terá início a partir de 22 de outubro. Estamos esperando mais de 30 navios e cerca de 100 mil turistas desembarcando em nosso município. Isso é muito significativo, porque impulsiona toda a cadeia produtiva. Então, a nossa missão é organizar o receptivo para que possamos recebê-los da melhor forma e fazer com que os visitantes tenham boas impressões de nossa cidade, desde o primeiro momento”.

Briglia também frisou ainda a importância da parceria com a Codeba, a ATIL e o Centro de Convenções, através do governo baiano. Para ele, “contar com uma rede de parcerias é essencial para fazermos com que a temporada seja incrível para todos”, concluiu.

A reunião foi o primeiro movimento de preparação para a próxima temporada. Novos encontros serão realizados com a participação de outros órgãos ligados ao setor.

Jovem é presa após ser flagrada com quase 130 kg de drogas; entorpecentes estavam dentro de caixas

Por g1 BA

Drogas estavam dentro de cinco caixas — Foto: Polícia Rodoviária Federal

Drogas estavam dentro de cinco caixas — Foto: Polícia Rodoviária Federal

Uma mulher de 23 anos foi presa após ser flagrada ao transportar 128,75 kg de drogas em um ônibus que passava pela cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caso aconteceu neste domingo (10), na BR-116.

Durante a inspeção de rotina no ônibus, os agentes da PRF desconfiaram de cinco caixas que estavam no compartimento de cargas do veículo, que fazia a linha São Paulo (SP) – Arapiraca (AL). Ao abrir o conteúdo, os policiais encontraram 37,4kg de cocaína, 50,55kg de crack e 40,8kg de maconha.De acordo com a PRF, a passageira suspeita de transportar o material já tinha antecedentes criminais pelo crime de tráfico de drogas.

A suspeita informou que receberia R$ 3 mil pelo transporte das drogas, mas não sabia o destino final dos entorpecentes.

A mulher e os quase 130 kg de drogas foram encaminhadas para a delegacia de Vitória da Conquista.

Ao comentar delação de Mauro Cid, Lula diz que Bolsonaro está ‘altamente comprometido’

Por Wesley Bischoff, g1 — São Paulo

Lula durante coletiva de imprensa em Nova Délhi, na Índia — Foto: Canal Gov/Reprodução

Lula durante coletiva de imprensa em Nova Délhi, na Índia — Foto: Canal Gov/Reprodução

“Eu acho que ele tá altamente comprometido. A cada dia vai aparecendo as coisas, e a cada dia nós vamos ter certeza de que havia a perspectiva de golpe e que o ex-presidente estava envolvido nela até os dentes”, afirmou durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (11).

Lula evitou comentar os detalhes sobre o acordo de delação premiada de Cid, que foi homologado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes no sábado (9).

O presidente disse que não pode dar palpite no que não conhece: “Não sei o que está lá. Só sabe o delegado que ouviu e o coronel que prestou depoimento. O resto é especulação”.

Por fim, Lula ainda afirmou que Bolsonaro estava preocupado em “vender as joias” e que o ex-presidente é “responsável por parte das coisas ruins que aconteceram” no Brasil.

“É isso que vai ficar claro, o tempo vai se encarregar. A única chance que ele tinha de não participar disso é quando ele estava preocupado em vender as joias”, disse.

 

Com delação, Cid perde direito ao silêncio e pode receber perdão de pena; veja próximos passos

Com delação, Cid perde direito ao silêncio e pode receber perdão de pena; veja próximos passos

A delação

O ministro Alexandre de Moraes homologou a delação de Mauro Cid após um acordo de colaboração fechado entre o ex-ajudante de ordens e a Polícia Federal.

A delação em questão está ligada ao inquérito das milícias digitais e a todas as investigações conexas, como a apuração sobre a venda de presentes oficiais recebidos pelo governo Bolsonaro.

Em relação ao inquérito das milícias digitais, a PF investiga a suposta existência de uma organização criminosa que teria a finalidade de atentar contra o Estado Democrático de Direito.

Cid foi preso em maio deste ano, durante uma operação da PF para investigar a inserção de dados falsos de vacinação no sistema do SUS e emissão de certificados de imunização contra a Covid-19.

Após o acordo de delação ser homologado, Cid teve a liberdade provisória concedida pelo STF. Ele deixou a prisão ainda no sábado e deve usar tornozeleira eletrônica.

Decisão de Moraes

A liberdade provisória concedida a Mauro Cid pelo ministro Alexandre de Moraes possui medidas cautelares. Ou seja, o ex-ajudante de ordens terá de seguir as seguintes determinações impostas pelo STF:

  • uso de tornozeleira eletrônica;
  • comparecimento em juízo em 48 horas, e comparecimento semanal posterior, às segundas-feiras;
  • proibição de sair do país e entrega do passaporte em 5 dias;
  • cancelamento de todos os passaportes emitidos pelo Brasil em nome dele;
  • suspensão de porte de arma de fogo, assim como de certificado de registro para coleção, tiro esportivo e caça;
  • proibição de uso de redes sociais;
  • proibição de falar com outros investigados, inclusive por meio de seus advogados. As exceções são a mulher, filha e pai dele

Moraes ainda determinou o afastamento do tenente-coronel do exercício das funções de seu cargo de oficial no Exército. Na decisão, Moraes afirma que, em caso de descumprimento das medidas cautelares, Cid deve voltar para a prisão.

Alckmin anuncia R$ 741 milhões para cidades do RS afetadas por ciclone

Número de mortos no estado já chega a 43

 Por Bruno Bocchini – Agencia Brasil

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, anunciou no início da tarde deste domingo (10) que o governo federal irá disponibilizar R$ 741 milhões em ajuda ao estado do Rio Grande do Sul, atingido por fortes chuvas e enchentes desde a última segunda-feira (4) após a passagem de um ciclone extratropical.  Alckmin fez o anúncio em Lajeado (RS), na Universidade do Vale do Taquari (Univates), onde se reuniu com prefeitos locais, ministros e o governador Eduardo Leite. 

Os recursos serão distribuídos da seguinte forma: R$ 26 milhões para o Ministério da Defesa, para o uso de helicópteros e demais maquinários na região nas buscas e reconstrução; R$ 80 milhões para Ministério da Saúde, que montou um hospital de campanha em Roca Sales (RS) e reconstrução de unidades de saúde destruídas, além da atuação das equipes da Força Nacional de Saúde na região.

O Ministério dos Transportes terá R$ 116 milhões para reconstruir um trecho da BR 116, no km 96, na região do Rio das Antas; o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social e Ministério do Desenvolvimento Agrário aplicará R$ 125 milhões no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Por meio do Ministério das Cidades, R$ 195 milhões serão usados para a construção de moradias. Já o Ministério da Integração Nacional receberá R$ 185 milhões para ajuda humanitária e reconstrução de ruas, estradas, limpeza e pavimentação dos municípios. O Ministério da Previdência Social também receberá recursos, ainda sem detalhamento.

Saque do FGTS

O governo federal, conforme Alckmin, irá liberar o saque do FGTS, no valor de até R$ 6.220, para as pessoas atingidas diretamente pelas chuvas – os recursos já estão incluídos no montante recebido pelos ministérios.

Bolsa Família

Será antecipado também os repasses do Bolsa Família para os afetados, que ocorrerá no próximo dia 18, e do Benefício de Prestação Continuada, no dia 25. As prefeituras ainda deverão receber R$ 800 por habitante atingido. Para os interessados, também será liberado o valor de um salário mínimo pelo BPC – o valor deverá ser pago em até 36 meses sem correção.

O governo federal adiou do pagamento de tributos federais.

A previsão é que o número de municípios com reconhecimento do estado de calamidade pública na região deverá aumentar de 79 para 88, a partir de decreto que será publicado na manhã desta segunda-feira (11).

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, e uma comitiva de ministros foram ao Rio Grande do Sul neste domingo (10), e percorreram a região do Vale do Taquari, a mais afetada pelas chuvas e inundações.

O governo do Rio Grande do Sul atualizou, na manhã deste domingo (10), para 43 a quantidade de pessoas mortas em decorrência das chuvas e inundações que atingem o estado desde a última segunda-feira (4). O número de desaparecidos chega a 46.

A maioria das mortes ocorreu em Muçum (16), seguido de Roca Sales (dez), Cruzeiro do Sul (cinco), Lajeado (três), Estrela (dois), Ibiraiaras (dois) e em Encantado, Imigrante, Mato Castelhano, Passo Fundo e Santa Tereza, uma morte em cada município.

No cidade de Muçum, está também a maioria dos desaparecidos (30), seguido de Lajeado (oito) e Arroio do Meio (oito).

Segundo o governo estadual, 3.130 pessoas foram resgatadas; 224 estão feridas; 3.798 estão desabrigadas; e 11.642, desalojadqs. No total, 150.341 pessoas foram afetadas pelas chuvas e inundações em 88 municípios.

Amistoso da seleção pré-olímpica de futebol em Marrocos é cancelad

Decisão ocorre após terremoto matar pelo menos 2,1 mil pessoas no país

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou que o amistoso entre as seleções masculinas pré-olímpicas (sub-23) de Brasil e Marrocos, que seria disputado na tarde desta segunda-feira (11), na cidade marroquina de Fez, foi cancelado. O anúncio foi feito pela federação africana devido o terremoto que atingiu o país na sexta-feira (8) e matou pelo menos 2,1 mil pessoas.

A delegação brasileira está concentrada a cerca de 700 quilômetros do epicentro do terremoto, que atingiu 6.8 graus na escala Richter. Apesar da distância, jogadores e comissão técnica relataram terem sentido o tremor, ainda que em segurança.

Segundo a nota divulgada pela CBF, a decisão da federação marroquina de cancelar o amistoso desta segunda se deu em razão da comoção nacional pela tragédia. O Rei Mohammed VI decretou três dias de luto. Mais cedo neste domingo (10), chegou a ser anunciado que o jogo ocorreria com portões fechados.

O duelo seria o segundo entre as equipes em Fez. O primeiro foi disputado na última quinta-feira (7), com vitória marroquina por 1 a 0. Os jogos servem de preparação para o Pré-Olímpico de futebol masculino, que será em janeiro. Somente duas seleções da América do Sul se classificam à Olimpíada de Paris, na França. O Brasil é o atual bicampeão da modalidade.

Apoio

A Embaixada do Brasil em Rabat, capital de Marrocos, pode ser contatada pelo telefone +212 661 16 81 81 (inclusive WhatsApp). Outro canal é o plantão consular do Itamaraty, no telefone +55 (61) 98260-0610 (também Whatsapp). Não há notícias de brasileiros entre as vítimas da tragédia.

Feriado prolongado da Independência do Brasil e Ilhéus Moto Praia lotaram principais hotéis da cidade

Ilhéus

O feriado prolongado da Independência do Brasil, somado à realização do Ilhéus Moto Praia, animou todo o trade turístico e incrementa a economia local. De acordo com a Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL), os principais hotéis da cidade estão com 100% de ocupação. O dado reflete a importância do fomento à atividade durante períodos de baixa estação, visto que a Prefeitura tem desenvolvido e apoiado diversos eventos para atrair um número cada vez maior de visitantes.

O fluxo de turistas também impulsiona outros segmentos, como cabanas de praia, bares e restaurantes e mercado de artesanato. “A cidade vive um novo momento, com mais entusiasmo e confiança no futuro. Além disso, temos a beleza natural, a história, a cultura e uma gestão comprometida em valorizar as nossas potencialidades”, destacou o prefeito Mário Alexandre.

2ª edição do Moto Praia – Parte do calendário turístico do município, o evento é um dos maiores encontros de motociclistas da Bahia. A programação gratuita

moto praia; turismo

O Moto Praia é um importante fomentador da economia local, já que atrai visitantes de toda a região. “Muita gente, muitas motos, todo mundo curtindo e aproveitando demais”, disse Astor Badaró, um dos organizadores.

A ATIL ratifica informando que Ilhéus é um dos destinos turísticos preferidos pelos brasileiros, principalmente vindos dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e do Distrito Federal. A perspectiva é que até o fim do feriado prolongado aproximadamente 10 mil pessoas visitem a cidade.

Com o mais extenso litoral entre os municípios da Bahia, as praias de Ilhéus devem ser um dos atrativos turísticos mais procurados na cidade. No entanto, o serviço de salva vidas da Prefeitura recomenda muita atenção aos banhistas por causa da previsão de mar agitado e cuidado redobrado com as crianças.

Reunião discute preparativos para realização da 3ª Adventure Race: Meia Maratona do Cacau 2023

ADVENTURE RACE; pmba; corrida

As inscrições já estão abertas para a 3ª Adventure Race: Meia Maratona do Cacau 2023. Na manhã desta sexta-feira (8), representantes da Prefeitura de Ilhéus receberam o coronel PM Vanderval Meneses, responsável pela chefia do Comando de Policiamento da Região Sul (CPR-S), a fim de discutir os primeiros preparativos para realização do evento, que faz parte das comemorações do 21º aniversário da unidade.

Sobre a iniciativa – Trata-se de uma série de atrações esportivas, com destaque para a Meia Maratona do Cacau, que acontece no dia 29 de outubro, a partir das 7 horas, com largada na Avenida Soares Lopes. Será uma corrida com três percursos – 21 km, 10 km e 5 km – nas categorias geral e militar, além de uma caminhada de 3 km, “para que todos possam participar deste grandioso evento”, conforme explicou o oficial.

ADVENTURE RACE; pmba; corrida

A organização explica que a edição deste ano visa evidenciar a herança cultural e econômica da região Sul, com destaque para o cacau e toda a sua importância para Ilhéus. As comemorações marcarão ainda o desmembramento e reestruturação do Comando de Policiamento da Região Sul.

Ao longo do período de preparação, novas reuniões serão promovidas e as informações detalhadas através dos canais do CPR-S. O Município dará apoio logístico e na divulgação da ação.

As inscrições para a Meia Maratona do Cacau podem ser realizadas na plataforma Races, mediante pagamento de taxa e doação de um quilo de alimento não perecível, que deverá ser entregue na retirada do kit.

Clique aqui e garanta a sua participação.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia