WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

:: ‘Notícias’

Gestores e técnicos da Secretaria de Promoção Social recebem capacitação sobre CadÚnico

capacitação; bolsa família

Gestores e técnicos responsáveis pelo atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) de Ilhéus estão participando de um ciclo de capacitação sobre Preenchimento de Formulários do Cadastro Único de Programas Sociais. Os servidores estão lotados na Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SPS).

O encontro é promovido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades) e reúne trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e coordenadores locais do CadÚnico/Bolsa Família de municípios do Território de Identidade- Litoral Sul.

A atividade acontece no Premier Business Center e objetiva orientar o correto e completo preenchimento dos dados nos formulários, a fim de refletir fielmente a realidade das famílias cadastradas, incluindo oficina de busca ativa.

 

capacitação; bolsa família

“A ideia é qualificar, humanizar o atendimento e as visitas domiciliares dos formulários do CadÚnico, principalmente em mutirões sociais e locais de difícil acesso, como distritos”, ressaltou a gestora do Bolsa Família, Géssica Miranda.

O espaço é fundamental para atualizar informações a respeito dos programas sociais e contribuir com a efetividade de projetos, serviços e benefícios socioassistenciais executados nas cidades que integram o território.

Eleição para conselheiros tutelares de Ilhéus acontece no dia 1º de outubro; confira locais

 

conselho tutelar; sps
As eleições para conselheiros tutelares de Ilhéus será dia 1º de outubro de 2023, das 8h às 17h, em diversas escolas do município. A decisão foi publicada na edição do Diário Oficial da última quarta-feira (16), através da Resolução nº 019/2023 do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

A votação vai acontecer nas seguintes unidades de ensino:

– Escola Heitor Dias;

– Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne;

– Escola Perpétua Marques;

– Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, antigo CEAMEV

Clique aqui e confira a relação completa.

O voto é facultativo e poderá ser realizado por todos cidadãos maiores de dezesseis anos, inscritos como eleitores no município ou que solicitaram a transferência do título até 3 de julho de 2023. Para votar, o cidadão deverá apresentar-se nos locais mencionados, munido de Título de Eleitor ou comprovante de votação das eleições passadas e documento oficial com foto. Não será permitido voto por procuração.

Por que votar?

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional. E as eleições do Conselho Tutelar são um momento de extrema importância para a sociedade, já que o Conselho tem a missão de garantir a proteção e promoção dos direitos da criança e do adolescente. É um órgão fundamental para assegurar que os jovens tenham uma infância saudável, livre de violência e abuso, além de receberem o suporte necessário para seu desenvolvimento pleno.

Escolher os conselheiros tutelares é um dever cívico e a chance de ajudar no processo de fortalecimento da democracia local. Participar deste processo vai permitir que sejam escolhidos representantes capacitados e responsáveis, a fim de compartilhar a responsabilidade na defesa do direito das crianças e dos adolescentes, além de garantir transparência e fiscalização e promover uma verdadeira mudança social, com impacto positivo.

As eleições do Conselho Tutelar são uma oportunidade ímpar para a sociedade demonstrar seu compromisso com o bem-estar e a proteção das crianças e dos adolescentes. Ao votar conscientemente e eleger representantes competentes e engajados, contribuímos para uma infância e adolescência mais seguras, saudáveis e cheias de oportunidades.

Evento da Secti marca início da Semana de Inovação de Ilhéus e reúne gestores de territórios baianos

secti; territórios baianos

A Semana de Inovação de Ilhéus visa fomentar o empreendedorismo local e disseminar conhecimento sobre as mais diversas áreas inovadoras. A programação terá início nesta sexta-feira (18). Contudo, a abertura oficial acontece na próxima segunda-feira, 21 de agosto, com atividades na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e no Centro de Convenções.

Parceira da iniciativa, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti) promoverá um encontro com 71 prefeituras baianas dos territórios do Litoral Sul, Baixo Sul, Médio Rio de Contas e Médio Sudoeste. O evento acontece na segunda-feira (21), a partir das 15h, no auditório Paulo Souto (UESC).

Sob o tema “As oportunidades da CTI para o desenvolvimento local e fortalecimento do regime de colaboração nos territórios”, a programação faz parte das ações da Secti na Semana de Inovação de Ilhéus. Na oportunidade, a pasta trará o projeto “Secti Itinerante”, que aproxima a Secretaria dos Territórios de Identidade, bem como seus cidadãos e representantes, ao promover encontros, visitas, palestras etc.

Arena Indústria – A segunda parte da abertura será realizada no Centro de Convenções, com a participação especial de Tiago Mattos, educador, futurista e cofundador da Aerolito e da Perestroika. A palestra inspiradora, repleta de insights e conhecimentos vai transformar sua visão sobre o futuro dos negócios. Clique aqui e faça a sua inscrição.

 

semana de inovação 2023; tecnologia; sde; sebrae

A Arena Indústria também integra as ações da Semana Municipal de Inovação. Na oportunidade, os participantes poderão conhecer as tendências mais impactantes e estratégias disruptivas que estão revolucionando a indústria atualmente, bem como aprender com um dos maiores especialistas em inovação.

Networking Poderoso  O público poderá conectar-se com empresários, líderes do setor industrial e profissionais influentes que estarão presentes no evento. A ideia é ampliar a rede de contatos e estabelecer parcerias estratégicas;

Insights Valiosos  Além da palestra, a Arena Indústria contará com painéis de discussão, workshops e debates com especialistas da indústria. O público terá acesso a informações atualizadas e orientações práticas para impulsionar a inovação e a competitividade da sua empresa.

O evento gratuito acontece dos dias 18 a 26 de agosto e promete movimentar a região. As vagas são limitadas, portanto, é importante que o interessado garanta seu ingresso antecipado. A programação completa está disponível no site: https://semanadeinovacaoilheus.com.br/

MME pedirá investigação da PF e da Abin sobre interrupção de energia

“Tenho absoluta convicção de que o ONS, até pela sua característica técnica, não vai ter condição de dizer textualmente se esses eventos foram eminentemente técnicos, ou se houve também falha humana ou até dolo”, disse o ministro, lembrando que o setor é altamente estratégico, sensível e fundamental para a sociedade brasileira.

O governo já sabe que houve na manhã de hoje uma sobrecarga em uma linha de transmissão de energia no Ceará, o que fez com o que o sistema entrasse em colapso nas regiões Norte e Nordeste. Quando isso ocorreu, o ONS modulou a carga que estava sendo enviada para o Sul, o Sudeste e o Centro-Oeste, como forma de proteção, o que fez com que a energia fosse reduzida nessas regiões. Houve pelo menos 16 mil megawatts (MW) de interrupção de energia.

Segundo o ministro, o ONS ainda irá avaliar se houve outro evento no mesmo horário, em outro local do país. “O único evento que se pode afirmar é esse no Ceará. Ainda não há outro evento apontado pelo ONS, mas leva-se a presumir que tivemos um segundo evento que causou esse evento dessa magnitude”, disse. Silveira pontuou que o país trabalha com um sistema de energia redundante e, para que tenha havido uma interrupção dessa magnitude, devem ter ocorrido dois eventos ao mesmo tempo. Alexandre Silveira citou os casos de ataques a torres de transmissão de energia registrados em janeiro deste ano.

“Graças à robustez do nosso sistema, para que haja um evento dessa magnitude, há de se haver uma redundância de fatos relevantes”, disse. A previsão é que, em 48 horas, o ONS aponte o que fez com que o sistema tivesse tido essa interrupção.

Segundo o MME, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste a energia voltou cerca de uma hora depois da interrupção e, no Norte e no Nordeste, o fornecimento foi completamente restabelecido às 14h49.

O ministro explicou que o ocorrido hoje não tem nada a ver com o suprimento e a segurança energética do Brasil. “Vivemos um momento de abundância nos reservatórios”, destacou Silveira, lembrando que recentemente o Brasil exportou energia para a Argentina quando os reservatórios de Itaipu e Furnas estavam vertendo água.

A queda de energia atingiu 25 estados e o Distrito Federal. O único estado que não foi afetado foi Roraima, que não é integrado ao Sistema Interligado Nacional. Cerca de 27 milhões de pessoas foram atingidas, o que representa um terço dos consumidores brasileiros.

Durante a entrevista coletiva, o ministro fez críticas à privatização da Eletrobras, que detém a maior parte da geração e transmissão no Brasil. “Eu seria leviano em apontar que há uma causa direta [desse evento] com a privatização da Eletrobras. Mas a minha posição sempre foi a de que um setor como este deve ter uma mão firme do Estado brasileiro, como saúde, segurança e educação”, disse.

Rui Costa detalha inovações e conceitos do novo PAC no ´Bom dia, Ministro´

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, é o convidado do “Bom dia, Ministro” desta quarta-feira (16/8). Na ocasião, o ministro vai conversar com radialistas de todo o país para detalhar as inovações e características do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado na última sexta-feira (11/8) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Rio de Janeiro.

O programa vai investir R$ 1,7 trilhão em todos os estados do Brasil. A forte parceria entre Governo Federal e setor privado, estados, municípios e movimentos sociais é uma das principais marcas do novo programa para gerar emprego e renda, reduzir desigualdades sociais e regionais em um esforço comum e comprometido com a transição ecológica, neoindustrialização, crescimento com inclusão social e sustentabilidade ambiental.

TRANSMISSÃO — O Bom Dia, Ministro é transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) ao vivo, das 8h às 9h, e pode ser acompanhado pela TV (aberta e via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do CanalGov.

Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rede Nacional de Rádio, pelo mesmo canal de “A Voz do Brasil”. O programa é uma produção da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, em parceria com a EBC.

Braskem abre mais de 220 vagas para o Programa de Estágio 2024

Com o objetivo de promover um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo, a Braskem inicia o processo de inscrições para seu Programa de Estágio 2024. As pessoas interessadas poderão se inscrever entre 15 de agosto e 11 de setembro pelo site https://www.braskem.com.br/carreira. Nesta edição, serão oferecidas 223 vagas para os cinco estados onde a companhia está presente (Bahia, Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul). Na Bahia, são 28 vagas para nível universitário (18 em Camaçari e 10 em Salvador) e 18 para nível técnico (todas em Camaçari).

O programa pretende atrair o público universitário e técnico com ênfase na contratação de mulheres, pessoas negras e pessoas com deficiência. A meta para o estágio universitário é contratar, do total de pessoas candidatas, pelo menos, 52% de mulheres, 45% de pessoas negras, além de preencher 15 vagas afirmativas para pessoas com deficiência. Para o estágio técnico, a meta é contratar pelo menos 52% de mulheres e 45% de pessoas negras.

Para Camila Fossati, Diretora de Desenvolvimento Organizacional da Braskem, contar com pessoas de origens, histórias, características e personalidades diferentes enriquece o programa e impacta positivamente na performance da empresa. “Temos priorizado a diversidade e a inclusão no programa ao longo dos anos, e seguiremos da mesma forma neste ciclo. Entendemos o Programa de Estágio como uma porta de entrada para o desenvolvimento de carreira e, por isso, temos um papel importante como empregador: o de potencializar o desenvolvimento de grupos sub-representados, que historicamente foram privados de oportunidades e acessos”, explica a diretora.

As vagas são para estudantes de nível universitário que estejam cursando a partir do 3º semestre da graduação nos mais diversos cursos superiores. Já estudantes de nível técnico precisam estar cursando a partir do segundo semestre e ter no mínimo um ano de vínculo com a instituição de ensino para a realização do estágio nos cursos de Química, Plásticos, Mecânica, Mecatrônica, Automação, Eletrônica, Eletroeletrônica, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Petroquímica, entre outros.

Estudantes que ingressarem na empresa por meio do Programa de Estágio terão a possibilidade de acesso a uma bolsa de estudo de inglês se tiverem até o nível básico do idioma, ou, como ação afirmativa, se se declararem pessoas pretas ou pardas. Além disso, a empresa promoverá treinamento em ferramentas de informática como Excel, Power BI, Power Point, entre outras, para nivelar os conhecimentos.

Jornada Preta

Até o dia 18 de agosto a Braskem promove mais uma edição da Jornada Preta, projeto que visa ampliar o ingresso de pessoas negras no Programa de Estágio Universitário. A jornada oferece conteúdo exclusivo e gratuito e acontece neste link, na plataforma imersiva da Bettha, do Grupo Cia. de Talentos, onde é possível trilhar um caminho com fórum, vídeo e podcasts sobre temas relacionados a vida e carreira, como os desafios no início da profissão, inseguranças e dicas para bom desempenho em processos seletivos.

 

Programa premiado

Em 2023 o Programa de Estágio da Braskem contou com mais de 36 mil inscrições e teve ênfase na contratação de mulheres, pessoas negras e pessoas com deficiência. Os resultados das contratações foram significativos, sendo: 51% das pessoas contratadas mulheres, 42% pessoas negras, 16% fazem parte da comunidade LGBTQIAP+, 62% são pessoas de baixa renda, 23% têm mais de 25 anos e 1% são pessoas com alguma deficiência.

O programa foi vencedor do 14º Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio na categoria Oportunidades, tendo concorrido com mais de 400 organizações. O prêmio, destinado a reconhecer as organizações que oferecem oportunidades de crescimento profissional a estudantes, é realizado pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos e o Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria).

Prefeito participa de festividades em louvor à Nossa Senhora das Vitórias, padroeira de Ilhéus

nossa senhora das vitórias; ilhéus

Ao lado da comunidade católica, o prefeito Mário Alexandre participou nesta terça-feira (15), feriado municipal, da missa solene e procissão em honra à Nossa Senhora das Vitórias, padroeira de Ilhéus. As paróquias localizadas no Alto Teresópolis e no bairro Nossa Senhora da Vitória iniciaram a programação especial com a tradicional alvorada festiva, seguida de missas e procissões.

No período da manhã, Mário Alexandre acompanhou a solenidade na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, no bairro que leva o mesmo nome, Zona Sul da cidade. Durante a missa, o pároco Joselito Pereira (padre Litinho) aproveitou para agradecer o apoio recebido do Município na festividade da Assunção da Virgem Maria.

nossa senhora das vitórias; ilhéus

No período da tarde, o gestor participou da procissão pelas ruas do Centro, com a passagem da imagem de Nossa Senhora das Vitórias no andor. A imagem foi recepcionada pelos vários devotos, que mesmo debaixo de chuva entoaram cânticos e louvores à padroeira.

Para o prefeito, o evento é uma manifestação da fé do povo ilheense. “Um momento de paz, de espiritualidade e de preservação da nossa cultura e devoção, que nos leva a refletir sobre o verdadeiro sentido da vida e a importância de manifestarmos a nossa fé em Cristo”, afirmou.

nossa senhora das vitórias; ilhéus

Saiba Mais – Em 15 de agosto é festejada a solenidade da Assunção da mãe de Jesus. Ilhéus, por sua vez, celebra o dia de Nossa Senhora das Vitórias, uma das padroeiras do município. A doutora em Educação, Maria Luiza Heine, explica que conforme frei Agostinho de Santa Maria, a imagem primitiva que existia na vila ficou muito estragada. Por esse motivo, um devoto mandou fazer outra em Lisboa, no ano de 1680. Esta imagem teria chegado danificada a Ilhéus, porque a embalagem não havia sido bem feita.

Nessa mesma época, outro devoto, Manoel Filgueiras, rico negociante em Salvador, mandou construir uma nau em Ilhéus. Ao sair da perigosa barra, a embarcação quase naufragou e ele pediu ajuda à Nossa Senhora. Em agradecimento enviou a imagem danificada para Lisboa, para ser consertada, e ela voltou perfeita. A imagem que existe atualmente na igreja foi entalhada em Salvador e data do século XIX.

(Informações disponíveis em: https://ilheuscomamor.wordpress.com/patrimonio-historico/igreja-de-nossa-senhora-da-vitoria/).

Ilhéus sedia V Conferência Territorial da Pessoa com Deficiência; inscrições estão abertas

conferência
Sob o tema “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”, Ilhéus vai sediar a V Conferência Territorial da Pessoa com Deficiência – Litoral Sul. O encontro será realizado no dia 30 de agosto, no Centro de Convenções de Ilhéus, das 8h30 às 17h. A conferência será um momento importante para a construção e aperfeiçoamento das políticas públicas neste segmento.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do link: https://forms.gle/3zYkFEukwtXkDbEY6

Dúvidas e informações pelo e-mail: ctpcdilheus2023@gmail.com

Além da palestra principal, o evento contará com cinco eixos temáticos que serão ministrados pelas instituições parceiras como a Defensoria Pública, o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

Os temas dos eixos são:

Eixo 1 – Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência;

Eixo 2 – Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada;

Eixo 3 – Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência;

Eixo 4 – Cidadania e Acessibilidade;

Eixo 5 – Os desafios para a comunicação universal

A V Conferência Territorial da Pessoa com Deficiência conta com a parceria em rede do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Justiça Social e Direitos Humanos, e da Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Promoção Social, setor de coordenação de Atenção à Pessoa com Deficiência.

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores também abraça essa pauta e marcará presença, além dos conselhos municipais de de Assistência, Saúde, Educação, Cultura e dos Direitos da Criança e Adolescente. A supervisão é do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEDE) e Superintendência Estadual das Pessoas com Deficiência (SUDEF).

Confira abaixo os municípios que integram o território Litoral Sul. Marque presença nesse momento que visa à diversidade, inclusão e acessibilidade.

Almadina – Arataca – Aurelino Leal – Barro Preto – Buerarema – Camacã – Canavieiras Coaraci – Floresta Azul – Ibicaraí – Ilhéus – Itabuna – Itacaré – Itaju do Colônia – Itajuípe -Itapé – Itapitanga – Jussari – Maraú – Mascote – Pau Brasil – Santa Luzia – São José da Vitória – Ubaitaba – Una – Uruçuca.

Ilheense precisa de apoio para realizar tratamento em São Paulo. Sua ajuda fará a diferença.

Allison Axel, morador de Ilhéus  e ex- aluno do Curso Técnico em Guia de Turismo do CEEP Nelson Schaun, está precisando de apoio para tratar um tumor raro em São Paulo. Em 2019 ele fez radioterapia em Salvador, cumpriu todo o tratamento, no entanto agora ele foi diagnosticado com esse tumor, cujo tratamento é feito pelo Dr. Pedro Paulo Mariani, um dos maiores especialistas do Pais.

 

Sem recursos, a  família precisa de apoio financeiro para conseguir realizar o tratamento na capital paulista.

 

As contribuições podem ser feitas através do PIX 3925983@vaquinha.com.br

Saúde na Comunidade leva mais de mil atendimentos aos moradores do Malhado e amplia ações em Ilhéus

saúde na comunidade; sesau; atenção básica

Moradores do bairro Malhado e adjacências receberam ações do programa Saúde na Comunidade na manhã do último sábado (12). De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesau), foram ofertados mais mil atendimentos, entre consultas médicas, assistência odontológica, serviços oftalmológicos (teste de acuidade visual), realização de exames laboratoriais, ultrassonografias, Eletrocardiograma e vacinação.

Cerca de 300 cães e gatos receberam a dose da vacina antirrábica. A mega ação aconteceu na UBS Sarah Kubitschek, no Parque Infantil.

 

saúde na comunidade; sesau; atenção básica

O programa Saúde na Comunidade visa ampliar os serviços disponíveis nas unidades básicas de saúde do município e fortalecer a rede de Atenção Primária, assegurando o acesso do público que não pode comparecer aos postos durante a semana.

“O apoio do Governo do Estado tem sido fundamental para que possamos fortalecer a nossa rede. Em breve entregaremos a Policlínica de Saúde, que vai ofertar procedimentos de média e alta complexidade, incluindo Ressonância, Tomografia, Mamografia e consultas médicas em especialidades variadas. Ao lado da Policlínica e do Hospital Costa do Cacau também teremos uma UBS Tipo III, mais um compromisso assumido com a população daquela região. Serão mais equipamentos de saúde para atender o nosso povo”, disse o prefeito Mário Alexandre.

saúde na comunidade; sesau; atenção básica

O gestor ressaltou que para além dos serviços fixos, o programa  itinerante garante assistência de rotina às comunidades que mais precisam, principalmente das localidades rurais, com a oferta de especialidades como ultrassonografia e oftalmologia, além dos atendimentos odontológicos. A Sesau divulga o cronograma semanal das ações.

“Que bala perdida é essa?”, questiona Lula sobre a morte de Eloah

“Essa bala não se perdeu”, disse o presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, com indignação, a morte da menina Eloah Passos, de cinco anos. No sábado (12), ela foi atingida por um tiro dentro de casa, enquanto brincava no quarto, na comunidade conhecida como Cova da Onça, no Morro do Dendê, no Rio de Janeiro.  

“Que bala perdida é essa? Alguém atirou para aquele lado, essa bala não se perdeu. Essa bala foi atirada para aquele lado para atingir alguém e pegou uma criança de cinco anos de idade. Aonde é que a gente vai parar com esse tipo de comportamento, de violência? E muitas vezes é a própria polícia que atira”, afirmou Lula, nesta segunda-feira (14), durante o programa semanal Conversa com o Presidente, transmitido pelo Canal Gov.

Eloah foi atingida durante conflito causado pela chegada de policiais militares para dispersar uma manifestação de moradores contra a morte de Wendel Eduardo, de 17 anos, em uma ação da Polícia Militar (PM) no Dendê, que tinha ocorrido mais cedo. O Comandante do batalhão da PM na Ilha do Governador foi afastado.

“Quando a gente fala assim as pessoas pensam que a gente é contra a polícia. Não somos contra polícia não, nós queremos policiais bem preparados, bem instruídos, com bastante inteligência. Agora, o que não pode é sair atirando a esmo, sem saber para onde atira. Porque a bala perdida é um pouco isso: eu atirei em alguém e matei outra pessoa. Que brincadeira é essa? Esse país não precisa disso”, argumentou o presidente.

Cultura de paz

Ele comentou sobre o ocorrido ao falar sobre as possibilidades que o Brasil tem de crescer economicamente, de melhorar as condições de vida da população, e sobre a importância de criar uma cultura de paz no país e no mundo.

Na semana passada, em evento no Rio de Janeiro, o presidente já havia criticado a morte de inocentes por policiais. Ele afirmou que pobres não podem ser confundidos com criminosos.

“O povo da periferia precisa ser tratado com respeito para que nunca aconteça o que aconteceu com um menino que foi assassinado por um policial despreparado”, frisou Lula. “A gente não pode culpar a polícia, mas a gente tem que dizer que um cidadão que atira num menino que já estava caído é irresponsável e não estava preparado do ponto de vista psicológico para ser policial”, acrescentou, na ocasião.

O comentário foi em relação ao menino Thiago Menezes, de 13 anos, que morreu durante operação policial no último dia 7, na Cidade de Deus, na zona oeste do Rio.

Contribuição de países ricos para meio ambiente não é favor, diz Lula

Belém (PA), 08.082023 - Presidente Lula é entrevistado por Marcos Uchoa no programa Conversa com o Presidente,  em Belém do Pará.  Imagem: CanalGOV© CanalGOV
Declaração foi feita no programa semanal Conversa com o presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (14) que a contribuição de países ricos para a preservação da floresta amazônica não é favor, mas o pagamento de uma dívida com o planeta. Em seu programa semanal Conversa com o presidente, Lula destacou que, após a conclusão da Cúpula da Amazônia na semana passada, os países da região têm condições de participar da COP28, nos Emirados Árabes, no fim do ano, cobrando essa contribuição.

“É muito simples compreender. Os países ricos tiveram a sua introdução na Revolução Industrial bem antes que o Brasil. Então, eles são responsáveis pela poluição do planeta muito antes de nós. Eles conseguiram derrubar suas florestas muito antes de nós. Agora, o que eles têm que fazer é contribuir financeiramente para que os outros países possam se desenvolver. Nós não queremos ajuda. Nós queremos um pagamento efetivo. É como se estivessem pagando uma coisa que eles devem à humanidade,” diz Lula.

“Temos condições de chegar ao mundo, lá nos Emirados Árabes, e dizer o seguinte: “olha, a situação é essa. Nós queremos essa contribuição de vocês. E isso não é favor. É pagamento de uma dívida que vocês têm com o planeta Terra porque vocês derrubaram a floresta de vocês 100 ou 150 anos antes de nós. Então, agora, vocês paguem pra que a gente possa preservar as nossas florestas gerando emprego, oportunidades de trabalho e condições de melhorar a vida das pessoas,” explicou o presidente.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia