WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

:: ‘Notícias’

Dona de casa baiana avança em reality culinário de Ana Maria Braga e disputa nova etapa nesta sexta (8)

A influenciadora digital e dona de casa Fabiana Cleise conquistou a segunda melhor nota no reality culinário ‘Que Delícia’, do Mais Você, da TV Globo, e avançou para mais uma etapa do desafio. Apresentado por Ana Maria Braga e Talitha Morete, o reality terá mais um grande momento nesta sexta-feira (8). Ao lado de outros cinco participantes, Cleise disputa um prêmio de R$ 20 mil.

“Quero a Bahia todinha acompanhando esse segundo episódio porque tá cheinho de grandes emoções. Ninguém é feliz sozinho e eu preciso do axé de vocês comigo!”, convoca Cleise.

No primeiro episódio, as provas foram em dupla e Cleise fez par com o paulista Kaito Casagrandi. Nesta primeira fase, o tema foi “Partiu encontrar a galera”, que pedia uma produção de petiscos para uma resenha de amigos. Kaito e Cleise apostaram no camarão, ingrediente que é a cara da Bahia. Ambos criaram uma tábua de petiscos com toast, batata hash brown e escondidinho de aipim com camarão apimentado.

O reality show tem como jurados fixos os chefs Dalton Rangel e Andressa Cabral. A cada semana, um jurado especial também participa. O convidado da vez foi o ator e humorista Welder Rodrigues, figurinha carimbada do Zorra Total, que deu vida ao personagem Jajá.

Andressa Cabral elogiou os pratos da dupla. “Amores, esse é o tipo de apresentação que me conquista. Para mim, vocês acertaram muito!”. Cleise e Kaito receberam nota 9,0, a segunda melhor. A final do desafio vai ocorrer no dia 6 de outubro.

Fabiana Cleise (@lardacleise)

Natural de Governador Mangabeira, no Recôncavo Baiano, Fabiana Cleise tem 42 anos, é mãe de cinco filhos e influenciadora digital com mais de 130 mil seguidores. Casada, apaixonada por gastronomia afetiva e bem humorada, ela ama compartilhar suas receitas e mesas postas para a família, inspirando mulheres de todo o Brasil.

Formada em Análise de Sistemas e bem sucedida, a baiana precisou deixar a profissão em 2013 com a chegada dos filhos gêmeos. Em 2016, criou o perfil Lar da Cleise, onde passou a compartilhar sua rotina diária de dona de casa como uma forma de sentir-se melhor e fechar a lacuna deixada pelo afastamento da vida profissional. Encontrou no Instagram uma forma de sentir-se útil novamente e amenizar as intermináveis tarefas domésticas.

Confira vagas de emprego para Ilhéus-Bahia

Ilhéus

 

ENGENHEIRO (ESTÁGIO)
Ensino superior cursando Engenharia
Experiência em carteira de trabalho
Possuir Conhecimento em TPM, ERP, Inglês básico e Autocad
1 VAGA

ASSISTENTE DE COMPRAS (ESTÁGIO)
Ensino superior cursando em Administração
1 VAGA

AUXILIAR ADMINISTRATIVO (ESTÁGIO)
Ensino superior cursando em Administração
1 VAGA

ELETROTÉCNICO (ENERGIA SOLAR)
Ensino médio
Experiência na função
Possuir certificado de curso
1 VAGA

CARPINTEIRO
Ensino médio
Experiência comprovada em carteira de trabalho
15 VAGAS

PEDREIRO
Ensino médio
Experiência comprovada em carteira de trabalho
10 VAGAS

AJUDANTE DE PADARIA
Ensino médio incompleto
Experiência na função
Apresentar carta de referência
Residir nas proximidades do centro
1 VAGA

AUXILIAR DE DESIGNE GRÁFICO
Ensino médio
Experiência na função
1 VAGA

PIZZAIOLO
Ensino fundamental
Experiência na função
Residir na zona sul
1VAGA

ATENDENTE BALCONISTA
Ensino médio
Experiência na função
Residir em Itacaré
1 VAGA

AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO
Ensino médio
Experiência na função
Apresentar certificado de conclusão do ensino médio
30 VAGAS

AUXILIAR DE LOGÍSTICA
Ensino médio
Experiência na função
Apresentar Certificado de conclusão do ensino médio
5 VAGA

ARMADOR DE TELHADOS
Ensino fundamental
Experiência na função
1 VAGA

MECÂNICO DE REFRIGERAÇÃO
Ensino médio
Experiência comprovada em carteira de trabalho
1 VAGA

BARISTA
Ensino médio
Experiência na função
Residir na zona sul
1 VAGA

BARMAN
Ensino médio
Experiência na função
Residir na zona sul
1 VAGA

AUXILIAR DE COZINHA
Ensino médio
Experiência na função
Residir na zona sul
1 VAGA

GARÇOM
Ensino fundamental
Experiência Comprovada em Carteira de Trabalho
8 VAGAS

GARÇOM DE PIZZARIA
Ensino fundamental
Experiência na função
Residir na zona sul
1 VAGA

Centenário de Francolino Neto terá homenagem na Academia de Letras de Ilhéus

O ex-professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e um dos fundadores da Faculdade de Direito de Ilhéus (FDI) e da Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi), Francolino Gonçalves de Queiroz Neto, será homenageado pelo centenário de seu nascimento em sessão solene da Academia de Letras de Ilhéus (ALI), no próximo dia 9 de setembro, às 19 horas. O evento contará com a presença do reitor da Uesc, Alessandro Fernandes, e da diretora do Departamento de Ciências Jurídicas (DCiJur), professora Fernanda Viana.

Francolino Neto nasceu em Pirangi, hoje Município de Itajuípe, no dia 10 de setembro de 1923, e faleceu no dia 23 de fevereiro de 2006, deixando uma lacuna na comunidade de Ilhéus e na região Sul da Bahia, onde teve participação ativa como advogado, professor e escritor. Ele foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Itajuípe e prefeito daquele município.

Professor em diversos colégios de Ilhéus e fundador da Faculdade de Direito de Ilhéus (ao lado do professor Soane Nazaré de Andrade), Francolino era especialista em Direito Penal, disciplina que lecionou por mais de 30 anos, chegando a ser membro da Associação Internacional de Direito Penal, em Paris.

Membro efetivo da Academia de Letras de Ilhéus, foi ocupante fundador da cadeira número 2, tendo por patrono Afrânio Peixoto, já ocupada também pelo professor Cláudio Silveira. Atualmente, a cadeira nº 2 é ocupada pelo professor Sebastião Maciel Costa.A sessão solene da Academia de Letras de Ilhéus prestará homenagem póstuma a Francolino Neto, tendo como orador o acadêmico Josevandro Nascimento.

Como escritor, o professor Francolino deixou as seguintes obras: Crime e Comunidade Cacaueira Temas de Direito Penal e Penitenciário (1984), Penas Restritivas de Direitos na Reforma Penal (1987) e Reflexões Acadêmicas (1990). Após seu falecimento, a viúva e ex-professora de Direito Processual Penal, Mireta Vivas Araújo Gonçalves de Queiroz, doou o acervo pessoal de Francolino Neto, composto por 1.231 livros, à Biblioteca da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Passeio pelo Rio do Engenho une cultura, turismo e apresenta patrimônios históricos de Ilhéus

Rio do Engenho; cultura; história; turismo rural

Fruto da parceria entre a Prefeitura de Ilhéus, por meio das secretarias de Cultura e Turismo, Associação de Moradores do Rio do Engenho (AMORE), Associação Náutica de Ilhéus, Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL), empresários do ramo do turismo e guias, ligados à Associação dos Guias e Condutores de Turismo de Ilhéus (AGCTI), o projeto para impulsionar o turismo no Rio do Engenho começou a ganhar forma.

Na última quarta-feira (6), as entidades promoveram uma visita técnica ao distrito, a fim de apresentar as belezas naturais e os atrativos da comunidade que preserva o patrimônio cultural da cidade e mantém viva a história local.

“A gestão municipal entende que esse roteiro é extremamente importante e garante apoio às iniciativas que visam fomentar o turismo na região. O Rio do Engenho tem uma singularidade enorme, pois na localidade é possível desenvolver o turismo histórico e cultural, em face da permanência de atrativos, como a Capela de Sant’Ana, tombada pelo IPHAN. No local temos ainda a representação da rebelião dos escravos ocorrida no ano da Revolução Francesa”, explicou o professor Reinaldo Soares, superintendente de Cultura.

Rio do Engenho; cultura; história; turismo rural

Soares completou afirmando que o Rio do Engenho possui todos os elementos para se tornar um roteiro com alto potencial turístico. “Queremos que o turista chegue aqui e perceba que o que experienciou só existe em Ilhéus. A determinação do prefeito Mário Alexandre é que seja realizado um trabalho de resgate da cultura e do turismo em nosso município”.

A vila abriga a Igreja Senhora Sant’Ana, construída no século XVI, o Museu do Engenho e a Fazenda Caminho Feliz, espaço voltado para a natureza e preservação ambiental, cachoeiras e trilhas, incluindo a Trilha da Cachaça, bares e dos restaurantes Netos da Gabriela e Delícias do Engenho. Além de fortalecer a atividade turística, o projeto difunde as riquezas culturais de Ilhéus, projetando a cidade através de uma perspectiva singular.

Festival gastronômico Rio do Engenho

“A parceria entre as empresas e o poder público é crucial para que tenhamos esse engajamento, possamos divulgar e consolidar o Rio do Engenho como destino turístico da nossa cidade”, disse Aloísio Freitas, presidente da AGCTI.

Ocupada desde o período pré-colonial por comunidades indígenas e quilombolas, a região carrega traços da formação da identidade do país, reunindo acervos que remontam a quase meio milênio de história.

Inscrição para processo seletivo da Policlínica de Saúde de Ilhéus termina neste domingo (10)

Serão disponibilizadas mais de 60 vagas e cadastros de reserva

Policlínica de Ilhéus; saúde; sesab

Termina neste domingo, 10 de setembro, a inscrição para o processo seletivo da Policlínica Regional de Saúde de Ilhéus, que visa o preenchimento de vagas em diversos cargos. O certame será executado pela Fundação CEFET Bahia.

Clique aqui e inscreva-se.

Serão disponibilizadas mais de 60 vagas e cadastros de reserva, para profissionais da saúde, como médicos especialistas, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos clínicos, entre outros, e profissionais administrativos. O processo tem validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Ilhéus.

O processo seletivo será constituído por prova objetiva e prova de títulos. Para mais informações, acesse o edital.

Ao som de fanfarras, Ilhéus celebra Independência do Brasil e reúne população na Avenida

7 de setembro; desfile; independência do brasil

Com o tema “Juntos na construção de uma nação igualitária”, Ilhéus comemorou os 201 anos da Independência do Brasil. O tradicional desfile cívico-militar aconteceu nesta quinta-feira (7) e reuniu centenas de pessoas ao longo do circuito montado na Avenida Soares Lopes.

Tomada pelos sentimentos de pertencimento e união, a população marcou presença em um dos eventos mais emblemáticos da história do país. O prefeito Mário Alexandre prestigiou o ato solene, acompanhado da deputada estadual Soane Galvão e de autoridades civis e militares. Do palanque, o gestor assistiu às apresentações e destacou a importância do ato, que, segundo ele, é uma forma de fortalecer o patriotismo.

7 de setembro; desfile; independência do brasil

“Um momento de alegria, compromisso e honra. Podemos ver os nossos jovens participando, desfilando e mostrando todo seu amor pelo nosso país. Ilhéus faz parte dessa história, pois são 489 anos de lutas e grandes conquistas. Conseguimos conscientizar as famílias a prestigiarem momentos como esse, para que possam manter viva a nossa cultura. Eu fico extremamente feliz e peço a Deus força e saúde para continuar trabalhando por cada ilheense, povo que tanto amo”.

A solenidade teve início com hasteamento das Bandeiras do Brasil, da Bahia e de Ilhéus, realizado pelo prefeito Mário Alexandre, pelo coronel da PM, Vanderval Meneses, e pelo tenente-coronel do Exército, Rafael Dutra. Em seguida ocorreu a revista às tropas.

7 de setembro; desfile; independência do brasil

Para a professora Eliane Oliveira, secretária de Educação, o tema trabalhado pela rede municipal revela a importância da construção de uma nação justa, igualitária e fraterna. “As nossas escolas mostraram o resgate do ato cívico e o amor à pátria. Hoje podemos perceber o quanto é importante e necessário estarmos juntos em um momento como esse”, afirmou.

Ao todo, mais de 3,5 mil pessoas desfilaram ao som de bandas e fanfarras musicais, entre elas militares, civis e estudantes. “Estou aqui para prestigiar a nossa cidade e a independência do nosso país”, comentou a bióloga Laís Santos. Para Jaqueline Oliveira, “é muito bom ver as crianças desfilando. A gente mantém a nossa tradição viva”, completou.

7 de setembro; desfile; independência do brasil

Desfile- A Avenida Soares Lopes foi completamente tomada por corporações, entidades, instituições, clubes de serviços, escolas da rede pública e privada de ensino e secretarias municipais, divididas em seis grupamentos:

– Grupamento Militar: Composto pelo Colégio da Polícia Militar Rômulo Galvão; Banda de Música (2º BEIC), Guarda Civil Municipal (GCM) e outras 17 corporações;

 

7 de setembro; desfile; independência do brasil

– Grupamento de Entidades e Clubes de Serviços: Composto pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE); Rotary Clube de Ilhéus; Lojas Maçônicas Vigilância e Resistência, Regeneração Sul Baiana, Elias Ocké e outras oito entidades;

– Grupamento de Escolas Particulares: Composto pelo Educandário Siqueira, Colégio Ideal e Colégio Paulo Freire;

7 de setembro; desfile; independência do brasil

– Grupamento das Escolas Municipais do Campo e Projetos Municipais: Composto pelo Projeto Sociocultural Arte e Dança, Escola Municipal de Castelo Novo e outras quatro unidades escolares;

– Grupamento dos Colégios Estaduais e Escolas Municipais da Sede: Composto pelo Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne, Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa e outras nove unidades escolares;

7 de setembro; desfile; independência do brasil

– Grupamento das Secretarias Municipais: Composto pelas secretarias de Saúde, Educação e Promoção Social e Combate à Pobreza.

Além de sensibilizar a população sobre a importância da educação na formação dos cidadãos e cidadãs, a data evidencia a força propulsora do desenvolvimento da nação, bem como o respeito à diversidade cultural, ambiental e à história de um povo, com princípios éticos, morais e cívicos.

MEC limita novas vagas em cursos de medicina em meio a disputa jurídica no STF

Por Luiza Tenente, g1

MEC limita novas vagas em cursos de medicina em meio a disputa jurídica no STF
MEC limita novas vagas em cursos de medicina em meio a disputa jurídica no STF

Em meio a um embate entre grupos educacionais privados e o Supremo Tribunal Federal (entenda abaixo), o Ministério da Educação (MEC) estabeleceu, por meio de portaria publicada na segunda-feira (4), regras para limitar a ampliação de vagas em cursos de medicina particulares.

Segundo a pasta, é uma tentativa de “assegurar a qualidade da formação médica no Brasil”.

Os critérios levam em conta, entre outros aspectos, a estrutura do sistema público de saúde do município (como a disponibilidade de leitos para as aulas práticas e estágios) e as notas que o curso recebeu nas últimas edições do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Nenhuma instituição poderá oferecer mais de 240 vagas por ano nem promover uma ampliação de mais de 30% das que já eram ofertadas.

Projeto do prédio em que funcionará a faculdade de medicina do Sírio-Libanês — Foto: Divulgação

Projeto do prédio em que funcionará a faculdade de medicina do Sírio-Libanês — Foto: Divulgação

➡️Qual o motivo desse controle do MEC? Com mensalidades altas (que chegam a R$ 12 mil), baixas taxas de evasão dos alunos e uma importância estratégica no setor de educação, as graduações de medicina tornaram-se uma “mina de ouro” para mantenedoras de ensino: no mercado, estima-se que uma única vaga valha R$ 2 milhões.

Tamanha atratividade financeira levou a um “boom” no surgimento de novos cursos no Brasil: em 2002, eram 113; em 2018, o número já havia saltado para 322.

Três desafios surgiram a partir disso:

  • garantir qualidade de ensino aos estudantes de medicina;
  • abrir cursos em regiões com leitos disponíveis para alunos fazerem as aulas práticas e a residência;
  • tornar a distribuição de profissionais mais igualitária entre as regiões — evitando que só sejam abertos cursos em grandes cidades do Sudeste (veja infográfico mais abaixo).

➡️O que já foi feito para controlar esse aumento desenfreado de cursos e vagas?

  • Em 2014, a então presidente Dilma Rousseff decidiu, por meio do programa Mais Médicos, levar as graduações de medicina para locais com carências de profissionais de saúde no SUS. Por meio de chamamento público, o governo anunciava em quais cidades deveriam ser abertas novas vagas. Havia contrapartidas: as mantenedoras de ensino precisavam, por exemplo, direcionar parte do faturamento para melhorias na rede pública do município.
  • Em 2018, na gestão de Michel Temer, todos os processos de abertura de faculdades de medicina e de ampliação de vagas, inclusive no Mais Médicos, foram “congelados” por 5 anos.

Essa “trava” terminou em abril de 2023. Abriu-se, então, um debate: o governo Lula deveria permitir novos cursos de medicina só onde faltam profissionais ou em qualquer lugar?

Veja o resumo, ponto a ponto, das discussões jurídicas que envolvem o tema. São dois capítulos:

❄️Capítulo 1: ‘congelamento’ e ‘descongelamento’ de novas faculdades de medicina

⚖️Capítulo 2: faculdades privadas vão à Justiça

  • Parte das mantenedoras de ensino não concordou com a limitação imposta pelo MEC e alegou, na Justiça, que ela é inconstitucional.
  • Foram feitos mais de 200 pedidos para que cursos fossem criados em qualquer local, sem levar em conta a estrutura do SUS e a disponibilidade de leitos para aulas práticas, por exemplo.
  • E aí é que entra o STF: em 7 de agosto, o ministro Gilmar Mendes reforçou que limitar a criação de cursos de medicina apenas por chamamento público é uma prática constitucional, sim, e que os juízes não devem conceder liminares a favor de universidades que lutam pela “liberdade de mercado”.
  • A pauta está sendo votada pelo plenário do Supremo (ou seja, por todos os ministros). Até a última atualização desta reportagem, o processo estava pausado, já que Luiz Fux “pediu vista” (mais tempo para analisar o caso).

Enquanto nem o chamamento público para novas faculdades é publicado, nem o STF termina a votação, o MEC publicou a portaria com regras para ampliação de vagas em instituições já existentes.

🩺Novas regras para ampliar vagas

A seguir, veja as novas regras para o aumento de vagas em faculdades que já estão em funcionamento:

  • nota igual ou superior a 4 no Enade, nos últimos três anos de avaliação;
  • ausência de qualquer penalidade imposta à instituição de ensino nos últimos três anos (ou ao curso, nos últimos 6 anos);
  • comprovação de que realmente o aumento de vagas é necessário (a relação candidato/vaga no último processo seletivo deve ter sido maior que 2);
  • limite de até 30% de novas vagas em relação às já existentes;
  • teto de 240 vagas ofertadas por ano, no total;
  • existência de, no mínimo, 5 leitos do SUS para cada vaga solicitadaum hospital de ensino com mais de 80 leitos e 3 programas de residência.

A respeito desse último item, Silvio Pessanha, da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), explica que existe atualmente uma desproporção entre alunos formados e vagas de residência de qualidade (programas de especialização que podem formar, por exemplo, cirurgiões, pediatras ou dermatologistas).

“Muitos estudantes acabam terminando a faculdade e nem querendo [fazer residência], porque sabem que não terão supervisão, não aprenderão nada, atenderão um monte de pacientes e virarão mão de obra barata para hospitais, sem nenhum acolhimento acadêmico”, afirma.

Diante disso e “visando a promover a melhor (re)distribuição de cursos e médicos pelo país, em especial para as regiões Norte e Nordeste e municípios do interior”, Pessanha classifica a portaria do MEC como “extremamente pertinente e benéfica para o setor e para a sociedade”.

Rosylane Rocha, 2ª vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), menciona também como a falta de leitos no SUS, diante do número alto de alunos em determinadas localidades, pode atrapalhar a formação deles nas aulas práticas.

“Imagine você, paciente, deitado em um leito, sem nenhum sossego. São 15, 20 estudantes passando por você. (…) Estamos colocando alunos para se formar em centros que não têm condição de acolher tudo isso de gente.”

Morre apresentador Raimundo Varela aos 75 anos

Por g1 BA

Morre apresentador Raimundo Varela aos 75 anos

Morre apresentador Raimundo Varela aos 75 anos

O apresentador Raimundo Varela Freire Júnior morreu na madrugada desta quinta-feira (7), aos 75 anos, em Salvador. A causa da morte não foi divulgada.

Conhecido popularmente como Varela, o apresentador foi um dos principais comunicadores do estado e tem extensa carreira no rádio e na televisão.

Segundo o filho do apresentador, Gel Varela, o comunicador estava internado em uma clínica do bairro de Nazaré há mais de 10 dias. De acordo com a família, desde a pandemia da Covid-19, Varela passava por problemas de saúde.

Morre apresentador Raimundo Varela aos 75 anos — Foto: Reprodução/TV Bahia

Morre apresentador Raimundo Varela aos 75 anos — Foto: Reprodução/TV Bahia

Nascido em Itabuna, no sul da Bahia, Raimundo Varela Freire Júnior se mudou para a capital baiana ainda criança. Cresceu no bairro de Periperi, no subúrbio de Salvador.

Antes da carreira profissional no rádio e na TV, trabalhou em uma fábrica de cimento no Centro Industrial de Aratu (CIA), diretor de um clube social na Cidade Baixa, taxista e jogador de futebol.

Varela trabalhou na TV Itapoan, afiliada da TV Record na Bahia, e na Bandeirantes. Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento do apresentador.

Morre apresentador Raimundo Varela aos 75 anos — Foto: Reprodução/TV Bahia

Morre apresentador Raimundo Varela aos 75 anos — Foto: Reprodução/TV Bahia

Lula anuncia novos ministros do Esporte e de Portos e Aeroportos

Deputados André Fufuca e Silvio Costa Filho foram convidados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva formalizou o convite aos deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) para assumirem os ministérios do Esporte e dos Portos e Aeroportos, respectivamente. O anúncio foi oficializado em nota pelo Palácio do Planalto, na noite desta quarta-feira (6), após uma reunião entre o presidente, os parlamentares convidados e o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Lula passou a tarde acertando os últimos detalhes da reforma ministerial em agenda fechada no Palácio da Alvorada, residência oficial, em Brasília.

Brasília (DF), 06.09.2023 - Anunciados os novos ministros, os deputados André Fufuca (Esportes) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos). Foto: Ricardo Stuckert/PR
Brasília (DF) – Novos ministros André Fufuca (esquerda) e Silvio Costa Filho (direita) com o ministro Alexandre Padilha (centro) – Foto: Ricardo Stuckert/PR

As negociações vinham ocorrendo há meses e marcam a entrada do partido Republicanos e do Partido Progressista (PP) -, este último tendo como principal expoente o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) – no primeiro escalão do governo. Fufuca assume o lugar de Ana Moser, enquanto Costa Filho sucede a Márcio França (PSB), que assumirá uma nova pasta a ser criada, batizada de Ministério das Micro e Pequenas Empresas. Republicanos e PP estão entre as maiores bancadas parlamentares na Câmara dos Deputados, onde o governo busca consolidar uma base de apoio para aprovação de projetos.

O destino de Ana Moser não foi informado. As novas mudanças representam a quarta troca ministerial promovida por Lula em seu atual mandato, em menos de um ano. Em julho, ele já havia anunciado a troca no Ministério do Turismo, com a saída de Daniela Carneiro (União Brasil-RJ) e a indicação de Celso Sabino (União Brasil-PA), que tomou posse há cerca de um mês. A medida havia sido uma exigência da cúpula nacional do União Brasil para se manter na base do governo, após divergências internas com a ex-ministra.

Em abril, o general Gonçalves Dias pediu afastamento do cargo de ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, no contexto das revelações das imagens da invasão de vândalos golpistas no Palácio do Planalto, no dia 8 de janeiro.

Veja a íntegra da nota oficial do Palácio do Planalto:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na tarde desta quarta-feira (6/9) com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Rep-Pernambuco). Os deputados foram convidados, respectivamente, para os ministérios do Esporte e dos Portos e Aeroportos, e aceitaram o convite. A nomeação e posse serão realizadas no retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva da reunião do G20. O ministro Márcio França assumirá a nova pasta das Micro e Pequenas Empresas.

Em uma rede social, André Fufuca agradeceu o convite e a confiança do presidente Lula. “O grande desafio que se mostra será colocar o Esporte definitivamente como política de Estado, por sua inegável importância social e cultural. Vou me debruçar sobre estratégias, planos e metas em busca de resultados, com o compromisso de continuar pautando minhas ações no diálogo, respeito, equilíbrio e responsabilidade, com o objetivo maior de beneficiar todos os brasileiros e brasileiras”, disse.

Silvio Costa Filho também comunicou o convite para a nova função à frente da pasta dos Portos e Aeroportos. “Vamos juntos dialogar com os trabalhadores e trabalhadoras, com o setor produtivo nacional, governadores e governadoras de Estado, prefeitos e prefeitas do Brasil para que, de maneira coletiva, possamos avançar na agenda do desenvolvimento econômico e social do país”, afirmou em sua rede social.

Em nota publicada no site do Ministério do Esporte, Ana Moser lamentou o pouco tempo para a implantação de uma política pública de esporte inclusiva. Segundo ela, as ações executadas no período e as entregas previstas pela pasta foram apresentadas ao presidente. “Tivemos pouco tempo para mudar a realidade do Esporte no Brasil, mas sei que entregamos muito, construímos muito e levamos a política do presidente Lula aos que tivemos contato de norte a sul deste país. Continuarei lutando e contribuindo para uma política pública de esporte que seja para todas, todos e todes. Agradeço aos que estiveram comigo percorrendo este caminho curto e árduo”.

Governador Jerônimo Rodrigues participa do desfile de 7 de Setembro

O governador Jerônimo Rodrigues vai participar das celebrações ao 7 de Setembro, nesta quinta-feira (7), a partir das 8h40, na Praça do Campo Grande. Antes do desfile cívico, o governador receberá honras militares e, em seguida, fará o hasteamento da bandeira.

Cerca de 600 estudantes da rede estadual de ensino participarão do desfile, apresentando as tradicionais fanfarras. A Polícia Militar da Bahia também desfilará com 906 representantes da corporação, incluindo militares das novas unidades, como os Batalhões de Proteção à Mulher, de Policiamento Escolar, de Prevenção a Furtos e Roubos de Veículos e o de Patrulhamento Tático Móvel (Batamo).

Cartórios de Notas da Bahia começam a registrar escrituras sobre Direitos Digitais

Em uma época de avanço acelerado no uso da Inteligência Artificial (IA) na vida cotidiana, a discussão sobre o direito do uso da imagem de pessoas após sua morte ganhou notoriedade nos últimos meses. Um comercial envolvendo a recriação da cantora Elis Regina e a alteração no testamento da popstar Madonna, que proibiu o uso de hologramas após sua morte, chamaram a atenção da sociedade para um tema que já chegou aos Cartórios de Notas do país: as escrituras sobre direitos digitais.

Conhecidos tecnicamente como Escrituras Declaratórias ou Diretivas Antecipadas de Vontade (DAVs), os atos vêm se tornando cada vez mais comuns nos Tabelionatos brasileiros, e envolvem a proteção de direitos que vão desde o acesso às senhas e códigos de redes sociais, muitas vezes de canais de influenciadores monetizados por plataformas digitais, até pessoas que desejam preservar os direitos de voz ou imagem em caso de algum acontecimento inesperado. Nos últimos três anos foram 13 atos desta natureza e 1 feito nos primeiros sete meses de 2023.

Comunicado | interdição de trecho da BR-415 para desmonte de rocha nesta quinta-feira (7)

O trânsito será interditado às 13 horas

 BR-415 Ilhéus/Itabuna. Foto - Clodoaldo Ribeiro/Secom

O Consórcio SVC/PAVISERVICE informa que o trânsito na BR-415 será interditado às 13 horas desta quinta-feira (7), feriado da Independência do Brasil, no trecho entre os quilômetros 25 e 26. A interdição é necessária para execução do desmonte de rocha, por meio de detonação controlada na estaca 358 da BA-649, em atendimento às normas e aos protocolos de segurança.

A medida é temporária, com duração de 15 minutos. A intervenção é realizada para execução de pavimentação em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), em uma extensão de 18 quilômetros.

Programação de desmonte de rocha

Quilômetros 25 e 26 da BR-415 (Itabuna-Ilhéus)

Interdição: Bloqueio da pista

Data: 7 de setembro de 2023 (quinta-feira)

Horário do desmonte: 13h – duração de 15 minutos



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia