/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/T/Y/TONvgFR7uYPDOefJ1Qlg/whatsapp-image-2020-09-30-at-10.20.57.jpeg)
Bahia registra aumento de 500% no número de mortes por dengue em 2022 em relação a 2021 — Foto: Reprodução/TV Bahia
Vinte e quatro pessoas morreram com dengue entre 2 de janeiro e 17 de dezembro deste ano, segundo informações da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). O número representa um aumento de 500% em relação ao ano passado, quando a pasta registrou apenas quatro casos.
Já em Salvador, houve aumento de 190% no número de casos registrados durante o período. De acordo com a Sesab, em 2021, foram 689 casos notificados, na capital baiana. Neste ano, 2.002 até 17 de dezembro deste ano.
Em setembro deste ano, o Laboratório Central da Bahia (Lacen-BA) identificou, pela primeira vez no estado, a nova cepa da dengue: a sorotipo 2 (DENV-2) pertencentes ao genótipo II – cosmopolita.
A cepa foi identificada em oito amostras nos municípios de Feira de Santana (6), a cerca de 120 quilômetros de Salvador, e Camaçari (2), na região metropolitana.
Após a identificação feita pelo Lacen-BA, a Sesab emitiu um alerta para os núcleos regionais de saúde e para as secretarias municipais sobre a importância da detecção precoce de sinais e sintomas da dengue.
A Sesab reforça que as pessoas devem seguir as recomendações básicas de combate à proliferação do Aedes Aegypti.
- Evitar qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa, já que o mosquito pode usar como criadouros grandes espaços, como caixas d’água e piscinas abertas, até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta;
- Limpar quintais e varandas, com especial atenção para depósitos, calhas e objetos que ficam ao relento e podem acumular água da chuva;
- Instalar telas em portas e janelas ou usar repelentes na pele.
A secretaria destaca ainda a importância de ficar atento aos sintomas das doenças, que podem ser febre, cansaço, vermelhidão em partes do corpo, coceira e dores na cabeça, nos músculos, nas articulações ou atrás dos olhos.
Veja abaixo as cidades baianas que registraram morte por dengue em 2022:
Veja lista de cidades que registraram morte por dengue na Bahia
| Municípios | Quantidade |
| Luís Eduardo Magalhães | 4 |
| Camaçari | 3 |
| Irecê | 3 |
| Juazeiro | 2 |
| Porto Seguro | 2 |
| Prado | 2 |
| Teixeira de Freitas | 2 |
| Apuarema | 1 |
| Araci | 1 |
| Barreiras | 1 |
| Feira de Santana | 1 |
| Ibititá | 1 |
| Lapão | 1 |
| Lauro de Freitas | 1 |
| Simões Filho | 1 |















