WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

:: ‘Notícias’

Prefeitura e Sebrae desenvolvem projeto que torna Rio do Engenho Território Criativo na Bahia

Com foco no turismo náutico, representantes da Prefeitura, do Sebrae e da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil) realizaram visita ao Rio do Engenho na última quarta-feira (19) para dialogar com a comunidade e definir detalhes da festa memorial à Senhora Sant’Anna e São Joaquim, padroeiros do distrito. Além do planejamento do evento, foi discutida a implantação de um polo criativo na localidade, trabalho que já vem sendo desenvolvido pela Associação de Moradores do Rio do Engenho (AMORE).

Conforme o Município, a procissão náutica acontecerá no dia 30 de julho e deve reunir aproximadamente 100 embarcações. Com saída da Maramata em direção ao Rio do Engenho, o ponto alto do evento será a celebração da missa e a festa para a comunidade.

Carla Serafim, superintendente de Relações Institucionais, reforçou o compromisso do governo municipal de buscar o apoio necessário para cumprimento das demandas, incluindo a manutenção periódica da estrada vicinal.

rio do engenho; turismo náutico; sebrae

“Através de um trabalho integrado desenvolvemos um projeto que coloca em evidência a valorização da nossa cultura e da história, fortalecendo o sentimento de pertencimento, principalmente na comunidade do Rio do Engenho, que abriga importantes patrimônios históricos e naturais e guarda um legado de fé”.

O Sebrae, por sua vez, destacou a implantação do polo criativo e a importância da consultoria no local. A entidade apresentou sugestão de mudança de nomes de pratos e serviços, mantendo viva a história e agregando valor à gastronomia regional.

“Em parceria com a Prefeitura, o Sebrae implementa uma série de ações de fomento à economia criativa, envolvendo diversos setores importantes da cena cultural do município. Dentre as ações contempladas estão a formatação e a promoção do Território Criativo Rio do Engenho. A partir de agora serão realizadas diversas consultorias, potencializando a arte, a cultura e a gastronomia com vistas à atração de turistas de todo o Brasil”, explicou Claudiana Figueiredo, gerente regional da entidade.

 

rio do engenho; turismo náutico; sebrae

Pais de Nossa Senhora e avós maternos de Jesus, Senhora de Sant’Anna e São Joaquim são os padroeiros da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, do Zonal Centro Sul, e da Igreja do Rio do Engenho, quinta igreja mais antiga do Brasil, construída no período colonial, em 1537, pelo terceiro governador geral do Brasil, Mem de Sá.

“O Rio do Engenho possui um papel relevante na história do Brasil. Esse aporte é fundamental para a melhoria e desenvolvimento do turismo na região”, afirmou Alcides Kruschewsky, presidente da Atil.

INSS estuda aceitar uso de transporte público como prova de vida

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estuda usar os equipamentos de controle biométrico de sistemas de transporte público para que aposentados, pensionistas e demais beneficiários de auxílios federais provem que estão vivos.

“Estamos nos articulando com a Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (DF) para que um assegurado nosso, ao passar por uma catraca [de ônibus ou metrô] em que haja identificação biométrica, faça sua prova de vida”, revelou o presidente do instituto, Alessandro Stefanutto, na manhã desta quarta-feira (19).

A proposta, ainda em análise, seria futuramente ampliada para outras localidades. O objetivo, segundo Stefanutto, seria tornar a prova de vida menos burocrática, ampliando as formas dos segurados comprovarem que estão vivos para continuar recebendo os benefícios previdenciários.

Este ano, a prova de vida passou a ser feita pelo próprio INSS, por meio do cruzamento de informações registradas em bases de dados do próprio instituto ou de outros órgãos e entes federais. No começo de fevereiro, o INSS publicou portaria detalhando os procedimentos considerados válidos para atestar que o beneficiário está vivo.

Os procedimentos são os seguintes:

1 – Acesso ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro ou a outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;

2 – Realização de empréstimo consignado, efetuado por reconhecimento biométrico;

3 – Atendimento presencial nas agências do INSS e nas entidades ou instituições parceiras, desde que feito o reconhecimento biométrico e também no sistema público de saúde;

4 – Vacinação;

5 – Cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública;

6 – Atualizações no CadÚnico

7 – Votação nas eleições;

8 – Emissão/renovação de passaporte; carteira de motorista; carteira de trabalho; alistamento militar; carteira de identidade (RG) ou outros documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou reconhecimento biométrico;

9 – Recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico;

10 -Declaração de Imposto de Renda, como titular ou dependente.

Crimes sexuais contra crianças e adolescentes crescem 15%

Dados de 2022 mostram que 67,1% das vítimas até 11 anos eram negras

O número de mortes violentas intencionais de crianças e adolescentes (MVI) caiu no Brasil. No entanto, os crimes sexuais contra os menores apresentaram altas expressivas, superiores a 15%. De acordo com os dados, o número desse tipo de morte de crianças e adolescentes no país caiu de 2.556, em 2021, para 2.489 em 2022, uma redução de 2,6%. Já os estupros subiram 15,3% e exploração sexual, 16,4%. 

Os dados, divulgados hoje (20), em São Paulo, são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). A entidade considera mortes violentas intencionais aquelas causadas por homicídio, feminicídio, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e morte decorrente de intervenção policial.

Do total de 2.489 crianças e adolescentes vítimas de mortes violentas intencionais no ano passado, 2.011 foram vítimas de homicídio doloso (80,7%); 75 de feminicídio (3%); 20 de latrocínio (0,8%); 22 de lesão corporal seguida de morte (0,8%); e 361 de morte decorrente de intervenção policial (14,5%).

O anuário revela que, dentre as vítimas de zero a 11 anos em 2022, 45,9% eram do sexo feminino e 54,1% do sexo masculino. Essas mortes, segundo o FBSP, foram decorrentes, sobretudo, da violência doméstica e intrafamiliar. Já dentre as vítimas de 12 a 17 anos, 89,7% eram do sexo masculino e apenas 10,3%, do sexo feminino.

“O gênero como um fator de risco para os meninos, portanto, só se impõe entre os adolescentes quando as mortes ocorrem prioritariamente como consequência da violência urbana”, diz o anuário.

Os dados – referentes a 2022 – mostram, ainda, que 67,1% das vítimas de zero a 11 anos eram negras, e 85,1% na faixa etária de 12 a 17 anos, “evidenciando que a desigualdade racial é parte estruturante da problemática das mortes violentas no país e que se acentua na medida em que os anos passam na vida do sujeito”.

Segundo o anuário, as armas de fogo foram os principais instrumentos do crime contra crianças e adolescentes em 2022: foram causadoras de 55,8% das mortes de crianças de zero a 11 anos, e de 90,8% das mortes de adolescentes jovens de 12 a 17 anos.

Crimes sexuais

Se as mortes violentas intencionais de crianças e adolescentes em 2022 tiveram queda de 2,6%, os crimes sexuais registraram forte alta: os estupros saltaram de 45.076 em 2021 para 51.971 em 2022, uma alta de 15,3%.

Por faixa etária, foram quase 41 mil vítimas de zero a 13 anos, das quais quase sete mil tinham entre zero e quatro anos; mais de 11 mil vítimas entre 5 e 9 anos; mais de 22 mil entre 10 e 13 anos; e mais de 11 mil entre 14 e 17 anos. As vítimas negras (pretas e pardas) foram a maior parte em praticamente todas as idades, principalmente na faixa etária dos 11 aos 14 anos, em que representam aproximadamente 59% do total.

A exploração sexual também aumentou passando de 764 casos registrados em 2021 para 889 em 2022, uma elevação de 16,4%. E os casos de pornografia infanto-juvenil cresceram de 1.523 casos em 2021 para 1.630 em 2022, um crescimento de 7%.

Demais crimes não letais contra crianças e adolescentes também tiveram expansão: abandono de incapaz cresceu de 8.197 casos em 2021 para 9.348 em 2022, um salto de 14%; ocorrências de maus tratos subiram de 19.799 casos (2021) para 22.527 (2022), alta de 13,8%; e lesão corporal em violência doméstica teve elevação de 14.856 casos (2021) para 15.370 (2022), aumento de 3,5%.

Internações

Os dados do Anuário do FBSP 2023 mostram ainda que o número de adolescentes cumprindo medida socioeducativa em meio fechado no país continua caindo: em 2022, eram 12.154 nessa condição, 6,3% a menos que em 2021. Em 2020 eram 14.944; em 2019, 22.031; e em 2018, 24.510.

“Esse movimento já vem sendo indicado por pesquisadores, ativistas e servidores da área, mas ainda não possui causas explícitas comprovadas, apesar de estar ocorrendo um esforço contínuo desses atores em apresentar explicações para o fenômeno”, diz o texto do anuário.

Entre as hipóteses apontadas pelo FBSP, estão a queda nos registros de roubos, um dos atos infracionais de maior incidência nas medidas privativas de liberdade; a diminuição do número de apreensão de adolescentes pelas forças policiais nos estados do São Paulo e Rio de Janeiro; e a decisão da justiça que determinou que as unidades onde os menores cumprem as medidas socioeducativas não ultrapassem a capacidade de lotação.

“A queda do número de internações em patamares tão elevados implica em um cenário de maiores possibilidades para a melhoria do sistema, com o aproveitamento dos recursos humanos e físicos não tão sobrecarregados e com maior capacidade para a efetivação dos direitos previstos na Constituição Federal”, diz o anuário.

“Enquanto as pesquisas que buscam as causas explicativas para o fenômeno estão em andamento, abre-se uma janela de oportunidade para que a gestão do atendimento socioeducativo se modernize para que os profissionais sejam mais valorizados, para que os recursos humanos e físicos sejam modernizados”, finaliza.

Bahia alcança R$ 3,8 bilhões em investimentos públicos no primeiro semestre

A Bahia dá a sua contribuição para a retomada da economia brasileira ao chegar a R$ 3,8 bilhões em investimentos públicos nos primeiros seis meses de 2023, de acordo com levantamento da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba). A boa performance do governo baiano nesta área na gestão do governador Jerônimo Rodrigues é atestada ainda por indicadores nacionais produzidos pela STN – Secretaria do Tesouro Nacional, vinculada ao Ministério da Fazenda. Ao destinar 12% da sua receita total para investimentos, a Bahia obteve o maior índice do país entre os estados no primeiro quadrimestre, de acordo com análise comparativa incluída no Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO).

Considerando-se os valores brutos desembolsados, o Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro – Siconfi, também gerenciado pelo Tesouro Nacional, demonstra por sua vez que no mesmo período a Bahia mantém o segundo lugar em investimentos entre os estados, atrás apenas de São Paulo. Os sistemas e relatórios da STN tomam por  base os dados fornecidos pelas administrações estaduais.

Infraestrutura e área social
O resultado do governo baiano até agora já supera o investimento médio anual do Governo do Estado nos últimos exercícios, que ficou em torno de R$ 3,4 bilhões, conforme dados da Sefaz-Ba. O levantamento da Fazenda estadual aponta que as áreas de infraestrutura e social constituem as maiores prioridades para os investimentos da atual gestão. Do total registrado, R$ 1,8 bilhão destinaram-se a ações das secretarias de Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura Hídrica e Saneamento. Já as áreas sociais (Educação, Saúde e Segurança Pública) somam R$ 1,6 bilhão investidos.

Governo da Bahia lança Agenda de Igualdade Racial com presença da ministra Anielle Franco

 

Ações para o desenvolvimento do empreendedorismo negro, da cultura afro e indígena baiana e para a educação que integram a Agenda Bahia de Promoção da Igualdade Racial foram anunciadas nesta quarta-feira (19), pelo Governo da Bahia, no Teatro Jorge Amado, em Salvador. O governador Jerônimo Rodrigues, a titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Ângela Guimarães, e outros secretários de estado apresentaram as iniciativas, que vão desde a capacitação de agentes de segurança e de trânsito até uma educação antirracista nas escolas. A ministra da Igualdade Racial Anielle Franco foi uma das convidadas da noite e participou dos atos de assinatura da agenda.

“Apresentamos à sociedade hoje a nossa preocupação com uma política para os povos tradicionais, de terreiro, povos originários, através de um conjunto de programas e estratégias políticas do estado da Bahia, que inclui segurança pública, geração de renda e educação, a partir da parceria entre os governos federal, estadual e municipais”, afirmou o governador.

Durante a cerimônia, foi apresentado o Acordo de Cooperação entre a Sepromi e o Desenbahia, que vai disponibilizar linha de crédito de até R$ 50 mil para empreendedores negros da Bahia. Ao todo, serão repassados R$ 10 milhões em crédito, com juros de 1% ao mês. Junto à linha de crédito, o Fundo de Desenvolvimento Social e Econômico (Fundese) foi ajustado, através de decreto, para facilitar apoios aos micro e pequenos empreendedores negros baianos.

“Vamos estabelecer melhores condições de crédito para que o nosso empreendedorismo negro possa se consolidar e expandir, ter trabalho digno, com capacidade de gerar renda, empregar pessoas e ir cada vez mais longe”, celebrou a titular da Sepromi, Ângela Guimarães.

“A gosto de Jorge” terá atividades culturais nos 111 anos Jorge Amado

A Prefeitura de Ilhéus deu início ao planejamento das ações culturais em alusão ao mês de aniversário de Jorge Amado, que se vivo estivesse completaria 111 anos.  A programação terá início no dia 1º de agosto e inclui uma série de atividades nas praças e espaços públicos, a exemplo do Teatro Municipal, na Academia de Letras e na Casa de Sá Barreto.

A reunião aconteceu  no Centro Administrativo da Conquista, e contou com as presenças dos secretários Marcelo Barreto (Ordem Pública), Eliane Oliveira (Educação), João Aquino (Serviços Urbanos) e Geraldo Magela (Cultura), além da superintendente de Relações Institucionais, Carla Serafim, e do diretor de Desenvolvimento Econômico, Paulo Moreira.

O evento contará com manifestações artísticas, exibição de filmes, feira de livros, espetáculos de dança e teatro e exposição de filmes para homenagear um dos mais ilustres escritores brasileiros, que levou a cidade de Ilhéus aos quatro cantos do mundo.

As ações serão integradas ao Festival de Talentos da Secretaria de Educação (Seduc) e à Passarela Cultural. Conforme a Seduc, os estudantes já estão trabalhando em sala de aula temas voltados à vida e obra de Jorge Amado e aos 500 anos de fundação de Ilhéus. Todas as atividades acontecerão de forma conjunta, unindo história, cultura e turismo em diversos pontos da cidade.

A programação está sendo montada em parceria com as respectivas pastas e deve ser informada no decorrer deste mês.

“A gosto de Jorge – Jorge Leal Amado de Faria nasceu em 1912, na cidade de Itabuna. Em janeiro de 1914 mudou-se com a família para Ilhéus. Aos 11 anos foi estudar em Salvador, onde aprendeu o gosto pela leitura com o padre Cabral. Aos 12 anos fugiu do internato e mudou-se para Sergipe, passando a morar com o seu avô. Contudo seu pai mandou buscá-lo e sem desejar voltar para a escola, Jorge foi plantar cacau.

Após seis meses tomou conhecimento da luta entre fazendeiros e exportadores de cacau, que iria marcar fortemente sua obra. Em Salvador, ingressou no Ginásio Ipiranga, onde fez o curso secundário. Ainda com 14 anos, Jorge estreava seus primeiros poemas na revista. Entre as suas principais obras, estão Capitães da Areia, Gabriela Cravo e Canela, Dona Flor e seus Dois Maridos e Tieta do Agreste. Além de escritor, Jorge foi deputado federal e membro da Academia Brasileira de Letras.

No dia 27 de junho de 1997, a Câmara de Vereadores de Ilhéus lhe conferiu o título de cidadão. Para ele, Ilhéus era a terra da sua vida. “Poucas vezes me senti tão honrado em minha vida como me sinto agora. Aconteceram-me fatos diversos que me levaram a mim e aos meus livros mundo afora. Eles significaram, antes de tudo, Ilhéus”, disse na ocasião.

O escritor foi o brasileiro com mais adaptações literárias para filmes, novelas, séries e peças teatrais. Na Casa Jorge Amado estão preservados os romances e a memória do autor, que apresentou ao mundo a rica cultura da nossa gente. Seus livros foram traduzidos em 80 países e 49 idiomas. Entre as obras aclamadas estão Gabriela Cravo e Canela, Dona Flor e Seus Dois Maridos e Tieta do Agreste, passando pelas Terras do Sem-Fim; O País do Carnaval e Capitães da Areia.

Com o SENAI CIMATEC, prefeito Mário Alexandre discute projetos para cadeia produtiva do cacau

reunião; senai cimatec; inovação

Dando continuidade à agenda administrativa na capital baiana, o prefeito Mário Alexandre participou na última quarta-feira (19) de uma reunião organizada pelo SENAI CIMATEC para discutir projetos voltados à cadeia produtiva do cacau, com foco no reaproveitamento de insumos e resíduos. A pauta abordou o potencial econômico da região sul do estado, bem como as ações da Semana de Inovação de Ilhéus.

O encontro contou com a participação do coordenador de Projetos do SENAI CIMATEC e ex-senador, Walter Pinheiro, do gerente regional do SENAI Bahia, Jurandir Hendler, e do gerente de Inovação do Município, Lucas Mota. O coordenador apresentou as modernas instalações do SENAI CIMATEC e as novidades que estão sendo desenvolvidas pelo instituto, um dos mais avançados centros de educação, tecnologia e inovação da América Latina.

“Reunião de extrema importância, pois demonstra a importância que damos ao desenvolvimento científico e tecnológico como mola propulsora para alavancar a economia de Ilhéus e do sul da Bahia”, frisou Mário Alexandre.

reunião; senai cimatec; inovação

O gestor ilheense estendeu o convite ao coordenador para participar da Semana de Inovação, ocasião na qual vai dialogar com a comunidade científica e as autoridades regionais, a fim de construir um plano de desenvolvimento econômico pautado em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

Realizada de 18 a 26 de agosto, a Semana de Inovação congrega diversos espaços, com palestras, minicursos, workshops, seminários, oficinas sobre empreendedorismo, atividades com metaverso e oportunidades de investimentos para alavancar o processo de transformação digital e disseminar a cultura de inovação, sendo considerado o maior evento de tecnologia do interior da Bahia.

Defesa Civil emite alerta de chuvas em Ilhéus; previsão aponta 120 milímetros até o domingo (23)

Chuvas

A Defesa Civil de Ilhéus emitiu um alerta para o risco de chuvas intensas no município. Conforme o comunicado, o acumulado de precipitações pode atingir 120 milímetros até o próximo domingo (23). Os dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

A Prefeitura orienta os moradores que se mantenham atentos, em suas residências, observando indícios como desagregação de solos em encostas, sinais sonoros, fissuras e rachaduras em imóveis.

Com o objetivo de minimizar os danos causados durante o período chuvoso, a Defesa Civil tem atuado por meio de sistema de monitoramentos constantes, aferindo os índices de chuva precipitados, bem como realizando previsões a curto e longo prazo. Além disso, a equipe faz um trabalho preventivo, por meio de vistorias, elaboração de laudos técnicos, proteção provisória de taludes com lonas, entre outras ações.

Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil, através do número: (73) 97400-7521 ou ligar para o Corpo de Bombeiros pela Central 193.

Prefeito Mário Alexandre participa do 1º Encontro de Comunicação Pública com gestores da Bahia

1º Encontro de Comunicação Pública

O prefeito Mário Alexandre participou nesta quarta-feira (19) do 1º Encontro de Comunicação Pública, promovido pela Record TV Itapoan e W4 Comunicação. O evento aconteceu em Salvador e reuniu gestores e assessores de Comunicação de municípios baianos.

Na ocasião, o prefeito ressaltou a importância de estreitar a comunicação entre os agentes públicos, por meio do intercâmbio de experiências entre as assessorias e secretarias de Comunicação. O encontro fortalece a participação coletiva nas discussões de interesse social em todo o estado.

“Momento oportuno para potencializar a comunicação institucional e divulgar as ações em prol da nossa população. Agradeço à equipe da Record TV Cabrália pelo convite para participar de um espaço enriquecedor, ampliar e compartilhar conhecimento”, destacou Mário Alexandre.

Prefeitura de Itabuna abre inscrições para concurso com 487 vagas em diversas áreas; confira

Prefeitura de Itabuna abre concurso, cidade que fica no sul da BA — Foto: AdobeStock

Prefeitura de Itabuna abre concurso, cidade que fica no sul da BA — Foto: AdobeStock

A prefeitura da cidade de Itabuna, no sul da Bahia, abre, nesta terça-feira (18), as inscrições para um concurso público com chamamento imediato para atuação no município. Ao todo, serão disponibilizadas 487 vagas em 46 cargos do serviço público municipal, além de cerca de 1.000 vagas para o cadastro de reserva.

As inscrições podem ser realizadas a partir das 12h desta terça-feira (18) e seguem até o dia 8 de agosto. As provas estão marcadas para o dia 3 de setembro. Os valores das inscrições serão de acordo com o nível de escolaridade variam de R$ 70 a R$150.

O edital com as informações pode ser acessado na edição eletrônica do Diário Oficial do Município de segunda-feira (17) ou no site da empresa Objetiva, responsável pela organização.

Caso Hyara Flor: antes de casamento que terminou em morte, adolescente teve outro noivado desfeito

Caso Hyara Flor: antes de casamento que terminou em morte, adolescente teve outro noivado
Caso Hyara Flor: antes de casamento que terminou em morte, adolescente teve outro noivado

O caso do feminicídio da adolescente Hyara Flor Santos Alves, aos 14 anos, na cidade de Guaratinga, no extremo sul da Bahia, ganhou mais um elemento revelado nesta semana pelo pai da vítima. A garota teve um noivado anterior ao casamento que terminou com sua morte.

O suspeito do crime é outro jovem, também menor de idade, com quem Hyara se casou. O casamento entre adolescentes é parte cultura dos povos ciganos, mas é inválido perante a lei brasileira.

 

Em entrevista à reportagem da TV Bahia, Hiago Alves, pai de Hyara, revelou o porquê de ter permitido o casamento da filha com o suspeito, que teve mandados de busca e apreensão e de internação decretados pela Justiça na segunda-feira (17).Pai de adolescente diz que filha teve noivado anterior desfeito — Foto: TV Bahia

Pai de adolescente diz que filha teve noivado anterior desfeito — Foto: TV Bahia

Antes de ser noiva do suspeito, Hyara Flor teve um noivado com outro homem, que não teve idade, nem nome revelados. O relacionamento foi desfeito, o que não é bem visto na comunidade cigana. Por isso, a família aceitou o novo pedido.

“Eles aproveitaram a fragilidade de minha filha ter terminado um noivado. Ele já me pediu (a mão da filha) e eu disse: ‘dou tranquilo”. Ele (o pai do suspeito) aproveitou o momento, noivou minha filha com filho dele, marcamos a data do casamento”, contou o pai de Hyara.

Ele explicou que na comunidade, quando um noivado termina, é importante que a mulher arranje um outro noivo para mostrar que “quem saiu perdendo” foi o ex-pretendente. Além disso, Hiago contou que permitiu que a filha se casasse com o adolescente porque confiava que o suspeito e a família seriam pessoas corretas.

Traição e premeditação

A família da vítima sustenta a versão de que ela foi morta pelo próprio marido, a mando do pai dele. Seria uma vingança por causa de um relacionamento extraconjugal entre a mãe do adolescente e um tio de Hyara. O pai da garota disse que já sabia que o irmão tinha uma relação extraconjugal com a mãe do suspeito.

Ainda segundo Hiago, a relação extraconjugal entre o irmão e a sogra de Hyara já era conhecida pela comunidade cigana. Para ele, o fato da família ter pedido o noivado da filha com o suspeito já demonstra que o crime foi premeditado.

“O pai dele programou para matar minha filha para se vingar de meu irmão. Eles já me pediram (a mão de Hyara) na intenção de vingar o meu irmão com a minha filho”, disse.

Relembre o caso

Hyara Flor no dia do seu casamento — Foto: Redes sociais

Hyara Flor no dia do seu casamento — Foto: Redes sociais

Hyara Flor foi morta em 6 de julho, com um tiro. O crime aconteceu 45 dias depois do casamento dela com outro adolescente de 14 anos.

g1 teve acesso exclusivo ao laudo da necropsia, que aponta que o tiro que atingiu a adolescente fez com que ela asfixiasse no próprio sangue, até a morte.

A polícia acredita que marido de Hyara fugiu para o Espírito Santo com a família. Segundo os delegados que investigam o caso, com os pedidos decretados na segunda-feira, o suspeito é procurado em todo o país.

O laudo da perícia afirma que o tiro disparado contra a jovem no dia 6 de julho foi feito por alguém a, no máximo, 25 centímetros de distância. A bala entrou pelo pescoço e ficou alojada na vértebra cervical da adolescente.

Copa do Mundo feminina começa com favoritismo compartilhado

Faltando poucos dias para a bola rolar na Austrália e na Nova Zelândia, uma pergunta ganha cada vez mais força: quais seleções, além do Brasil, podem ser consideradas reais candidatas a ficar com o título da Copa do Mundo? Se em 2019 os Estados Unidos eram francos favoritos e tinham a França, que sediava a competição, como principal adversária, no atual Mundial as norte-americanas ainda são apontadas como uma grande força, mas agora têm a companhia de outras equipes, como Inglaterra e Alemanha.

EUA em busca do penta

Maior vencedora da competição (com quatro títulos, entre eles os dois últimos, em 2015 e 2019), a seleção norte-americana pode ser apontada como uma das grandes favoritas a levantar o troféu de campeã no dia 20 de agosto no Estádio Olímpico de Sydney. Porém, a equipe vive um momento de renovação, de mudança de geração.

Este processo fica claro na relação de convocadas para o Mundial. Das 23 jogadoras chamadas pelo técnico Vlatko Andonovski, apenas nove estiveram presentes na vitoriosa campanha na França. Entre as mais experientes aparecem nomes como as da meio-campista Julie Ertz e das atacantes Alex Morgan e Megan Rapinoe (eleita a melhor jogadora do último Mundial).

Entre as novatas um nome chama atenção: Trinity Rodman. Filha do lendário jogador de basquete Dennis Rodman, que marcou época pelo comportamento excêntrico e pelos títulos conquistados no Chicago Bulls capitaneado por Michael Jordan, a jovem atacante de 21 anos merece ser acompanhada com atenção.

“A seleção norte-americana conquistou a Copa de 2019 e passou por uma mudança de comando. Saiu Jill Ellis e entrou Vlatko Andonovski. Com isso, algumas peças mudaram na seleção. Essa renovação ficou mais clara após os Jogos Olímpicos de Tóquio. Mais ou menos nos mesmos moldes da renovação realizada na seleção brasileira, ele começou a trazer jogadoras jovens que vinham se destacando na NWSL [liga profissional de futebol feminino dos EUA], mas ainda manteve uma espinha dorsal do time que foi campeão em 2015 e 2019, e que pode conquistar o inédito tricampeonato”, afirmou a comentarista Amanda Viana, do Planeta Futebol Feminino, em participação no Videocast Copa Delas, da EBC.

Inglaterra busca título inédito

Se o processo de renovação pode criar certa dúvida em relação ao favoritismo dos EUA, a Inglaterra é considerada uma força já estabelecida no atual cenário do futebol feminino. Apesar de ainda buscar seu primeiro título mundial, as inglesas chegam à Copa do Mundo com o moral alto após vencerem pela primeira vez uma edição da Eurocopa feminina (em 2022, em final contra a poderosa Alemanha).

“A Inglaterra é a grande favorita para vencer esta Copa. É uma seleção com um grande potencial, um trabalho de base muito bem feito, que já colhe os seus frutos. Um grande equilíbrio entre defesa, meio-campo e ataque, além de goleiras incríveis. Esta pode ser a coroação de um trabalho que vem durando um bom tempo. Um trabalho muito sério. Foi a grande vencedora da Euro e vem muito forte para brigar por este título. A Inglaterra tem as grandes expoentes deste Mundial e tem tudo para ficar com o título”, avaliou a comentarista Isabelle Suarez durante o Videocast Copa Delas.

E um dos destaques da equipe é a lateral-direita Lucy Bronze. Escolhida pela Fifa como melhor jogadora do mundo de 2020, a experiente jogadora do Barcelona (Espanha) será peça importante na equipe comandada pela técnica holandesa Sarina Wigman (que levou a seleção de seu país à final da Copa de 2019). Outra atleta que merece ser acompanhada com atenção é a talentosa meia Keira Walsh, contratada pelo Barcelona junto ao Manchester City (Inglaterra) pelo valor de 460 mil euros, na maior transação da história do futebol feminino.

Alemanha tenta voltar a ser protagonista

Se os Estados Unidos são uma realidade e a Inglaterra é uma potência emergente, a Alemanha é uma força que tenta retomar o protagonismo do passado. Com dois títulos mundiais na história (em 2003 e em 2007) e maior vencedora da Euro feminina (com o total de oito canecos, o último em 2013), a seleção alemã não vive um bom momento nos últimos anos. Na última década, os resultados de maior destaque foram o quarto lugar na Copa de 2015 e o vice-campeonato no campeonato europeu de 2022.

Esse desejo de retornar aos momentos de glória é evidenciado em entrevista da técnica da equipe Martina Voss-Tecklenburg ao site da Fifa: “Queremos ser candidatas ao título, ser uma equipe que pode ser campeã mundial […] Essa é uma sensação boa. Acredito que, se todas ficarem em forma, podemos ser um time a ser batido”.

E uma das chaves para o sucesso das alemãs está no ataque, onde a experiente centroavante Alexandra Popp é certeza de muitos gols. Aos 32 anos, a jogadora do Wolfsburg (Alemanha) tem como grande arma as finalizações de cabeça, como mostrou na última Euro, na qual terminou como uma das artilheiras com o total de seis tentos.

Surpresa em casa?

Uma das equipes com potencial para surpreender nesta Copa é a Austrália. Jogando em casa, a equipe da Oceania certamente terá uma dose extra de motivação para buscar o primeiro Mundial de sua história. Porém, a principal razão para se esperar uma campanha história das Matildas tem nome e sobrenome: Sam Kerr.

A jogadora do Chelsea (Inglaterra) e maior artilheira da história da seleção feminina da Austrália é a atacante que toda equipe gostaria de ter: esbanja frieza, tem rapidez de raciocínio e conta com um grande poder de finalização que a permite marcar muitos gols, seja de cabeça ou com sua poderosa perna direita. “Sam Kerr é a grande expoente da Austrália. É uma das melhores atacantes do mundo. É, provavelmente, a maior jogadora da história da seleção feminina australiana”, disse Thiago Ferreira, colaborador do Planeta Futebol Feminino, em participação no Videocast Copa Delas.

Geração talentosa

Outra possível candidata a surpresa neste Mundial é a Espanha. O país vive um momento muito positivo na base, com a recém conquista da Copa do Mundo sub-20. Além disso, o plantel espanhol tem aquela que é considerada a melhor jogadora em atividade no momento, Alexia Putellas. A meia-atacante do Barcelona (Espanha) conquistou as duas últimas edições do prêmio de melhor do mundo, tanto da Bola de Ouro da Revista France Football como do prêmio The Best da Fifa.

A jogadora não está em sua melhor forma, pois acaba de se recuperar de uma lesão de ligamento cruzado anterior no joelho esquerdo, mas certamente será peça importante na equipe comandada pelo técnico Jorge Vilda.

Outro desafio da Espanha na competição será lidar com conflitos entre o elenco e a federação, que tiveram início após a última edição da Euro feminina. “Uma situação complicada, que começou após a Eurocopa. A Espanha acabou frustrada, eliminada para a Inglaterra [nas quartas de final]. Na avaliação das jogadoras, um resultado frustrante, pois é uma geração talentosa, talvez a melhor que o país já teve. Na sequência, 15 jogadoras enviaram e-mails para a Federação Espanhola afirmando que não gostariam de ser convocadas para a próxima Data Fifa por questões de saúde mental. Esses e-mails não deveriam ter sido vazados, mas foram. Sendo inclusive divulgados pela própria Federação, que afirmou que não admitiria que as jogadoras quisessem escolher o treinador e pressionar a Federação de qualquer maneira”, avaliou Taís Viviane, do Planeta Futebol Feminino, no Videocast Copa Delas.

Em meio a tantas candidatas ao título uma coisa é certa, contando com tantas equipes talentosas, a Copa do Mundo da Austrália e da Nova Zelândia promete ser uma das mais disputadas e emocionantes da história.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia