:: ‘Notícias’
Inauguração da 1ª loja do McDonald’s de Ilhéus está prevista para setembro
Marâo e Neto Chaves
A unidade está sendo construída no bairro Cidade Nova e a previsão é que seja entregue até o final de setembro. A 1ª loja chega à cidade com a proposta defendida pela atual gestão, pautada na geração de emprego, renda e oportunidades para ingresso de jovens no mercado de trabalho.
Ilhéus volta ao cenário nacional – Na oportunidade, o gestor discutiu sobre o lançamento do remake da Novela Renascer, um clássico da teledramaturgia brasileira.
A nova história será escrita por Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa, autor da primeira versão exibida pela emissora nos anos 1990. A gravação da trama global vai impulsionar a rede hoteleira e movimentar toda a cadeia produtiva da região.
“Todos os investimentos são frutos de muito trabalho e da luta em prol do nosso povo. Ilhéus vive um novo momento. Hoje conseguimos atrair investimentos e dialogar com empresários de diversos setores. Essa união de esforços é fundamental, porque garante oportunidades para os nossos jovens, pais e mães de família”, ressaltou Mário Alexandre.
No final de junho, o município recebeu a 2ª loja da rede Atacadão, na Zona Sul. Foram investidos aproximadamente R$ 50 milhões, com geração de mais de 350 novos empregos diretos.
Jerônimo participa do lançamento do Novo PAC do Governo Federal; programa vai investir R$ 119,4 bilhões em obras na Bahia

O governador Jerônimo Rodrigues participou do evento de lançamento do novo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) do Governo Federal, nesta sexta-feira (11), no Rio de Janeiro. Capitaneado pela Casa Civil, do ministro Rui Costa, e autorizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PAC vai investir R$ 119,4 bilhões na Bahia, em obras que vão melhorar a vida da população.

“O lançamento do novo PAC prova que o Brasil está voltando gigante. Nos reunimos hoje, no Rio de Janeiro, para fazer história, aplaudindo e construindo, junto com o presidente Lula e o ministro Rui Costa, um passo significativo na trajetória do Brasil em direção a um futuro brilhante. Um Brasil que olha para todas as suas regiões e cidadãos, um Brasil que cresce com sustentabilidade, igualdade e determinação”, destacou Jerônimo, em publicação nas redes sociais.

Entre as obras para a Bahia, estão as duplicações das BR-101, da divisa de Sergipe a Feira de Santana; 116, de Serrinha a Feira de Santana; 242, de Barreiras a Luís Eduardo Magalhães; Contorno Norte de Feira de Santana; a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL); Duplicação da Estrada do Derba – BRT Águas Claras até o Subúrbio; Barragens Catolé, Morrinhos, Baraúnas e Rio da Caixa; a Adutora da Fé; e moradias do Minha Casa Minha Vida.
Projeto Arte-Dança apresenta espetáculo ‘Jorge Sempre Amado’ em homenagem ao escritor
A dança é considerada uma das artes que mais expressam sentimentos. Pensando nisso, a Secretaria de Educação (Seduc), por meio do Projeto Sociocultural Arte-Dança, apresentou o espetáculo “Jorge Sempre Amado”, parte da programação em homenagem aos 111 anos do escritor. A atividade aconteceu no último sábado (12), no Teatro Municipal de Ilhéus.
Para a professora Eliane Oliveira, titular da Seduc, o projeto amplia o trabalho desenvolvido pela pasta, com inclusão dos estudantes da rede municipal de ensino em ações que fomentam a cultura. “Atendemos, principalmente, as comunidades onde o acesso de crianças e adolescentes às ações artísticas e culturais é menor”, ressaltou.
A iniciativa tem o objetivo de realizar a conscientização corporal, utilizando músicas clássicas e específicas para aulas de iniciação ao ballet. O espetáculo pode ser definido como um jogo de corpos com interpretações lúdicas de trechos baseados em obras do escritor Jorge Amado.
Construídas com gestual abstrato em temas musicais de compositores brasileiros, as coreografias são assinadas pela professora e coreógrafa Sôanne Marry, responsável pelo Projeto Arte-Dança.
A principal característica do espetáculo é o diálogo entre elementos do teatro, dança e da música, todos reunidos com o intuito de conduzir o espectador por uma narrativa não linear, mas concreta do cotidiano dos seres que habitam a grande linha de inspiração: Ilhéus, Jorge Amado e a Bahia.
“Jorge Sempre Amado”, produção que evidencia a cidade de Ilhéus e a plenitude de obras de um dos maiores nomes da literatura brasileira, embalada por músicas de autoria do próprio Jorge Amado e em parceria com Dorival Caymmi, João Bosco, Aldir Blanc e Tom Jobim.
As coreografias de dança contemporânea e jazz retratam o cotidiano de alguns personagens marcantes, como Tereza Batista, Dona Flor, Gabriela, dentre outros. O roteiro também apresenta os laços do escritor com as culturas de matriz africana, adotadas e difundidas Brasil afora.
Prefeito Mário Alexandre destaca fomento à atividade comercial durante evento da CDL de Ilhéus
O fortalecimento da rede de parceria e a integração entre o governo municipal e entidades empresariais foram alguns dos pontos defendidos pelo prefeito Mário Alexandre durante evento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus (CDL), promovido no último sábado (12). O gestor participou da Feijoada Prime e destacou a importância do fomento à atividade comercial no município.
“A gente mantém o diálogo contínuo com os empresários sobre diversas ações, com foco na geração de renda e oportunidades de emprego para o nosso povo. Então, todas as conquistas alcançadas até aqui são frutos de muita luta e dedicação. Atendemos demandas antigas dos comerciantes do Centro, incluindo melhoria e ampliação da sede da CDL, requalificação do Calçadão da Rua Marquês de Paranaguá e mais recentemente, o projeto para instalação da base da Polícia Militar na região da Avenida Dois de Julho”, explicou Mário Alexandre.
Por meio da implantação da base da 68ª Companhia Independente de Polícia Militar (68ª CIPM) será possível aumentar a presença do efetivo, e, consequentemente, reduzir as ocorrências policiais no Centro Histórico. Além da Marquês de Paranaguá, a Prefeitura requalificou a Rua Ernesto Sá, outra importante artéria do Centro.
O prefeito ressaltou ainda o apoio da administração municipal para realização do Natal Encantado, que neste ano chega à sua 5ª edição. Além de aquecer as vendas e movimentar o setor comercial, a iniciativa fomenta o turismo durante o período de final de ano. “Parabenizo a CDL por essa confraternização, que reúne os colaboradores e suas famílias em um espaço com muita música e diversão”, completou.
Na ocasião, os membros da CDL entregaram uma placa ao prefeito, em reconhecimento ao seu empenho e compromisso. Os shows ficaram sob o comando do artista Amparo Jr e das bandas Via de Acesso e Carbono 14. Também participaram do evento representantes do Sebrae, Associação Comercial e Industrial de Ilhéus e vereadores.
Programa Caminho dos Altos contempla moradores da Rua Santa Inês e melhora acesso à localidade
Só quem precisa subir diariamente uma ladeira na terra ou em degraus improvisados sabe o quanto a construção de uma escadaria é necessária. Visando garantir segurança para a população em diversas localidades da cidade, a Prefeitura executa ações por meio do Programa Caminho dos Altos. A iniciativa beneficia centenas de pessoas que moram nos morros e altos de Ilhéus.
Neste sábado (12), acompanhado de vereadores e lideranças comunitárias, o prefeito Mário Alexandre entregou cinco escadarias na Rua Santa Inês, na Princesa Isabel. Na ocasião, o gestor dialogou com os moradores e foi acolhido pela população. “Eu fico muito feliz em poder executar obras fundamentais para o bem-estar do nosso povo. São investimentos em áreas que há muitos anos careciam de melhorias. É assim que fazemos o nosso papel, atendendo as necessidades e resolvendo os problemas da cidade”, disse.
O programa visa impactar de forma positiva a realidade dos moradores, além de resolver o problema crônico de mobilidade em regiões periféricas. Todas as intervenções são executadas com recursos próprios. Os serviços englobam drenagem; recuperação da escada de concreto armado; colocação de corrimão; pintura humanizada; iluminação e limpeza.
Para Nivaldina dos Santos, moradora da Rua Santa Inês há 58 anos, “a obra representa muito. A escadaria estava para cair e agora, depois desses serviços, o lugar está seguro, iluminado e muito bonito, cheio de artes. Estão todos de parabéns e eu, muito satisfeita”.
Já Thiago Oliveira, de 40 anos, lembrou como era o local. “Com o passar do tempo, a escadaria foi se deteriorando, o que dificultava a vida das pessoas idosas e com dificuldade de se locomover. Agora está ótimo, muito mais seguro” e completou, “tudo que vem para benefício da população é muito bom, a região estava precisando dessa obra e espero as próximas entregas”.
A iniciativa objetiva construir e reformar 35 escadarias em 12 localidades do município. Até o momento, as comunidades do Amparo, Legião, Bela Vista e Coqueiro já foram contempladas.
Novo “golpe” contra os médicos pré-anunciado no Hospital Costa do Cacau
Recebemos mais uma vez a triste denuncia de que o Hospital Costa do Cacau vem pagamento médicos mês sim, e mês não. Ou seja os médicos que recebem seus proventos em um mês , não receberão em no outro , neste mês será beneficiada outra parte, uma rotatividade na vida dos nosso valorosos guerreiros, que se dedicam dia e noite para cuida da Saúde de inúmeras pessoas que ali buscam socorro e recebem o apoio , atendimento , sem morosidade e total dedicação, além claro, de como todo cidadão ter que cumprir com sua obrigações e arcarem com o ônus de serem sacrificados por conta da falta do repasse que atenta o pagamento do salários de todos.
Este Hospital, segundo nos foi informado em Salvador deverá ter vencido seu contrato para com os médicos em outubro, ora , se agora , já vem sendo feito essa fatia de pagamento, provavelmente , ao ser trocada a firma, caso outra vença licitação, os nosso médicos , novamente terão um prejuízo de um a dois meses, como registramos aqui no Blog de até quatro meses que foram pedidos.
O nosso alerta vai para Secretaria Estadual de Saúde, em função de sabermos que as verbas que são repassadas , não atende a demanda, vem a menor do que o necessário para pagamento dos nosso Médicos, que cuidam com dedicação da nossa Saúde.
Esperamos que esta situação não perdure e que os pagamento sejam corrigidos , e todos recebam no mesmo dia, e em dias , o que e no mínimo é justo. Cabe salientar que o Diretor Egídio, em nenhum momento tem responsabilidade com este caso, visto que como também médico, vem sendo vítima e, já pediu providencias, mas, desde maio essa ” bola de neve ” vem se formando. Com a palavra o Governo do Estado, que sabemos da seriedade, compromisso em fazer o melhor pelos baianos , de forma geral , entretanto , talvez não tenha conhecimento deste lamentável fato.
Lula diz que polícia não pode confundir pessoas pobres com bandidos
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, criticou nesta quinta-feira (10) a morte de inocentes por policiais. Em cerimônia no Rio de Janeiro, ele afirmou que pobres não podem ser confundidos com criminosos.

“O povo da periferia precisa ser tratado com respeito para que nunca aconteça o que aconteceu com um menino que foi assassinado por um policial despreparado”, disse Lula.
“A gente não pode culpar a polícia, mas a gente tem que dizer que um cidadão que atira num menino que já estava caído é irresponsável e não estava preparado do ponto de vista psicológico para ser policial.”
Segundo Lula, o governador e o presidente precisam trabalhar juntos para criar condições para que a polícia seja eficaz no combate ao crime. “Mas, ao mesmo tempo, essa polícia tem que saber diferenciar o que é um bandido do que é um pobre que anda na rua”, disse o presidente, que estava no mesmo palco do governador fluminense Cláudio Castro, durante evento na zona oeste da cidade.
O presidente fez o mesmo comentário em sua conta no X, antigo Twitter, citando a morte do menino Thiago Menezes, de 13 anos. O adolescente morreu durante operação policial na última segunda-feira (7), na Cidade de Deus, na zona oeste do Rio.
Governador e prefeitos querem aprimorar as policlínicas regionais de saúde

As policlínicas regionais de saúde representam uma revolução na assistência de média e alta complexidade na Bahia. Elas possibilitaram descentralizar a assistência regionalizar o atendimento oferecendo serviços perto das pessoas, evitando o deslocamento em longas distâncias.
Para aprimorar o funcionamento desses equipamentos, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) se reuniu, nesta quarta (9), com os 23 presidentes dos Consórcios Públicos de Saúde da Bahia. O encontro tratou de avaliar o desempenho das policlínicas, propor mutirões de exames e cirurgias eletivas, analisar a inadimplência dos municípios consorciados e organizar o fluxo de participação na rede e regulação do acesso aos serviços.
Na conversa, em Salvador, foram apresentadas sugestões para a melhoria e ampliação da cobertura das unidades de saúde. O governador acolheu várias propostas apresentadas, ao lado da secretária da Saúde do estado, Roberta Santana.
BONS NÚMEROS
A Bahia conta, atualmente, com 25 policlínicas em funcionamento, sendo 23 sob gestão consorciada, que atendem 410 municípios associados. Elas contemplam as 28 regiões de saúde do estado. Somente em 2023, foram ofertados mais de 820 mil serviços e quase 514 mil atendimentos, entre consultas e exames.
Segundo o governo, o investimento nas policlínicas já inauguradas é superior a R$ 979 milhões. O custeio de manutenção é dividido, sendo 50% de responsabilidade do estado e 50% dos municípios que fazem parte do grupo.
Repasse da União a estados e municípios para o piso da enfermagem deve ser feito até o dia 21
Giszele Paixão destaca que a luta pelo piso da enfermagem dura mais de 30 anos
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, informou que o primeiro repasse do auxílio complementar da União para o pagamento do Piso Nacional da Enfermagem para estados e municípios deve ocorrer até o próximo dia 21. O calendário de repasses foi pactuado nesta quarta-feira (9) com representantes de outras áreas do Governo Federal, dos entes federativos e das entidades ligadas ao tema. Os recursos da ordem de R$ 7,3 bilhões serão destinados para complementar o pagamento do piso para profissionais da enfermagem federais, estaduais e municipais, ou que atuam em estabelecimentos que atendem pelo menos 60% dos seus pacientes pelo SUS.
Segundo a presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Giszele Paixão, desde maio estes profissionais aguardam o início do pagamento, que vem sendo adiado desde então. “Agora com este novo cronograma acreditamos que finalmente os recursos serão repassados para que estes profissionais possam receber os valores nos seus contracheques. Desde o início da tramitação do projeto de lei, o Coren-BA tem atuado para que o piso da enfermagem se tornasse uma realidade. Esta é uma luta que dura mais de 30 anos e a enfermagem não aguenta mais esperar”, disse.
Tanto os profissionais ligados ao Ministério da Saúde quanto estados, municípios e Distrito Federal devem receber nove parcelas em 2023. Os valores são retroativos ao mês de maio e incluem o 13 º salário. De acordo com as orientações da Advocacia Geral da União (AGU), o cálculo do piso será aplicado considerando o vencimento básico e as gratificações de caráter geral, fixas e permanentes, não incluídas as de cunho pessoal.
Semana de Inovação de Ilhéus discute empreendedorismo e políticas públicas; inscrições são gratuitas
Com iniciativa da Prefeitura de Ilhéus e correalização do Sebrae e do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Eletrônicos e Similares de Ilhéus e Itabuna (Sinec), a Semana de Inovação busca fomentar o empreendedorismo local e disseminar conhecimento sobre as mais diversas áreas inovadoras. O evento gratuito acontece dos dias 18 a 26 de agosto e promete movimentar a região, através de uma mega programação.
A abertura será realizada no dia 21 de agosto, no Centro de Convenções, com participação especial de Tiago Mattos, educador, futurista e cofundador da Aerolito e da Perestroika. Clique e faça a sua inscrição.
Conforme Lucas Mota, gerente de Inovação do Município, a programação especial também será marcada por palestras, minicursos, workshops, seminários, oficinas, atividades com metaverso, oportunidades de investimentos, entre outros.
O Cacau Valley IFestival 2023, realizado pelo SEBRAE, também é um dos destaques. Focado no empreendedorismo e geração de negócios, a 2ª edição do festival abrangerá a inovação e tecnologia aplicáveis aos pequenos negócios, apresentando uma grande variedade de conteúdos diversificados por segmentos de mercado.
Já o Gastrô Week Ilhéus, iniciativa do SEBRAE e SENAC, com parceria da Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL), incentiva chefs de cozinha a criarem menus com matéria-prima local, através de propostas inovadoras e criativas. Um concurso gastronômico que irá eleger o prato mais inovador, o de melhor sabor e a melhor experiência.
A ação vai contemplar mais de vinte estabelecimentos e suas receitas poderão fazer parte do livro de culinária organizado pela GIZ – Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit, parceira do projeto.
A Semana de Inovação proporciona um ambiente propício para a troca de experiências e networking, dinamizado em cinco macro arenas:
- Arena Políticas públicas e Desenvolvimento – espaço destinado às discussões e construção do Plano de Desenvolvimento Regional, pautado em CT&I (Ciências, Tecnologia e Inovação), com representantes do Sul da Bahia;
- Arena Indústria – os participantes irão reapresentar Ilhéus para o Brasil enquanto produtora de tecnologia, destacando as marcas e os produtos desenvolvidos pelo Polo de Informática;
- Arena Empreendedorismo (Cacau Valley IFestival) – descubra as últimas tendências que estão moldando o futuro dos negócios e aprenda como aplicá-las de forma prática e eficaz na sua empresa;
- Arena Potencial empreendedor – visa despertar novos empreendedores para geração de empresas disruptivas;
- Arena Turismo e Entretenimento – objetiva promover a criação de um corredor de espaços com programações culturais e imersivas durante a Semana de Inovação, desenvolvida em parceria com a SETUR-BA, SEBRAE e SENAC.
As vagas são limitadas, portanto, é importante que o interessado garanta seu ingresso antecipado. A programação completa está disponível no site: https://semanadeinovacaoilheus.com.br/
O evento conta com o apoio do Governo da Bahia, através das Secretarias de Ciência Tecnologia e Inovação e de Turismo, do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), Sistema FIEB, Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus (CDL), Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia (PCTSul), Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul da Bahia, OAB Bahia, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (Cepedi) e Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Ilhéus (INETI).
Prefeito Mário Alexandre visita Zona Norte e confere obras de requalificação da região
Drenagem, pavimentação e iluminação de LED são algumas benfeitorias que compreendem a requalificação da Zona Norte de Ilhéus, cujos investimentos somam cerca de R$ 35 milhões. Nesta quarta-feira (9), o prefeito Mário Alexandre esteve nas imediações do Polo Industrial, no bairro Iguape, vistoriando os serviços executados por meio da parceria com o Governo da Bahia.
“O meu sentimento é de gratidão por essa realização. Agradeço a Deus, ao governador Jerônimo, a sua equipe e a todos que acreditam nesse projeto. As obras vão beneficiar muitas pessoas, com melhoria de todo o trecho do Parque Infantil, Barra e Savoia”, destacou Mário Alexandre.
O aposentado José Alves, morador do Iguape, lembrou-se das várias solicitações feitas ao poder público para a execução dos serviços. “A gente ‘tava’ necessitando tanto dessa obra e agora ela ‘tá’ sendo feita. Isso é maravilhoso”, disse.
Para a comerciante Jucilene Santos, que também reside no Iguape, “é muito importante e interessante, principalmente para quem utiliza essa rodovia todos os dias. As condições estavam péssimas e hoje já está tudo perfeito, muito bom mesmo. É outro trajeto”, exaltou.
A requalificação da Zona Norte engloba o trecho que se estende do Polo Industrial até o Parque Infantil, no Malhado. Além do processo de pavimentação (fresagem – remoção total do pavimento antigo e aplicação de novo asfalto), a intervenção compreende implantação de ciclovia e revitalização de praças, quadras e espaços de convivência social.
Ilhéus ganha destaque com abertura de novas empresas; comércio varejista lidera criação de empregos
Os indicadores de desenvolvimento econômico apontam para a manutenção da tendência de crescimento em Ilhéus. Muito além dos aspectos físicos, o município se tornou referência em inovação e empreendedorismo, ancorado em pautas voltadas à atração de importantes investimentos. Os números de empregos também têm alcançado patamares expressivos.
No acumulado de janeiro de 2021 a janeiro de 2023, o saldo líquido é de aproximadamente 4 mil novas vagas, decorrente de 29.690 admissões contra 25.946 desligamentos no período, mesmo com todas as medidas impostas pela pandemia. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
O comércio varejista lidera o ranking de contratações, com 18%, seguido do setor industrial, impulsionado pelo Polo de Informática e a indústria de cacau e chocolate, de acordo com informações disponibilizadas na plataforma Data MPE Brasil. Somente em 2022, a cidade exportou US$ 170 milhões, com previsão de aumento da taxa de exportações para este ano.
A abertura de empresas e a instalação de investimentos seguem em alta, refletindo o empenho da gestão do prefeito Mário Alexandre para consolidar Ilhéus como polo econômico e logístico da região sul da Bahia. Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE), a cidade registra uma média de 200 novas empresas abertas anualmente, com destaque para micros e empresas de médio porte
“Essa união de esforços tem sido fundamental para devolver a Ilhéus o potencial esquecido por muitos anos e atrair investimentos de grande valor, gerando emprego e renda para as nossas famílias. Agradeço ao governador Jerônimo pela parceria e por atender as demandas apresentadas, aprovando projetos importantes nas áreas de infraestrutura, saúde, educação e mobilidade. O meu sentimento é de dever cumprido”, destacou o gestor.
O prefeito associa o bom desempenho à atratividade de Ilhéus no cenário econômico, à execução de obras nas esferas pública e privada, bem como ao otimismo do empresariado, que encontra no trabalho desenvolvido pela atual administração a confiança para investir em diversos setores. A diversidade e concorrência tendem a resultar em preços mais competitivos e um atendimento de qualidade a toda população.
Com investimentos de R$ 50 milhões, o Atacadão inaugurou, no final de junho, a 2ª loja da rede, localizada na Zona Sul. O investimento é responsável por gerar mais de 350 novos empregos diretos na cidade.
Mais investimentos – O Ipê Mall, que está sendo erguido no coração da cidade, vai abrigar cerca de 20 lojas, com possibilidade de franquias de marcas conhecidas nacional e internacionalmente, a exemplo do McDonald’s. A expectativa é que o empreendimento possa gerar até 150 empregos diretos.
No final de maio, Mário Alexandre anunciou um amplo pacote de obras direcionado a Ilhéus. Ao todo, R$ 230 milhões serão investidos para recuperação de ladeiras; revitalização de escadarias; pavimentação de ruas; contenção de encostas; manutenção da malha viária, com aplicação de asfalto; faixa elevada; melhoria da iluminação; construção de pontos de ônibus; entre outras intervenções. Desse montante, R$ 91 milhões serão provenientes dos cofres municipais.

















