WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

:: ‘Notícias’

Primeira fase do Desenrola pode limpar até 2,5 milhões de nomes

O total de brasileiros com dívidas de até R$ 100 que terão o nome limpo pode chegar a 2,5 milhões se o banco Nubank aderir ao Desenrola, disse nesta segunda-feira (17) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo ele, a instituição financeira ainda está decidindo se vai entrar no programa porque tem direito a pouco crédito presumido, incentivo dado pelo governo aos bancos.

“Tem um banco só que está em dúvida de adere ou não, porque ele tem pouca vantagem no crédito presumido e tem 1 milhão de pessoas negativadas: o Nubank. Estamos aguardando. Se eles aderirem, serão 2,5 milhões de CPFs [com o nome limpo]”, disse Haddad. O Ministério da Fazenda fornecerá um balanço das adesões apenas nos próximos dias.

Na primeira fase do Desenrola, que entrou em vigor nesta segunda-feira, as instituições financeiras limpam o nome das pessoas com débitos de até R$ 100 vencidos até 31 de dezembro do ano passado. A dívida não é perdoada. Apenas o devedor deixa de ficar com o nome sujo e pode contrair novos empréstimos e fazer operações como fechar contratos de aluguel.

Sem a participação do Nubank, o número de pessoas físicas que poderão ter o nome limpo até o fim do mês chegaria a 1,5 milhão, informou o assessor especial da Secretaria de Reformas Econômicas Alexandre Ferreira. Ele lembrou que a retirada das dívidas de até R$ 100 do cadastro negativo é condição obrigatória para as instituições financeiras que aderirem ao Desenrola.

“Essa dívida [de até R$ 100] não poderá voltar a ser negativada. O efeito da negativação na vida do devedor cai naquele momento, como restrições para fazer contrato de aluguel e comprar com carnê. A dívida continua [crescendo] em termos contábeis, mas tem a negativação definitivamente suspensa naquele momento”, explicou Ferreira.

Crédito presumido

Além da limpeza do nome de quem tem dívidas de até R$ 100, a primeira fase do Desenrola prevê a renegociação de débitos com bancos por devedores com renda de até R$ 20 mil. O Desenrola só abrange dívidas contraídas até 31 de dezembro do ano passado.

Nesta etapa, o devedor não precisa recorrer ao Portal Gov.br, devendo procurar os canais de negociação do banco, por atendimento presencial, aplicativo ou site, e pedir o refinanciamento. A retirada do cadastro negativo de quem deve até R$ 100 é automática e não precisa ser pedida.

O incentivo para que as instituições financeiras participem da primeira fase se dá por meio de da antecipação de créditos presumidos. Para cada R$ 1 de desconto concedido aos devedores, a instituição financeira lança R$ 1 de crédito presumido no balanço.

Segundo Haddad, o governo está oferecendo até R$ 50 bilhões em antecipação de crédito tributário aos bancos. “Liberamos R$ 50 bilhões [em crédito presumido] para que o setor bancário faça as renegociações no sistema de balanço financeiro. O estímulo para o banco é ter o valor da renegociação como crédito presumido com o governo. Se o desconto para a pessoa for de R$ 7 mil, o crédito para o banco será de R$ 7 mil”, explicou o ministro.

Brasília (DF) - Programa desenrola Brasil Faixa 2
Arte: Agência Brasil
Arte Agência Brasil

Faixas

O Desenrola tem duas faixas de devedores. A faixa 2, que entrou em vigor nesta segunda-feira, abrange as renegociações de débitos com bancos para quem tem renda de até R$ 20 mil sem limite de valor de dívidas, o que permite o refinanciamento de imóveis e de veículos, por exemplo.

Prevista para ser lançada em setembro, a faixa 1 abrange devedores inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou de renda mensal até dois salários mínimos com débitos de até R$ 5 mil com empresas de fora do sistema financeiro. A categoria abrange concessionárias de água, energia e gás e crediário em comércio.

As renegociações para a faixa 1 só poderão começar após o lançamento da plataforma de negociação, que só poderá ser acessada por quem tiver conta no Portal Gov.br nível prata ou ouro. Nessa etapa, haverá uma espécie de leilão na plataforma. As empresas que oferecerem maiores descontos receberão recursos do Fundo Garantidor de Operações (FGO), do Tesouro Nacional.

Segundo Haddad, para limpar o nome dos devedores da faixa 1, com renda o Tesouro Nacional gastará R$ 7,5 bilhões do FGO. Esse valor, ressaltou o ministro, permitirá a renegociação de até R$ 30 bilhões em dívidas na segunda etapa do programa.

Ao lado de ministros, Jerônimo entrega Colégio de Tempo Integral e adere a programas federais em Feira de Santana

 

Cerca de 1.300 alunos da rede estadual de Feira de Santana estão de casa nova. Nesta segunda-feira (17), em visita ao município, o governador Jerônimo Rodrigues inaugurou mais um Colégio de Educação em Tempo Integral, com uma estrutura completa e moderna para proporcionar uma educação de qualidade aos estudantes da região. Mais de R$ 30 milhões foram investidos na construção da unidade, que conta com 24 salas de aulas, biblioteca bem equipada, quatro laboratórios, um teatro com capacidade para 175 lugares, piscina semiolímpica, restaurante estudantil, quadra coberta, campo de futebol de grama, pista de atletismo, entre outros equipamentos.

O governador, que foi acompanhado dos ministros da Educação, Camilo Santana, e da Casa Civil, Rui Costa, destacou que, além da infraestrutura moderna e adequada, os Colégios de Tempo Integral na Bahia possuem bons professores, estudantes, servidores e planejamento de atividades que focam a formação na totalidade. “Estamos entregando aqui num bairro importante essa escola de tempo integral, os alunos vão chegar pela manhã, vão tomar café, seguem para a sala de aula, e têm garantido almoço e durante a tarde têm agenda de reforço escolar, atividades de ciência, de educação física e cultura, de esporte, entre outras”.

A implantação do Colégio de Educação em Tempo Integral representa um importante avanço para o sistema educacional de Feira de Santana, pois oferecerá aos alunos uma estrutura adequada para o desenvolvimento integral, possibilitando o acesso a diversas atividades esportivas, culturais e de formação profissional. Cerca de 40 colaboradores atuam na unidade, entre direção, coordenação pedagógica, professores e equipe de apoio. A inauguração contou com apresentações esportivas e artísticas promovidas pelos alunos da unidade.

Inscrições para o Festival de Talentos da rede municipal de Ilhéus começam na próxima segunda (24)

festival de talentos; seduc

“Cultivando os Talentos da Nossa Terra” é o tema do Festival de Talentos promovido pela Secretaria de Educação (Seduc), a ser realizado nos dias 10 e 11 de agosto, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. O evento tem a proposta de integrar e sensibilizar a multiplicidade das linguagens artísticas.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no período de 24 a 28 de julho de 2023, mediante preenchimento do formulário eletrônico destinado a cada modalidade artística. Clique aqui e confira o regulamento.

A participação é aberta apenas para alunos dos Anos Finais (Fundamental II) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA I e II), regularmente matriculados nas escolas da rede municipal de Ilhéus. Cada escola poderá inscrever no Festival todas as modalidades artísticas por etapa/modalidade de ensino.

O projeto visa incentivar a produção artística dos alunos, por intermédio das linguagens artísticas, bem como explorar o potencial educativo, estimulando a criação de obras de arte e a valorização das expressões culturais.

As apresentações artísticas podem ser individuais ou coletivas, compreendendo as seguintes modalidades: Dança, Música, Artes Visuais e Literatura. Serão premiados os primeiros colocados de cada modalidade artística e etapa/modalidade de ensino.

Inscrições para o Festival de Talentos – “Cultivando os Talentos da Nossa Terra”

Período: 24 a 28 de julho de 2023

Estudantes dos Anos Finais e da EJA I e II

Solenidade marca posse do Conselho Diretor do Rotary Club de Ilhéus para gestão 2023-24

rotary club de ilhéus; posse; cerimônia

Na noite da última sexta-feira (14), o prefeito Mário Alexandre participou da cerimônia de transmissão de cargo de presidente e posse da nova diretoria do Rotary Club de Ilhéus e da Casa da Amizade para a gestão 2023-24. A solenidade ocorreu no salão nobre do Hotel Jardim Atlântico e contou com a presença do vice-prefeito Bebeto, da deputada estadual Soane Galvão, dos rotarianos e seus familiares e autoridades do município.

Eduardo Brito assume a presidência para o novo ano rotário. Ele substitui a sua esposa, Catiana Brito. Em seu discurso, Mário Alexandre relembrou o trabalho desenvolvido pela entidade durante as chuvas que atingiram o município em dezembro de 2021. Junto à Prefeitura, o Rotary desenvolve um trabalho social, assegurando serviços em diversas áreas para as camadas mais necessitadas da população.

“Eu quero parabenizar cada membro do Rotary, que dedica seu tempo para ajudar as pessoas que mais precisam, desenvolvendo um trabalho importante para a sociedade ilheense. É sempre uma honra participar de eventos realizados por essa ilustre associação”, declarou o prefeito.

O presidente empossado, Eduardo Brito, destacou o serviço prestado pela entidade sob a gestão da sua esposa, “consolidada nesta cerimônia com diversas demonstrações de carinho e apoio”. O presidente reforçou que entre as metas para o ano rotário estão a promoção de ações para auxiliar a luta pela erradicação da Poliomielite, conclusão da instalação da Escola Rotary, além da assistência às casas de recuperação, aos abrigos e execução de projetos ligados ao meio ambiente, com apoio do Ministério Público.

rotary club de ilhéus; posse; cerimônia

“Em sua mensagem forte e estimuladora, o novo presidente falou da importância de uma agenda que promova o respeito à diversidade, à luta contra o racismo e à atuação solidária, necessárias para garantir equilíbrio na sociedade. Desejo sucesso à nova diretoria, que sem dúvida manterá o leque de ações que dialogam com a contemporaneidade”, frisou Bebeto.

Integram a nova diretoria do Rotary Club de Ilhéus, Marcos Flávio Rhem, no cargo de Vice-presidente; Nila Medeiros (1ª Secretária); Odair Carvalho (2ª Secretária); Alessandra Morelli (1ª Tesoureira); Raimundo Amaral (2º Tesoureiro); Paulo Moreira (1º Protocolo) e Valter Júnior (2º Protocolo).

Catiana Brito também foi empossada como presidente da Casa da Amizade para a gestão dos próximos dois anos. Composta pelas esposas de rotarianos, a instituição é responsável por promover ações sociais e filantrópicas, colaborando voluntariamente com as realizações comunitárias empreendidas pelo Rotary Club de Ilhéus.

 

rotary club de ilhéus; posse; cerimônia

Servir para Transformar Vidas – A organização é composta por mais de um milhão de associados em todo o mundo. O Rotary foi fundado pelo advogado Paul Harris, em 1905, para que profissionais de diferentes setores pudessem interagir, fortalecer seus vínculos de amizade e ajudar diferentes comunidades. Após 16 anos de fundação, a entidade já possuía clubes nos seis continentes.

Atualmente, os rotarianos trabalham em diversas partes do globo, a fim de superar grandes desafios da humanidade.

Vereador Kaique Souza e a Deputada Lidice da Mata garantem a reforma da Praça entre o Caminho 2 e 3 do Bairro Hernani Sá

Em viagem a Salvador, várias conquistas o Vereador Kaique Souza vem trazendo para Ilhéus, dentre elas a afirmativa e também o envio de recursos da Deputada Lidice da Mata (PSB) para a Prefeitura de Ilhéus, a pedido do Vereador Kaique Souza, para a reforma da Praça entre o Caminho 2 e 3 do Hernani Sá, pedido feito logo no seu inicio de mandato do Vereador. A nova Praça será totalmente reorganizada, além de contar com espaço para um parque infantil.

O Vereador Kaique Souza trará em sua “mala” para Ilhéus, outras conquistas que distam desde esporte até economia e a geração de emprego e renda, sendo que, pontuou ” temos que nos deslocar em busca de benefícios para nossa cidade , visto que, como Vereador temos também  o dever de oferecer o melhor para nosso povo e também de ajudar o Prefeito Mário Alexandre a construir uma cidade melhor e mais pujante, através dos nosso companheiros políticos que detém cargos maiores, e têm condições da fazer por nossa cidade. Em Ilhéus, o Vereador Kaique Souza , foi o único Vereador a apoiar nas eleições, a Deputada Federal, Lidice da Mata.

Atualmente, a praça chama-se Cristo Reina , mas – afirma Kaique Souza-” já tramita na Câmara , um Projeto de nossa autoria para esta Praça passe a ser chamada Nesildo  Santana, uma justa homenagem a um funcionário Público da Prefeitura de Ilhéus, que muito fez para nossa cidade e deu o seu “sangue e a sua vida”  em prol da manutenção dos bens públicos e de uma cidade limpa e organizada.

Outra emenda também vinda pela Deputada Lidice da Mata , foi para Associação Bariátrica de Ilhéus -Abir- onde destinou R$ 200.00o , e foram comprados balões gástricos Allurium, material importado, e que serão ingeridos por pessoas com mais de 200 kg que não podem  fazer a bariátrica e estão na eminência de perderem suas vidas. “Temos de ressaltar o trabalho da Deputada Lidice da Mata e agradecer, sabendo também de muito mais virá para Ilhéus , visto que ela tem esse compromisso conosco, e com aqueles que acreditaram nela e por certo , Lidice fará a diferença em Ilhéus, concluiu Kaique Souza.

 

Ilhéus vai ganhar Casa da Mulher Brasileira, projeto de combate ao feminicídio do governo federal

Casa da  Mulher Brasileira; solenidade; SPM

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Acompanhado do vereador Kaique Souza e do secretário de Promoção Social, Rubenilton Silva, o prefeito Mário Alexandre participou na última quinta-feira (13) do lançamento de um conjunto de ações em defesa dos direitos das mulheres. O evento aconteceu na Universidade do Estado da Bahia, em Salvador, e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, entre outras autoridades.

Na oportunidade, a ministra firmou protocolos de intenções com os territórios de Irecê, Litoral Sul e Portal do Sertão para construção de cinco Casas da Mulher Brasileira, sendo Ilhéus uma das cidades contempladas pelo projeto. A unidade, que será erguida na CEPLAC, ficará responsável por coordenar as ações no sul do estado.

 

Casa da  Mulher Brasileira; solenidade; SPM

“Mais uma vitória para Ilhéus. Agradeço ao presidente Lula, aos nossos ministros Rui Costa e Cida Gonçalves, ao governador Jerônimo e à nossa deputada Soane Galvão, que também tem lutado em favor das mulheres. Uma iniciativa extremamente importante. A nossa população estava precisando dessa casa, que vai ampliar a defesa das mulheres vítimas de violência, atendendo Ilhéus e toda a região”, destacou Mário Alexandre.

O vereador Kaique Souza, membro da Comissão de Mulheres da Câmara de Ilhéus, salientou a relevância social da criação da Secretaria de Políticas para Mulheres no município. Segundo ele, “é um trabalho linear. A implantação da Casa representa um grande avanço e soma-se às ações que iremos desenvolver. Um espaço integrado, que terá Delegacia da Mulher, juizados especiais, atendimento psicológico, atendimento assistencial e dormitórios. Tudo isso é um ganho para a nossa região”, acrescentou.

 

Casa da  Mulher Brasileira; solenidade; SPM

 

Campanhas – Entre os projetos apresentados está o ‘Selo Lilás’, iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) que incentiva empresas baianas a adotarem políticas efetivas de igualdade de gênero, com foco na defesa das mulheres contra a discriminação, o assédio e a violência sexual.

O projeto ‘Oxe, Me Respeite nas Escolas’, resultado da parceria entre a SPM e a Secretaria da Educação do Estado (SEC), visa promover práticas educativas, a fim de construir sistemas culturais mais justos e humanizados através do engajamento da comunidade escolar. Serão distribuídos materiais de sensibilização e conscientização sobre o tema, como ventarolas, adesivos, marcadores de livro, cartilhas e materiais digitais.

 

Casa da  Mulher Brasileira; solenidade; SPM

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A campanha ‘Se a gente não fala, a violência não para’, por sua vez, usa o recurso do audiovisual para visibilizar a cultura do machismo presente no centro das violências de gênero. O filme, produzido e dirigido por mulheres, tem o público masculino como alvo.

“As mulheres são 52% da população brasileira, mas esse grupo ainda sofre com questões de violências de gênero, como feminicídio e assédios sexuais. Ainda ganhamos menos no mercado de trabalho, por isso a importância do Selo Lilás e da Lei de Igualdade Salarial, sancionada pelo presidente Lula no dia 3 de julho, para podermos efetivamente trabalhar a questão da igualdade e do respeito entre homens e mulheres”, finalizou Cida Gonçalves.

Prefeitura de Ilhéus promove ‘Café com a Imprensa’ e apresenta ações da Semana de Inovação

semana de inovação; café com imprensa

A Prefeitura de Ilhéus e o Sebrae promoveram na manhã desta quinta-feira (13) o “Café com a Imprensa”, a fim de apresentar as ações e a grade de programação da Semana de Inovação. O encontro contou com a participação de empresários e representantes do setor produtivo da cidade. No período da noite acontece o lançamento oficial do evento, no Teatro Municipal, com a presença do Investidor Anjo e Especialista em Inovação, Fernando Seabra.

A pré-inscrição pode ser feita através do link https://semanadeinovacaoilheus.com.br/

A Semana de Inovação congrega diversos espaços, com palestras, minicursos, workshops, seminários, oficinas sobre empreendedorismo, atividades com metaverso e oportunidades de investimentos para alavancar o processo de transformação digital e disseminar a cultura de inovação, sendo considerado o maior evento de tecnologia do interior da Bahia.

Representando o prefeito Mário Alexandre, o secretário da Casa Civil, Mozart Aragão, destacou a importância de projetos com foco no incentivo às atividades tecnológicas e científicas realizadas pelas entidades públicas e privadas estabelecidas no território ilheense.

 

semana de inovação; café com imprensa

“O prefeito Mário Alexandre entende que a inovação tecnológica é o grande farol do desenvolvimento. Diante disso estamos investindo na Semana de Inovação. Somado a tudo isso teremos o Cacau Valley iFestival para fortalecimento da indústria do cacau e do chocolate, a fim de que possamos também avançar nesse segmento”.

Sancionada em dezembro de 2020, a Lei Municipal nº 4.097 estabelece a Política de Incentivo e Apoio à Inovação, com vistas à reativação do ecossistema local, atraindo novos investimentos e gerando oportunidades de emprego.

 

semana de inovação; café com imprensa

“Ilhéus é um grande polo de tecnologia no Brasil e a Semana de Inovação é uma oportunidade para que possamos apresentar o potencial da cidade. Aqui temos indústrias das mais diversas e mais relevantes do país, dentro da produção de computadores, servidores, urnas eletrônicas e projetos na área de telecomunicações”, explicou Sílvio Comin, presidente do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos, Computadores, Informática e Similares dos Municípios de Ilhéus e Itabuna (SINEC).

A Semana de Inovação acontece dos dias 18 a 26 de agosto, promovendo uma conexão entre os segmentos de interesse da região para dinamizar o conhecimento, abordando temas voltados ao empreendedorismo. Nesta edição, os espaços contarão com estruturas montadas em alguns pontos do município, subdivididas em Arena Indústria, Arena Empreendedorismo – Cacau Valley IFestival 2023, Arena Turismo, Arena de Políticas Públicas e Arena Potencial Empreendedor

1ª Rondesp Sul Night Run marca comemoração dos 10 anos de implantação da companhia na região

corrida noturna; rondesp

Em comemoração aos 10 anos de implantação das Rondas Especiais do Sul da Bahia, a companhia realiza no dia 22 de julho, a partir das 19h, a 1ª Rondesp Sul Night Run, evento que conta com apoio da Prefeitura de Ilhéus e visa promover a prática esportiva e a integração entre polícia e comunidade. As inscrições podem ser feitas pela plataforma Races. Clique aqui.

Conforme o comandante da unidade, major PM Marcos Viroli, a competição noturna terá largada e chegada da Praia do Cristo. O percurso inclui a Ponte de Jorge Amado, sendo 5 km de corrida ou 3 km de caminhada. Os corredores vão poder curtir shows musicais e apresentação de DJ.

“Ações que garantem a promoção da saúde e qualidade de vida dos policiais militares, bem como o aumento da confiança da população na instituição”, destacou o oficial.  O espaço vai dispor ainda de um studio de maquiagem neon para deixar todos os participantes mais animados.

10 anos de Rondesp Sul – O 5º Desafio de Jiu-jitsu também integrou as comemorações da primeira década de funcionamento da companhia. A competição aconteceu na Vila Olímpica de Itabuna, na manhã do último domingo (9), e reuniu 53 atletas das policiais Civil, Militar, do Corpo de Bombeiros, além de integrantes das Forças Armadas e da Polícia Penal.

Programação

1ª Rondesp Sul Night Run

Data: 22 de julho de 2023, a partir das 19h

Partida: Praia do Cristo

100% dos municípios da Bahia completam etapa de envio dos documentos para garantir recursos da Lei Paulo Gustavo

Lula assina Lei Paulo Gustavo, em Salvador — Foto: Mateus Pereira/GOVBA e Joá ouza/GOVBA

Lula assina Lei Paulo Gustavo, em Salvador — Foto: Mateus Pereira/GOVBA e Joá ouza/GOVBA

Todos os 417 municípios da Bahia completaram a etapa de envio dos documentos que garantem o envio dos valores da Lei Paulo Gustavo (LPG), que repassa recursos para o setor cultural. A informação foi divulgada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA).

Os recursos da LPG para a cultura baiana destinam R$ 148 milhões a serem geridos pelo estado e outros R$ 138 milhões para administração dos 417 municípios. De acordo com o painel de dados do Ministério da Cultura, 78 cidades já têm recursos disponíveis. A ferramenta permite o acompanhamento da liberação dos recursos.

No dia 28 de junho, quase metade das cidades baianas ainda não tinham aderido à Lei Paulo Gustavo. O município que não se cadastrasse até segunda-feira (11), perderia o recurso que será redistribuído para outras cidades baianas.

As propostas de editais para o estado estão em elaboração e o conjunto de editais do Programa Paulo Gustavo Bahia (PPG-BA), que tem previsão de ser lançado pela Secult-BA neste mês de julho.

A secretaria informou que desde 11 de maio, data de lançamento da Lei em Salvador e abertura da plataforma Transferegov, foi realizado trabalhos juntos aos municípios para que nenhuma cidade do estado ficasse sem receber os recursos da LPG.

Uma série de formações para dirigentes municipais e fazedores de cultura da Bahia foram realizadas em diversos territórios e contou com o apoio de Ministério da Cultura (MinC), do Fórum Estadual de Dirigentes Municipais de Cultura e da União dos Municípios da Bahia (UPB).

Foram mais de 4.495 agentes culturais capacitados em 64 atividades que chegaram a 17 territórios de identidade e 189 municípios. Cada formação contou com parceiros locais que iam desde as Prefeituras e as Câmaras Municipais dos municípios, além das associações de fazedoras e fazedores de cultura, além das colegiadas culturais.

A Prefeitura de Salvador anunciou que mais da metade dos recursos destinados ao setor cultural da capital baiana vai ser direcionada a projetos de pessoas negras e indígenas. A gestão municipal anunciou que irá dobrar o valor da verba oriunda da lei.

Lei Paulo Gustavo

Aprovada pela Câmara em 2022, a Lei Paulo Gustavo é emergencial e tem como objetivo de minimizar os efeitos da pandemia da Covid sobre o setor cultural.

A lei prevê, entre outros pontos, o repasse federal de R$ 3,8 bilhões do Fundo Nacional de Cultura (FNC), para municípios, estados e o Distrito Federal investirem em projetos culturais.

Em 2022, a lei chegou a ser vetada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas o veto foi derrubado pelo Congresso Nacional. O Ministério da Cultura elaborou normas após debate com artistas e entidades da sociedade civil.

Em junho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou a regulamentação da lei.

A proposta foi batizada em homenagem ao ator e humorista que morreu em maio de 2021, vítima da Covid-19. Paulo Gustavo era um dos artistas mais populares do país e faleceu aos 42 anos no Rio de Janeiro.

CPI dos Atos Golpistas e Exército vão investigar visitas a Mauro Cid na prisão

Mauro Cid fica em silêncio na CPI dos Atos Golpistas

Mauro Cid fica em silêncio na CPI dos Atos Golpistas

A CPI Mista dos Atos Golpistas e o Exército vão investigar a farra das visitas ao ex-assessor de Jair Bolsonaro Mauro Cid, que recebeu 73 pessoas desde que foi preso, em 3 de maio. Entre os visitantes, 41 eram militares

Pegou muito mal, durante o não-depoimento do tenente-coronel Mauro Cid à CPI, a informação de que o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro recebeu visitas de Fábio Wajngarten, interessado direto no depoimento dele na CPI, e do coronel Jean Lawand Júnior, também investigado.

A CPI busca saber agora quando foi a visita de Lawand a Mauro Cid. Se antes ou depois de divulgadas as mensagens em que o coronel defende um golpe de Estado e cobra de Mauro Cid uma ação de Jair Bolsonaro para tentar impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Se foi depois da divulgação, é ainda mais grave. Para todo efeito, tem gravidade, já que Lawand sabia das mensagens e poderia ser alvo de investigação, o que já acontece hoje.

Ao tomar conhecimento do número “elevadíssimo” de visitas a Mauro Cid, o ministro Alexandre de Moraes decidiu restringi-las apenas à mulher, filhos e advogados. As demais, apenas se autorizadas por ele.

O ministro questionou ao Batalhão da Polícia do Exército, onde o ex-ajudante de ordens está preso, as regras das visitas e por que tantas foram liberadas, inclusive as de investigados pelos atos golpistas de 8 de janeiro deste ano.

Segundo interlocutores do comando do Exército, o depoimento de Mauro Cid ocorreu dentro do previsto, já que ele havia sinalizado que não pretendia falar à CPI, como tem ocorrido nos depoimentos à Polícia Federal.

Mas a avaliação dentro do governo Lula é que o ex-ajudante de ordens acaba prejudicando a imagem do Exército e passou a imagem de que realmente tem “culpa no cartório” ao se manter em silêncio.

Vencedor do ‘The Voice Brasil Kids’ é recebido pelo governador

Na manhã desta terça-feira (11), o governador Jerônimo Rodrigues recebeu a visita do jovem cantor baiano Henrique Lima, vencedor da última edição do programa ‘The Voice Brasil Kids’. O encontro aconteceu no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, e foi marcado pelo reconhecimento à conquista do jovem artista.

Natural de Senhor do Bonfim, Henrique, de apenas 14 anos, conquistou o título de campeão do programa de talentos, sendo o primeiro baiano a alcançar esse feito.

 

O governador parabenizou Henrique pela conquista e destacou o orgulho de tê-lo como representante da música baiana e como exemplo inspirador para outros jovens artistas. “Com um futuro brilhante pela frente, Henrique é um exemplo de superação e talento, inspirando jovens artistas a seguirem seus sonhos e acreditarem em seu potencial. Sua vitória no ‘The Voice Brasil Kids’ é motivo de orgulho para toda a Bahia”, afirmou.

Henrique expressou sua gratidão à população baiana pelo apoio e pelos votos que o levaram ao pódio. “É uma honra representar minha terra pelo Brasil afora. Vou continuar me dedicando à música, levando a arte e a cultura baiana para o Brasil e o mundo”.

 

Fotos: Joá Souza/GOVBA

OAB Ilhéus realiza Ato de Desagravo

Dr. Jacson Cupertino

A OAB Subseção de Ilhéus, irá promover juntamente com a Seccional da OBA-BA, no próximo dia 20 de julho, o desagravo de dois advogados, que tiveram suas prerrogativas profissionais violadas e detratadas pelo gestor público, Moacir Leite, prefeito do Município de Uruçaca-Ba, Comarca integrante à Subseção de Ilhéus.

Os advogados, Ariovaldo Barboza e Edmilton Carneiro Almeida, tiveram suas reputações desabonadas e depreciadas pelo referido gestor em diversos meios de comunicação, atingido não somente os agravados, mas também toda a advocacia.

 

A Seccional da OAB-BA representada pela sua presidente, Dra. Daniela Borges e diretoria, Conselheiros Estaduais e Federais, participarão do ato de desagravo, juntamente com a advocacia de diversas Subseções, que virão para o Município de Uruçuca, na Praça da Prefeitura, manifestar o repúdio e indignação. Na oportunidade serão apresentadas as medidas correcionais cabíveis.

 

“Não é razoável supor, que em pleno século 21 tenhamos ataques à advocacia, inclusive à própria procuradoria jurídica do Município, feitas de forma deliberada pelo gestor, acusando e aviltando profissionais de conduta ilibada no exercício de seu ofício!. Precisamos dar uma resposta contundente à altura das injúrias proferidas aos quatro ventos pelo prefeito e dizer que nossas prerrogativas são inegociáveis! Portanto, conclamamos a todos os membros da advocacia regional, profissionais da imprensa, representantes de clubes de serviços e entidades de classe, para comparecerem ao ato de Desagravo às 09 horas do dia 20 de julho, na Praça da Prefeitura em Uruçuca” disse o Presidente da OAB subseção de Ilhéus, Dr. Jacson Cupertino.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia