WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

:: ‘Notícias’

Caixa começa a cobrar Pix de pessoas jurídicas em 19 de julho

A partir de 19 de julho, as pessoas jurídicas clientes da Caixa Econômica Federal começarão a pagar para fazer Pix. Autorizada pelo Banco Central (BC), a cobrança de tarifas para empresários que usam o sistema de transferências instantâneas é praticada pela maioria dos bancos, mas não era feita pela Caixa.

Em nota, o banco desmentiu falsas notícias que circularam nessa segunda-feira (18) de que a tarifação atingiria outros tipos de clientes. A Caixa destacou que pessoas físicas, microempreendedores individuais (MEI) e beneficiários de programas sociais continuarão a fazer Pix sem cobrança.

“A prática [tarifação do Pix para pessoas jurídicas] já é realizada por outras instituições financeiras e autorizada pelo Arranjo Pix desde novembro de 2020, conforme Resolução BCB nº 30/2020”, justificou a Caixa em nota.

O comunicado também informou que a tarifa a ser aplicada às empresas que fazem Pix será uma das menores do mercado. O banco, informou a nota, mantém o compromisso de oferecer aos clientes as melhores condições em seus produtos e serviços.

Confira as tarifas de envio e recebimento do Pix para pessoa jurídica privada:

Pix transferência

•   Envio de empresa para pessoa física por chave Pix, inserção de dados bancários ou iniciação de pagamento

•   Envio entre empresas por chave Pix ou inserção de dados bancários

•   0,89% do valor da operação, com valor mínimo de R$ 1 e máximo de R$ 8,50

Pix compra

•   Empresa recebe Pix de pessoa física em operações de compra por chave Pix, inserção de dados bancários, iniciador de pagamento e Código QR estático

•   Empresa recebe Pix de outra empresa por Código QR estático e iniciador de pagamento

•   0,89% do valor da operação, com valor mínimo de R$ 1 e máximo de R$ 130

Pix Checkout

•   Empresa recebe Pix de pessoa física ou de outra empresa por Código QR dinâmico

•   1,20% do valor da operação, com valor mínimo de R$ 1 e máximo de R$ 130

Fonte: Caixa Econômica Federal

Governo do Estado anuncia convocação de candidatos excedentes do concurso da Polícia Civil e do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar

O governador Jerônimo Rodrigues autorizou a convocação de 388 candidatos excedentes habilitados no concurso Saeb n° 02/2022 para o provimento de cargos na Polícia Civil. Do total de convocados, 128 são delegados e 260 são investigadores de polícia. O governador também autorizou a convocação de 47 candidatos excedentes do Curso de Formação de Oficiais 2022 da Polícia Militar da Bahia. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (19) pela manhã, durante reunião que contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior e outras autoridades, além de representantes de entidades de classe das duas categorias.

A convocação dos excedentes visa assegurar a ampliação de efetivo na Segurança Pública do Estado, em cumprimento aos Projetos de Lei 24.876 e 24.868 aprovados em maio deste ano, que prevêem, respectivamente, reestruturações organizacionais da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e da Polícia Civil.  “Anunciamos a publicação no Diário Oficial desta quarta, no máximo na quinta-feira, o chamamento de 388 policiais civis, desses delegados e investigadores. E nós também anunciamos aqui que, daquele concurso que a Uneb [Universidade do Estado da Bahia] realizou junto conosco para a PM, chamaremos mais 47 policiais pra entrega de documento e exames”, reforçou Jerônimo, que ouviu as demandas apresentadas pelas entidades presentes durante a reunião.

Hospital Regional Costa do Cacau promove sensibilização em referência ao Dia Mundial do Doador de Sangue

Como parte das atividades promovidas pelo Junho Vermelho, mês de conscientização para doação de sangue, planejado pelo Comissão de Humanização do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, a Agência Transfusional (AT) da unidade promoveu, entre terça-feira (13) e quinta-feira (15), ações de sensibilização para o ato de doar sangue.

As orientações realizadas têm referência ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado todos os anos em 14 de junho. Essa data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, para homenagear o aniversário do médico imunologista austríaco, Karl Landsteiner, que descobriu as diferenças entre os tipos sanguíneos, explica a farmacêutica bioquímica Fraana Andrade, coordenadora operacional da AT do HRCC.

Projeto Visita Guiada: Defensores Públicos visitam o Materno-Infantil e conhecem o funcionamento da unidade hospitalar em Ilhéus

A convite da direção do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, a 3ª Defensoria Pública Regional Ilhéus, representada pelos doutores Leonardo Couto Salles (coordenador geral) e Flávia Amaro da Silveira Duval (Vara da Infância e Juventude) e pela Assistente Social Márcia Bittencourt, visitou as dependências da unidade e conheceu de perto o funcionamento de toda a estrutura hospitalar.

Esta foi mais uma etapa da série do Projeto Visita-Guiada idealizado pelo hospital, com o objetivo de apresentar aos setores organizados da sociedade como funciona do HMIJS. “Estabelecer esse encontro sincero e transparente com os defensores públicos da cidade é reconhecer que podemos caminhar juntos para resolver os problemas da sociedade”, destacou Domilene Borges, diretora do HMIJS. O encontro também contou com a presença do diretor-médico da instituição, Samuel Branco.

Jerônimo reúne 188 prefeitos e entrega R$ 37 milhões em equipamentos para a saúde

A saúde da Bahia foi beneficiada, nesta segunda-feira (19), com a entrega de veículos e equipamentos que vão integrar a assistência à saúde básica em mais de 200 municípios do estado. O governador Jerônimo Rodrigues participou do ato, que contou com a presença de 188 prefeitos, realizado no Parque de Exposições, em Salvador, e entregou as chaves dos veículos e os equipamentos para os municípios. Os investimentos ultrapassam R$ 37 milhões, para atender diversas regiões.


“Estamos entregando emendas parlamentares que vão beneficiar mais da metade dos municípios da Bahia. A maioria dos veículos é para pequena complexidade, para a atenção básica dos municípios. Essa parceria entre Estado e Município é muito importante, para que possamos ajudar os municípios e os municípios nos ajudarem também”, afirmou o governador.

 


Para a prefeita de Muquém do São Francisco, Mara Rios, a entrega dos equipamentos é uma clara demonstração do cuidado com a saúde da população. “Nosso município é muito extenso e estamos precisando muito de um veículo assim. Essa caminhonete vai ajudar bastante na logística durante as visitas às unidades de saúde”, comemorou a prefeita.


Foram entregues, através da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), 50 veículos, dos modelos Ranger e Duster; 65 kits para Unidades Básicas de Saúde (UBS); 29 kits parto; 175 kits odontológicos; kit estabilização; 19 aparelhos de Raio-X e ultrassonografia; 236 camas e quatro arcos cirúrgicos.


De acordo com a secretária Roberta Santana, estes aparelhos vão contribuir com o aprimoramento do trabalho realizado nas cidades. “Esses 50 veículos vão ajudar no fortalecimento da atenção básica e os equipamentos vão auxiliar também na especializada e na primária. A gente vai poder levar mais resolutividade para os municípios e, assim, melhorar a assistência à saúde e fortalecer a saúde pública no interior”.

 

Fotos: Feijão Almeida/GOVBA

Arraiá do Ilhéus II contribui para fortalecimento da economia solidária no município

2º Arraiá e 1ª Feira da Economia Solidária; Ilhéus II

Eventos realizados com o apoio da Prefeitura, o 2º Arraiá e 1ª Feira da Economia Solidária do Ilhéus II movimentaram a cidade no último final de semana. A atmosfera de festa se intensificou com as emocionantes apresentações das quadrilhas juninas Nova Esperança e Explode Coração, que abriram o evento na sexta-feira (16).

A programação incluiu ainda apresentação de Canindé, Tássio Freitas, Banda Estampa do Forró, Top Gang e os cantores Filho do Vaqueiro e Lolla Carvalho. O evento se consolidou como uma referência cultural e econômica na região.

O prefeito Mário Alexandre, o vice-prefeito Bebeto, o superintendente de Economia Solidária do Estado da Bahia, Wenceslau Júnior, a deputada Soane Galvão, o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz, Alessandro Fernandes, e vereadores de Ilhéus também prestigiaram os festejos.

 

2º Arraiá e 1ª Feira da Economia Solidária; Ilhéus II

A economia solidária contribui significativamente para as atividades produtivas. A iniciativa representa ainda uma oportunidade para as famílias desfrutarem de um ambiente festivo, ao mesmo tempo em que valoriza a economia local, por meio da comercialização de produtos artesanais e alimentos típicos.

A ação é desenvolvida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE-BA), a fim de promover a interação entre moradores e visitantes, bem como fortalecer os laços comunitários e as tradições juninas.

“Ações fundamentais para que a gente possa fomentar a nossa cultura, valorizando os pequenos produtores e comerciantes locais. Uma festa para toda a família e um ambiente acolhedor. Agradeço ao governador Jerônimo Rodrigues por desenvolver projetos importantes, que geram emprego e renda para o nosso povo”, declarou Mário Alexandre.

Muita comoção e revolta no enterro do marido e das crianças que a mãe matou; Ela foi presa após matar marido e dois filhos envenenados com chumbinho em Ilhéus

Delegacia de Ilhéus — Foto: Divulgação/SINDPOC

Kelly Mendes Barreto, 26 anos foi presa em flagrante em Ilhéus,  após confessar ter matado os dois filhos e o marido envenenados. O crime aconteceu na manhã de sábado (17) e a suspeita foi presa neste domingo (18).

De acordo com a Polícia Civil da cidade, a suspeita colocou chumbinho na comida do marido para matá-lo, mas os filhos de quatro anos e um ano e sete meses também ingeriram o alimento.

O marido da suspeita foi identificado como Marcos Paulo Mendes Santos, de 23 anos; o filho mais velho como Benjamyn Kleyton Mendes Barreto Santos; e a caçula como Rosymary Mendes Barreto Santos. Os três morreram no local. Durante a morte dos três, Kelly , fez filmagem , onde todos agonizavam e ainda abriu o olho do marido para constar a sua morte.

Após o crime, ela se escondeu na região de Uruçuca, mas foi encontrada pela polícia e levada para Delegacia de Ilhéus.

Pai e dois filhos morreram após ingerir chumbinho — Foto: Redes sociais

Pai e dois filhos morreram após ingerir chumbinho — Foto: Redes sociais

Adolescente de 17 anos é eletrocutada no sudoeste da Bahia; família diz que jovem tocou em fio desencapado ao carregar celular

Adolescente de 17 anos é eletrocutada no sudoeste da Bahia — Foto: Tito Notícias

Adolescente de 17 anos é eletrocutada no sudoeste da Bahia — Foto: Tito Notícias

Uma adolescente de 17 anos foi eletrocutada em Planalto, no sudoeste da Bahia, na tarde de domingo (18).

Segundo a Polícia Civil, a família de Monique Santos Ribeiro contou que ela morreu quando tocou em um fio desencapado ao tentar colocar o celular para carregar, na residência em que morava, que fica no povoado da Ladeira Grande.

Os laudos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) vão confirmar se a causa da morte da adolescente foi a descarga elétrica. O corpo de Monique Ribeiro Instituto Médico Legal (IML) em Vitória da Conquista, também no sudoeste do estado.

ANS suspende comercialização de 31 planos de saúde por mau desempenho

Novos clientes não podem ser captados até que a avaliação melhore

Publicado em 19/06/2023 – 12:10 Por Vinícius Lisboa – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro

O mau desempenho no atendimento aos usuários levou a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a suspender, por um trimestre, a comercialização de 31 planos de saúde, pertencentes a nove operadoras. Os beneficiários desses planos permanecem com suas coberturas, mas novos clientes não podem ser captados até que a avaliação melhore.

A lista de planos com a comercialização suspensa foi divulgada nesta segunda-feira (19) e pode ser consultada no site da agência. Na página, também é possível consultar os planos de saúde que já estavam suspensos e ainda não foram liberados.

A agência reguladora tomou como base para a suspensão as mais de 46 mil reclamações registradas pelos clientes no primeiro trimestre de 2023, por meio do Monitoramento da Garantia de Atendimento. Os planos que tiveram a comercialização suspensa no monitoramento mais recente somam 407 mil usuários.

O bloqueio de novas vendas passa a valer em 23 de junho, próxima sexta-feira. Para que a suspensão seja revista, as empresas precisam melhorar o desempenho na próxima avaliação trimestral. Após o monitoramento do primeiro trimestre, 15 planos que estavam com a comercialização suspensa foram liberados para realizar novos contratos.

Ex-aluno invade escola e mata estudante no Paraná 

Uma estudante do Colégio Estadual Professora Helena Kolody, no município de Cambé (PR), foi morta a tiros na manhã desta segunda-feira (19) depois que um ex-aluno entrou armado na instituição. A informação foi confirmada, em nota, pelo governo do Paraná.

De acordo com o comunicado, o ex-aluno teria entrado na escola alegando que solicitaria o seu histórico escolar. “Segundo as informações iniciais, houve um episódio de violência, uma aluna morreu e outro aluno foi baleado e está internado”.

Ainda segundo informações do governo estadual, o ex-aluno já foi detido e encaminhado para Londrina, distante cerca de 15 quilômetros de Cambé. O governador Ratinho Junior decretou luto oficial de três dias e lamentou o ocorrido.

Durante agenda do Rio de Janeiro, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, também manifestou solidariedade às famílias das vítimas. “Infelizmente, vimos a violência mais uma vez se manifestando no local que é o mais sagrado para as crianças e jovens do nosso país e para suas famílias, que é uma escola”.

“Quando um jovem perde a vida, na verdade, toda a juventude perdeu um pedaço da sua vida. Sou pai e, por isso, sei bem da intranquilidade que aflige as famílias na medida em que, de modo inaceitável, essa modalidade de violência se implantou no Brasil e serve de reflexão quanto aos traços culturais da violência”.

Bahia Sem Fome já beneficiou mais de 48 mil famílias no estado

O Programa Bahia Sem Fome (BSF) tem chegado a todos os cantos do estado e mobilizado diferentes elos que compõem a sociedade baiana. Até a primeira quinzena deste mês de junho, o BSF beneficiou 48.800 famílias, com a distribuição de 488 toneladas de alimentos. No período, foram arrecadadas 705 toneladas de alimentos, sendo 452 em cestas montadas e 253 em itens avulsos. As doações somam cerca de R$ 3 milhões em donativos.

 

Em reunião com os pontos focais, nesta sexta-feira (16), o coordenador do BSF, Tiago Pereira, apresentou um balanço da primeira etapa e destacou o papel dos parceiros de trabalho nas secretarias e órgãos públicos para o sucesso do Programa.

 

Segundo ele, diversos empresários e membros da sociedade civil estão se aproximando do Governo através do BSF, por acreditarem nesse projeto de combate à insegurança alimentar e nutricional. “Estamos rompendo muitas bolhas com o Bahia Sem Fome, e isso é fruto do esforço de todos nós que estamos envolvidos nesse trabalho”, destacou Tiago. Atualmente, mais de 100 empresas estão cadastradas como parceiras.

Em visita a Ilhéus, ex-senadora reconhece gestão do prefeito Mário Alexandre e destaca avanços

Marão e Kátia Abreu“Cada vez que venho a Ilhéus eu fico mais encantada com a cidade”, afirmou a ex-senadora Kátia Abreu em vídeo publicado nas redes sociais no último sábado (17). A ex-parlamentar esteve na Terra de Jorge Amado para visitar familiares e externalizou a sua satisfação com o trabalho tocado pela gestão do prefeito Mário Alexandre.

“O prefeito atual, que eu já quero dizer que não é meu amigo, não é aliado político, nada disso. Eu só estou reconhecendo o trabalho dele. Ele se chama Mário. Parabéns Mário, que já está na sua segunda gestão. Eu estou muito feliz em ver Ilhéus tão linda assim como eu estou vendo todas as vezes que venho até aqui. Parabéns a todos os cidadãos que moram em Ilhéus, assim como a minha sogra”, declarou ao comentar a gestão austera e responsável que Mário Alexandre desenvolve no município.

Em resposta aos elogios, Mário Alexandre agradeceu a todas as pessoas quem têm contribuído para alavancar o projeto de reconstrução de Ilhéus. A parceria com o Governo do Estado, deputados e vereadores é primordial para gerar mais empregos e melhorar setores como da Saúde, Educação e Infraestrutura.

Kátia Abreu foi senadora pelo estado do Tocantins. Confira o vídeo na íntegra. Clique aqui.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia