WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

:: ‘Notícias’

Wesley Safadão destaca o Ita Pedro como um dos maiores eventos juninos do Brasil

“O que estou vendo aqui em Itabuna não vi em lugar nenhum, entre os inúmeros shows que realizamos neste mês de junho”. A afirmação é do cantor Wesley Safadão para uma multidão de mais de 100 mil pessoas durante sua apresentação como a principal atração nacional da 2ª noite do Ita Pedro 2023 – O Maior São Pedro do Brasil. Ele subiu ao palco no início da madrugada deste sábado, dia 1º.

O cantor ressaltou que a energia, a alegria e a vibração do público, que ocupava toda a extensão da Arena Zé Cachoeira e parte da Avenida Princesa Isabel, como algo ainda não visto durante sua turnê junina nos mais diversas cidades do País. “Itabuna está de parabéns por realizar uma festa tão bonita, com uma infraestrutura diferenciada e linda como esta. Vocês merecem tudo isso”, bradou.

Dirigindo-se aos responsáveis pela organização do Ita Pedro 2023, Wesley Safadão parabenizou o prefeito Augusto Castro e ao presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, Aldo Rebouças, por realizar uma das maiores festas juninas do Brasil. Na sequência, levou a multidão ao delírio cantando sucessos de sua carreira e de outros grandes nomes da música brasileira dos mais diversos estilos.

Conduzindo o público com coreografias sincronizadas, Safadão protagonizou um dos mais belos e emocionantes momentos do Ita Pedro 2023. Quando cantou “Tu tava na revoada”, “Covardia”, “Tchau, pra quem namora” e “Pega o Guanabara” foi lindo de ver a interação entre o público e o artista. Em vários momentos, o cantor pediu às emissoras de TVs e demais veículos de comunicação que registrassem a interação da multidão e agradeceu às manifestações de carinho de todos que vieram de outras cidades para prestigiar o seu show em Itabuna.

Itacaré: Taboquinhas realiza a Festa da Quebra do Cacau

Reafirmando que a cacauicultura continua sendo uma prática de cultura muito presente no município, a Igreja do Bom Jesus de Taboquinhas, em parceria com a Prefeitura de Itacaré, Câmara de Vereadores e os agricultores da região, realizou na manhã deste sábado (1), a 2ª Edição da Festa da Quebra do Cacau. O objetivo da festa é manter viva essa prática que impulsiona a economia e a renda na agricultura familiar.

Os festejos começaram às 9 horas da manhã com a Missa Campal (abertura), stands com mostra de produtos derivados do cacau, telão com informações sobre a cultura do cacau no município. Seguindo, teve as competições do arremesso e quebra do cacau; doação de mudas e premiação com troféus. Encerrando com o almoço para os participantes. A festa também contou com a participação do Presidente da Câmara, Renilson Costa, e dos vereadores Biro, Jivaldo e Roberto do Smart, os secretários municipais de Agricultura e Comunicação, Bubu e Aquis Maciel, respectivamente, além das lideranças de comunidades rurais e de Nego de Saronga. A animação musical ficou por conta de Da Lapa no Forró.

Os  frutos doados para o evento serão revestidos para a manutenção da Igreja Católica de Taboquinhas.

Comunidade escolar segue colaborando com a Campanha Bahia Sem Fome

A Campanha Bahia Sem Fome, do Governo do Estado, segue mobilizando toda a população baiana, ampliando a quantidade de arrecadações. A comunidade escolar vem fazendo a diferença, colaborando com o aumento do volume de alimentos recebidos, assim como contribuindo com o encaminhamento para os postos de distribuição. Já foram registrados pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), desde o lançamento do programa, em março deste ano, 164 toneladas de produtos doados. Estes são entregues nas unidades escolares dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) e na própria sede da SEC, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

“As escolas da rede estadual de ensino, em todos os 417 municípios baianos, estão de portas abertas para receber as contribuições, mesmo durante o recesso escolar. A adesão ao programa na capital e no interior está fazendo a diferença. Os alimentos podem ser doados por qualquer pessoa e serão distribuídos para o entorno das unidades escolares”, explica Ualson Reis, assessor da Coordenação de Articulação com os Núcleos Territoriais da SEC.

Prefeito Mário Alexandre recepciona presidente Lula antes de evento da BAMIN

lula; lula em ilhéus

Neste domingo (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da primeira-dama Janja Lula da Silva e do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, desembarcou no Aeroporto Jorge Amado, onde foi recepcionado pelo prefeito Mário Alexandre e pela deputada estadual Soane Galvão. O encontro antecede o evento da BAMIN, sendo fundamental para fortalecer o diálogo entre os entes e apresentar demandas pontuais voltadas ao município e a toda a região.

A comitiva federal participará na manhã desta segunda-feira (3), a partir das 9h, do lançamento da parte final do primeiro trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL). O evento acontece na BA-262 (Rodovia Ilhéus-Uruçuca), km 32, próximo à entrada da Biofábrica de Cacau. A obra representa um passo importante no que diz respeito à infraestrutura logística do país. O ato contará com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e autoridades políticas do estado, além da imprensa, empresários do setor produtivo e executivos da BAMIN.

 

lula; lula em ilhéus

“Momento que nos enche de alegria, porque a nossa cidade tem sido beneficiada com tantas iniciativas promissoras. Gratidão ao nosso presidente Lula, ao ministro Rui, aos senadores Jaques Wagner e Otto Alencar e ao nosso governador Jerônimo, que unidos mudaram a cara não apenas de Ilhéus, mas da Bahia e com certeza mudarão a cara do nosso Brasil”, declarou Mário Alexandre.

lula; lula em ilhéus

O consórcio TCR-10, formado pela brasileira Tiisa e pela chinesa CREC-10, é o responsável por executar as obras em uma extensão de 127 quilômetros. Conforme a BAMIN, o trecho 1F da FIOL também passará pelos municípios de Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara. Os serviços somam recursos na ordem de R$ 1,1 bilhão e têm previsão de conclusão em até três anos. A estimativa é que 1,2 mil postos de trabalho sejam gerados, no decorrer da construção do Lote F1.

Corredor logístico de exportação para o Brasil – A FIOL vai elevar a Bahia ao lugar de terceiro maior produtor de minério de ferro do Brasil, ficando atrás somente do Pará e Minas Gerais. A injeção de investimentos da BAMIN para execução do intermodal é da ordem de R$ 20 bilhões, recurso que inclui também a operação da Mina Pedra de Ferro, localizada em Caetité.

Vereador Kaique Souza agradece o Programa +Saúde na Comunidade: Prefeitura oferta mais de mil atendimentos na Zona Sul de Ilhéus

Vereador Kaique Souza visita mutirão e se alegra com vários atendimentos com celeridade para população

 

saúde na comunidade

O Programa Saúde na Comunidade ofertou mais de mil atendimentos nos bairros Nossa Senhora da Vitória e Ilhéus II, Zona Sul, neste sábado (1º). Presente na ação, o prefeito Mário Alexandre destacou a relevância social da iniciativa, que além de serviços de saúde, garante assistência diretamente na localidade onde o cidadão reside. Atento as necessidade o Vereador Kaique Souza, fez o requerimento 335/2023, aprovado por todos Vereadores. Outros requerimentos do Vereador e  também foram aprovados pela Câmara de Ilhéus para levar esses serviços para os Bairros Nelson Costa, Hernani Sá e Proa, o que já foi alinhado com o Secretário de Saúde, André Cesário e deverão acontecer nos próximos dias.

De acordo o Prefeito Mário Alexandre “A gente faz tudo isso pensando no bem-estar do nosso povo. As equipes prestam o atendimento itinerante nos bairros e distritos do município para que o cidadão possa ter acesso às consultas e aos exames de rotina. Com planejamento e dedicação vamos conseguir levar saúde às comunidades que mais precisam”.

 

saúde na comunidade

O programa visa consolidar a Atenção Básica, responsável por solucionar 80% dos problemas de saúde da população, além de descentralizar a assistência e atender as necessidades e características de cada localidade.

“Eu fui muito bem atendida. Espero que esse trabalho seja feito em outros lugares também”, disse a moradora Maria Conceição Silva. Para a jovem Ana Clara Santos, “a ação é uma excelente oportunidade para quem não tem tempo de ir ao posto de saúde durante a semana, devido à correria com o trabalho e estudos”, comentou.

Os moradores tiveram acesso a diversos serviços, incluindo aferição de pressão arterial; medição de glicemia; coleta de exames laboratoriais; teste de acuidade visual; exame preventivo; Eletrocardiograma; consulta médica com clínico geral; vacinação humana e animal; atendimento odontológico e ultrassonografias: abdominal, mama, transvaginal e próstata.

Prefeito confere serviços de manutenção preventiva e iluminação de LED do Viaduto Catalão

Com recursos próprios, a Prefeitura de Ilhéus investe cerca de R$ 500 mil para recuperar toda a estrutura do local

 Acompanhado de vereadores e lideranças comunitárias, o prefeito Mário Alexandre checou a etapa final da manutenção corretiva e preventiva do Viaduto Catalão, na tarde da última sexta-feira (30). Com recursos próprios, a Prefeitura de Ilhéus investe cerca de R$ 500 mil para recuperar toda a estrutura do local, importante via que liga os altos do Teresópolis e Conquista, na região central da cidade.

“Quero agradecer a Deus, a todos os vereadores que nos apoiam e entendem a importância desses serviços para o nosso povo. Vamos finalizar a iluminação cênica e fazer toda a sinalização para que o Viaduto Catalão se torne mais um ponto turístico do município. Todo esse trabalho faz parte do projeto que estamos desenvolvendo em diversos pontos para requalificar o sistema viário. Com muita luta estamos avançando”, declarou o gestor.

 

viaduto catalão

Conforme a Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra), a intervenção consiste na recuperação estrutural, com correção das fissuras existentes, causadas pelo desgaste temporal; execução de guarda-corpo; pintura; iluminação de LED e reparo do sistema drenagem em uma extensão de 60 metros, bem como implantação de passeios e instalação de iluminação cênica, embelezando também as áreas adjacentes.

Neste sábado (1º), o prefeito realiza a entrega da pavimentação das ruas A e B na Vila Freitas, comunidade localizada no bairro Esperança.

Lula e Jerônimo participam do início das obras do trecho Ilhéus-Aiquara da FIOL

A BAMIN realiza, na próxima segunda-feira (3), o evento oficial que marca o início das obras no trecho Ilhéus-Aiquara da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL), na Bahia.

A cerimônia acontecerá no município de Ilhéus, com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e  do governador Jerônimo Rodrigues.

O evento reunirá lideranças nacionais e globais da BAMIN, com as presenças de Benedikt Sobotka, CEO Global da ERG, organização responsável pelas atividades da empresa no Brasil, Eduardo Ledsham, CEO da BAMIN, e Sérgio Leite, CEO de Ferrovia da BAMIN.

Areninha de Futebol Society do Hernani Sá passa por vistoria do Estado e deverá ser liberada em 10 dias.

A Areninha de Futebol Society Gustavo Cezar Milton da Silveira Filho, localizada no bairro Hernani Sá, recebe manutenção corretiva devido às fortes chuvas que atingiram Ilhéus no final de abril. Acompanhado do secretário municipal de Esportes, Alzimário Belmonte (Gurita), que na ocasião representou o prefeito Mário Alexandre, e do vereador Cláudio Magalhães, o titular da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Davidson Magalhães, vistoriou os serviços na tarde desta quinta-feira (29). Esta Areninha foi uma reivindicação do Vereador Kaique Souza que contou com apoio o Vereador Cláudio Magalhães, numa parceria com a Secretária de Esportes da Bahia, do Governador Jerônimo Rodrigues, do Prefeito Mário Alexandre e da Deputada Soane Galvão

A visita, que também contou com a presença do superintendente de Economia Solidária, Wenceslau Júnior, objetivou verificar o trabalho em andamento que afirmou que ” no prazo de 10 dias, a comunidade poderá voltar a utilizar o equipamento esportivo”.

Para o Vereador Kaique Souza “este é um grande anseio dos desportistas, visto que além de atender a várias parcelas da comunidade, coordenador pela Associação de Moradores do Hernani Sá, sendo que também, hoje existe uma Escolhinha de Futebol com mais de 150 crianças, coordenada pelo Professor Marcos Garcia, onde  as mesma estão super ansiosas e agora terão o seu espaço de volta”, salientou Vereador Kaique Souza

.

Abertas inscrições para 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Ilhéus

conferência municipal; assistência social; sps; cmas

Estão abertas as inscrições gratuitas para a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Ilhéus, a partir desta quinta–feira, 29 de junho, até o dia 4 de julho. O evento será realizado no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, no dia 6 de julho, das 8h às 18h, sob o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

Clique aqui para realizar sua inscrição.

O público-alvo é composto por estudantes, usuários, trabalhadores, entidades não governamentais e equipes do governo municipal. A conferência é um espaço aberto de debate coletivo sobre a política de Assistência Social, onde são avaliadas as ações governamentais, indicando as prioridades para as políticas públicas no setor.

De acordo com Rubenilton Silva, titular da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, “a realização da conferência é uma etapa importante na consolidação e aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social [SUAS]”, explica. Já o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Renilson Soares, destaca que “estamos organizando uma conferência para que todos os envolvidos e participantes possam aplicar os temas debatidos durante o evento nas práticas diárias, com uma nova visão das políticas públicas e melhorando as ações do SUAS”.

Durante a conferência serão realizadas discussões divididas em cinco eixos, escolhidos pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNS).

Eixo 1 – Financiamento;

Eixo 2 – Controle Social;

Eixo 3,  Articulação entre Segmentos;

Eixo 4 – Serviços, Programas e Projetos;

 Eixo 5 – Benefício e Transferência de Renda

O evento é uma realização da Prefeitura de Ilhéus, por meio da SPS, e do CMAS.

Saúde na Comunidade: Prefeitura leva serviços ao Nossa Senhora da Vitória neste sábado (1º)

saúde na comunidade; rio do engenho; fasa

A Prefeitura de Ilhéus divulgou o cronograma de serviços que serão ofertados em ação neste sábado (1º), das 8h às 12h, no bairro Nossa Senhora da Vitória. A iniciativa integra o programa “Saúde na Comunidade”, responsável por promover atendimento em diversas localidades do município.

O paciente deve apresentar original e cópia do CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. A senha será retirada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Sul.

O cidadão terá acesso aos seguintes serviços: aferição de pressão arterial, medição de glicemia, coleta de exames laboratoriais, teste de acuidade visual, exame preventivo, Eletrocardiograma, consultas médicas (clínico geral), vacinação humana e animal, atendimento odontológico e ultrassonografias: abdominal, mama, transvaginal e próstata.

Serviço

Saúde na Comunidade

Data: 1º de julho de 2023 (sábado), das 8h às 12h

LocalCRAS Sul – bairro Nossa Senhora da Vitória

Com 3×1 para tornar Bolsonaro inelegível, TSE suspende sessão; julgamento retorna na sexta

O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro fala com a mídia durante uma visita a uma feira de transporte e logística no Centro de Eventos FIERGS em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, em 22 de junho de 2023. — Foto: SILVIO AVILA / AFP

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) continuou na manhã desta quinta-feira (29) o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Com o placar de 3 a1 pela inelegibilidade de Bolsonaro por oito anos, a sessão foi suspensa e será retomada nesta sexta-feira (30), às 12h.

A sessão desta quinta, a terceira para análise do caso, foi iniciada com o voto do ministro Raul Araújo. Ele inaugurou uma divergência e votou pela rejeição das acusações contra Bolsonaro (veja detalhes abaixo).

Em seguida, votaram os ministros Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares, pela condenação do ex-presidente. Na terça (27), o relator, ministro Benedito Gonçalves, já havia votado por condenar Bolsonaro, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

Com relação às acusações contra o vice da chapa de Bolsonaro, Walter Braga Netto, todos os quatro ministros votaram pela rejeição da denúncia. Dessa forma, já há maioria para absolvê-lo.

Faltam os votos da ministra Cármen Lúcia, e dos ministros Nunes Marques e Alexandre de Moraes, presidente do tribunal.

Bolsonaro é julgado pela reunião com embaixadores estrangeiros, no Palácio da Alvorada, na qual difamou sem provas o sistema eleitoral brasileiro. O encontro foi transmitido pela TV oficial do governo.

Na reunião — realizada às vésperas do início do período eleitoral — o ex-presidente fez ataques às urnas e ao sistema eleitoral, repetindo alegações já desmentidas de fraudes.

Veja os principais pontos do voto do relator

Veja os principais pontos do voto do relator

Divergência

'Numa democracia não há de ter limites ao direito fundamental à dúvida. Cada cidadão é livre para duvidar', diz ministro Raul Araújo

‘Numa democracia não há de ter limites ao direito fundamental à dúvida. Cada cidadão é livre para duvidar’, diz ministro Raul Araújo

Na sessão desta quinta, o ministro Raul Araújo foi o primeiro a divergir do entendimento do relator, Benedito Gonçalves, e se manifestou pela rejeição das acusações contra Bolsonaro.

No voto, o ministro afirmou entender que “não há que ter limites no direito à dúvida”. Raul Araújo concordou que Bolsonaro divulgou informações comprovadamente falsas na reunião com embaixadores, mas entendeu inexistir “o requisito de suficiente gravidade” para a condenação.

O ministro disse que foram tomadas providências para que o evento não tivesse repercussões eleitorais – como a retirada do vídeo da internet e a aplicação de multa. Também minimizou o impacto do discurso para os eleitores, justificando que as alegações já eram conhecidas pelos seguidores do ex-presidente.

Araújo ainda afastou possível irregularidade no uso da estrutura de comunicação do governo para a transmissão da reunião com embaixadores. Disse que, havendo ou não o encontro, seja qual fosse o discurso, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) repercutiria a agenda presidencial.

Ministro Raul Araújo durante julgamento que pode tornar Bolsonaro inelegível. — Foto:  Alejandro Zambrana/Secom/TSE

Ministro Raul Araújo durante julgamento que pode tornar Bolsonaro inelegível. — Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

No início do voto, Araújo já tinha se manifestado contra a inclusão da “minuta do golpe”, encontrada na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, entre as provas do processo. O documento citava planos para instalar um estado de sítio no TSE, com o objetivo de reverter a derrota de Bolsonaro nas eleições, o que é inconstitucional.

Mesmo o TSE já tendo decidido sobre a inclusão da questão, por unanimidade, em fevereiro, Araújo considerou que é possível rediscutir o tema no julgamento. O ministro afirmou entender que fatos descobertos após as eleições não poderiam ser incluídos no processo, porque não tiveram efeito eleitoral.

Durante a fala de Raul Araújo, a pedido da ministra Cármen Lúcia, o relator Benedito Gonçalves esclareceu que os fundamentos para o voto pela condenação de Bolsonaro não se baseavam na minuta do golpe, apenas na reunião com os embaixadores.

Como votaram os demais ministro

  • Floriano de Azevedo Marques:

 

Floriano de Azevedo Marques é 3º a votar no TSE — Foto: Reprodução/TV Justiça

Floriano de Azevedo Marques é 3º a votar no TSE — Foto: Reprodução/TV Justiça

Terceiro a votar, o ministro se manifestou pela condenação de Bolsonaro e pela inclusão da minuta do golpe na ação. Porém, afirmou que o documento e outras transmissões e discursos feitos pelo ex-presidente são apenas acessórios ao posicionamento dele, focado na reunião com embaixadores.

Marques citou depoimentos dos ex-ministros das Relações Exteriores, Carlos França, e da Casa Civil, Ciro Nogueira, e afirmou que as provas obtidas ao longo do processo apontam que a reunião não era parte da agenda de eventos institucionais. Para ele, ficou evidente que o “caráter eleitoral era central naquela atividade”.

Marques declarou que a performance de Bolsonaro na reunião foi menos de chefe de Estado e mais um comportamento típico de campanha e distante da liturgia do cargo.

'Analisando linha a linha me convenci que teve claro objetivo eleitoral', diz ministro Floriano Marques
‘Analisando linha a linha me convenci que teve claro objetivo eleitoral’, diz ministro Floriano Marques

O ministro concluiu que a situação, associada ao conteúdo da apresentação feita aos embaixadores, comprovam desvio de finalidade e abuso de poder – quando um agente público se vale da competência do cargo e vai além dos limites da lei para atender a interesses próprios.

“O presidente da República, reconheço, podia legitimamente manter sua irresignação, suas crenças, suas incredulidades. Mas não lhe cabia, institucionalmente, em diálogo ou monólogo, a sacar desconfianças sobre a confiabilidade do sistema eleitoral, pelo qual fora eleito diversas vezes, nem em rede nacional, e muito menos perante representantes de nações estrangeiras”, afirmou.

  • André Ramos Tavares:
Ministro André Ramos Tavares em julgamento no TSE nesta quinta (29) — Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

Ministro André Ramos Tavares em julgamento no TSE nesta quinta (29) — Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

Durante o voto pela condenação de Bolsonaro, o ministro Tavares afirmou que a liberdade de expressão, que é um direito fundamental, “não alberga a propagação de mentiras”.

O ministro entendeu que a reunião não foi um ato “isolado e aleatório”, mas fez parte de uma “verdadeira concatenação estratégica ao longo do tempo, com finalidades eleitoreiras”.

Para Tavares, o conteúdo do discurso do ex-presidente “é permeado por informações falsas” e “inequívocos ataques” a partidos, candidatos, ministros do STF e TSE. O ministro também concluiu que ficou comprovado “desvio de finalidade, caracterizando o abuso de poder”.

Segundo Tavares, o encontro com embaixadores fez parte de uma estratégia para desestabilizar a democracia, e que que elementos anteriores e posteriores à reunião não podem ser ignorados.

“Com roupagem de debate público, o investigado na realidade proferiu sérias acusações sem estar amparado minimamente por um acervo comprobatório que sustentasse tais conjecturas, incorporando em seu discurso invenções, ‘mentiras grosseiras’, ‘fatos forjados’, ‘distorções severas’. Não é pouco”, afirmou.

O que pode acontecer com Bolsonaro

Julgamento de Bolsonaro no TSE: veja os principais pontos do voto do relator
Julgamento de Bolsonaro no TSE: veja os principais pontos do voto do relator

Se a maioria dos ministros concordar com o relator, Bolsonaro sairia do julgamento inelegível até 2030. Ele não poderia, portanto, nem disputar as eleições municipais nem as estaduais e federais.

No entanto, o ex-presidente não seria preso, porque essa ação no TSE não é do âmbito penal.

Manipuladores de alimentos e técnicos administrativos das escolas estaduais do Sul da Bahia participam de capacitações

A Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio do Núcleo Territorial de Educação Litoral Sul (NTE 5), realizou, nesta quarta-feira (28), no Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Adeum Hilário Sauer, em Itabuna, capacitações para manipuladores de alimentos e técnicos administrativos que atuam nas escolas da região de Itabuna. As atividades, que estão sendo desenvolvidas por etapas, têm o objetivo de qualificar estes profissionais para a execução de suas funções de forma mais eficaz. As formações envolvem os 26 municípios circunscritos no Litoral Sul, já tendo sido realizadas nas cidades de Coaraci e Ilhéus e, também, em aldeias indígenas. As próximas acontecerão nesta quinta-feira (29), em Camacan.

Cumprindo agenda na região, a secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, esteve presente na unidade escolar e ressaltou a importância das capacitações. “É de suma importância capacitar os nossos colaboradores para o bom desempenho de suas atividades, pois são complementares e apoiadoras das ações finalísticas e formativas que acolhem estudantes e famílias nas nossas escolas”.

 

A formação para manipuladores de alimentos tem como tema “Qualidade e boas práticas na alimentação escolar”, na qual foram abordados assuntos como boas práticas de manipulação de alimentos; higiene pessoal e ambiental; técnicas de preparo; e desperdício x reaproveitamento. Já a capacitação para os técnicos administrativos é voltada para as atividades desenvolvidas nas secretarias escolares, como Censo Escolar, matrícula, Busca Ativa, histórico escolar, Sistema Presença e edital de concluintes, entre outros”.

A nutricionista Edna Oliveira, do NTE 5, falou do impacto da formação para a produção de uma alimentação escolar com mais qualidade e saudável. “O intuito é atingir o maior número possível de profissionais para passar informações sobre segurança alimentar e nutricional de forma teórica e prática, adequando as receitas de forma nutritiva e mais saborosa, sem o uso de condimentos industrializados”.

A manipuladora de alimentos Sidnea Santos, que atua no Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Adeum Hilário Sauer, fez questão de participar da capacitação para aprimorar os seus conhecimentos. “Gostei muito de participar da formação, pois aprendi a fazer novos pratos para diversificar o cardápio com alimentos mais nutritivos e saborosos, feitos por nós com muito amor e dedicação”, afirmou.

Para a técnica administrativa Maileide de Souza, que trabalha no Colégio Modelo de Itabuna, a realização de capacitações como estas é fundamental para o aprimoramento das atividades. “Durante a formação, nós temos a oportunidade de sanar as nossas dúvidas sobre a execução de diferentes tarefas, como por exemplo a emissão de documentos, fazendo com que o nosso trabalho seja mais ágil e organizado no cotidiano escolar”.

Fotos: Claudionor Júnior



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia