WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

:: ‘Notícias’

Em celebração aos 489 anos de Ilhéus, Prefeitura antecipa salário dos servidores efetivos

 

Salário

Os servidores municipais de Ilhéus comemoram o aniversário de 489 anos da cidade com a antecipação do salário do mês de junho. Nesta terça-feira (27), a Prefeitura quitou a folha dos funcionários públicos efetivos ativos, a fim de que possam desfrutar o feriado. A gestão municipal ratifica seu compromisso com o funcionalismo, por meio do pagamento em dia e da concessão de diversos benefícios e reajustes salariais no decorrer dos últimos sete anos.

“Tudo isso é fruto de muita luta e de um governo que valoriza os servidores. Então, a gente garante que cada pai e mãe de família aproveite o feriado com dinheiro na conta. Quero parabenizar a todos os servidores do nosso município, que contribuem diariamente para levar serviços de qualidade ao cidadão”, destacou o prefeito Mário Alexandre.

O pagamento em dia também representa uma importante receita para potencializar e fomentar o comércio, com a injeção de R$ 9 milhões na economia local. Na quarta-feira passada (21), o chefe do Executivo e representantes dos sindicatos assinaram acordo coletivo que concede reajuste salarial e aumento do ticket alimentação. O documento autoriza a revisão de 5,77%, bem como aumento do ticket, que passou de R$ 550 para R$ 600 (relembre aqui).

Nota de pesar pelo falecimento do procurador aposentado do Município de Ilhéus, Delsuc Miranda

Nota de pesar

A Prefeitura de Ilhéus, através do prefeito Mário Alexandre, externa seu pesar pelo falecimento do professor, advogado e procurador jurídico aposentado do Município, Delsuc Barbosa Miranda, aos 79 anos, ocorrido na noite da última segunda-feira (26). Ele deixa um grande legado pelo trabalho desenvolvido na esfera pública e nas salas de aula.

Natural de Una, Delsuc formou-se na antiga Faculdade de Direito de Ilhéus, atual Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Também ministrou aulas de desenho geométrico no Colégio Diocesano.

Neste momento de despedida, o Município presta as sinceras condolências aos familiares e amigos por esta inestimável perda, rogando a Deus que na sua infinita misericórdia conforte a todos. Ele deixa viúva e quatro filhos.

O velório acontece no SAF, localizado na Conquista. O sepultamento ocorrerá nesta quarta-feira (28), às 10h, no Cemitério São João Batista, no Pontal.

Que o Espírito Santo seja o refúgio e a fortaleza na vida de cada um.

Agentes ambientais de Itabuna vão atuar na coleta seletiva nos quatro dias do Ita Pedro 2023

A 2ª edição do Ita Pedro 2023 – O Maior São Pedro do Brasil, que acontece de 29 de junho a 2 de julho, terá a presença dos trabalhadores que fazem parte da Associação dos Agentes Ambientais e Catadores de Recicláveis de Itabuna (ACCRI). Ao todo 15 catadores vão recolher alumínio e plástico na Arena Zé Cachoeira, à margem direita da Avenida Princesa Isabel, no Banco Raso.

Nesta terça-feira, dia 27, um grupo de catadores reuniu-se na Secretaria Municipal de Governo para ajustar os últimos detalhes do trabalho no circuito, que será sempre das 20 às 8 horas. “Nossa expectativa é que seja coletada uma tonelada de resíduos no circuito do Ita Pedro 2023, o que vai gerar renda para esses trabalhadores”, disse o secretário de Governo e coordenador do Programa Recicla Itabuna, Rosivaldo Pinheiro.

Ele afirmou que neste ano, os trabalhadores terão o suporte do Governo do Estado, através do Centro de Economia Solidária (CESOL). “O governo estadual vai fornecer equipamentos de proteção individual (EPIs) e café da manhã”, falou. Além disso, também contarão com o apoio do INEMA, CVR Costa do Cacau e Biosanear.

Segundo o secretário Rosivaldo Pinheiro, a atividade dos catadores será ainda mais organizada com a logística oferecida pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), que coordena o Ita Pedro 2023. “Desta vez eles terão área para descanso e lanches”, frisou.
A vice-presidente da ACCRI, Daniela dos Santos, lembrou que a festa junina será mais uma oportunidade para que as pessoas aprendam a separar resíduos para reciclagem. “Esperamos reciclar muito plástico e alumínio que em dias comuns pouco chegam a Central de Reciclagem”, disse .

No circuito da Arena Zé Cachoeira serão instalados 20 coletores que podem ser utilizados para o correto descarte das pessoas presentes à festa. Os resíduos das barracas e também do camarote vão ser recolhidos pelos agentes ambientais. “Todo o material seguirá para a separação, seleção, classificação, embalagem e revenda na Central de Reciclagem, de onde o produto final voltará ao ciclo de consumo”, explicou Rosivaldo Pinheiro.

Lula confirma presença em Ilhéus para início de obras de trecho da FIOL

Lula e Jerônimo Rodrigues estarão em Ilhéus

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que estará presente no lançamento da parte final do primeiro trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), em Ilhéus, na próxima segunda-feira (3), às 10h. No quadro semanal Conversa com o presidente, com o jornalista Marcos Uchôa, Lula disse que emendará a agenda em Salvador, no domingo de 2 de Julho, com a atividade no sul da Bahia, no dia seguinte.

O Trecho 1F da Fiol 1 terá 127 quilômetros de extensão e passará por Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara. As obras do trecho receberão o investimento de R$ 1,1 bilhão da Bahia Mineração (Bamin) e serão executadas pelo Consórcio TCR-10, formado pela empresa brasileira Tiisa e pela chinesa CREC-10.

(Do Pimenta)

SineBahia divulga vagas de emprego para Ilhéus nesta segunda-feira; confira lista

Há vagas para auxiliar de logística em Ilhéus  — Foto: Pexels

Há vagas para auxiliar de logística em Ilhéus — Foto: Pexels

O SineBahia, órgão estadual de intermediação de mão-de-obra, divulgou oportunidades de emprego oferecidas nesta segunda-feira (26) em Ilhéus, no sul da Bahia.

Há vagas para repositor de mercadoria, eletrotécnico, cozinheiro, entre outras profissões. [confira lista de vagas completa no final da matéria]

Os interessados devem buscar atendimento em uma das unidades do órgão. Não é preciso agendar e as senhas serão distribuídas conforme disponibilidade e por ordem de chegada.

Todos devem levar carteira de trabalho física ou digital, RG, CPF, comprovante de residência, escolaridade e de vacinação contra a Covid-19, além dos documentos específicos pedidos por cada vaga.

Ainda de acordo com o SineBahia, estão listadas apenas algumas das vagas disponíveis, que estão sujeitas ao limite de encaminhamentos. Confira abaixo

Vagas para Ilhéus

 

AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO – exclusiva para Pessoas Com Deficiência
Ensino médio completo e laudo médico atualizado
1 VAGA

AUXILIAR DE LOJA – exclusiva para Pessoas Com Deficiência
Ensino médio completo e laudo médico atualizado
1 VAGA

AUXILIAR DE MANUTENÇÃO PREDIAL
Ensino médio completo
Experiência na função
1 VAGA

ELETROTÉCNICO
Ensino médio com curso técnico em eletrotécnica ou áreas afins
Não exige experiência
1 VAGA

MECÂNICO A DIESEL
Não exige escolaridade
Experiência mínima de 6 meses na carteira de trabalho
2 VAGAS

OPERADOR DE MOTOSSERRA
Ensino fundamental completo
Experiência comprovada em carteira de trabalho
Residir em Uruçuca
1 VAGA

COZINHEIRA
Ensino fundamental completo
Experiência na função
1 VAGA

AUXILIAR DE COZINHA
Ensino fundamental completo
Experiência na função
1 VAGA

COZINHEIRO
Ensino fundamental completo
Experiência na função
1 VAGA

AÇOUGUEIRO
Ensino fundamental completo
Experiência na função
2 VAGAS

AÇOUGUEIRO DESOSSADOR
Ensino fundamental completo
Experiência na função
1 VAGA

AUXILIAR DE LOGÍSTICA
Ensino médio completo
Experiência na função
10 VAGAS

EMPREGADA DOMÉSTICA
Ensino médio completo
Experiência na função e carta de referência
1 VAGA

FISCAL CONTÁBIL
Ensino superior completo
Experiência com exportação e importação do sistema contábil, Speed fiscal, DMA, DMD e substituição tributária
1 VAGA

AUXILIAR CONTÁBIL
Ensino médio completo
Experiência na função com escrituração contábil, OSX, auxiliação bancária, FD contribuições, speed fiscal e sistema contábil domínio
1 VAGA

AUXILIAR TÉCNICO DE MANUTENÇÃO
Ensino médio completo
Experiência na função em mecânica, elétrica e hidráulica, curso NR10 e NR35
1 VAGA

REPRESENTANTE COMERCIAL AUTÔNOMO
Ensino médio completo
Experiência na função
1 VAGA

GEÓLOGO
Ensino superior completo
Experiência comprovada em carteira de trabalho
1 VAGA

OPERADOR DE TRATOR AGRÍCOLA
Ensino fundamental
Experiência comprovada em carteira de trabalho
1 VAGA

ATENDENTE DE PIZZARIA
Ensino médio
Experiência na função
Residir na zona sul e ter veículo próprio
1 VAGA

MOTORISTA FOLGUISTA
Ensino médio completo
Experiência na função e CNH “B”
1 VAGA

SERVIÇOS GERAIS
Ensino fundamental completo
Experiência na função
1 VAGA

Famílias chefiadas por pessoas negras são mais atingidas pela fome

Rio de Janeiro - Morador de Rua após se alimantar em Ong no centro do Rio de Janeiro de distribui alimentação gratuita. Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Famílias chefiadas por pessoas negras são mais atingidas pela fome

A fome é um problema que atinge um quinto das famílias chefiadas por pessoas autodeclaradas pardas e pretas no Brasil (20,6%). Esse percentual é duas vezes maior quando comparado ao de famílias comandadas por pessoas brancas (10,6%).

Os dados, divulgados nesta segunda-feira (26), são referentes ao período entre novembro de 2021 e abril de 2022. Eles fazem parte do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil (II Vigisan).

No total, 33,1 milhões de pessoas foram impactadas pela fome no país. Aqueles que se enquadram em determinados recortes de raça e gênero estão mais vulneráveis. Os lares chefiados por mulheres negras representam 22% dos que sofrem com o problema, quase o dobro em relação aos liderados por mulheres brancas (13,5%).

“A situação de insegurança alimentar e de fome no Brasil ganha maior nitidez agora. Precisamos urgentemente reconhecer a interseção entre o racismo e o sexismo na formação estrutural da sociedade brasileira, implementar e qualificar as políticas públicas, tornando-as promotoras da equidade e do acesso amplo, irrestrito e igualitário à alimentação”, diz a professora Sandra Chaves, coordenadora da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan).

O Vigisan é realizado pela Rede Penssan. Ele leva em conta dados registrados pelo Instituto Vox Populi, com apoio da Ação da Cidadania, ActionAidFord Foundation, Fundação Friedrich Ebert Brasil, Ibirapitanga, Oxfam Brasil e Sesc São Paulo.

Em dados gerais divulgados anteriormente, o estudo mostrou que quatro entre 10 famílias tinham acesso pleno a alimentos, ou seja, em condição de segurança alimentar. Por outro lado, 125,2 milhões estavam na condição de insegurança alimentar – leve, moderada ou grave. Os níveis foram medidos pela Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (Ebia), também usada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Escolaridade, emprego e filhos

Os recortes de raça e gênero também ficaram evidentes quando foram analisados outros dados como escolaridade, situação de emprego e renda e presença de crianças na família.

No caso dos lares chefiados por pessoas com oito anos ou mais de estudo, a falta de alimentos foi maior quando uma mulher negra estava à frente: 33%. Esse número foi menor no caso de homens negros (21,3%), mulheres brancas (17,8%) e homens brancos (9,8%).

Nas famílias com problemas de desemprego ou trabalho informal, a fome atingiu metade daquelas chefiadas por pessoas negras. Quando se trataram de pessoas brancas, um terço dos lares foi impactado. A insegurança alimentar grave foi mais freqüente em domicílios comandados por mulheres negras (39,5%) e homens negros (34,3%).

Nas situações em que a pessoa responsável tinha emprego formal, e a renda mensal familiar era maior do que um salário mínimo per capita (para cada indivíduo), a segurança alimentar estava presente em 80% dos lares chefiados por pessoas brancas e em 73% dos chefiados por pessoas negras.

A presença de crianças menores de 10 anos de idade nas famílias também foi um fator importante. Nesse contexto, a segurança alimentar era uma realidade em apenas 21,3% dos lares chefiados por mulheres negras, menos da metade dos chefiados por homens brancos (52,5%) e quase metade dos chefiados por mulheres brancas (39,5%).

SPM emite nota de repúdio contra vereador de Itabuna por violência política de gênero

A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia emitiu uma nota de repúdio e indignação  diante dos acontecimentos envolvendo o vereador Danilo de Freitas, da cidade de Itabuna, Extremo Sul da Bahia. No último dia 20 de junho, o vereador cometeu um ato de violência política de gênero contra a primeira-dama da cidade, a advogada Andréa Castro, utilizando termos e adjetivos ultrajantes e misóginos.

A secretaria destacou que é inadmissível que, em pleno século XXI, em um contexto em que se busca a igualdade de gênero e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, ainda se perpetuem atitudes de desrespeito e sentimentos contra as mulheres em qualquer contexto, especialmente nenhum espaço político.

Além disso, a secretaria afirmou estar empenhada em construir ações e medidas que garantam a prevenção e o enfrentamento à violência de gênero nos espaços públicos e privados, pois acredita que o lugar da mulher é onde ela quiser.

A nota também manifestou solidariedade à primeira-dama e advogada, Andréa Castro, e todas as mulheres que enfrentam diariamente a violência de gênero na esfera política. A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia destacou que está atenta à violência contra a mulher na política, enfatizando que essa é uma questão nacional e que o Estado da Bahia não é exceção.

Governo do Estado aquece a economia gerando emprego e renda no São João

André Curvello

Valeu a pena apoiar os festejos de São João na capital e no interior. Mais do que fortalecer uma das maiores manifestações da nossa cultura popular, os investimentos do Governo do Estado deram um grande impulso à economia baiana, ajudando a combater a fome e o desemprego. As ações foram as mais variadas.

Na segurança pública, por exemplo, mais de 23 mil policiais e bombeiros garantiram uma festa pacífica e com ocorrências reduzidas. As famílias puderam se divertir com tranquilidade.
As atrações musicais, por sua vez, atenderam às mais diversas preferências, em cerca de 300 municípios.

No Parque de Exposições, em Salvador, um público diário médio de 100 mil pessoas foi embalado por grandes nomes da música local e nacional. A animação não foi menor em Paripe e no Pelourinho.

Os números comprovam o acerto das decisões tomadas pelo governador Jerônimo Rodrigues. O São João de 2023 gerou R$ 1,5 bilhão em receitas para o estado e atraiu um fluxo de 1,5 milhão de turistas. Esses dados impressionantes refletem o aquecimento do comércio e do setor de serviços, como viagens e hotelaria, durante o período festivo. A alta demanda foi evidente, com locadoras de veículos esgotando 100% das suas frotas, e hotéis e pousadas sem vagas disponíveis.

O aeroporto de Salvador aumentou em 8% a oferta de voos em comparação com o ano anterior, facilitando o deslocamento dos visitantes. No aeroporto de Vitória da Conquista, ocorreu o aumento significativo de 65% na movimentação de passageiros em junho, em relação ao mesmo mês do ano anterior. Em Porto Seguro, o movimento também cresceu. E a rodoviária de Salvador ofereceu mais de 400 horários extras para atender aos viajantes durante o período junino.

A Secretaria de Turismo do Estado realizou uma pesquisa sobre o perfil dos visitantes durante os festejos do São João. Foram coletadas informações sobre a origem dos visitantes durante os festejos, sua renda, satisfação com os serviços e equipamentos oferecidos, gastos realizados e tempo de permanência no destino. Esses dados serão importantes para auxiliar o Governo a compreender com mais detalhes o impacto do turismo durante o São João e auxiliar na elaboração de estratégias para melhorar a experiência dos visitantes.

A atenção dada pelo Governo aos municípios durante o São João não foi isolada. Faz parte das ações contínuas para melhorar a qualidade de vida dos baianos. Os investimentos realizados em 2023 têm como objetivo promover o desenvolvimento econômico e social do estado. Ao todo, só em infraestrutura, são R$ 3,1 bilhões nos primeiros cinco meses do ano, com destaque para os setores de Educação, Saúde e Segurança Pública, porém englobando todos os outros.

Essa política, iniciada em 2007 pelo governador Jaques Wagner e que teve continuidade com Rui Costa, e agora com Jerônimo Rodrigues, tem seu acerto comprovado pelo trabalho recentemente divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A qualidade de vida da população baiana avançou mais de 35% em uma década.

Explicando melhor, o Índice de Perda de Qualidade de Vida (IPQV) no estado apresentou uma redução significativa, caindo de 0,308 para 0,198 entre os anos de 2008 e 2018, o que representa uma redução de 35,7%. Essa melhoria reflete as políticas de fortalecimento da economia e os investimentos realizados em áreas sociais e estruturais.

O índice leva em consideração diversos aspectos, como renda, moradia, serviços públicos, saúde, educação, alimentação, transporte, acesso aos serviços financeiros, padrão de vida, lazer e viagens. Os avanços nessas áreas têm contribuído para o bem-estar da população e para o desenvolvimento do estado.

Os investimentos do governo baiano, aliados ao fortalecimento da economia nacional no governo Lula e à queda nos preços de alimentos e combustíveis, têm proporcionado benefícios significativos para a população. A geração de empregos, o aumento da renda e a melhoria dos serviços públicos são resultados diretos dessas políticas públicas.

Proporcionalmente somos o estado que mais investe em infraestrutura no Brasil.
Os tempos são outros e o círculo virtuoso está em curso. Ainda há muito a fazer, porém os horizontes que se abrem, no Brasil e na Bahia, são auspiciosos.

André Curvello  é secretário estadual de Comunicação

Em cerimônia de transferência da sede do Governo para Cachoeira, Jerônimo destaca a importância de contar “a verdadeira história da independência”

O tiro da alvorada, no porto de Cachoeira, marcou o início da solenidade de transferência simbólica da sede do Governo do Estado para a cidade pelo Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. O evento começou às 6h deste domingo (25), com a participação do governador Jerônimo Rodrigues, que participou dos atos que dão destaque à história de luta e resistência no estado e que teve Cachoeira como uma das protagonistas.

 


Meneses Moreira, de 78 anos, tem 29 deles soltando os fogos da alvorada, que dão início a cerimônia. Ele explica conta como começou o trabalho. “Comecei a tocar fogos na Boa Morte e fui aprendendo e crescendo. Vim para cá e até hoje estou aqui, trabalhando firme e forte!”, disse orgulhoso de ser parte da narrativa da história da independência da Bahia.

Em seu discurso, o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues ressaltou que a história precisa ser contada por completo, com todos devidos personagens. “Os livros não contam tudo o que realmente aconteceu. Os indígenas, os negros, os trabalhadores e as mulheres que estiveram à frente das batalhas não entram nos relatos. Foram muitas as ações pela saída dos portugueses, em todos os cantos do país, mas o berço da reação foi aqui. Espero que a gente possa ver as gerações futuras contando essa história sem negar o papel de cada um”, afirmou.

Com estrutura modernizada, Estratégia Saúde da Família do Nelson Costa ganha novos equipamentos

esf nelson costa; entrega de equipamentos; sesau

Dando continuidade ao processo de reestruturação da Atenção Primária, a Prefeitura de Ilhéus realiza importantes aquisições para aprimorar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias Saúde da Família (ESFs).

Conforme a Secretaria de Saúde (Sesau), o objetivo é oferecer condições para que os servidores possam desempenhar suas funções e proporcionar aos usuários do SUS uma assistência resolutiva e humanizada.

Na última quinta-feira (22), foi a vez da ESF Nelson Costa I e II ser contemplada com mobiliários e equipamentos modernos, assegurando um trabalho de qualidade para atender a diversas demandas.

esf nelson costa; entrega de equipamentos; sesau

“Nós estamos realizando grandes investimentos. Após a UBS do Iguape, chegamos à Estratégia da Família do Nelson Costa. A nossa proposta é estruturar todas as nossas unidades de saúde, atendendo a determinação do prefeito Mário Alexandre para garantir serviços aos cidadãos em todos os níveis de assistência”, reforçou André Cezário, titular da Sesau.

Modernizada e entregue em maio do ano passado, a ESF Nelson Costa I e II se soma aos demais estabelecimentos de saúde do município para fortalecer a Atenção Básica, representando mais um avanço em prol do bem-estar da população local.

Prefeitura de Ilhéus faz balanço mensal de obras e serviços em andamento no município

canal do malhado

A Prefeitura de Ilhéus segue realizando obras que oferecem mais segurança, conforto, qualidade de vida e bem-estar à população. Os serviços consistem na pavimentação, contenção de encostas, construção de escolas e creches, bem como recuperação do Viaduto Catalão e segunda etapa do fechamento do Canal do Malhado.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra), os serviços atendem as necessidades mais pontuais, com foco na melhoria viária, limpeza de canais, construção de prédios públicos e escadarias.

“Meu sentimento é de gratidão. Eu fico muito feliz quando vejo que o trabalho está trazendo resultados e tem melhorado a qualidade de vida do nosso povo. Então, com esforço e dedicação, nós estamos atendendo demandas antigas, buscando recursos e ampliando o pacote de infraestrutura em Ilhéus”, ressaltou o prefeito Mário Alexandre.

 

tapa-buraco; avenida tobias barreto

 

Essas obras são muito importantes para as comunidades, principalmente aquelas afetadas em períodos de chuvas. A atual gestão possui um planejamento fiscal e financeiro para proporcionar mais dignidade aos munícipes. Com apoio do Governo da Bahia, a Prefeitura trabalha intensamente para angariar recursos e executar o maior pacote de obras da história da cidade, com mais de R$ 500 milhões aplicados em diversas áreas.

Os recursos são do próprio tesouro e provenientes de parcerias com os governos estadual e federal.

Balanço dos serviços

–  Pavimentação Boa Vista – assentamento e rejuntamento de paralelo e assentamento de meio-fio;

– Execução do combate incêndio do IME – assentamento do guarda corpo, aplicação do fundo galvanizado e pintura;

– Pavimentação Rua A, Loteamento Santa Clara (Banco da Vitória) – rejuntamento de paralelo e regularização da base para passeio;

– Canal do Malhado – execução de rejunte entre as aduelas, demolição de concreto e limpeza;

 

contenção; encosta; alto do socorro

 

–  Pavimentação do acesso ao Materno-Infantil (Rua São Francisco) – instalação de tubo PEAD, execução de poço-de-visita e execução de boca-de-lobo;

– Alto do Socorro – limpeza e regularização de talude, concretagem e instalação de tela;

– Escadaria Nerival – regularização do solo para concretagem, confecção de forma e concretagem;

– Creche do Basílio – instalações hidrossanitárias, instalações elétricas, nivelamento das chapas de molde para futura execução de paredes maciças de concreto, instalações de armação para vergas e contravergas e instalação de marcos de esquadrias;

– Recuperação do Viaduto Catalão –  execução de escada drenante e pintura;

– Escola de Tibina – instalação das grades, regularização do passeio e telhamento;

– Escadaria da Jamaica – montagem de forma, concretagem, acabamento (arrestamento) e fixação de tubos;

 

escola tibina

 

– Reassentamento de paralelos do Residencial Vilela;

– Reassentamento de paralelos da Morada do Porto com regularização da base;

– Serviço de drenagem da Rua Herotildes Melo com reassentamento de paralelos;

– Reassentamento de paralelos da Rua Adílio Alves (Banco da Vitória);

– Serviço de recapeamento asfáltico no São Miguel – remendo profundo com Brita Graduada Simples (BGS);

– Reassentamento de paralelos da Rua Bela Vista (Nelson Costa);

– Serviço de recapeamento asfáltico na Rua Doutora Sônia Maria Alves (Pacheco), Avenida Canavieiras e Rua Tobias Barreto, sentido Avenida Soares Lopes – aplicação de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ);

– Reassentamento de paralelos na Rua Carneiro Rocha;

 

escadaria jamaica

 

– Requalificação da Rua A (Vila Freitas) – execução de concretagem dos passeios;

– Rua Monteiro Lobato (Nelson Costa) –  reposição de paralelos e troca de manilha;

–  Rua Portugal (Nelson Costa) – desobstrução de rede pluvial, troca de manilha e reposição de paralelos;

– Rua Café Filho (Conquista) – troca de manilha e reposição de paralelos;

– Alto do Coqueiro – reposição de paralelos;

 

residencial vilela

– Rua São José (Malhado) –  troca de manilha e confecção de placas de concreto;

–  Avenida Brasil (Conquista) – desobstrução de rede e reposição de paralelos;

– Rua Visconde de Pedra Branca (Malhado) –  desobstrução de rede pluvial, troca de manilha e reposição de paralelos;

– Avenida Ubaitaba – confecção e instalação de placas de concreto;

– Limpeza do canal da Urbis até o Condomínio FAELBA

Augusto Castro cobra providências do Legislativo contra vereador que agrediu verbalmente Andrea Castro

O prefeito de Itabuna Augusto Castro emitiu Nota de Repúdio contra as agressões sofridas pela primeira dama Andrea Castro e cobrou providência do Poder Legislativo,

Veja a nota:

O Prefeito Augusto Castro, vem por meio desta nota expressar seu  veemente repúdio e indignação  diante das declarações do vereador Danilo durante a sessão da Câmara Municipal realizada nesta quarta-feira, dia 20.

É inadmissível e completamente inaceitável que um representante do povo utilize linguagem degradante e ofensiva para se referir à primeira-dama, advogada, mãe, esposa e mulher, Andrea Castro. Comparar uma mulher a uma expressão pejorativa e depreciativa é um desrespeito não apenas à sua dignidade, mas a todas as mulheres que lutam diariamente por igualdade e respeito.

Esperamos que a Câmara Municipal tome as devidas providências para repreender tal atitude, mostrando que a intolerância e a discriminação não têm lugar em nosso cenário político. Além disso, encorajamos a sociedade a se manifestar *contra qualquer forma de violência ou desrespeito direcionado às mulheres.*

Reafirmamos nosso compromisso em *promover a igualdade de gênero, o empoderamento feminino* e a construção de uma cidade onde todas as mulheres sejam respeitadas e tenham suas vozes ouvidas. Não mediremos esforços para combater atitudes que reforcem estereótipos negativos e agridam a dignidade feminina.

A todas as mulheres, em especial à primeira-dama Andrea Castro, nosso apoio, solidariedade e reconhecimento pela sua importância e contribuição para nossa sociedade.

Augusto Castro
Prefeito municipal de Itabuna



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia