Fatos que foram destaques na BA em 2022 — Foto: Arte g1

Fatos que foram destaques na BA em 2022 — Foto: Arte g1

1 – Jerônimo Rodrigues eleito governador da Bahia 

Jerônimo Rodrigues  — Foto: Divulgação

Jerônimo Rodrigues — Foto: Divulgação

No dia 30 de outubro de 2022, a população baiana elegeu, pela primeira vez, um indígena para governar o estado. Jerônimo Rodrigues, do Partido dos Trabalhadores (PT), foi escolhido por mais de 4 milhões e 296 mil de pessoas, ou seja, obteve 52% dos votos válidos contra o seu oponente ACM Neto (União Brasil), que teve pouco mais de 3 milhões 782 mil votos, 47% do total.

A eleição foi decidida em dois turnos no estado, algo que não acontecia desde 1994. No primeiro turno, Jerônimo teve 49% dos votos, contra 40% de ACM Neto. A vitória no primeiro turno confirmou o favoritismo do petista após a rodada inicial – cenário que não aparecia nas pesquisas de intenção de votos.

Jerônimo foi diplomado no último dia 16, já anunciou todos os secretários que vão compor a próxima gestão, e será empossado, junto com o vice-governador Geraldo Junior (MDB), no domingo, 1º de janeiro, quando será iniciado o mandato para os próximos quatro anos.

2 – Luva de Pedreiro, o fenômeno da internet brasileira que saiu do sertão baiano 

Luva de Pedreiro participa da cerimônia da Bola de Ouro
Luva de Pedreiro participa da cerimônia da Bola de Ouro

Em meio a tantos nomes que surgem todos os dias nas redes sociais, de pessoas dispostas a qualquer coisa em troca de fama, o grande nome da internet brasileira em 2022 surgiu ao acaso, em um lugar improvável e de forma espontânea.

O jovem Iran Ferreira, conhecido como “o cara da Luva de Pedreiro”, como ele diz, em 21 anos. De origem humilde, trabalhou desde criança para ajudar a família, que vivia na zona rural de Quijinguecidade no sertão baiano onde ele nasceu, distante mais de 300 quilômetros de Salvador.

Povoado de Tabua, em Quinjingue, onde nasceu Luva de Pedreiro — Foto: Natally Acioli/g1

Povoado de Tabua, em Quinjingue, onde nasceu Luva de Pedreiro — Foto: Natally Acioli/g1

Iran ficou famoso ao compartilhar vídeos jogando futebol em um campo de várzea, com uma luva utilizada por profissionais da construção civil – daí surgiu o apelido Luva de Pedreiro. O acessório, então, virou uma marca registrada, assim como o bordão “Receba”.

Com jeito simples e irreverência, Luva conquistou milhares de pessoas. Hoje são mais de 40 milhões de seguidores, que viram Iran se tornar milionário em poucos meses e viver momentos impensáveis para um rapaz que ganhava R$ 25 por um dia inteiro de trabalho na roça. Ele participou de diversas campanhas com marcas internacionalmente conhecidas, virou bonecoviajou por vários paísesconheceu personalidades, passou a morar em uma mansão, enfim, realizou muitos sonhos.

Eu voltarei mais forte; Luva de Pedreiro agradece mensagem de apoio do Barcelona
Eu voltarei mais forte; Luva de Pedreiro agradece mensagem de apoio do Barcelona

Mas o jovem também precisou enfrentar desafios. Ele chegou a anunciar que encerraria a carreira e retomaria “a vida de antes”, ou sea, voltaria ao sertão baiano – atualmente, o rapaz vive em Recife.

O momento mais dramático foi também o que lhe trouxe mais notoriedade, quando rompeu com o empresário Allan de Jesus, acusado por Luva de não repassar valores recebidos por contratos publicitários. Agora, a carreira dele é gerida pela empresa do ex-atleta de futsal Falcão.

3 – Jovem tem rosto cortado enquanto dormia em viagem de ônibus 

Caso de jovem que teve rosto cortado em ônibus na Bahia completa um mês — Foto: Arte g1

Caso de jovem que teve rosto cortado em ônibus na Bahia completa um mês — Foto: Arte g1

Na última quinta-feira (29), completou um mês de um caso misterioso que ganhou repercussão nacional. Uma jovem baiana de 23 anos teve o rosto cortado enquanto dormia em uma viagem de ônibus do Recife (PE) para Salvador (BA). A universitária sofreu um corte profundo e levou 18 pontos.

As imagens de câmeras de segurança do transporte registraram o momento em que uma passageira levantou de um assento à frente e se aproximou da vítima. A Polícia Civil investiga o crime e até então ninguém foi preso.

Vídeo mostra momento que passageira se aproxima de rosto de estudante em ônibus na Bahia
Vídeo mostra momento que passageira se aproxima de rosto de estudante em ônibus na Bahia

Ao g1, a estudante de enfermagem Stefani Firmo contou que ainda está traumatizada com o que viveu, e que inquérito policial ainda não foi concluído. Ela aguarda o resultado do exame de corpo delito e espera que a apuração seja finalizada após o período das festas de fim de ano.

4 – Tiroteio em pousada de luxo termina com dois mortos e duas influenciadoras digitais presas

Influenciadoras presas após tiroteio com mortes em pousada de luxo na Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Influenciadoras presas após tiroteio com mortes em pousada de luxo na Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Dois homens morreram em confronto com policiais militares na Praia dos Garcês, na cidade de Jaguaripe, baixo sul da Bahia, e duas influenciadoras que estavam com eles foram presas enquanto tentavam fugir da polícia. O caso ocorreu no dia 11 de abril.

Os agentes foram até a pousada de luxo Paraíso Perdido após denúncia da presença de traficantes de drogas no local. Quando a equipe chegou ao local, foi recebida a tiros pelos dois homens, e revidou.

Pousada Paraíso Perdido, na Bahia  — Foto: Reprodução/Rede Sociais

Pousada Paraíso Perdido, na Bahia — Foto: Reprodução/Rede Sociais

 

Os mortos foram identificados como Agnaldo Leite da Silva Neto, de 29 anos, conhecido como Neto Talisca, e Felipe Augusto Machado, de 28, conhecido como Batoré. De acordo com a PM, Agnaldo era fugitivo do sistema carcerário e tinha sido preso acusado de tráfico de drogas.

As mulheres foram identificadas como Laylla Cedraz, que namorava um dos mortos, e Adrian Grace. No carro em que elas tentaram escapar, foi encontrado um quilo de cocaína, duas pistolas, sete cartões de crédito e dinheiro, conforme a polícia. Um dia após o ocorrido, elas passaram por audiência de custódia e foram soltas.

5 – Eleições dos deputados estaduais e federais (mais de 1,5 milhão de acessos)

Urna eletrônica  — Foto: Matheus Guerra

Urna eletrônica — Foto: Matheus Guerra

Em 2022, a Bahia elegeu 63 deputados estaduais e 39 deputados federais. Os três candidatos mais votados para a Assembleia Legislativa (Alba) foram Ivana Bastos (PSD), Alex da Piatã (PSD) e Adolfo Menezes (PSD). Juntos, eles tiveram 340.942 votos.

Na Alba, da atual bancada, composta por 63 parlamentares, 51 tentaram a reeleição, mas somente 38 tiveram sucesso. A renovação foi de quase 40%. A próxima legislatura começará com a presença de 17 partidos, dois a mais do que a que se encerra em 2021. O partido União Brasil terá a maior bancada.

Além dos deputados que não conseguiram se reeleger, 12 não concorreram ou buscaram cargos na Câmara dos Deputados. Com isso, no dia 1º de fevereiro, 25 novos deputados estaduais se juntarão aos 38 reeleitos para integrar o plenário da 20ª legislatura.

Assembleia Legislativa da Bahia — Foto: Divulgação

Assembleia Legislativa da Bahia — Foto: Divulgação

Para a Câmara, os três deputados mais votados foram Otto Filho (PSD), Elmar Nascimento (União Brasil) e Diego Coronel (PSD). Juntos, eles tiveram 546.363 votos. No estado, 673 pessoas tiveram candidaturas aprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral e disputaram as 39 vagas da Bahia na Câmara.

Da atual bancada, 36 parlamentares tentaram a reeleição, mas somente 28 tiveram sucesso. A renovação foi de quase 30%. Além dos deputados que não conseguiram se reeleger, outros três atuais deputados federais baianos (João Roma, Cacá Leão e Ronaldo Carletto) disputaram outros cargos, mas também não foram eleitos.

6 – Claudia Leitte vaiada durante micareta em Salvador após polêmicas na campanha eleitoral 

Claudia Leitte é vaiada em evento na Bahia
Claudia Leitte é vaiada em evento na Bahia

Na noite de 4 de novembro, a cantora Claudia Leitte, um dos principais nomes do axé music, foi vaiada pelo público de uma micareta em Salvador. Ela teve o show interrompido por vaias e gritos em homenagem ao então recém-eleito presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Polêmicas nas redes sociais durante a campanha eleitoral levam o público a associar a cantora a um posicionamento político alinhado a Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição que foi derrotado no pleito. A cantora, porém, nega ter se posicionado politicamente.

7 – Casal que vendia rifas e ostentava vida de luxo nas redes sociais morto a tiros 

Casal que vendia rifas na internet foi morto a tiros em praia na BA — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Casal que vendia rifas na internet foi morto a tiros em praia na BA — Foto: Reprodução/Redes Sociais

No dia 11 de novembro, um casal que trabalhava com a venda de rifas na internet foi morto a tiros, em uma praia na Barra do Jacuípe, em Camaçari, cidade da Região Metropolitana de Salvador.

Rodrigo da Silva Santos, 33 anos, e Hynara Santa Rosa da Silva, de 39, tinham mais de 100 mil seguidores e eram conhecidos como DG e Naroka Rifas nas redes sociais, onde exibiam uma vida de luxo. Eles deixaram dois filhos.

O caso é investigado pela Polícia Civil e nenhum suspeito foi preso, até o momento, mas os investigadores já sabem que a ação foi premeditada.

Mulher morta a tiros em praia na BA havia tido 'premonição' em sonho — Foto: Reprodução/TV Bahia

Mulher morta a tiros em praia na BA havia tido ‘premonição’ em sonho — Foto: Reprodução/TV Bahia

Dentre todas as matérias que foram feitas a respeito deste caso, a que despertou maior curiosidade foi sobre uma mensagem compartilhada por Hynara, em que ela revelava ter tido um pesadelo com tiros e avisava à amiga para ter cuidado, pois os sonhos dela eram sempre avisos.

8 – Bolsonaristas comemoram chegada de contêineres em quartel do Exército em Feira de Santana; grupo acreditava que carga era de fuzis 

Bolsonaristas comemoram chegada de contêiner em quartel de Feira de Santana
Bolsonaristas comemoram chegada de contêiner em quartel de Feira de Santana

Um grupo de bolsonaristas aplaudiu a chegada de contêineres a um batalhão do Exército em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, que fica a cerca de 100 quilômetros de Salvador.

Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, é possível ver o momento em que um caminhão com dois contêineres chega ao 35º Batalhão de Infantaria (35° BI). Vestidos de verde e amarelo e carregando a bandeira nacional, os manifestantes, que estão acampados no local desde o início de novembro, passaram a aplaudir a chegada do veículo.

Algumas pessoas perguntam o que seria a carga. Uma voz responde que seriam fuzis. A ideia de que se tratava de armas para uma possível intervenção militar foi reforçada por perfis bolsonaristas, que divulgaram o vídeo nas redes sociais. O Exército não detalhou o que era transportado nos contêiners.

9 – Mulher mantida em situação análoga à escravidão há 50 anos 

Trabalho análogo à escravidão: Bahia ocupa segundo lugar na lista do MPT
Trabalho análogo à escravidão: Bahia ocupa segundo lugar na lista do MPT

A doméstica Madalena Santiago da Silva viveu 50 dos seus 62 anos sem receber salários, maltratada e roubada pela família para quem trabalhava em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.

Ela foi resgatada por auditores-fiscais do trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) em 2021, mas a história só foi revelada em abril de 2022. Madalena contou que, durante o período que esteve em situação análoga à escravidão, a filha dos patrões fez empréstimos no nome dela e ficou com R$ 20 mil da aposentadoria da doméstica.

Às autoridades, Sônia Seixas Leal, a ex-patroa de Madalena, afirmou que não pagava o salário da empregada doméstica porque a considerava uma irmã. Ela teve bens no valor de R$ 1 milhão bloqueados pela Justiça para garantia das verbas rescisórias e dos danos morais pagos à vítima.

Resgatada após trabalho análogo à escravidão na BA se assusta ao tocar mão de reporter
Resgatada após trabalho análogo à escravidão na BA se assusta ao tocar mão de reporter

O episódio lançou luz ao drama das milhares de pessoas que vivem em situação análoga à escravidão em todo o Brasil, e às condições de trabalho das empregadas domésticas. Um dos mais importantes e sensíveis desdobramentos deste fato foi a revelação de que, durante uma entrevista, Madalena teve receio em tocar a mão de uma repórter branca, por medo e trauma.

10 – Incêndio destrói loja da Havan em Vitória da Conquista 

Incêndio destrói loja da Havan em Vitória da Conquista, na Bahia — Foto: Paulo Silveira

Incêndio destrói loja da Havan em Vitória da Conquista, na Bahia — Foto: Paulo Silveira

Um incêndio de grandes proporções destruiu a loja da Havan em Vitória da Conquista, a terceira maior cidade da Bahia, na manhã da última quarta-feira (28). O município fica no sudoeste do estado. Não houve feridos e a suspeita é de que o fogo tenha sido provocado por acidente. O caso é investigado pela Polícia Civil.

A loja, que é a de número 109 da Havan, foi inaugurada no dia 21 de abril de 2018 e tem quase 6.300 metros quadrados de área construída. Mais de 80 pessoas trabalham no local, que será reconstruído, de acordo com o empresário Luciano Hang, proprietário da rede, que esteve na cidade no mesmo dia do ocorrido.

11 – Aluna cadeirante morta após ser baleada em ataque a escola no oeste do estado 

Imagens mostram correria de alunos durante ataque em escola na cidade de Barreiras
Imagens mostram correria de alunos durante ataque em escola na cidade de Barreiras

Um ataque a tiros em uma escola de Barreiras, no oeste da Bahia, terminou na morte de uma aluna cadeirante, na manhã de 26 de outubro. A vítima foi identificada como Geane da Silva Brito, de 19 anos. Segundo a polícia, um adolescente de 14 anos invadiu a escola armado e atirou contra os estudantes.

Ele também era matriculado na unidade e ficou ferido na ação, foi socorrido para o Hospital do Oeste, onde segue internado em estado grave. O caso gerou luto na cidade, comoção nacional e provocou discussões sobre violência nas escolas.

Alunos fazem oração após ataque em escola na cidade de Barreiras
Alunos fazem oração após ataque em escola na cidade de Barreiras

Segundo informações da Polícia Civil, a 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Barreiras) concluiu o procedimento investigativo e o auto de apreensão em flagrante do adolescente infrator foi remetido à Justiça no dia 27 de setembro.

Um inquérito policial foi instaurado para apurar as circunstâncias em que o adolescente foi alvejado e também a suposta participação de terceiros no ataque. O procedimento ainda está em andamento e o prazo para que seja concluído não foi divulgado.

12 – Médica eletrocutada por secador de cabelo em Morro do Chapéu 

Médica é encontrada morta dentro de casa em Morro do Chapéu
Médica é encontrada morta dentro de casa em Morro do Chapéu

Uma médica de 28 anos foi encontrada morta dentro de casa, em Morro do Chapéu, na região da Chapada Diamantina, dia 15 de setembro. Ana Paula Almeida Souza sofreu uma descarga elétrica e morreu enquanto se arrumava para ir ao trabalho.

Ela foi eletrocutada enquanto usava secador de cabelo e o corpo foi achado depois que a profissional de saúde se atrasou para o plantão, pois colegas estranharam a ausência dela.

13 – Jovem agredido após se negar a revezar equipamento em academia de Salvador 

Homem fratura mandíbula após receber murro em academia de Salvador

Um jovem de 18 anos foi agredido com socos no rosto após se negar a revezar um equipamento em uma academia no bairro do Costa Azul, em Salvador. O caso ocorreu no início de outubro e a vítima teve a mandíbula fraturada.

Uma câmera de segurança da academia flagrou toda a ação e as imagens ajudaram nas investigações da Polícia Civil. O suspeito se apresentou na 9ª Delegacia Territorial do bairro da Boca do Rio, com um advogado, no final de outubro. Após prestar depoimento, ele foi liberado e responde em liberdade.

14 – Gilberto Gil agradece apoio após ter sido xingado em jogo da seleção brasileira no Catar (cerca de 300 mil acessos)

Gilberto Gil é hostilizado por torcedores brasileiros em jogo da seleção, no Catar
Gilberto Gil é hostilizado por torcedores brasileiros em jogo da seleção, no Catar

O baiano Gilberto Gil e a empresária Flora Gil foram hostilizados por torcedores brasileiros no estádio Lusail, no Catar. O caso aconteceu em 24 de novembro, dia do jogo entre Brasil e Sérvia pela Copa do Mundo de Futebol.

Um vídeo publicado nas redes sociais mostra o momento em que o casal se dirige à arquibancada e é abordado por alguns torcedores com palavrões. Eles não responderam aos insultos.

Gilberto Gil agradece solidariedade após ter sido xingado por torcedores brasileiros
Gilberto Gil agradece solidariedade após ter sido xingado por torcedores brasileiros

O caso teve repercussão nacional e gerou indignação. Três dias depois, o artista publicou um vídeo em uma rede social, para agradecer o apoio recebido. “Obrigado a todos pela corrente de solidariedade, aos amigos que ligaram e se manifestaram nas redes sociais”, escreveu na legenda da publicação.

No post, ele também disse que o ato foi provocado por “inconformados querendo manter essa coisa do ódio, da agressividade”, fazendo referência à polarização no Brasil por causa das eleições presidenciais.

15 – Integrantes de terreiro em Salvador vão a SP fazer ritual fúnebre para Gal Costa 

Esposa e filho de Gal Costa em velório da cantora na Assembleia Legislativa de São Paulo — Foto: Luiz Franco/g1

Esposa e filho de Gal Costa em velório da cantora na Assembleia Legislativa de São Paulo — Foto: Luiz Franco/g1

Integrantes do Terreiro do Gantois, em Salvador, viajaram até São Paulo para participar de um ritual fúnebre dedicado à cantora Gal Costa, falecida no dia 9 de novembro. O ato religioso de matriz africana teve início na quinta (10), um dia após o óbito, e o corpo foi velado na sexta (11), na Assembleia Legislativa do estado de São Paulo, onde também foi sepultado.

A artista era adepta do candomblé, filha de Omolu e foi iniciada no Terreiro do Gantois por Mãe Menininha, yalorixá mais famosa da Bahia e que comandou o terreiro entre 1922 e 1986, ano da sua morte.

Gal Costa era filha do Terreiro do Gantois — Foto: Haroldo Abrantes/ A Tarde/ Ag. Estado

Gal Costa era filha do Terreiro do Gantois — Foto: Haroldo Abrantes/ A Tarde/ Ag. Estado

Eternamente lembrada como uma das maiores vozes do país, a morte da artista foi sentida em todo o país por parceiros, admiradores famosos e anônimos. Antes de morrer, Gal Costa suspendeu shows até o final de novembro por causa de cirurgia para retirada de nódulo na fossa nasal direita, contudo, a princípio, a recuperação seguia tranquilamente e a causa do óbito não foi revelada.

Na longa carreira artística, Gal lançou mais de 40 álbuns. “Fa-tal”, “Índia” e “Profana” foram três dos principais. Criativa, ela seguia em turnê e lançava novos trabalhos regularmente, inclusive com novos nomes da música, como a também falecida Marília Mendonça. Matéria G1

14-Culminando com mais duas grandes perdas , dentre tantas outras valiosas vidas. O Rei Pelé que deixa uma lacuna no Esporte Brasileiro

Culminando ontem  do Rei PeléPelé mostra visual novo e brinca: 'Sei que tem gente ...

15- E, hoje, Bento XVI faleceu. Foi o primeiro Papa da História abrir mão do  seu papado

Não há dois papas', diz Bento 16 sobre possível influência ...