WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

:: ‘Notícias’

Sesau explica aparecimento de pelotas de óleo no litoral de Ilhéus

A Secretaria Municipal de Saúde emitiu uma nota para orientar a população e os profissionais da área sobre as medidas de prevenção

limpeza das praias; baronesas

Considerando as pelotas espessas de óleo (petróleo cru de origem desconhecida) que estão surgindo em algumas praias de Ilhéus, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) emitiu uma nota para orientar a população e os profissionais da área sobre as medidas de prevenção. De acordo com a Sesau, trata-se de contaminação ambiental por petróleo cru, sendo uma mistura constituída de agentes cancerígenos, nefrotóxicos, irritantes respiratórios e mutagênicos.

A toxicidade varia de acordo com a sua composição e tempo de exposição. Os derivados de petróleo têm diferentes toxicidades (hidrocarbonetos e aditivos não hidrocarbonetos).

Recomendação de saúde

– População Geral

– Evitar contato direto com a substância (petróleo cru), especialmente crianças e gestantes;

– Seguir orientações dos órgãos de meio ambiente sobre atividades recreacionais e de pesca nas regiões afetadas;

Em caso de exposição ou aparecimento de sintomas, a pessoas deve buscar o atendimento médico em unidade de saúde mais próxima e/ou ligar para o CIATox-BA/CIAVE, através do 0800 284 4343 ou (71) 3103-4343

– Voluntários

Os voluntários devem seguir as orientações dos órgãos de Defesa Civil ou o Comando local de resposta ao desastre antes de realizar a ação de voluntariado.

– Durante a limpeza recomenda-se evitar o contato direto com o óleo por meio do uso de: máscara semifacial filtrante (PFF2) para ambientes aberto e semifacial com filtro de proteção para vapores orgânicos em ambiente fechado; luvas de borracha resistente; óculos de ampla visão; botas ou galochas de plástico ou outro material impermeável;

– Não é recomendada a participação de crianças e gestantes nos mutirões de limpeza;

– Deve-se utilizar óleo de cozinha e outros produtos contendo glicerina ou lanolina para remoção da substância na pele e lavar com água e sabão;

Eventuais lesões de pele devem ser tratadas por serviços médicos especializados.

– Nunca usar solventes (como querosene, gasolina, álcool, acetona, thinner) para remoção, esses produtos podem ser absorvidos e causar lesões na pele.

Em caso de exposição ou aparecimento de sintomas, a pessoas deve buscar o atendimento médico em unidade de saúde mais próxima e/ou ligar para o CIATox-BA/CIAVE, através do 0800 284 4343 ou (71) 3103-4343

 Profissionais de Saúde

Aos profissionais de saúde, recomenda-se atenção aos sinais e sintomas característicos de intoxicação aguda. Ressalta-se que os casos suspeitos e confirmados (em trabalhadores ou voluntários) de intoxicação exógena devem ser notificados na respectiva ficha do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN).

Prefeitura de Ilhéus intensifica serviços urbanos e realiza mutirão no Dia Mundial da Limpeza

secsurb; limpeza urbana

A Prefeitura de Ilhéus segue realizando ações de limpeza pública em diversos pontos da cidade. Coordenado pela Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), o trabalho engloba limpeza, varrição, capina, retirada de entulhos, roçagem, raspagem, pintura de meio-fio e coleta de lixo. Na última semana, as equipes atenderam as comunidades do Hernani Sá e do Residencial Vilela.

Conforme Gabriel Lima, gerente operacional da Secsurb, no Hernani Sá também será feita a limpeza do canal. Já no Residencial Vilela, o pacote de ações inclui a manutenção da iluminação pública. Ele reforça afirmando que a população também precisa fazer a sua parte, descartando o lixo de forma correta para que, em período de chuvas, não ocorra entupimento de bueiros e da rede de esgoto.

secsurb; limpeza urbana

Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias – Hoje (16), a Secsurb realiza um mutirão na Praia dos Milionários, com início às 8h. A ação faz parte da global que visa mobilizar as comunidades sobre a importância da conservação e uso sustentável dos mares e recursos marinhos.

O movimento, criado em 1986, realiza campanhas de limpeza em cidades costeiras e integra o World Cleanup Day e o International Coastal Cleanup, que envolvem milhões de voluntários em 190 países.

“Vamos realizar um trabalho coletivo e de conscientização para que a sociedade compreenda importância do descarte correto do lixo e resíduos sólidos, com foco na preservação do meio ambiente e promoção da saúde e do bem-estar da população”, explicou João Aquino, titular da Secsurb.

Projeto ‘Irmão Cegonha’ garante autonomia à gestante e amplia rede de acolhimento em Ilhéus

O projeto visa prevenir doenças e garantir autonomia aos sujeitos envolvidos no cuidado durante o período gestacional

Projeto; Irmãos Cegonha; sps

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, promoveu na última quinta-feira (14) ações do projeto “Irmão Cegonha” para grupos de gestantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do Programa Criança Feliz. A atividade aconteceu na AABB, Zona Sul da cidade.

O projeto visa prevenir doenças e garantir autonomia aos sujeitos envolvidos no cuidado durante o período gestacional. As gestantes participaram de atividades educativas, recreativas e lúdicas.

“Foi um momento de troca de aprendizagem e experiências com palestras sobre atualização do CadÚnico, Centro de Referência de Atendimento à Mulher [CRAM] e depressão pós-parto, pela psicóloga Márcia Kelly, e os serviços do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio”, informou o secretário da pasta, Rubenilton Silva.

Projeto; Irmãos Cegonha; sps

Além dos serviços oferecidos para as gestantes, as crianças que estavam presentes no evento tiveram acesso ao “Cantinho do Brincar” e participaram de brincadeiras, oficinas de arte, pintura facial, arte com balão e contação de histórias.

“Uma experiência muito boa. A gente aprende muitas coisas. Sou mãe de primeira viagem e pude trocar muitas experiências com as outras gestantes e os profissionais de saúde”, relatou Maiquele Sena.

Mordida de cachorro, raios, câmeras térmicas: veja como foi a captura do brasileiro que estava foragido nos EUA

Por Luisa Belchior, g1

Brasileiro condenado à prisão perpétua nos EUA é capturado após 14 dias

Brasileiro condenado à prisão perpétua nos EUA é capturado após 14 dias

As últimas horas da megaoperação da polícia da Pensilvânia para capturar Danilo Cavalcante, o brasileiro condenado à prisão perpétua que fugiu da cadeia nos Estados Unidos, foram repletas de elementos inusitados.

⚠️O grupo antigo será desativado. Mesmo que você já faça parte da nossa comunidade, é preciso se inscrever novamente.

Cavalcante, condenado por matar a ex-namorada Débora Evangelista Brandão, estava foragido desde 31 de agosto, quando conseguiu escapar da prisão escalando paredes (leia mais abaixo). Ele foi preso na manhã desta quarta-feira (13).

Veja a seguir como foi a dinâmica da captura e detalhes inesperados, segundo relato da polícia da Pensilvânia:

Alarme que virou a pista principal

Toda a parte final da operação que teve como desfecho a prisão de Danilo Cavalcante começou com o alarme de um imóvelO aviso sonoro disparou durante a madrugada dentro do perímetro onde cerca de 500 policiais faziam as buscas.

Policiais não encontraram nada no imóvel, mas isso levou a operação a focar na área.

Aviões, helicópteros, homens em terra e cães farejadores foram descolados para esse ponto e começaram uma busca mais intensa.

Câmeras térmicas

Imagens aéreas mostram busca por brasileiro foragido nos EUA
Imagens aéreas mostram busca por brasileiro foragido nos EUA

Uma das aeronaves utilizadas na megaoperação de busca pelo brasileiro tinha embutida câmeras térmicas, que detectam o calor humano.

Uma das câmera mostrou um ponto suspeito em uma área de vegetação baixa. Novamente, a operação se focou nesse ponto.

Raios

Mas outro fator inesperado mudou os rumos outra vez: uma forte tempestade, com muitos raios, atingiu a região.

O avião com câmeras térmicas teve então de recuar e pousar de volta em uma base. Equipes em terra também se mantiveram em um local seguro, mas outras aeronaves monitoraram o entorno para evitar uma fuga.

Madrugada interrompida

As buscas foram então interrompidas de madrugada.

No início da manhã, quando a tempestade passou, a polícia continuou investindo no ponto de calor apontado pela câmera térmica.

Caça final

Rapidamente, homens em terra cercaram o local, junto de cães farejadores. Lá, cães de patrulha e policiais em terra confirmaram a hipótese e encontraram Cavalcante, por volta das 08h no horário local (09h no horário de Brasília).

Cavalcante foi preso em uma área de floresta perto do South Coventry, onde se suspeitava que ele estava desde terça-feira (12).

Ele estava embaixo de uma pilha de madeira, e só se deu conta da presença policial quando já estava cercado.

Nova fuga

Ao ver os policiais, ele ainda tentou fugir, se rastejando por uma vegetação.

“Ele ainda tentou rastejar pela vegetação rasteira, levando o rifle que tinha com ele”, disse o tenente-coronel George Bivens, que coordenou a megaoperação.

Nesta quarta, em entrevista ao jornal “The New York Times”, a mãe do brasileiro, Iracema Cavacalte, afirmou que o filho foi treinado para lutar pela sobrevivência e que iria tentar fugir até o fim.

Durante a fuga, o brasileiro costumava se mover durante a noite. “Ele só caminhava de dia se pressionado por nossas patrulhas”, disse Bivens.

Mordida de cachorro

 

Brasileiro condenado à prisão perpétua nos EUA é capturado após 14 dias

Brasileiro condenado à prisão perpétua nos EUA é capturado após 14 dias

O brasileiro chegou a ser atendido por um médico por conta da mordida após ser capturado, mas o ferimento foi leve, segundo a polícia.

Nenhum tiro disparado

Ninguém ficou ferido durante a ação, e nenhum tiro foi disparado – autoridades temiam a possibilidade de vítimas pelo fato de que o brasileiro estava armado (leia mais abaixo).

A captura aconteceu no 14º dia das buscas, que envolveram uma megaoperação com 500 policiais, participação do FBI e fechamento de escolas e parques. Mesmo assim, Cavalcante, que matou a facadas uma ex-namorada e escalou as paredes da prisão para fugir, conseguiu caminhar por 38 quilômetros, roubar uma van e um rifle e trocar tiros com um morador (leia mais detalhes abaixo).

“A captura de Cavalcante dá fim ao pesadelo das duas últimas semanas, e agradecemos a cada um dos policiais regionais, estatuais e federais que saíram às ruas em todas as condições, dia e noite”, declarou a polícia do condado de Chester, na Pensilvânia, em comunicado.

Danilo Cavalcante é levado por policiais — Foto: NBC/Reprodução

Danilo Cavalcante é levado por policiais — Foto: NBC/Reprodução

Câmera térmica

Brasileiro foragido nos EUA é capturado
Brasileiro foragido nos EUA é capturado

A operação final para capturar Cavalcante durou várias horas. Um dos investigadores revelou à agência de notícias Associated Press, que policiais usaram imagens térmicas de aeronaves para identificar uma possível localização. A partir daí, homens em terra fora até o ponto e capturaram Cavalcante.

No período de fuga, o brasileiro foi visto algumas vezes por câmeras de segurança e moradores. A última delas antes da captura foi na cidade de South Coventry, no condado de Chester, no leste da Pensilvânia.

Lá, ele roubou um rifle na porta da garagem de um morador de South Coventry, que estava aberta. O morador viu e trocou tiros com o brasileiro, mas os investigadores acreditavam que Cavalcante não chegou a ser atingido, porque, segundo a investigação, o brasileiro conseguiu correr para uma floresta.

Um cerco foi então montado na região, a 32 quilômetros da prisão de onde ele escapou, e a 74 quilômetros da cidade da Filadélfia, a maior cidade da Pensilvânia e perto também de Nova York.

“Nós o consideramos desesperado, o consideramos perigoso, toda a dinâmica confirma para nós que ele tem uma arma”, afirmou o tenente-coronel George Bivens, responsável pela megaoperação, na terça-feira (12).

Bivens afirmou na ocasião ter certeza que Cavalcante estava dentro do perímetro de buscas estabelecido e que ele seria preso “o quanto antes”.

As últimas pistas que fizeram a polícia fechar o cerco e checar mais perto do brasileiro foram:

  • Pegadas “idênticas” às dos sapatos que Cavalcante usava na prisão;
  • O caminho até uma área de floresta que ele provavelmente fez após roubar um rifle na porta da garagem de uma casa em South Coventry.
  • A rota de fuga não-linear. Segundo a polícia, Cavalcante começou caminhando em direção ao sul da Pensilvânia, mas agora anda em direção ao norte;

A operação de buscas durou 14 dias e angariou críticas pela demora em encontrar o fugitivo dentro de um perímetro de poucos quilômetros. O tenente-coronel George Bivens negou falhas. Ele disse que a tática foi cercar o brasileiro e “estressá-lo” até que ele ficasse acuado e fosse finalmente encontrado.

“A polícia está fazendo um ótimo trabalho. Sabemos que ele está dentro do nosso perímetro de buscas, e Cavalcante será preso o quanto antes”, disse Bivens na terça-feira.

Brasileiro foragido nos EUA rouba rifle e troca tiros com morador

 

–:–/–:–

Brasileiro foragido nos EUA rouba rifle e troca tiros com morado

Durante as operações de busca, escolas chegaram a cancelar aulas, e as autoridades pediram que moradores evitassem sair de casa e trancassem portas.

“Os residentes da área são solicitados a trancar todas as portas e janelas, proteger os veículos e permanecer em casa. Não se aproxime”, publicou a polícia em uma rede social esta semana.

 

Recompensa e Interpol

 

Brasileiro 'escalou' parede para fugir da prisão nos EUA

Brasileiro ‘escalou’ parede para fugir da prisão nos EUA

Ao longo dos dias, as autoridades da Pensilvânia também foram subindo as recompensas para quem encontrasse Cavalcante. A mais recente delas oferecia US$ 25 mil (cerca de R$ 123 mil).

Além disso, o nome do brasileiro também foi incluído na lista de procurados da Interpol.

A fuga de Danilo também provocou a prisão da irmã dele, que mora nos Estados Unidos. As autoridades não forneceram detalhes sobre a motivação. No entanto, ela deve ser deportada.

Nesta quarta, em entrevista ao jornal “The New York Times”, a mãe do brasileiro, Iracema Cavacalte, afirmou que o filho foi treinado para lutar pela sobrevivência e negou que ele pudesse ser uma ameaça.

Danilo Cavalcante nasceu e cresceu no Tocantins.

Roubo de carro

Brasileiro condenado à prisão perpétua por matar ex-namorada foge da cadeia nos EUA
Brasileiro condenado à prisão perpétua por matar ex-namorada foge da cadeia nos EUA

Nos primeiros dias após fugir da prisão, Danilo estava em uma área de vegetação que a polícia tentou isolar. No entanto, a densidade da mata ajudou com que ele conseguisse escapar.

Logo depois, de acordo com as autoridades, Danilo conseguiu encontrar um carro com chave dentro em uma região próxima da que estava cercada – a região, de cidades pequenas, é tranquila, e moradores costumam deixar chaves em carros e portas abertas.

Crime

Mapa mostra onde fica a prisão de onde o brasileiro Danilo Sousa Cavalcanti escapou — Foto: g1

Mapa mostra onde fica a prisão de onde o brasileiro Danilo Sousa Cavalcanti escapou — Foto: g1

Danilo Cavalcante foi condenado por matar a ex-namorada Débora Evangelista Brandão. O crime aconteceu em abril de 2021, na cidade de Phoenixville. No dia 31 de agosto, ele conseguiu escapar da prisão. Desde então, buscas são feitas.

O crime pelo qual o brasileiro foi condenado aconteceu em abril de 2021, na cidade de Phoenixville.

O caso ainda corre na Justiça do Tocantins.

STF suspende para o intervalo sessão que julga primeiro réu pelo 8/1

STF suspende para o intervalo sessão que julga primeiro réu pelo 8/1

Julgamento será retomado a partir das 14h

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu para o intervalo a sessão de julgamento de Aécio Lúcio Costa Pereira, primeiro réu pelos atos golpistas de 8 de janeiro. O julgamento será retomado a partir das 14h.

Até o momento, o ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, iniciou a leitura do voto e rejeitou pedido de suspeição para julgar o caso e para que as acusações não sejam analisadas pela Corte. O voto sobre a condenação será proferido na parte da tarde da sessão.

De acordo com a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), Aécio participou da depredação do Congresso Nacional, quebrando vidraças, portas de vidro, obras de arte, equipamentos de segurança, e usando substância inflamável para colocar fogo no tapete do Salão Verde da Câmara dos Deputados.

No dia dos atos, o acusado foi preso pela Polícia Legislativa no interior do plenário do Senado. Ele chegou a publicar um vídeo nas redes sociais durante a invasão da Casa.

Mais cedo, a PGR reforçou pedido de condenação do réu. Durante a sessão, o subprocurador da República Carlos Frederico Santos disse que os acusados agiram contra a democracia ao participarem dos atos de vandalismo. Santos afirmou também que o julgamento representa  “novo marco” na democracia brasileira.

“Buscou-se derrubar um governo que foi legitimamente eleito através do sufrágio universal, a pretexto de ter ocorrido fraudes nas eleições”, afirmou.

Durante o julgamento, a defesa de Aécio Lúcio rebateu as acusações e considerou que o julgamento é “politico”.

A Corte julga os primeiros quatro denunciados pela participação dos atos. Estão na pauta de julgamento mais três ações penais que têm como réus Thiago de Assis Mathar, Moacir José dos Santos e Matheus Lima de Carvalho Lázaro.

Eles também são acusados pela PGR de participarem efetivamente da depredação do Congresso e do Palácio do Planalto. Todos serão julgados individualmente.

MEC quer retomar oferta de vagas não preenchidas no Fies

Nova chamada deve ser ainda em setembro ou outubro

O Ministério da Educação (MEC) ofertará, ainda este ano, as vagas que não foram preenchidas no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A medida faz parte de uma série de mudanças em discussão pela pasta em um grupo de trabalho que busca retomar o caráter social do programa.

O anúncio foi feito pelo diretor de Políticas e Programas de Educação Superior do Ministério da Educação, Alexandre Fonseca, no seminário Diálogo sobre a reconstrução do Fies, promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes).

“A gente vai retomar as vagas remanescentes. A gente está preenchendo cerca de metade das vagas nos últimos 3, 4 anos. Descontinuaram a abertura de vagas remanescentes. A gente está trabalhando para abrir o Fies agora em setembro, no mais tardar no início de outubro”, disse.

A nova chamada, segundo Fonseca, deverá ser destinada a alunos já matriculados em instituições de ensino superior.

As chamadas vagas remanescentes são aquelas que não foram ocupadas no decorrer do processo seletivo regular, por desistência dos candidatos pré-selecionados ou falta de documentação na contratação do financiamento, por exemplo.

Fonseca ressaltou que o Fies precisa ser pensado em conjunto com outras políticas do MEC de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino, e o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo a estudantes de baixa renda em instituições privadas. Em todos esses programas foram constatadas quedas tanto nos inscritos quanto no percentual de vagas ocupadas.

“Quando a gente pensa em acesso ao ensino superior, a gente pensa em ocupação das vagas que estão sendo oferecidas, a gente tem que ampliar o acesso, mas ampliar estabelecendo, primeiro, diagnósticos de por que há essa diminuição. A gente tem explicações para isso, teve a pandemia, que não é algo menor, e tem período que o governo federal considerou a universidade como inimiga”, disse.

O Fies é um programa de gestão compartilhada, com a participação, por exemplo, da Caixa Econômica Federal. O MEC é o responsável pelo processo seletivo.

Em nota, a pasta informa que os prazos e detalhamento das vagas remanescentes que serão ofertadas serão anunciados “tão logo sejam consolidadas todas as informações sobre esse novo processo de convocação para ocupação de vagas do Fies”.

Reconstrução

O MEC discute atualmente uma reconstrução do Fies. O programa foi criado em 1999 e oferece financiamento a estudantes em instituições particulares de ensino a condições mais favoráveis que as de mercado. O programa, que chegou a firmar, em 2014, mais de 732 mil contratos, sofreu, desde 2015, uma série de mudanças e enxugamentos.

Um dos principais motivos para as mudanças nas regras do Fies, de acordo com gestões anteriores do Ministério da Educação, foi a alta inadimplência, ou seja, estudantes que contratam o financiamento e não conseguem quitar as dívidas. LINK 1

O MEC pretende retomar o caráter social do programa. A pasta deverá lançar, em breve, o Fies Social, que cobrirá 100% dos custos das mensalidades em instituições privadas de ensino superior.

Piso da Enfermagem entra em vigor para o setor privado em todo o país

Giszele Paixão

O piso da enfermagem entrou em vigor a partir desta terça-feira (12) na rede privada em todo o país, conforme o prazo estipulado pelo Superior Tribunal Federal (STF). De acordo com a determinação do STF, o piso deve ser pago pelo setor privado no caso de falta de acordo entre sindicatos e empresas de saúde.  Não havendo acordo, incidirá a Lei nº 14.434/2022, desde que decorrido o prazo de 60 dias, contados da data de publicação da ata do julgamento no STF, ocorrida em 12 de julho.

 

“O Coren-BA sempre defendeu o pagamento do piso na sua integralidade, conforme definido pela lei 14.434/2022, tanto para trabalhadores do setor público quanto do privado. Nossa luta continua até que os valores cheguem nos contracheques destes profissionais. Vale lembrar que na Bahia e demais estados do Nordeste e do Norte são praticados os piores salários, então a implantação do piso da enfermagem é de suma importância para acabar com este desequilíbrio regional”, destaca a presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Giszele Paixão.

Pesquisa aponta que 87% da população aprova coleta de resíduos em Itabuna


Uma pesquisa da empresa Compasso revelou que 87% da população de Itabuna está satisfeita com a coleta de lixo que é executado pela empresa Biosanear, responsável pela coleta de resíduos e limpeza de logradouros públicos em Itabuna.

Recentemente a Biosanear adquiriu novos equipamentos como uma nova frota de caminhões compactadores, motocoletoras utilizadas em locais de difícil acesso e um caminhão munck destinado à captação de materiais recicláveis para a Associação dos Catadores de Itabuna.

Com o objetivo de orientar a população sobre o descarte correto de resíduos, a Biosanear implantou uma equipe de Educação Ambiental, que já vem atuando no centro e nos bairros da cidade

Para o gerente de Operações da Biosanear, Alan Lima, “por meio de uma pesquisa independente e séria foi possível constatar que a população reconhece o esforço diário desse time, e isso nos mantém motivados quanto ao nosso compromisso constante para limpeza pública de Itabuna”

A pesquisa realizada pela Compasso entrevistou 654 moradores de todos os bairros de Itabuna.

PDV Ilhéus: prazo para adesão dos servidores municipais termina em 21 de outubro

anexo; secretarias

Os servidores municipais que preenchem os requisitos para adesão ao novo Programa de Desligamento Voluntário (PDV) terão até o dia 21 de outubro deste ano para formalizar o requerimento no Setor de Protocolo da Prefeitura de Ilhéus, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

O programa é destinado aos servidores estatutários ou celetistas da ativa com direito a aposentadoria por tempo de serviço e/ou contribuição, assim como os que ingressaram na justiça até a data do início de tramitação da Lei nº 4.233/23, pedindo reintegração contra a demissão pelo fato de estarem aposentados.

A iniciativa oferece benefício do pagamento de 35% da média salarial nos últimos 12 meses, durante 15 anos.

Como funciona a adesão?

O protocolo requerendo a adesão ao PDV deverá ser dirigido à Secretaria de Gestão, acompanhado dos documentos pessoais; certidão negativa de processo administrativo junto à Corregedoria-Geral do Município; carta de concessão ou protocolo de pedido de aposentadoria junto ao INSS e certidão de distribuição do Juízo Cível e Criminal da Comarca de Ilhéus.

O servidor estatutário ou celetista já em gozo do benefício previdenciário será desvinculado do Município com o deferimento da adesão ao programa. Já o servidor que ainda não goza do benefício previdenciário ficará vinculado ao serviço público até a data do comunicado de concessão do benefício do INSS e do deferimento da adesão do PDV.

Conforme a Prefeitura, o servidor aderente que obtiver a concessão da aposentadoria junto ao INSS deverá informar tal fato à Secretaria de Gestão no prazo de 30 dias do recebimento do comunicado, sob pena de perda do direito. Outra vantagem significativa é para aqueles servidores já afastados que estão em litígio judicial.

Os profissionais podem pacificar o processo aderindo ao PDV. As verbas indenizatórias não têm incidência nem no imposto de renda nem no INSS, por serem fracionadas em 15 anos. Cerca de 350 servidores aderiram ao PDV anterior.

Ilhéus é destaque no Ranking de Transparência dos Municípios do Litoral Sul da Bahia

Ilhéus

Divulgado nesta terça-feira (12), a 2ª edição do Ranking de Transparência dos Municípios do Litoral Sul da Bahia revelou que Ilhéus ocupa a 3ª colocação na avaliação feita pelo Instituto Nossa Ilhéus. O trabalho mede o Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) das 26 cidades pertencentes à região.  O estudo conta com apoio técnico e metodologia da Transparência Internacional – Brasil, desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz e a Agência de Desenvolvimento Regional do Sul da Bahia.

Com 61,9 pontos, Ilhéus obteve nível “bom”, ficando atrás apenas de Itajuípe e Coaraci, que juntas possuem menos de 40 mil habitantes. A cidade de Itabuna, de mesmo porte, contudo, ocupa a 24ª colocação, cujo desempenho foi avaliado como “ruim”.

Segundo o relatório, os maiores desafios para assegurar transparência e participação social se concentram na dimensão de Legislação e em Comunicação, Engajamento e Participação que monitoram a existência e publicidade de legislação para prevenir corrupção e também de área destinada a notícias e informações atualizadas, bem como mecanismos de participação social.

Ilhéus e Itajuípe são os únicos municípios, entre os 26, que possuem uma página ou portal com informações sobre todos os conselhos de políticas públicas ativos, com lista de membros, contatos e calendário de encontros. Desde 2017, a gestão desenvolve um trabalho que muito tem contribuído para melhorar a qualidade de vida da população, pautado em uma política consistente de transparência, cuja prioridade é a prestação de contas e a consolidação dessas informações.

Prefeitura de Ilhéus e catadores de materiais recicláveis realizam visita a cooperativas da região

 

visita; cooperativas; recicla ilhéus

Dando continuidade ao processo para implantação do projeto Recicla Ilhéus, a equipe técnica da Prefeitura e as lideranças dos catadores de materiais recicláveis do antigo Lixão do Itariri e da COOLIMPA realizaram visita técnica à sede de cooperativas nas cidades de Itabuna e Jequié para conhecer a realidade vivida no dia a dia pelos empreendimentos econômicos solidários. As visitas ocorreram nos dias 4 e 5 de setembro.

Conforme André Dantas, responsável por promover a capacitação técnica, o grupo conferiu o serviço desenvolvido pela Associação dos Agentes Ambientais e Catadores de Recicláveis de Itabuna (AACRI) e pela Cooperativa de Catadores Recicla Jequié (COOPERJE).

visita; cooperativas; recicla ilhéus

“Eles puderam ver de perto uma realidade completamente transformada e compartilhar experiências acerca do trabalho de coleta seletiva, de forma organizada e com a inclusão socioprodutiva dos catadores”, explicou.

Sobre a COOPERJE, Dantas frisou que a unidade atua há 18 anos na cidade e dispõe de equipamentos como triturador de papel, empilhadeira e prensas, além de refeitórios e escola estruturada para alfabetizar os catadores e os seus filhos.

visita; cooperativas; recicla ilhéus

“O processo de aprendizado continua. A partir do dia 20 de setembro, a Prefeitura de Ilhéus pretende realizar um seminário de capacitação com todos os catadores. A atividade será dividida em duas etapas e visa à formação desses profissionais, a fim de que possam fazer a transição do trabalho individual desorganizado para um trabalho coletivo ordenado, ofertando definitivamente o serviço de coleta seletiva à população ilheense”, completou André Dantas.

A proposta do Município é adequar os moldes já utilizados em outras unidades à realidade local para promover uma reestruturação no sistema. Por meio desse intercâmbio, será possível garantir mais eficácia no trabalho, bem como adotar medidas com foco na preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

Veja as vagas de emprego em Ilhéus no Sinebahia

Ilhéus

 

VENDEDOR EXTERNO
Ensino médio
Experiência em carteira de trabalho
1 VAGA

AJUDANTE DE PADARIA
Ensino médio incompleto
Experiência na função
Apresentar carta de referência
Residir nas proximidades do centro
1 VAGA

AUXILIAR DE DESIGN GRÁFICO
Ensino médio completo
Experiência na função
1 VAGA

PIZZAIOLO
Ensino fundamental
Experiência na função
Residir na Zona Sul
1 VAGA

ATENDENTE BALCONISTA
Ensino médio completo
Experiência na função
Residir em Itacaré
1 VAGA

MECÂNICO DE REFRIGERAÇÃO
Ensino médio
Experiência comprovada em carteira de trabalho
1 VAGA

GARÇOM
Ensino fundamental
Experiência comprovada em carteira de trabalho
8 VAGAS

GARÇOM DE PIZZARIA
Ensino fundamental
Experiência na função
1 VAGA



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia