WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

:: ‘Notícias’

Governador se reúne com setor supermercadista e confirma parceria para o Bahia Sem Fome e a agricultura familiar

O governador Jerônimo Rodrigues se reuniu, na manhã desta quarta-feira (21), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, com a diretoria da Associação Baiana de Supermercados (Abase), e firmou parcerias com a entidade para o programa Bahia Sem Fome e para a agricultura familiar. Demandas do setor também foram apresentadas ao governo estadual, no intuito de preservar o meio ambiente e fortalecer a economia. A reunião contou com a participação dos secretários estaduais de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso; e de Relações Institucionais, Luiz Caetano; dentre outros dirigentes.

“A Abase é uma rede importante e eles vieram trazer um convite para um encontro de todas as redes de supermercado da Bahia, do Nordeste e do Brasil, onde eles vão abrir um espaço para que a gente possa nos encontrar com os empresários desse ramo de supermercados e abrir para que a agricultura familiar seja visibilizada dentro da feira. Mas, nós também tratamos de outros temas importantes, como o valor da cesta básica. O que podemos fazer para garantir acesso à alimentação. E, por falar em alimentação, eles já vêm colaborando com o Bahia Sem Fome, com doação de alimentos, e os empresários que vão participar desta edição da feira vão duplicar cada quilo doado e nos entregar”, explicou Jerônimo.

Jerônimo Rodrigues experimenta comidas e bebidas típicas de Itacaré

 

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, participou da Bahia Farm Show, no município de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste  da Bahia e  aproveitou para experimentar o famoso e típico mel de cacau e chocolate artesanal 100% produzidos pelas Cooperativas do Sul da Bahia. Ao degustar a bebida e o doce itacareenses, foi perceptível a reação de aprovação dele, comprovando o sucesso da Cooperativa Agropecuária Sustentável da Bahia (COOPERAGRO), sediada em Itacaré, no Sul da Bahia, onde vem fazendo um trabalho de captação de novos produtores para ampliar a produção desse produto antes descartado na colheita do cacau, agregando mais uma fonte de renda para os pequenos produtores.

Os chocolates, confeccionados pela Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (COOPESSBA), sediada em Ilhéus, são produzidos através de nibs, pequenos fragmentos fermentados, secos e torrados da amêndoa do cacau de sabor amargo, que quando misturado a outros ingredientes se transforma no delicioso produto alimentício. Já o mel de cacau, produzido pela COOPERAGRO e obtido através do néctar que escorre do fruto do cacau, é semelhante ao suco feito com a polpa branca que envolve as amêndoas do fruto, de leve acidez, mas com adocicado mais intenso.

Prefeitura de Ilhéus estabelece ponto facultativo nesta sexta-feira (23), véspera de São João

Centro Administrativo

A Prefeitura de Ilhéus estabeleceu ponto facultativo nas repartições públicas municipais nesta sexta-feira (23), véspera de São João. Conforme o decreto, os serviços considerados de natureza essencial serão mantidos, bem como as atividades nas áreas da saúde, educação, limpeza urbana, iluminação e da segurança pública, que não podem ser paralisadas ou interrompidas.

Reunião discute ações para fortalecimento da Atenção Básica de Ilhéus e promove parceria estratégica

atenção básica; sesau; sesab; ilhéus

Ações estratégicas para fortalecer o trabalho desenvolvido pelas equipes de saúde do município de Ilhéus nortearam a reunião realizada na Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), nos dias 19 e 20 de junho.

O encontro reuniu gestores, técnicos especializados, coordenadores, apoiadores institucionais, telessaúde e Diretoria de Gestão do Cuidado, além do diretor da Atenção Básica do Estado, Marcus Vinícius Prates, e o assessor técnico do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems – Bahia), José Cristiano Soster.

Na oportunidade, foram abordados temas relevantes, com destaque para a ampliação do acesso aos serviços de saúde, melhoria da qualidade do atendimento, capacitação dos profissionais e implementação de estratégias inovadoras na área. A subsecretária Daniella Navarro representou o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), André Cezário.

atenção básica; sesau; sesab; ilhéus

“Essa parceria é o principal foco da nova gestão da Secretaria de Saúde de Ilhéus, que busca informações para aprimorar os serviços da Atenção Básica, visando oferecer maior qualidade e efetividade aos munícipes”, destacou Daniella.

Os gestores demonstraram participação ativa e engajada durante toda a reunião. Marcus Vinicius Prates destacou a importância da integração entre os níveis estadual e municipal para fortalecer o sistema de saúde como um todo.

Ele ressaltou a necessidade de parcerias sólidas e trabalho conjunto para alcançar resultados significativos na promoção da saúde e prevenção de doenças.

atenção básica; sesau; sesab; ilhéus

Durante os dois dias de encontro, as equipes se revezaram nas apresentações, compartilhando a realidade atual do município e traçando perspectivas de melhoria. A pactuação de ações para fortalecer a Atenção Básica foi uma das principais conquistas do evento.

O otimismo em relação aos resultados desse trabalho conjunto é evidente e espera-se que essa parceria traga benefícios significativos para a população ilheense. Ao final da reunião foi estabelecido um trabalho conjunto, com metas e prazos para a implementação das medidas e projetos discutidos.

Os participantes comprometeram-se a trabalhar de forma colaborativa e empenhada para alcançar os objetivos propostos. “Com a união de esforços, espera-se que o Município possa avançar ainda mais na melhoria da qualidade de vida da população”, acrescentou Daniella.

Caixa paga Bolsa Família com novo adicional de R$ 50 a NIS de final 4

Famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos recebem acréscimo

A Caixa Econômica Federal paga nesta quinta-feira (22) a parcela de junho do novo Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 4. Essa será a primeira parcela com o novo adicional de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos de idade.

Desde março, o Bolsa Família paga outro adicional, de R$ 150, a famílias com crianças de até 6 anos de idade. Dessa forma, o valor total do benefício poderá chegar a R$ 900 para quem cumpre os requisitos para receber os dois adicionais.

O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 705,40, o maior da história do programa. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, neste mês o programa de transferência de renda do governo federal alcançará 21,2 milhões de famílias, com um gasto de R$ 14,97 bilhões.

Desde o início do ano, o programa social voltou a chamar-se Bolsa Família. O valor mínimo de R$ 600 foi garantido após a aprovação da Emenda Constitucional da Transição, que permitiu o gasto de até R$ 145 bilhões fora do teto de gastos neste ano, dos quais R$ 70 bilhões estão destinados a custear o benefício.

O pagamento do adicional de R$ 150 começou em março, após o governo fazer um pente-fino no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), para eliminar fraudes. Segundo o balanço mais recente, divulgado em abril, cerca de 2,7 milhões de indivíduos com inconsistências no cadastro tiveram o benefício cortado.

Apesar do corte, foi concedido um prazo de 60 dias para que cerca de 1,2 milhão de pessoas que se cadastraram como de famílias unipessoais no segundo semestre do ano passado regularizem a situação e comprovem os requisitos para retornar ao programa. A principal regra é que a família tenha renda mensal de até R$ 218 por pessoa, conta obtida ao dividir a renda total pelo número de integrantes da família.

Outra novidade incorporada ao Bolsa Família em junho é o início da regra de proteção. Mesmo conseguindo um emprego e melhorando a renda, a nova regra permite que a família permaneça no programa por até dois anos, desde que cada integrante receba o equivalente a até meio salário mínimo. Nesse caso, a família passa a receber 50% do valor do benefício a que teria direito.

No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Calendário do Bolsa Família
Calendário do Bolsa Família – Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Auxílio Gás

O Auxílio Gás também será pago nesta quinta-feira às famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com NIS final 4. Com valor de R$ 109 em junho, o benefício segue o calendário do Bolsa Família. O montante caiu em relação a abril por causa das reduções recentes no preço do botijão.

Com duração prevista até o fim de 2026, o programa beneficia 5,62 milhões de famílias neste mês. Com a aprovação da Emenda Constitucional da Transição e da medida provisória do Novo Bolsa Família, o benefício foi mantido em 100% do preço médio do botijão de 13 kg até o fim do ano.

Só pode receber o Auxílio Gás quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

Na Itália, Lula diz que manutenção da atual taxa de juros é irracional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como irracional a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de manter a taxa básica de juros, a Selic, em 13,75%. Durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (22) em Roma, na Itália, Lula voltou a fazer críticas ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

“Não se trata do governo ficar brigando com o Banco Central. Quem está brigando com o Banco Central hoje é a sociedade brasileira”, disse, ao citar a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), varejistas e pequenos e médios produtores.

“É irracional o que está acontecendo no Brasil, você ter uma taxa de 13,75% com uma inflação de 5%.”

“Tenho cobrado dos senadores. Foram os senadores que colocaram esse cidadão lá. Então os senadores têm que analisar se ele está cumprindo aquilo que foi aprovado para ele cumprir. Na lei que está aprovada, ele tem que cuidar da inflação, do crescimento econômico e da geração de empregos. Então ele tem que ser cobrado. É só isso.”

Na Itália, antes de embarcar para a França, Lula disse ainda que Campos Neto joga contra a economia brasileira.

“Não existe explicação aceitável do porquê a taxa de juros está 13,75%. Nós não temos inflação de demanda”, avaliou. “Acho sinceramente que esse cidadão está jogando contra os interesses da economia brasileira”, concluiu.

Presidente Lula pede e Caixa suspende cobrança de Pix para pessoa jurídica

A Caixa anunciou  que suspendeu a cobrança do Pix para pessoa jurídica. A taxa começaria a valer no dia 19 de julho e, segundo o banco público, é praticada por “praticamente todas as instituições financeiras”. 

A suspensão veio depois de pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conforme divulgou mais cedo o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Segundo o ministro, a decisão será discutida na próxima semana, após o retorno de Lula da viagem oficial à Europa.

“Foi pedido que suspendesse temporariamente [a decisão da Caixa] até o presidente estar de volta semana que vem”, afirmou Costa em rápida entrevista a jornalistas. “Então vamos aguardar o retorno do presidente para avaliar essa medida. O presidente que pediu.”

Em nota, o banco diz que a suspensão “visa ampliar o prazo para que os clientes possam se adequar e receber amplo esclarecimento do banco sobre o assunto, dada a proliferação de conteúdos inverídicos que geraram especulação”

Cobrança

Costa disse ter conversado com a presidenta da Caixa, Rita Serrano. Segundo o ministro, ela se surpreendeu com a repercussão da medida porque os demais bancos tarifam as operações Pix de pessoas jurídicas, com autorização do Banco Central (BC).

“A informação que ela [Rita Serrano] me passou foi a de que todos os bancos já cobram essa taxa de empresas de pessoa jurídica. O único banco que não cobrava era a Caixa por questão técnica, de tecnologia”, explicou. “Ela não esperava que tivesse esse alcance, essa repercussão, a definição da Caixa em acompanhar os outros bancos.”

Na noite desta segunda-feira (19), a Caixa anunciou o início da cobrança de Pix de pessoas jurídicas em 19 de julho. O banco desmentiu falsas notícias de que pessoas físicas também seriam tarifadas.

“A Caixa não realiza cobrança de tarifa Pix de seus clientes pessoa física, de microempreendedores individuais (MEI) e de beneficiários de programas sociais”, destacou o comunicado.

O banco também ressaltou que a cobrança de Pix de empresas é autorizada desde a criação da ferramenta, em novembro de 2020, e que oferecerá uma das menores tarifas do mercado.

Imoral: Vereador na BA compara esposa de prefeito a cadela durante sessão em Câmara

Vereador compara primeira-dama com cadela na BA

Vereador compara primeira-dama com cadela na BA

O vereador Danilo Freitas,  de Itabuna, comparou a esposa do prefeito a uma cadela. O comentário foi feito durante uma sessão na Câmara de Vereadores na terça-feira (20).

A mulher citada no comentário é Andrea Castro, esposa do prefeito Augusto Castro. Em entrevista ao g1, ela sinalizou que formalizará uma queixa na Delegacia da Mulher de Itabuna (Deam) na quinta-feira (22). Além disso, foi solicitado que a Câmara de Vereadores leve o caso para um comitê de ética.

Na imagem, é possível verificar que o vereador Danilo Freitas se refere ao casal como se fossem cachorros.

SineBahia tem 10 vagas para auxiliar de logística em Ilhéus nesta quarta-feira; confira lista de vagas

SineBahia tem dez vagas para Auxiliar de logística em Ilhéus, no sul da BA, nesta quarta-feira (21) — Foto: Pexels

SineBahia tem dez vagas para Auxiliar de logística em Ilhéus, no sul da BA, nesta quarta-feira (21) — Foto: Pexels

O SineBahia, órgão estadual de intermediação de mão-de-obra, divulgou oportunidades de emprego oferecidas nesta quarta-feira (21), em Ilhéus, no sul da Bahia. Há vagas para auxiliar de linha de produção, cozinheiro, atendente de padaria, entre outras. [Confira lista completa no final da matéria]

Os interessados devem buscar atendimento em uma das unidades do órgão. Não é preciso agendar. As senhas serão distribuídas conforme disponibilidade e por ordem de chegada.

Todos devem levar carteira de trabalho física ou digital, RG, CPF, comprovante de residência, escolaridade e de vacinação contra a Covid-19, além dos documentos específicos pedidos por cada vaga.

Ainda de acordo com o SineBahia, estão listadas apenas algumas das vagas disponíveis e elas são sujeitas ao limite de encaminhamentos

Vagas para Ilhéus

 

AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO –Exclusiva para Pessoas Com Deficiência
Ensino médio
Possuir laudo médico atualizado
1 VAGA

AUXILIAR DE LOJA- Exclusiva para Pessoas Com Deficiência
Ensino médio
Possuir laudo médico atualizado
1 VAGA

ARMADOR
Ensino fundamental
Experiência em carteira de trabalho
Residir em Uruçuca
2 VAGAS

CARPINTEIRO
Ensino fundamental
Experiência em carteira de trabalho
Residir em Uruçuca
5 VAGAS

AUXILIAR DE MANUTENÇÃO PREDIAL
Ensino médio
Experiência na função
1 VAGA

OPERADOR DE MOTOSSERRA
Ensino fundamental
Experiência em carteira de trabalho
Residir em Uruçuca
1 VAGA

SALGADEIRA
Ensino fundamental
Experiência na função
1 VAGA

COZINHEIRA
Ensino fundamental
Experiência na função
1 VAGA

AUXILIAR DE COZINHA
Ensino fundamental
Experiência na função
1 VAGA

COZINHEIRO
Ensino fundamental
Experiência na função
1 VAGA

AÇOUGUEIRO
Ensino fundamental
Experiência na função
2 VAGAS

AÇOUGUEIRO DESOSSADOR
Ensino fundamental
Experiência na função
1 VAGA

AUXILIAR DE LOGÍSTICA
Ensino médio
Experiência na função
Apresentar histórico escolar10 VAGAS

MONITOR DE PROCESSOS
Ensino médio
Experiência na Função
Apresentar histórico escolar
10 VAGAS

EMPREGADA DOMÉSTICA
Ensino médio
Experiência na função
Apresentar carta de referência
1 VAGA

FISCAL CONTÁBIL
Ensino superior em Contabilidade
Experiência com Exportação e Importação do sistema contábil, Speed fiscal, DMA, DMD e Substituição tributária
1 VAGA

AUXILIAR CONTÁBIL
Ensino médio
Experiência na Função com Escrituração contábil, OSX, Auxiliação bancária, FD Contribuições, Speed fiscal e Sistema contábil Domínio ou Outros
1 VAGA

AUXILIAR TÉCNICO DE MANUTENÇÃO
Ensino médio
Experiência na Função em Mecânica, Elétrica e Hidráulica
Possuir curso NR10 e NR35
01 VAGA

REPRESENTANTE COMERCIAL AUTÔNOMO
Ensino médio
Experiência na função
1 VAGA

Com investimento de R$ 3,8 milhões, Governo reforça manutenção nas estradas dos principais destinos do São João da Bahia

BA 046 (Itaberaba) Foto Camila Souza GOVBA

As cidades que compõem o roteiro das festas juninas na Bahia ganham destaque no mês de junho e atraem milhares de visitantes para o estado. De acordo com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur-BA), a expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem os destinos baianos, com receita prevista de quase R$ 1,6 bilhão. Devido ao grande fluxo de veículos esperado nas rodovias durante esse período, o Governo do Estado realizou uma série de ações de segurança viária, com um investimento de R$ 3,8 milhões.

BA 116 (Euclides da Cunha) Foto Alberto Coutinho GOVBA

Entre os trabalhos executados pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) estão a manutenção e a sinalização de mais de dois mil quilômetros de rodovia, além da fiscalização das BAs e BRs com maior movimento nesta época. Alguns trechos já foram entregues e outros serão finalizados esta semana, antes das festas de São João.

Acordo Coletivo | Prefeitura de Ilhéus concede aumento salarial e ticket alimentação de R$ 600

Servidores não foram esquecidos – Dentro da reorganização administrativa, a Prefeitura de Ilhéus vai encaminhar à Câmara de Vereadores a proposta do Plano de Desligamento Voluntário (PDV). A iniciativa visa auxiliar os servidores admitidos sem concurso público, que foram afastados e exonerados por ordem judicial em 2019. As decisões contam com a participação direta do sindicato.

TRATATIVAS

Na última sexta-feira (16), o prefeito Mário Alexandre assinou o primeiro acordo coletivo, encerrando a campanha salarial 2023 do Sindicato dos Agentes de Trânsito da Bahia (Sindatran Bahia). O ato foi celebrado na ocasião da implantação do Programa Vida no Trânsito (PVT).

Com a Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI/APLB), a Prefeitura garantiu o reajuste de 14,95% do piso nacional dos docentes e a tabela da carreira dos não-docentes, em atendimento às reivindicações propostas na pauta inicial. Os professores contratados também terão direito ao piso.campanha salarial 2023; servidores públicos; reajuste salarial 2023; sindicatos

A atual administração faz história ao conceder diversos benefícios para os servidores no decorrer dos últimos sete anos. Marca da gestão do prefeito Mário Alexandre, a valorização do funcionalismo público reforça o compromisso com os profissionais efetivos do Município.

Na última terça-feira (20), o chefe do Executivo e representantes dos sindicatos assinaram acordo coletivo que concede reajuste salarial e aumento do ticket alimentação para os funcionários da Prefeitura de Ilhéus.

O documento garante revisão de 5,77%, retroativo de fevereiro a maio, a ser pago no mês de outubro, bem como aumento do ticket alimentação, que passa de R$ 550 para R$ 600, já disponível neste mês com o valor reajustadcampanha salarial 2023; servidores públicos; reajuste salarial 2023; sindicatos

 

O ato aconteceu no Centro Administrativo da Conquista e reuniu membros do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias (SINDACS/ACE), Sindicato dos Guardas Municipais do Estado da Bahia (SINDGUARDAS-Bahia), Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI/APLB) e Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos do Município de Ilhéus (Sinsepi). Também estiveram presentes a secretária de Educação, Eliane Oliveira, e o procurador-geral do Município, Jefferson Domingues.

“Mais uma vitória para o nosso servidor. Fechamos um novo acordo salarial, dando continuidade à política de valorização dos trabalhadores do Município. Eu fico muito feliz e agradeço à nossa equipe e aos sindicatos, que entendem a importância do diálogo com o governo para que possamos chegar a um denominador comum. Uma valorização jamais vista na história de Ilhéus. Com muita luta e esforço, nós estamos avançando”, declarou Mário Alexandre.

 

campanha salarial 2023; servidores públicos; reajuste salarial 2023; sindicatos

Servidores não foram esquecidos – Dentro da reorganização administrativa, a Prefeitura de Ilhéus vai encaminhar à Câmara de Vereadores a proposta do Plano de Desligamento Voluntário (PDV). A iniciativa visa auxiliar os servidores admitidos sem concurso público, que foram afastados e exonerados por ordem judicial em 2019. As decisões contam com a participação direta do sindicato.

TRATATIVAS

Na última sexta-feira (16), o prefeito Mário Alexandre assinou o primeiro acordo coletivo, encerrando a campanha salarial 2023 do Sindicato dos Agentes de Trânsito da Bahia (Sindatran Bahia). O ato foi celebrado na ocasião da implantação do Programa Vida no Trânsito (PVT).

Com a Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI/APLB), a Prefeitura garantiu o reajuste de 14,95% do piso nacional dos docentes e a tabela da carreira dos não-docentes, em atendimento às reivindicações propostas na pauta inicial. Os professores contratados também terão direito ao piso.

 

campanha salarial 2023; servidores públicos; reajuste salarial 2023; sindicatos

O presidente do Sinsepi, Joaques Silva, comentou a importância de manter o diálogo junto ao poder Executivo. “O prefeito deu a inflação total e vai pagar o retroativo de fevereiro a maio, no mês de outubro. Temos ainda o auxílio-proteção para os funcionários públicos que fazem jus, que passou de R$ 75 para R$ 90. O sindicato e a Prefeitura trabalham em conjunto para assegurar melhores condições de trabalho e qualidade dos serviços prestados à população”.

O acordo coletivo também autoriza a carga natalina de R$ 300 no mês de dezembro, totalizando R$ 900 no ticket alimentação. Outro benefício aprovado é o auxílio-fardamento para os funcionários das secretarias de Serviços Urbanos, Infraestrutura e afins. A partir de fevereiro de 2024, serão acrescidos 7% do salário mínimo no contracheque dos servidores que têm direito ao benefício.

O Município reitera que os cálculos foram feitos dentro do planejamento e levam em consideração a receita do exercício atual e a Lei de Responsabilidade Fiscal.

presidente do Sinsepi, Joaques Silva, comentou a importância de manter o diálogo junto ao poder Executivo. “O prefeito deu a inflação total e vai pagar o retroativo de fevereiro a maio, no mês de outubro. Temos ainda o auxílio-proteção para os funcionários públicos que fazem jus, que passou de R$ 75 para R$ 90. O sindicato e a Prefeitura trabalham em conjunto para assegurar melhores condições de trabalho e qualidade dos serviços prestados à população”.

O acordo coletivo também autoriza a carga natalina de R$ 300 no mês de dezembro, totalizando R$ 900 no ticket alimentação. Outro benefício aprovado é o auxílio-fardamento para os funcionários das secretarias de Serviços Urbanos, Infraestrutura e afins. A partir de fevereiro de 2024, serão acrescidos 7% do salário mínimo no contracheque dos servidores que têm direito ao benefício.

O Município reitera que os cálculos foram feitos dentro do planejamento e levam em consideração a receita do exercício atual e a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Após modernização, Prefeitura entrega novos equipamentos para aprimorar serviços na UBS do Iguape

A Prefeitura de Ilhéus tem investido na reestruturação da Atenção Primária, por meio de contratação de profissionais, reforma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias Saúde da Família (ESFs) e atualização dos equipamentos e mobiliários para proporcionar mais conforto e bem-estar aos servidores da rede e usuários do SUS. Executada com recursos próprios na ordem de R$ 300 mil, a requalificação da UBS do Iguape, localizada na Zona Norte da cidade, integra o rol de melhorias.

Na última quinta-feira (15), a Secretaria de Saúde (Sesau) recompôs o mobiliário da unidade, ratificando o compromisso da gestão do prefeito Mário Alexandre para prestar um serviço público eficiente. Conforme a secretaria, a aquisição visa aprimorar o atendimento e oferecer condições para que os servidores possam desempenhar suas funções com excelência.

ubs iguape; equipamentos; mobiliário; sesau 

 

“São conquistas que refletem o empenho do governo municipal, a fim de assegurar o acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência. A determinação do prefeito Mário Alexandre é para que as unidades passem por manutenção e reformas constantes, garantindo a ampliação das ações preventivas e um atendimento mais efetivo por parte das equipes de Saúde do município”, explicou André Cezário, titular da Sesau.

A Atenção Básica é a porta de entrada do SUS, responsável pelos atendimentos de menor complexidade. A Prefeitura reitera que a parceria com o governo baiano tem sido primordial para melhorar os indicadores. Com apoio do ente estadual, está sendo construída uma UBS Tipo III, ao lado do Hospital Regional Costa do Cacau, no Banco da Vitória.

 

ubs iguape; equipamentos; mobiliário; sesau
O planejamento da gestão municipal consiste ainda na construção de quatro UBSs, sendo uma no bairro Nossa Senhora da Vitória, uma no Teotônio Vilela e duas nas imediações da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no Salobrinho.

“Esse trabalho faz com que o atendimento possa fluir melhor. O prefeito tem o olhar atento e compreende a necessidade de atualizar o ambiente de trabalho e oferecer mais conforto para os pacientes e para o profissional no exercício de sua função”, elogiou a enfermeira Amenaide Cerqueira.

 



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia