WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

:: ‘Notícias’

Wegovy: 1º injetável semanal apenas para obesidade, medicamento deve chegar ao Brasil em 2024

Por Mariana Garcia, g1

Canetas para tratar obesidade e diabetes tipo 2: entenda como agem

Aprovado no começo de 2023 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Wegovy – primeiro medicamento injetável de uso semanal para sobrepeso e obesidade – só deve começar a ser comercializado em 2024. O medicamento já é vendido nos Estados Unidos, Dinamarca e Noruega.

Na época da aprovação, a expectativa era que as canetas para o tratamento de obesidade chegassem ao paciente ainda em 2023, no segundo semestre. No entanto, Priscilla Mattar, endocrinologista e diretora médica da Novo Nordisk, explicou ao g1 que a procura pelo medicamento aumentou em todo o mundo.

Existe uma demanda global aumentada por todos os resultados positivos que o Wegovy apresentou. Vamos lançar quando tivermos certeza de que conseguimos atender os pacientes do Brasil. Estamos acertando as linhas de produção para aumentar a capacidade.
— Priscilla Mattar, diretora médica da Novo Nordisk

Sucesso de público, Chocolat Festival leva 70 mil visitantes ao Centro de Convenções de Ilhéus

Chocolat Bahia; 14ª edição

O 30º Chocolat Festival Bahia em nada deixou a desejar e ofereceu ao público um final de semana repleto de opções. Neste ano, o festival chegou à sua 14ª edição em Ilhéus, atraindo 70 mil visitantes no Centro de Convenções, dos dias 20 a 23 de julho, e alcançando a meta de faturamento com negócios diretos, que ultrapassou os R$ 20 milhões. Iniciativa consagrada na cidade, o evento é considerado o maior no segmento de chocolate e cacau da América Latina e reúne toda a cadeia produtiva, desde o fruto até o produto final.

A programação contou com palestras, debates, rodas de conversa, degustação e aulas de culinária, além de mais de 300 expositores e cerca de 120 marcas regionais de chocolate e derivados do cacau, além de diversas manifestações culturais, artesanato, literatura, gastronomia regional e apresentação de artistas locais. Conforme os organizadores, o festival contabiliza mais de 20 edições realizadas entre Bahia, Pará e São Paulo, levando diversas marcas de bean to bar, premium e gourmet.

 

chocolat bahia; 14ª edição

Para o prefeito Mário Alexandre trata-se de mais uma ação exitosa de fomento ao turismo, com objetivo de diversificar as atividades e exaltar o trabalho dos pequenos produtores e microempreendedores, bem como contribuir diretamente para o crescimento vertiginoso desse mercado na região, tornando-se um marco na história recente do sul da Bahia.

Parte da programação, o 6º Fórum Anual do Cacau debateu temas ligados ao setor, com palestras ministradas por especialistas. O encontro é responsável por disseminar conhecimento, compartilhar casos de sucesso e unir os diferentes atores da cadeia para discutir soluções rumo a um setor mais próspero e sustentável.

O Chocolat Bahia permite a troca de experiências e divulgação de novas tecnologias que consolidam a região não apenas como produtora de cacau, mas também de chocolates de origem, com alto valor agregado.

 

Chocolat Bahia; 14ª edição

“Estou participando do festival pela terceira vez. Acompanho todo o trabalho, que impulsiona o discurso sobre a importância da cadeia produtiva do chocolate há mais de uma década. O Chocolat Bahia é uma grande oportunidade para que possamos apresentar os nossos produtos e levar a nossa marca para diversas regiões do país e do mundo”, comentou a expositora Sheila Tomaz.

A próxima edição, o Chocolat Amazônia, acontece de 17 a 20 de agosto, em Belém, capital do Pará.

Chocolat Bahia; 14ª edição

A 14ª edição do Chocolat Bahia Festival é uma realização da MVU Empreendimentos. O evento conta com as parcerias do Governo do Estado da Bahia, Prefeitura de Ilhéus, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Estado do Pará, Fieb, CNI, Sebrae, Apex, Ceplac, Banco do Nordeste, Desenbahia, Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), Associação do Turismo de Ilhéus (Atil), Costa do Cacau Convention Bureau, Centro de Inovação do Cacau (CIC), IF Baiano – Campus Uruçuca, CocoaAction Brasil, Biofábrica da Bahia, Associação dos Produtores de Cacau (APC) e CDL Ilhéus.

1ª edição da Rondesp Sul Night Run reúne cerca de 500 atletas em Ilhéus

1ª rondesp night run; esporte; rondesp

Nem mesmo a chuva que atingiu Ilhéus impediu a realização da 1ª edição da Rondesp Sul Night Run, no último sábado (22). Com apoio da Prefeitura, a atividade, que faz parte das comemorações dos 10 anos de implantação da companhia na região, reuniu cerca de 500 atletas. O prefeito Mário Alexandre destacou que o evento é agregador, pois conta com a participação de atletas vindos de outros estados.

“Ilhéus é palco de diversas atividades que reúnem as famílias e levam lazer e diversão para todos os públicos. São ações que representam ganhos para a saúde dos participantes e movimentam toda a região”, destacou Mário Alexandre.

1ª rondesp night run; esporte; rondesp

Os atletas se inscreveram nas categorias corrida geral masculina, corrida militar masculina, corrida geral feminina e corrida militar feminina. O percurso de 5 km inclui a Ponte de Jorge Amado, com largada da Praia do Cristo. A iniciativa visa promover a prática esportiva e a integração entre polícia e comunidade, sob a coordenação do major PM Marcos Viroli e do capitão Jorge Farias, comandante e subcomandante da Rondesp Sul, respectivamente.

“O evento superou todas as expectativas. As inscrições foram esgotadas 15 dias antes da data de encerramento, o que culminou com essa grande festa que realizamos. Sem sombra de dúvida, o grande ponto da corrida foi a participação da sociedade, que comemorou conosco os 10 anos da Rondesp Sul. Não poderíamos nesta data tão importante receber um presente maior do que a presença da população”, frisou o major.

Todos os corredores receberam medalhas de participação. A Banda Nego Lu agitou o público presente. “Apesar da chuva, o evento foi muito bom. Quero parabenizar a Prefeitura por todo apoio e a Rondesp Sul pela excelente iniciativa”, comentou Felipe Freitas.

 

1ª rondesp night run; esporte; rondesp

Classificação – 5 km

1º lugar corrida militar masculina (Rondespiano) – Itamar Viana

1º lugar corrida geral masculina – Sérgio Sabino

1º lugar corrida militar masculina – José João Rodrigues

1º lugar corrida geral feminina – Arrate Mintegui

1º lugar corrida militar feminina – Poliana Carvalho

Caso Marielle: Justiça determina transferência de ex-bombeiro para presídio federal

A Justiça do Rio de Janeiro determinou a prisão preventiva do ex-sargento do Corpo de Bombeiros Maxwell Simões Correa por suspeita de envolvimento na morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Correa deverá ser transferido a um presídio federal.

A decisão do juízo da 4a. Vara Criminal da Capital informa que as provas apresentadas pelo Ministério Público do Rio apontam a ligação do ex-bombeiro com o caso, antes, durante e depois dos assassinatos. Na decisão, “determinou ainda que o preso seja transferido para um presídio de segurança máxima fora do estado, uma vez que ele representa risco às investigações”. Até a transferência, determinou a Justiça, ele deverá ficar no presídio de Bangu I.

As provas que indicam a participação de Maxwell tiveram como base a colaboração premiada de outro acusado, o ex-Policial Militar Élcio de Queiroz. Na decisão, é citada a ligação do ex-bombeiro com Ronnie Lessa, que também está preso e é acusado de disparar contra o carro onde as vítimas estavam. Correa teria participado, um dia após o crime, da troca de placas do veículo usado no assassinato, jogado fora as cápsulas e munições usadas no crime, assim como o providenciado o desmanche do carro.

Correa, de acordo com Élcio, seria o responsável por manter financeiramente sua família, assim como arcar com as despesas de sua defesa. O objetivo era evitar o rompimento entre eles. Maxwell teria participação em uma organização criminosa, além de possuir patrimônio incompatível com sua condição financeira.

Transferência

“[…] por todos esses motivos decreto, com base no Código de Processo Penal a prisão preventiva de Maxwell Simões Correa, com validade de 20 anos para um estabelecimento penal federal de segurança máxima, a ser indicado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão do Ministério da Justiça”, determinou o juiz.

Estado entrega mais uma escola de ensino integral e obras de infraestrutura em Itaju do Colônia

 

O Colégio Estadual Cordeiro de Miranda, em Itaju do Colônia, no Sul da Bahia, foi inaugurado neste domingo (23), com a nova estrutura de tempo integral, e atenderá 225 alunos da rede estadual do município. O governador Jerônimo Rodrigues entregou a nova unidade escolar, acompanhado da secretária da Educação Adélia Pinheiro e outros secretários de estado. O aporte estadual foi de mais de R$ 9 milhões para as obras entregues no dia em que a cidade completa 61 anos de emancipação política.


“Com uma escola como essa, com essa estrutura, tenho certeza de que esses estudantes vão ingressar na universidade, passar em concurso, passar no ENEM. A gente trabalha para isso. Para dar uma educação de qualidade. Além de escola bem equipada, ter bons professores, ter programas de apoio”, afirmou Jerônimo Rodrigues.


A ampliação da escola contou com a construção de novas salas de aula, teatro para 200 pessoas, sala de leitura e vídeo, laboratórios, restaurante estudantil, campo com pista de atletismo e quadra poliesportiva coberta, que atenderão os alunos do ensino regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).


A diretora do Colégio de Tempo Integral, Silmara Melo, comemorou. “Estamos muito felizes co esse presente que recebemos hoje. Pelas novas práticas que nós teremos condição de desenvolver, tanto no esporte, quanto no ensino e no lazer, graças à nova estrutura da unidade. Com sala de informática, sala de jogos e laboratório, os meninos estão cobertos de opções para aprender”, afirmou.

Confira vagas de emprego para cidades de Ilhéus, Itabuna e outros, nesta segunda-feira

Por g1 BA

Confira as vagas para o interior da Bahia nesta segunda-feira — Foto: Anasps

Confira as vagas para o interior da Bahia nesta segunda-feira — Foto: Anasps

O SineBahia, órgão estadual de intermediação de mão-de-obra, divulgou oportunidades de emprego oferecidas nesta segunda-feira (24) em diversas cidades do estado.

Vagas para Ilhéus

REPRESENTANTE COMERCIAL ALIMENTÍCIO
Ensino médio
Experiência na função
Possuir veículo e CNH
1 VAGA

CARPINTEIRO
Ensino médio
Experiência em carteira
1 VAGA

GARÇOM DE HOTEL
Ensino fundamental
Experiência na função
Disponibilidade de horário
1 VAGA

MONITOR DE SISTEMAS ELETRÔNICOS DE SEGURANÇA
Ensino médio
Experiência comprovada em carteira
1 VAGA

CHEFE DE FILA DE RESTAURANTE
Ensino médio
Experiência em carteira
1 VAGA

LÍDER DE BRIGADA
Ensino médio
Experiência em carteira
2 VAGAS

ENCARREGADO DE LIMPEZA
Ensino médio
Experiência em carteira com gestão de pessoas
3 VAGAS

INSTRUTOR DE ELÉTRICA
Ensino médio
Experiência comprovada em carteira
Possuir curso técnico em elétrica
Disponibilidade para realizar viagens
3 VAGAS

INSTRUTOR DE GESTÃO
Ensino médio
Experiência comprovada em carteira na área segurança do trabalho
Disponibilidade para realizar viagens
1 VAGA

DESIGNER GRÁFICO
Ensino médio
Experiência na função
1 VAGA

FISCAL CONTÁBIL
Ensino superior em Contabilidade
Experiência com exportação e Importação do sistema contábil, Speed fiscal, DMA, DMD e Substituição tributária
1 VAGA

AUXILIAR CONTÁBIL
Ensino médio
Experiência na função com escrituração contábil, OSX, auxiliação bancária, FD Contribuições, Speed fiscal e Sistema contábil Domínio ou outros.
1 VAGA

Vagas para Itabuna

 

OPERADOR DE TELEMARKETING ATIVO DE VENDAS – Exclusiva para Pessoas com Deficiência
Ensino médio
Não exige experiência
5 VAGAS

AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO (PCD) – Exclusiva para Pessoas com Deficiência
Ensino médio
Não exige experiência
5 VAGAS

ESTÁGIO EM ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E CONTABILIDADE
Ensino médio
Desejável superior em Administração, Economia, Contabilidade ou áreas afins e domínio em Excel intermediário
2 VAGAS

OPERADOR DE TELEMARKETING ATIVO DE VENDAS (jovem aprendiz)
Ensino médio
Não estar cursando faculdade no momento da contratação
Salário: R$ 673,33 + beneficios
10 VAGAS

ARMADOR – vaga exclusiva para moradores
Ensino médio
Experiência mínima de 6 meses na CTPS
5 VAGAS

AUXILIAR DE ALMOXARIFADO – vaga exclusiva para moradores
Ensino médio
Experiência mínima de 6 meses na CTPS
1 VAGA

AUXILIAR DE LABORATORIO – vaga exclusiva para moradores de Itajuípe
Ensino médio
Experiência mínima de 6 meses na CTPS
1 VAGA

ELETRICISTA – vaga exclusiva para moradores de Itajuípe
Ensino médio
Experiência mínima de 6 meses na CTPS
Curso NR10 E NR35
1 VAGA

CARPINTEIRO – vaga exclusiva para moradores de Itajuípe
Ensino médio
Experiência mínima de 6 meses na CTPS
4 VAGAS

ENCARREGADO DE OAE – vaga exclusiva para moradores de Itajuípe
Ensino médio
Experiência mínima de 6 meses na CTPS
1 VAGA

LIDER DE FRENTE – vaga exclusiva para moradores de Itajuípe
Ensino médio
Experiência mínima de 6 meses na CTPS
1 VAGA

OPERADOR DE RETROESCAVADEIRA – vaga exclusiva para moradores de Itajuípe
Ensino médio
Experiência mínima de 6 meses na CTPS
Curso de operador atualizado
2 VAGAS

AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA
Ensino médio
Experiência mínima de 3 meses na área
2 VAGAS

GERENTE DE LOJA
Ensino superior
Experiência mínima de 6 meses na CTPS
Possuir experiência com liderança
1 VAGA

AÇOUGUEIRO
Ensino médio
Experiência na função
Conhecimento em cortes especiais e manuseio de serra fita
Disponibilidade de horário e viagem
3 VAGAS

AUXILIAR DE AÇOUGUE
Ensino médio
Experiência com balcão de atendimento de açougue
Conhecimento com tipos de carnes e cortes
Disponibilidade de horário e viagem
3 VAGAS

PEIXEIRO
Ensino médio
Conhecimento em cortes especiais de peixes
Conhecer sobre pescados e manuseio de serra fita
Disponibilidade de horário e viagem
3 VAGAS

AUXILIAR DE CPD (TI)
Ensino médio
Disponibilidade de horário e viagens
Conhecimento em Hardware
Conhecimento em sistema Linux e em informática
Curso de Montagem e Manutenção de computadores
3 VAGAS

FISCAL DE PREVENÇÕES DE PERDAS
Ensino médio
Conhecimento no pacote Office e informática
Experiência na área
Disponibilidade de horário e viagem
Experiência com monitoramento e/ou circuito fechado de TV (CFTV)
3 VAGAS

FORNEIRO
Ensino médio
Disponibilidade de horário e viagem
Experiência com forno elétrico/industrial
3 VAGAS

GERENTE DE PEIXARIA
Ensino superior cursando ou completo
Conhecimento em pacote office
Conhecimento em manipulação e boas práticas alimentar
Vivência com Gestão de Pessoas e experiência na área
Conhecer sobre pescado e cortes de peixes
Disponibilidade de horário e viagens
2 VAGAS

LOCUTOR
Ensino médio
Desejável conhecimento em oratória
Experiência na área
Disponibilidade de horário e viagem
2 VAGAS

CARTAZISTA
Ensino médio
Boa ortografia e facilidade com desenhos
Experiência com comunicação visual de anúncios
Disponibilidade de horário e viagem
2 VAGAS

GERENTE DE REPOSIÇÃO
Ensino superior completo ou cursando em Logística, Administração e áreas afins
Conhecimento em pacote office
Vivência com Gestão de Pessoas e experiência na área
Disponibilidade de horário e viagens
2 VAGAS

AGENTE DE REGISTRO DE CERTIFICADO DIGITAL
Ensino superior ou cursando a partir do 4º Semestre
Experiência mínima de 6 meses na área comercial
Possuir CNH “A”
Possuir moto
Conhecimento básico a intermediário em informática
1 VAGA

PROJETISTA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Ensino médio
Experiência mínima de 6 meses na CTPS
Experiência com Autocad e vistórias em campo
Desejável CNH definitiva
Diferencial ter conhecimento em projetos de telecomunicações
1 VAGA

REPRESENTANTE COMERCIAL
Ensino médio
Experiência mínima de 6 meses na função
Possuir CNH “AB”
Possuir veículo próprio
1 VAGA

CONSULTOR COMERCIAL
Ensino superior em Administração ou Marketing
Experiência mínima de 6 meses na CTPS
Possuir CNH “B” e veículo
Ter inglês básico
1 VAGA

AUXILIAR ADMINISTRATIVO
Ensino médio
Experiência mínima de 6 meses na CTPS
Diferencial já ter trabalhado em clinica
1 VAGA

RECEPCIONISTA
Ensino médio
Experiência mínima de 6 meses na CTPS
Diferencial já ter trabalhado em clínica
1 VAGA

VENDEDOR INTERNO
Ensino médio
Experiência mínima de 6 meses na CTPS
Desejável conhecimento em informática
Possuir CNH “B”
1 VAGA

PADEIRO
Ensino médio
Disponibilidade de horário
Desejável experiência com cozinha
1 VAGA

VENDEDOR EXTERNO
Ensino superior em Administração ou Gestão Comercial
Experiência mínima de 6 meses na área
1 VAGA

VENDEDOR INTERNO
Ensino médio
Experiência mínima de 6 meses na área
1 VAGA

DESIGNER GRÁFICO
Ensino médio
Experiência mínima de 6 meses na área
Disponibilidade de horário
1 VAGA

ASSISTENTE CONTÁBIL
Ensino superior em Ciências Contábeis
Não exige experiência
Disponibilidade de horário
1 VAGA

MONITORAMENTO DE VÍDEO
Ensino médio
Desejável experiência na área
Disponibilidade de horário
1 VAGA

SOCIAL MÍDIA
Ensino médio
Desejável superior em Publicidade, Propaganda, Marketing ou áreas afins
Experiência mínima de 6 meses na área
Disponibilidade de horário
1 VAGA

TÉCNICO DE INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA
Ensino médio
Experiência com instalação de equipamentos de segurança
Disponibilidade de horário
1 VAGA

ZELADOR
Ensino médio
Experiência mínima de 6 meses na área
Disponibilidade de horário
2 VAGAS

AUXILIAR DE MANUTENÇÃO PREDIAL E RESIDENCIAL
Ensino médio
Experiência mínima de 6 meses na área
Disponibilidade de horário
1 VAGA

COZINHEIRO
Ensino médio
Experiência mínima de 6 meses na CTPS
1 VAGA

MECÂNICO A DIESEL
Não exige escolaridade
Experiência mínima de 6 meses na CTPS
2 VAGAS

MECÂNICO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS
Ensino médio
Experiência mínima de 6 meses na área
1 VAGA

SOLDADOR INDUSTRIAL
Ensino fundamental incompleto
Experiência mínima de 6 meses na área
Experiência com TIG, MIG, MAG, oxigás, arco submerso, brasagem e plasma
1 VAGA

ENCANADOR INDUSTRIAL
Ensino fundamental
Experiência mínima de 6 meses na CTPS
1 VAGA

TELHADISTA
Ensino fundamental
Experiência mínima de 6 meses na CTPS
1 VAGA

SUPERVISOR DE ÁREA INDUSTRIAL
Ensino superior na área de Engenharia
Não exige experiência
1 VAGA

ELETRICISTA HIDRÁULICO
Ensino médio e técnico Eletrotécnico ou Eletromecânico
Experiência mínima de 6 meses na área
Possuir curso NR10 ativo
2 VAGAS

OPERADOR DE TELEMARKETING ATIVO
Ensino médio
Não exige experiência
20 VAGAS

Lula celebra origem sindical e reafirma compromisso com trabalhadores

Presidente discursou na posse da direção do Sindicato dos Metalúrgico

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse neste domingo (23) que o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC), assim como outras da categoria, o alavancou ao cargo, “algo, até então, impossível”, e ajudou a criar o Partido dos Trabalhadores (PT). Lula também apontou o novo presidente da entidade, Moisés Selerges Júnior, com mandado até 2026, como um nome de peso nas articulações entre empregadores e empregados do setor, o que pode gerar especulações sobre a possibilidade de ganhar projeção na esfera política.

Em um gesto de fortalecimento de sua base, Lula participou do evento que marca os 64 anos do SMABC e a posse da nova direção, em São Bernardo do Campo. Também compareceram os ministros do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, e a primeira-dama, Janja Lula da Silva.

“Sempre ou era intelectual, ou representava banqueiro, empresário, mas trabalhador trabalhador, nós somos a primeira experiência. E temos a mais exitosa experiência deste país”, afirmou Lula.

Ao destacar o protagonismo e o engajamento de Moisés Selerges, o presidente ainda deixou um recado a ele, frisando que não deve se esquecer de que a mobilização coletiva “começa na porta da fábrica”.

Em seu discurso, Moisés lembrou que a resistência da classe trabalhadora e dos movimentos sociais foi importante nos últimos anos: “É hora de reconquistar a democracia, de reconquistar nossos direitos”.

São Bernardo do Campo (SP) 23/07/2023  - Presidente  Luiz Inácio Lula da Silva (c), participa do evento de posse da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
São Bernardo do Campo (SP) 23/07/2023 – Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (c), participa do evento de posse da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil – Paulo Pinto/Agência Brasil

Respeito

Durante sua fala, Lula ressaltou também que foi sua gestão a que proporcionou melhores condições de trabalho em todo o país, estendendo a garantia de direitos trabalhistas aos grupos mais suscetíveis, como o das domésticas.

Lula declarou, ainda, que irá dedicar o tempo que resta no Palácio do Planalto a melhorar a vida dos brasileiros e que seu compromisso “não é com banqueiros”, e sim com a classe de trabalhadores. As prioridades, completou, devem ser a geração de empregos, o incremento do salário e a expansão do poder aquisitivo. “E você percebeu que o preço da comida está baixando”, observou.

“Se nós produzimos carro, se nós queremos carro. Se nós produzimos computador, nós queremos computador. Se nós produzimos roupa, queremos roupa”, acrescentou, em referência ao direito dos trabalhadores de ascenderem socialmente e consumirem o que produzem.

Para Lula, outra questão que exige atenção são os resquícios do bolsonarismo e, como consequência, o que chamou de retomada de um clima civilizado. “As pessoas não têm que se gostar, têm apenas que se respeitar”, ponderou.

A presidenta do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, ainda mencionou a necessidade de se revogar medidas que facilitaram o acesso a armas de fogo no país, o que atinge especialmente as mulheres. A parlamentar já tem sinalizado preocupação com o assunto, nos últimos dias. O governo federal revisou regras nesse campo, sobretudo no que concerne a armas de civis, incluindo colecionadores, atiradores e caçadores, pelo Plano de Ação na Segurança (PAS), assinado nesta sexta-feira (21).

“São os sindicatos que organizam os trabalhadores, que lutam por direitos e sabem o que é estratégico para o país”, frisou Gleisi, citando a criminalização dos movimentos sociais, durante o governo de Jair Bolsonaro.

Prefeito Mário Alexandre cumpre compromisso com servidores e sanciona lei que institui novo PDV

PDV; sanção; leis; servidores

A atual gestão entende que o servidor é o maior patrimônio do Município. Não à toa, o prefeito Mário Alexandre imprimiu um ritmo notável ao conceder diversos benefícios destinados aos servidores públicos. Na última sexta-feira (21), acompanhado do vice-prefeito Bebeto Galvão e com a presença de representantes dos sindicatos, o prefeito sancionou leis que selam o acordo estabelecido entre o poder Executivo e as categorias (relembre aqui).

Ao todo, a agenda incluiu a sanção de oito leis, que vão desde a revisão do auxílio-alimentação até a instituição do novo Programa de Desligamento Voluntário (PDV), uma das pautas priorizadas pela gestão.

“As leis dão oportunidade para a realização de um novo concurso público, a fim de substituir os servidores que vão se aposentar e aderir ao PDV. Aqueles servidores afastados há quatro anos, o pessoal de 83 e 88, e os funcionários que estão na ativa e querem se aposentar, também terão a oportunidade de aderir ao PDV. Após várias negociações, nós chegamos a um denominador comum e graças a Deus essas pessoas terão uma aposentadoria digna”, frisou Joaques Silva, presidente do Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos Municipais de Ilhéus (Sinsepi).

Na ocasião, Mário Alexandre sancionou as seguintes leis:

Lei n°. 4.228 – institui e revisa o auxílio-alimentação pago aos servidores municipais. O governo garante o benefício por meio de lei, cujo valor passou de R$ 550 para R$ 600. O texto autoriza ainda a recarga natalina de 50%.

Lei n°. 4.229 – institui o auxílio-fardamento para os servidores das secretarias de Infraestrutura e Defesa Civil, Serviços Urbanos e Agricultura, Pesca e Interior, bem como auxílio permanente em 7% do salário mínimo, pagamento de parcela única no valor de R$ 750 até outubro e recarga natalina de 50%.

Lei n°. 4.230 – revisão geral anual dos salários, perfazendo um total de 35,88%, conforme histórico dos últimos sete anos. A Prefeitura informa que o retroativo será pago em duas parcelas, sendo a 1ª até outubro de 2023 e a 2ª até fevereiro de 2024. O adicional de proteção foi revisado para R$ 90.

Lei n°. 4.231 – incentivo dos Agentes de Saúde e de Combate às Endemias. A 1ª parcela no percentual de 50% referente ao auxílio-fardamento será paga em agosto de 2023. Já a 2ª parcela de 50% referente ao incentivo será paga em setembro de 2023.

Lei n°. 4.232 – altera o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos agentes de trânsito, processo construído por meio do diálogo com a categoria, e institui a Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI).

Lei n°. 4.233 – Programa de Desligamento Voluntário (PDV), iniciativa da atual gestão que autoriza a indenização no percentual de 35% sobre a média dos 12 últimos salários do servidor, paga em 180 parcelas mensais (15 anos).

O programa garante preferência aos aderentes na individualização, recolhimento do FGTS e pagamento de rescisão. De acordo com a Prefeitura, 351 servidores aderiram ao PDV anterior.

Lei n°. 4.234 – Programa de Desligamento Voluntário Especial (PDVE), destinado aos servidores afastados que se aposentaram, incluindo a indenização no percentual de 35% paga em 180 parcelas mensais (15 anos).

Lei n°. 4.235 – Programa de Disponibilidade Remunerada (PDR), destinado aos servidores afastados que não se aposentaram. O documento inclui a indenização no percentual de 35% em 180 parcelas mensais (15 anos).

“A sensibilidade da gestão possibilitou uma ampla mesa de negociação. Para os servidores do processo de 1988, essa série de ações representa o resgate da dignidade. Nessa linha de valorização é fundamental afirmar também que as medidas em curso, como a elaboração do concurso público, abrirão um conjunto de vagas, saindo da linha de contratações eventuais para permanência dos servidores no quadro de pessoal”, ressaltou Bebeto.

O vice-prefeito reiterou que o Município assumiu o compromisso de encaminhar a proposta do PCCS para a Câmara de Vereadores. O plano de cargos abriga todas as categorias e as suas respectivas especificidades. “Um conjunto de ações no sentido de valorizar os servidores para que possam prestar atendimento de qualidade à nossa população”, finalizou.

Chocolat Bahia Festival de Ilhéus é aberto nesta quinta (20); governador participa do evento

Até domingo (23), a cidade de Ilhéus, no Sul do estado, um dos destinos turísticos mais procurados da Costa do Cacau, vai se tornar a capital do chocolate. É que foi aberta, oficialmente, nesta quinta-feira (20), a edição especial número 30 do Festival Internacional do Chocolate, a 14ª realizada na Bahia. Reconhecido internacionalmente como o maior encontro de chocolate e cacau da América Latina, o evento tem patrocínio do Governo do Estado.

O governador Jerônimo Rodrigues participou do ato e visitou os estandes instalados no Centro de Convenções da cidade. “O festival está a cada ano mais amadurecido, com novas marcas e diversidade dentro das marcas. Aqui tem geração de renda, de emprego e valorização de um produto que no passado era só amêndoa do cacau. Agora, tem toda uma cadeia produtiva envolvida, desde a plantação até a comercialização dos produtos”, apontou o Jerônimo.

De acordo com Marco Lessa, organizador do festival, a expectativa é que 70 mil pessoas visitem a feira até domingo (23), movimentando R$ 20 milhões em negócios. “Temos aqui 200 marcas de chocolate que existem no estado. Temos também outros negócios. Temos o desenvolvimento de tecnologia em cima de uma matéria prima que é o símbolo da sustentabilidade brasileira, que é o cacau”, afirmou.

No local, estarão reunidos pelos próximos dias, produtores, chefs e apreciadores do cacau e do chocolate da Bahia, de diversos estados brasileiros e de outros países. A programação inclui palestras, cozinha show, degustação, oficinas e rodadas de negócios. Também é possível adquirir chocolates finos e artesanais, além de produtos produzidos por cooperativas da agricultura familiar da região, como nibs, barras, mel de cacau e licor de mel de cacau.

Apoio estadual

O governo do estado também conta com alguns estandes no Festival, como o da Fábrica-Escola de Chocolate Deize Silva Santana, ligada ao Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Nelson Schaun, em Ilhéus, que conta com 243 estudantes no curso de Agroindústria; o do Centro Público de Economia Solidária (Cesol), da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), com a presença de diversos empreendimentos apoiados pelo governo baiano; e o da Secretaria do Turismo da Bahia.

Para o titular da Setur, Maurício Bacelar, é uma boa oportunidade para atrair mais visitantes para a Bahia. “Além de estimular a indústria cacaueira, gerando emprego e renda nas fazendas de cacau, estamos fazendo uma diversificação da oferta turística. O chocolate é um atrativo a mais para que o turista venha em outras épocas do ano, sem ser alta estação, e permaneça mais tempo no destino”, disse o secretário.

Economia solidária

Em março deste ano, foi inaugurada, em Ilhéus, a ChocoSol – primeira fábrica de chocolates da economia solidária do Brasil. A unidade teve investimento de R$ 523 mil da Setre e tem capacidade para produzir até 1,2 tonelada de chocolate.

Serviço

O festival ocorre todos os dias das 14h às 22h, exceto no domingo, que encerra às 21h. A entrada é gratuita para visitar os estandes e participar das demais atividades programadas, sendo que as vagas são limitadas de acordo com a lotação do espaço.

SineBahia tem 10 vagas para auxiliar de logística em Ilhéus nesta sexta-feira; confira lista completa de vagas

SineBahia tem 10 vagas para auxiliar de logística em Ilhéus nesta sexta-feira (21) — Foto: Pexels

SineBahia tem 10 vagas para auxiliar de logística em Ilhéus nesta sexta-feira (21) — Foto: Pexels

O SineBahia, órgão estadual de intermediação de mão-de-obra, divulgou oportunidades de emprego oferecidas nesta quinta-feira (21) em Ilhéus, no sul da Bahia.

Há vagas para vendedor, açougueiro, designer gráfico, entre outras profissões. [Confira lista de vagas completa no final da matéria]

Os interessados devem buscar atendimento em uma das unidades do órgão. Não é preciso agendar e as senhas serão distribuídas conforme disponibilidade e por ordem de chegada.

Todos devem levar carteira de trabalho física ou digital, RG, CPF, comprovante de residência, escolaridade e de vacinação contra a Covid-19, além dos documentos específicos pedidos por cada vaga.

Ainda de acordo com o SineBahia, estão listadas apenas algumas das vagas disponíveis, que estão sujeitas ao limite de encaminhamentos. Confira abaixo:

CARPINTEIRO
Ensino Médio
Experiência em carteira
1 VAGA

GARÇOM DE HOTEL
Ensino fundamental
Experiência na função
Disponibilidade de horário
1 VAGA

MONITOR DE SISTEMAS ELETRÔNICOS DE SEGURANÇA
Ensino médio
Experiência comprovada em carteira
1 VAGA

CHEFE DE FILA DE RESTAURANTE
Ensino médio
Experiência em carteira
1 VAGA

RIGGER
Ensino fundamental
Experiência em carteira
2 VAGAS

LÍDER DE BRIGADA
Ensino médio
Experiência em carteira
2 VAGAS

ENCARREGADO DE LIMPEZA
Ensino médio
Experiência em carteira com gestão de pessoas
3 VAGAS

INSTRUTOR DE ELÉTRICA
Ensino médio
Experiência comprovada em carteira
Possuir curso técnico em elétrica
Disponibilidade para realizar viagens
3 VAGAS

INSTRUTOR DE GESTÃO
Ensino médio
Experiência comprovada em carteira na área segurança do trabalho
Disponibilidade para realizar viagens
1 VAGA

DESIGNER GRÁFICO
Ensino médio
Experiência na função
1 VAGA

AUXILIAR DE LOGÍSTICA
Ensino médio
Experiência na função
Apresentar histórico escolar
10 VAGAS

MONITOR DE PROCESSOS (LINHA DE PRODUÇÃO)
Ensino médio
Experiência na função
Apresentar histórico escolar
10 VAGAS

FISCAL CONTÁBIL
Ensino superior em Contabilidade
Experiência com exportação e Importação do sistema contábil, Speed fiscal, DMA, DMD e Substituição tributária
1 VAGA

AUXILIAR CONTÁBIL
Ensino médio
Experiência na função com escrituração contábil, OSX, auxiliação bancária, FD Contribuições, Speed fiscal e Sistema contábil Domínio ou outros.
1 VAGA

Pós-graduações a distância gratuitas: Uesc oferece 798 vagas pelo Sistema UAB

 

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) oferece 798 vagas em especializações na modalidade a distância através do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). São cinco cursos com inscrições abertas: Educação e Tecnologias; Educação Infantil; Gestão em Saúde; Estudos do Atlântico e da Diáspora Africana; e Gestão em Saúde Mental.

Há vagas em Amargosa, Brumado, Ibicuí, Ibotirama, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Itamaraju, Itapetinga, Jequié, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista, com diferentes cursos em cada polo. Podem se candidatar portadores de diploma de Nível Superior. As inscrições serão realizadas, exclusivamente, via internet, nos links disponíveis nos editais, até dia 21 de julho (sexta-feira).

As seleções se darão em duas etapas: a primeira, eliminatória, será a homologação das inscrições, com conferência da documentação exigida em cada edital em específico; a segunda consistirá na avaliação do curriculum vitae e da Carta de Intenções, com caráter classificatório. As pós-graduações lato sensu terão duração total de 18 meses.

Mais informações podem ser obtidas nos editais disponíveis no site da Uesc: http://www.uesc.br/. Para dúvidas e esclarecimentos, pode ser encaminhada uma mensagem para o e-mail: espet.ead@uesc.br.

Consórcio da Policlínica Regional de Saúde de Ilhéus elege diretoria

eleição; consórcio de saúde; litoral sul

Na manhã desta quinta-feira (20), o prefeito Mário Alexandre participou da eleição para presidência e vice-presidência do Consórcio da Policlínica Regional de Saúde de Ilhéus. Eleitos por aclamação, Antônio de Anízio, prefeito de Itacaré, assume o cargo de presidente do Consórcio, e Tiago Bischner, prefeito de Una, será o vice-presidente da associação.

Tendo previsão de entrega para outubro deste ano, a Policlínica está sendo erguida ao lado do Hospital Regional Costa do Cacau, no Banco da Vitória, integrando um complexo de saúde na região, que conta ainda com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) Tipo III. A Policlínica vai atender as cidades de Canavieiras, Coaraci, Gongogi, Ilhéus, Itacaré, Maraú, Santa Luzia, Ubaitaba, Una e Uruçuca.

eleição; consórcio de saúde; litoral sul

Com recursos do Governo do Estado na ordem de R$ 17 milhões, o estabelecimento regional de saúde será mantido pelos municípios integrantes do consórcio. Serão ofertados os serviços de Ressonância, Raio-x, Tomografia, Mamografia, Eletrocardiograma, Ecocardiograma, Ultrassonografia e consultas médicas em especialidades variadas.

“Parabenizo os gestores e reafirmo o compromisso em tornar a nossa região forte e atuante, seja na área da Saúde e do Desenvolvimento Econômico, seja no Turismo e na Gestão Pública”, acrescentou Mário Alexandre.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia