WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

:: ‘Notícias’

Previsão para Ilhéus aponta chuva de até 88 mm nos próximos 10 dias

A Defesa Civil montou uma operação desde ontem (6), a fim de realizar a colocação de lonas em alguns pontos espalhados pela cidade

Defesa Civil

Os moradores de Ilhéus devem ficar atentos à possibilidade de chuvas fortes no município. De acordo com comunicado da Defesa Civil, o acumulado de precipitações pode atingir 88 milímetros nos próximos 10 dias. Os dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

O órgão informa que montou uma operação desde ontem (6), a fim de realizar a colocação de lonas em alguns pontos espalhados pela cidade. A ação tem caráter preventivo.

A Prefeitura orienta os moradores que se mantenham atentos, em suas residências, observando indícios como desagregação de solos em encostas, sinais sonoros, fissuras e rachaduras em imóveis. Equipes da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil e da Secretaria de Promoção Social estarão de plantão para atender a qualquer eventualidade.

A Defesa Civil tem atuado por meio de sistema de monitoramentos constantes, aferindo os índices de chuva precipitados, bem como realizando previsões a curto e longo prazo.

Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil, através do número: (73) 97400-7521 (WhatsApp) ou ligar para o Corpo de Bombeiros pela Central 193.

Ilhéus participa da 6ª Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional

conferência Territorial; Segurança Alimentar; Nutricional; seapi; agricultura; pesca

Nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, Ilhéus marcou presença na 6ª Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional. A Secretaria de Agricultura e Pesca foi representada pelo servidor Alex Lima, a pedido do titular da pasta, Moisés Bohana Neto. O evento reuniu autoridades, instituições da sociedade civil e convidados, a fim de compartilhar saberes e trocar experiências, bem como apresentar avanços no que se refere ao tema.

Na ocasião foram abordados os efeitos causados pela suspensão de algumas iniciativas por parte do Governo Federal na gestão passada. A abordagem principal remeteu-se à superação da fome e construção da soberania alimentar, com direitos e participação social, abrangendo segurança alimentar e nutricional no Território Litoral Sul, insegurança alimentar e nutricional, níveis de insegurança alimentar, e em outros marcadores, fome no estado da Bahia, marcos legais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Leite, cisternas e restaurante popular, PAA de alimentos e principalmente os desafios atuais que ainda persistem no país.

conferência Territorial; Segurança Alimentar; Nutricional; seapi; agricultura; pesca

A ação foi promovida pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia (Consea-Ba), em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades) e o Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN).

A conferência contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Movimento de Luta pela Terra (MLT), Associação para o Desenvolvimento dos Territórios da Bahia (CET em Movimento), Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS-LS), Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (Cima), Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) e Instituto Federal Baiano (IFBaiano).

“Um evento importantíssimo para que possamos discutir os problemas da segurança alimentar, fortalecer o trabalho e construir ações que atendam às necessidades da nossa população”, disse Moisés Bohana.

Faleceu em Ilhéus a Sra. Sara Albagli de Almeida mãe do amigo Isaac Albagli

É com grande pesar que nos do Blog ilheusnoticias.net.br, registramos o falecimento da Sra. Sara Albagli de Almeida, mãe dos delitos amigos Isaac Albagli de Almeida, Lolô Mendonça, Guilherme Albagli e Maria Alice. Sarinha, como era carinhosamente chamada deixará saudade eterna aos familiares e amigos, onde ao longo da sua vida trouxe humanidade , meiguice em seu sempre presente sorriso e amor para com o próximo. O velório será as 14 horas no SAF e o enterro amanhã, às 16 horas.

Fica aqui o nosso carinho e respeito e as sinceras condolências para todos familiares.

 

Sucesso absoluto o lançamento do Projeto Mansão dos Mares em Ilhéus

Capitaneado por uma juventude promissores de Engenheiros e afetos à profissão, foi lançado em Ilhéus mais um empreendimento imobiliário, no ultimo dia 31, onde o requinte e a natureza se encontram. Uma coisas das mais marcantes deste empreendimento é que fica apenas 80 metros do mar, em uma área nobre, e a natureza conservada. Este novo empreendimento com apenas seis  unidades privativas, traz a marca da OF incorporações, fundados por dois engenheiros visualistas e inovadores, sendo Kaique Ourives e Anísio Messias.

Associação de Catadores de Itabuna entrega reivindicações ao governador

 

Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI), marcou presença na inauguração da inauguração do Centro de Cultura Adonias Filho no estande do Centro Público de Economia Solidária-Cesol Litoral Sul, com orientações sobre coletiva seletiva.

Durante da visita do governador Jerônimo  Rodrigues ao estande, a vice-presidenta a AACRRI Daniele Pereira, vice-presidente da Associação entregou um documento contendo solicitações da associação, para que o trabalho desenvolvido pelos catadores possa ser executado com mais segurança e eficiência, ampliando a geração de emprego e renda.

Daniele solicitou apoio do Governo do Estado para a cessão de um terreno em Itabuna destinado a construção de um galpão que atenda às necessidades da Licença Ambiental, assegurando que a prestação do serviço de coleta seletiva, já que hoje a AACRRI  funciona num espaço alugado pela prefeitura no  bairro Lomanto,  doação de um caminhão para a associação, visando o aumento da produtividade, e a aquisição de vinte e cinco ecopontos, possibilitando a expansão da
prestação do serviço pela associação;

O documento solicita ainda a execução de projetos que  agreguem valor em materiais que possam ser beneficiados, além de doação de equipamentos que garantam este trabalho de
beneficiamento e a  inclusão da entidade como prioridade no serviço de coleta seletiva em todas as festas e eventos oficiais e/ou patrocinados pelo Governo do Estado em Itabuna e cidades vizinhas, que não possuam entidades formalizadas de catadores.

Atualmente a AACRRI com cerca de 50 catadores,  a  maioria oriundos do extinto lixão de Itabuna trabalham e mantem suas  famílias através da coleta seletiva.

A AACRI conta com parceiros como a Defensoria Pública do Estado,  Ministério Público do Trabalho,  Cesol Litoral Sul, Conselho de Meio Ambiente,  Prefeitura de Municipal de Itabuna,  CVR  Costa do Cacau, O Boticário e Grupo Velanes.

Após a conversa com Daniele, Jerônimo Rodrigues encaminhou o documento ao secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte Davidson de Magalhães, para avaliar e buscar atender a solicitação da AACRRI. “Confiamos na sensibilidade do governador e sabemos do seu compromisso em melhorar as condições de vida das pessoas, através do trabalho digno, como é o caso dos agentes ambientais”, afirmou Daniele  Pereira.

Pagamento do Piso da Enfermagem começa a ser feito neste mês

Todos os 8.958 profissionais do grupo de enfermagem que atuam sob gestão direta estadual receberão o Piso Nacional da Enfermagem na folha de pagamento de setembro, no dia 29, após o repasse realizado pelo Ministério da Saúde (MS) em 23 de agosto. Cerca de 55% dos profissionais já recebiam o piso ou acima dele. O restante passará a receber o piso estabelecido por lei no final do mês corrente, com a diferença já incorporada aos vencimentos normais dos servidores, funcionários e profissionais contratados via Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), além dos valores retroativos aos meses de maio a agosto.

“O Estado da Bahia, com esse pagamento, reafirma seu compromisso com os profissionais da enfermagem e com a valorização do trabalho e dedicação deles não só nos momentos mais difíceis da pandemia, como também nas atividades diárias que atendem tão bem à população baiana”, afirma a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

Os valores do piso não entraram na folha do mês de agosto porque dependiam do entendimento da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da Secretaria da Administração quanto à forma que o repasse seria realizado. Em relação aos servidores e funcionários municipais, o repasse foi feito diretamente pelo Ministério da Saúde aos Municípios para que as prefeituras implantem o piso para seus profissionais.

Referência na Bahia, PAA de Ilhéus é relançado com novas perspectivas para agricultores familiares

relançamento paa; seapi; agricultura; pesca

Em cerimônia solene, agricultores familiares se reuniram para o relançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O ato aconteceu nesta segunda-feira (4), no Teatro Municipal, com a presença de centenas de produtores rurais atendidos pela iniciativa.

O PAA é essencial para o desenvolvimento da atividade agrícola e um forte aliado nas políticas de combate à fome, uma vez que compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial.A solenidade contou com a presença do secretário de Agricultura e Pesca, Moisés Bohana Neto, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE), Marcos Flávio Rhem, representando o prefeito Mário Alexandre, da coordenadora do Programa Agroamigo, do Banco do Nordeste, Mariana Almeida, e do secretário executivo do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Sul (CDS LS), Luciano Veiga, além de representantes de sindicatos e de associações de Produtores.

relançamento paa; seapi; agricultura; pesca

“O PAA serve para gerar recursos, gerar emprego no campo e mais, serve para ajudar no combate à fome e à insegurança alimentar. Mais de 1 milhão de reais foram direcionados para a compra de alimentos e hoje, 50% da produção vinda da agricultura familiar é adquirida pelo PAA. A expectativa é de que chegue a 60% nos próximos meses”, disse Moisés Bohana.

O secretário também anunciou vários projetos e parcerias que foram firmados ou estão sendo negociados, responsáveis por beneficiar diretamente os agricultores familiares e os pescadores de Ilhéus. Dentre estes programas, destacam-se as parcerias com a FAEB/SENAR e a implantação de assessoria jurídica, com atendimento na sede da Secretaria pelo advogado Marcos Santana, que vai auxiliar na regularização das associações para que consigam acessar as linhas de crédito disponíveis.

Além destes anúncios, Bohana também apresentou projetos voltados para os pescadores e parcerias com empresas da região. “A Secretaria de Agricultura e Pesca tem que se transformar na segunda casa dos agricultores de Ilhéus, com toda a assistência necessária para que as famílias possam ser atendidas sem dificuldade, sem burocracia”.

relançamento paa; seapi; agricultura; pesca

Para o secretário Marcos Flávio, “O objetivo do programa relançado é fortalecer as famílias do campo, fazendo com que as famílias continuem no campo também”, afirmou. O titular da SDE anunciou programas em parceria com o Governo da Bahia para expandir a cobertura da internet rural.

Já Mariana Almeida falou sobre o papel do Banco do Nordeste no desenvolvimento da agricultura familiar, comentando sobre linhas de crédito com juros baixos e como a instituição bancária pode ajudar ainda mais o grupo. O representante do CDS LS, Luciano Veiga, abriu a sua fala lembrando que “se o campo não planta, a cidade não janta” e falou sobre a necessidade de universalizar e desburocratizar os serviços.

Ele destacou que o caminho para fortalecer e desenvolver a agricultura familiar no município é firmar parcerias com os governos estadual e federal, organizações e com a iniciativa privada.

relançamento paa; seapi; agricultura; pesca

O Programa de Aquisição de Alimentos interfere diretamente no dia a dia da população rural, principalmente no cotidiano do pequeno produtor, que precisa de seu aporte para garantir o escoamento dos produtos colhidos e beneficiados.

Conforme o agricultor Sidney Oliveira, presidente da Associação dos Assentados do Projeto Conceição II (PA Cosme Muniz), “antes, quando estávamos sem o PAA, os produtores tinham dificuldade de distribuir as suas colheitas e, em muitos casos, a produção se perdia, por falta de mercado. Agora, estamos com a certeza de que a nossa produção sempre será comercializada” e completou, “certamente o PAA é uma das principais fontes de renda dos produtores da agricultura familiar. Ele é essencial”.

Prefeito se empolga em festa e se joga na plateia, mas cai no chão

Por g1 CE

Durante festa, prefeito de Senador Pompeu se joga na plateia, mas cai no chão

Durante festa, prefeito de Senador Pompeu se joga na plateia, mas cai no chão

Era pra cair nos braços do povo, mas Antônio Maurício Pinheiro, o prefeito de Senador Pompeu, acabou caindo no chão. Ele comemorava, em meio a uma festa no centro da cidade na noite de domingo (3), o aniversário de 127 de emancipação política do município, quando se empolgou e se jogou na plateia.

As pessoas em torno do palco foram pegas de surpresa e não resistiram ao peso do prefeito, que acabou caindo no chão. Ele prontamente ficou de pé e retornou ao palco da festa, sem sofrer ferimentos graves.

“Parabenizamos todos os cidadãos de Senador Pompeu por contribuírem para o crescimento e o desenvolvimento desta cidade ao longo de todas essas décadas”, disse o gestor, em agradecimento à população presente na festa.

Prefeito de Senador Pompeu se empolga durante festa e se joga na plateia, mas cai no chão — Foto: Reprodução

Prefeito de Senador Pompeu se empolga durante festa e se joga na plateia, mas cai no chão — Foto: Reprodução

“Que Senador Pompeu continue a prosperar e a ser um farol de esperança e inspiração para todos os que a chamam de lar. Parabéns, Senador Pompeu”, postou a Prefeitura de Senador Pompeu, em mensagem publicada em rede social.

Após tombo, prefeito de Senador Pompeu celebrou festa de emancipação da cidade — Foto: Maurício Pinheiro/Arquivo pessoal

Após tombo, prefeito de Senador Pompeu celebrou festa de emancipação da cidade — Foto: Maurício Pinheiro/Arquivo pessoal

Ações do Brasil sem Fome vão atender 33,1 milhões de pessoas

Desigualdade social, população de rua, pobreza, economia
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/Arquivo

Ações do Brasil sem Fome vão atender 33,1 milhões de pessoas

Portaria foi publicada no Diário Oficial

As ações integradas do Plano Brasil Sem Fome deverão ser pensadas com foco nas mais de 33,1 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar no país, que serão identificadas por gestores e profissionais que atuam as redes de saúde e assistência social do país. Para orientar a atenção a essa população, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome publicou nesta segunda-feira (4) uma portaria, no Diário Oficial da União.

Como destacou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no lançamento do Plano, o problema não é aparente, “a fome não é vista pelos outros, ela não vai para fora, ela vai para dentro e todo mundo sabe o que é o sofrimento de uma mãe colocar uma criança para dormir sabendo que a criança está com fome.” Por isso, o governo definiu insegurança alimentar e nutricional como “incapacidade do acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente, nos níveis leve, moderada e grave” e acrescentou como consequências do problema a desnutrição, o sobrepeso, a obesidade e a carências de micronutrientes.

Além de definir e facilitar a identificação, o documento orienta gestores e profissionais dos Sistema Único de Assistência Social (Suas), Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) a priorizar crianças, gestantes, idosos, população em situação de rua, refugiados, pessoas negras, domicílios chefiados por mulheres, povos originários e comunidades tradicionais em situação de potencial risco para insegurança alimentar e nutricional.

Com isso, deverão ser fortalecidas as ações de proteção social; deverá ser ampliado o cuidado integral às pessoas com má nutrição, priorizando indivíduos e famílias cadastrados no Programa Bolsa Família; e deverá ser garantido o atendimento nos Equipamentos Públicos e Sociais de Segurança Alimentar e Nutricional (EPSANs).

A qualificação desses serviços públicos de segurança alimentar e nutricional também deverá acontecer por meio da integração das informações do Suas, SUS e Sisan, além do monitoramento e avaliação dos dados.

Foi estabelecida como prioridade no planejamento e implementação das ações integradas, a compra e oferta de alimentos da agricultura familiar regional. As medidas também deverão ser orientadas pelo Marco de Educação Alimentar e Nutricional e os Guias Alimentares criados para a população brasileira.

Jerônimo participa do 10° Congresso da União de Estudantes na Uesc

O segundo dia do 10º Congresso da União dos Estudantes da Bahia (10° CONUEB), que acontece na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues. O evento, que tem como tema central “80 anos da UEB: uma história de luta, resistência e amor pela Bahia”, reúne cerca de 800 estudantes de universidades e institutos de educação superior de todo o estado, em três dias de evento.

 


O governador destacou a importância desses encontros para debater o papel dos estudantes para a comunidade universitária e as contribuições da UEB neste sentido. “A alegria é muito grande por ver o movimento estudantil garantindo a resistência e a luta. A pauta é garantir universidade pública, educação pública de qualidade, a permanência da política de assistência estudantil e o primeiro emprego”, afirmou Jerônimo Rodrigues.

Nivaldo Millet, coordenador-geral de Políticas para a Juventude do Estado da Bahia, destacou o trabalho realizado em parceria com a Secretaria da Educação, na construção de politicas públicas para a juventude. “Tendo em vista que as principais pautas e reivindicações do movimento estudantil estão atreladas à permanência dos estudantes, nossa prioridade é a ampliação de políticas e programas que nós temos, como o Mais Futuro, da ampliação dos investimentos na Fapesb, para que a gente possa aumentar o volume de pesquisa produzida pelos estudantes, além da reforço na oferta de cursos, pensando nas características de cada território.

Centro de Cultura Adonias Filho é reinaugurado em Itabuna com programação diversificada; investimentos somam R$ 5,7 milhões

O governador Jerônimo Rodrigues reinaugurou o Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, neste sábado (2), após uma obra de modernização que contou com investimentos de R$ 5,7 milhões. O espaço cultural, que homenageia o escritor baiano nascido na região, agora conta com sistemas modernos de elétrica e climatização, novos telhados e forros, nova pintura, esquadrias e pavimentação, além da reforma na estrutura cênica e técnica. O paisagismo na área externa e a adequação do espaço às normas mais atuais de acessibilidade e de segurança também foram realizados.

O Centro de Cultura conta com uma sala de espetáculos com 297 poltronas e seis lugares para cadeirantes, além de camarins e banheiros; três salas multiuso que comportam ensaios, oficinas, workshops e pequenos eventos para até 110 pessoas; um Foyer/Galeria para exposições, audições musicais e recepções; um anfiteatro na área externa que comporta até 2 mil pessoas; além de dois anexos e um coreto.

O governador falou sobre a importância desse investimento para a área da cultura, para propagar as linguagens artísticas da Bahia. Em julho, o governador reabriu o Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro. “Esse é um equipamento que tem que ser utilizado permanentemente, para que a comunidade possa apresentar aquilo que já tem produzido ou produzir algo novo aqui dentro. Tudo o que estamos fazendo tem que estar linkado com o projeto municipal e com o projeto regional. Esse é um espaço de produção, de geração e, naturalmente, de aperfeiçoamento de cultura”, afirmou Jerônimo Rodrigues.

Seduc entrega certificação para gestores escolares da rede municipal de Ilhéus

certificação; gestores; seduc; educação

Setembro começou com novas aquisições para o time da Educação de Ilhéus. Mais de 40 profissionais foram certificados na última sexta-feira (1º), em cerimônia solene realizada no Teatro Municipal. Os novos diretores e vice-diretores foram selecionados por meio de processo de seleção pública, envolvendo avaliações de competências técnicas e habilidades de gestão, tornando-se aptos para assumir os respectivos cargos por um período de três anos.

Os gestores têm a missão, não apenas de administrar as escolas, mas também de promover um ambiente inclusivo, estimulante e eficiente, incentivando que cada aluno alcance o seu máximo potencial, bem como, estreitar a colaboração entre professores, pais e demais membros da comunidade escolar.

certificação; gestores; seduc; educação

Os profissionais se juntarão a uma equipe dedicada a transformar a educação municipal em referência de qualidade. O processo representa o compromisso da Prefeitura, que reconhece a relevância de promover uma educação inclusiva, focada no fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem e no reconhecimento dos profissionais que trabalham na rede.

“A entrega das certificações desses profissionais é a concretização de um projeto sólido. Um reconhecimento do mérito de cada um, mas também, uma confiança depositada. O papel do gestor é fundamental, já que tem contato diretamente com o aprendizado dos alunos, acompanhando e influenciando no desenvolvimento dos nossos jovens e das nossas crianças”, afirmou a professora Eliane Oliveira, titular da Secretaria de Educação (Seduc).

certificação; gestores; seduc; educação

A cerimônia também contou com a presença da deputada estadual Soane Galvão, secretários municipais e representantes do quadro docente da rede pública.

“Mais um avanço histórico que torna Ilhéus referência para outros municípios da Bahia. Quero parabenizar o prefeito Mário Alexandre, a secretária Eliane Oliveira e a toda sua equipe pelo empenho de sempre. Aproveito também para parabenizar os novos gestores e manifestar a minha imensa admiração pelos profissionais da Educação”, destacou a deputada.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia