WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

:: ‘Notícias’

Nasce bebê de gestante atendida no 1º Mutirão voltado para Mulheres e Crianças das Comunidades Tupinambá

Poucas horas depois do atendimento médico que recebeu no 1º Mutirão voltado para Mulheres e Crianças das Comunidades Tupinambá, onde realizou exames de pré-natal e ultrassonografia, a indígena Lucimeire Soares dos Reis, de 35 anos, deu entrada no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, unidade onde nasceu o pequeno Raixavier. No mutirão, os exames apresentaram uma condição de normalidade para uma gestação de 37 semanas, mas havia uma alerta para a possibilidade de o parto acontecer nos próximos dias.

Lucimeire mora na aldeia Abaeté. São cerca de 2 horas de trajeto até a sede do município. Ela começou a sentir dores na coluna. Acionou a agente de saúde indígena. O carro transportou a paciente e ela foi internada na unidade de emergência obstétrica do HMIJS. Por volta das 2 horas da tarde de ontem, Raixavier nasceu com 3,845 kg e 48 cm. Ele é filho de Lucimeire com o indígena José Gomes, da aldeia Tamandaré. Ambos são da etnia Tupinambá. Hoje cedo Raixavier recebeu as primeiras doses das vacinas BCG e HB que, no Materno-Infantil, são aplicadas ainda no leito hospitalar.

Mário Alexandre anuncia construção do Atakarejo em Ilhéus com geração de mil empregos diretos

A unidade soma recurso na ordem de R$ 50 milhões e será erguida na rodovia Ilhéus-Olivenç

rede atakarejo

Investimentos na ordem de R$ 50 milhões e geração de mil empregos diretos. A primeira unidade da rede Atakarejo em Ilhéus ratifica o compromisso da atual gestão com o desenvolvimento social e econômico do município. Durante reunião realizada nesta terça-feira (10), o prefeito Mário Alexandre destacou a importância do empreendimento, que de acordo com ele, é resultado da busca contínua para atrair grandes empresas e fortalecer o setor comercial.

“Ilhéus vive um momento ímpar. Os empresários baianos, brasileiros e de diversas partes do mundo têm olhos para a nossa cidade. Isso para mim é muito importante, porque gera renda e oportunidades de negócios. A única coisa que eu peço é emprego para os nossos pais, mães de família e para a nossa juventude”.

O gestor ressaltou que o trabalho é fruto da articulação e parceria com o Governo da Bahia, com foco na melhoria de toda a infraestrutura logística. “Em Ilhéus não existia nada disso, mas com esforço e muita dedicação estamos trazendo grandes investimentos para a nossa cidade. Agradeço a Deus todos os dias e ao Governo do Estado da Bahia, que assegura apoio necessário para que a gente possa melhorar a infraestrutura da cidade. Nada cai do céu e as empresas não se instalam sem a infraestrutura adequada”.

rede atakarejo

O prefeito solicitou um estudo de viabilidade para implantação de um atacadista na Zona Norte da cidade. Na oportunidade, ele pontuou a importância da ampliação da oferta de voos, bem como a gravação do remake da novela Renascer, que se unem ao projeto de desenvolvimento e impulsionam o turismo na região. “Ilhéus volta a ser o espelho da Bahia e do Brasil. Mesmo no período de baixa temporada, a nossa rede hoteleira registrou ocupação acima de 80%”.

A loja será instalada na rodovia Ilhéus-Olivença, numa área de 3.500mdo total de 22 mil metros quadrados. Além do Atakarejo, o terreno vai abrigar galeria comercial, com estacionamento, farmácia, academia, pet shop, entre outras lojas e serviços ofertados à população. As obras deverão ser iniciadas entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024. O funcionamento da unidade está previsto para o primeiro semestre do ano que vem.

“Satisfação enorme receber um equipamento do Atakarejo, grupo genuinamente baiano. Eu conversei com os diretores e eles me informaram que o estudo de viabilidade econômica teve um resultado extremamente elevado, acima mesmo do que eles estavam esperando. Então, Ilhéus está se consolidando como um grande polo de desenvolvimento econômico da região sul da Bahia, ratificado pela vinda de grupos da magnitude do Atakarejo”, disse Marcos Flávio Rhem, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação.

rede atakarejo

Esse ciclo virtuoso dá confiança ao empreendedor para fixar seu negócio no município e mantém a atividade econômica em movimento. O desenvolvimento reflete ainda na confiança dos empresários, que reconhecem os avanços nas áreas de infraestrutura, educação, social e saúde.

“Em primeiro lugar gostaria de agradecer o acolhimento do prefeito Marão, que fez o convite para instalarmos uma unidade da nossa rede em Ilhéus. Isso faz toda a diferença quando a gente toma a decisão de investir em uma cidade”, frisou Gabriel Costa, diretor acionista do grupo. Ele informou que geralmente as obras duram cerca seis meses e que o projeto está na reta final do licenciamento.

O Atakarejo é a maior rede de supermercados da Bahia e a sexta maior rede atacadista do país, com 28 lojas e receita bruta de R$ 3,7 bilhões em 2022. Com o funcionamento da nova loja, a cidade somará três unidades do ramo e geração de aproximadamente dois mil empregos.

Jogos Indígenas Estudantis Tupinambá chegam à 8ª edição e devem reunir mais de 200 participantes

Jogos indígenas; olivença; jiep; jiep 2022

Na última semana do mês de outubro, a Arena Paranã, em Olivença, será palco da 8ª edição dos Jogos Indígenas Estudantis Tupinambá (JIET), destacando toda a emoção e história dos esportes tradicionais indígenas. Os jogos acontecem entre os dias 25 e 29 de outubro e contarão com 12 equipes compostas por 22 integrantes em cada, somando 264 atletas de diversas etnias.

Serão 12 doze modalidades, dentre elas, arco e flecha, cabo de guerra, luta corporal, zarabatana, natação e futebol, além do desfile cultural de beleza Tupinambá e uma prova surpresa, com modalidade inédita. A programação terá início no início da noite do dia 25, com a Caminhada da Luz, às 18h30, seguida da apresentação das equipes.

As provas começam no dia 26, após a abertura (Kurumi Oka Katuna), com as provas Corrida do Maracá (masculino), Arremesso de Tacapé (feminino) e Zarabatana (masculino). O Desfile Cultural acontecerá no sábado (28), a partir das 15 horas.

A organização espera um público de mais de mil pessoas nos cinco dias do evento, que tem como objetivo, “promover aproximação dos diferentes povos como forma de celebração de seus costumes, tradições e valores, trazendo consigo a importância da cultura para os participantes e convidados”, disse Juh Amanary Tupinambá, integrante da comissão organizadora.

Os Jogos Indígenas Estudantis são organizados pelo Grupo de Jovens Indígenas Tupinambá Paranã, com apoio da Prefeitura de Ilhéus e são realizados desde 2014. Trata-se de um evento cultural-esportivo que representa e preserva a história do povo Tupinambá. “Uma oportunidade de valorizarmos a cultura dos povos indígenas e perpetuá-la nos dias de hoje”, disse o prefeito Mário Alexandre.

O quê: 8ª edição dos Jogos Indígenas Estudantis Tupinambás

Quando: 25 a 29 de outubro

Onde: Arena Paranã, em Olivença

Baianão 2024: Prefeitura realiza reunião para iniciar vistoria técnica do Estádio Mário Pessoa

O encontro teve como objetivo organizar a vistoria técnica com vistas à disputa do Barcelona de Ilhéus pelo Campeonato Baiano série A

reunião; vistoria; mário pessoa

Na última segunda-feira (9), representantes da Prefeitura de Ilhéus realizaram uma reunião de alinhamento no Centro Administrativo da Conquista. O encontro teve como objetivo organizar a vistoria técnica do Estádio Mário Pessoa, com vistas à disputa do Barcelona de Ilhéus pelo Campeonato Baiano série A, que acontecerá em janeiro de 2024.

A reunião contou com as presenças dos secretários Mozart Aragão (Casa Civil), Luiz Carlos dos Santos (Juventude, Esporte e Lazer), Marcelo Barreto (Ordem Pública) e João Aquino (Serviços Urbanos), além de equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura, membros do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar da Bahia e representantes dos clubes ilheenses de futebol.

Na ocasião, foram elencadas as dificuldades do campo. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar garantiram a liberação dos laudos técnicos e fiscalização necessária para a realização da competição no próximo ano.

Segunda vítima de suposto envenenamento morre na BA; vítima passou mal após comer marmita levada pelo colega

Morre segundo homem que comeu marmita de colega em trabalho na Bahia

A segunda vítima de um suposto envenenamento morreu no sábado (7), em Juazeiro, no norte da Bahia. Marcos Vinícius Barbosa dos Santos, de 45 anos, passou mal após ingerir um alimento levado pelo colega, Igor Jonatas dos Santos Silva, de 26 anos. Igor morreu na sexta-feira (6), mesmo dia em que comeu o suposto item envenenado.

Marcos Vinícius, de 45 anos, passou mal após ingerir uma comida levada pelo colega de trabalho — Foto: TV São Francisco

Marcos Vinícius, de 45 anos, passou mal após ingerir uma comida levada pelo colega de trabalho — Foto: TV São Francisco

O caso ocorreu na Fazenda Special Fruit, local onde as vítimas trabalhavam, e ninguém foi preso até esta segunda-feira (9). De acordo com a polícia, a marmita foi levada para Salvador, onde será periciada. A expectativa é que o resultado saia em até 30 dias.

Jonatas dos Santos Silva, de 26 anos, morreu na sexta-feira (6) e teve os mesmos sintomas do colega Marcos Vinícius — Foto: Acervo pessoal

Jonatas dos Santos Silva, de 26 anos, morreu na sexta-feira (6) e teve os mesmos sintomas do colega Marcos Vinícius — Foto: Acervo pessoal

Segundo informações da Polícia Civil de Juazeiro, o provável envenenamento pode estar relacionado a uma aposta paga com atraso por Igor. A pessoa com quem Igor fez o combinado, um outro funcionário da empresa, foi ouvido pela polícia na sexta-feira e liberado. Segundo as investigações, os dois homens não trabalhavam na mesma área e só se encontravam na hora de ir embora da fazenda.

Marcos Vinicíus não tinha nenhum envolvimento com a aposta e teria sido envenenado após comer parte da marmita levada pelo colega.

O corpo de Marcos Vinicius foi liberado do Instituto Médico Legal (ML) no domingo (8) e enterrado nesta segunda-feira (9), em Juazeiro.

A aposta

Delegacia de Juazeiro, no norte da Bahia — Foto: Reprodução/TV São Francisco

Delegacia de Juazeiro, no norte da Bahia — Foto: Reprodução/TV São Francisco

Segundo informações da polícia, Igor Jonatas dos Santos Silva, de 26 anos, fez uma aposta com um colega de trabalho, que não teve o nome revelado. Após perder a disputa, o homem deveria pagar R$ 100 até o dia 2 de outubro.

Igor pagou o valor com um dia de atraso. Ainda assim, ele e o colega envolvido na aposta brigaram no trabalho. O suspeito teria ameaçado Igor, que chegou a levar uma faca para a fazenda no dia seguinte à confusão, de acordo com depoimentos colhidos pela polícia.

TSE inicia julgamento de três ações contra Bolsonaro

Tribunal julgará acusação de abuso eleitoral na campanha de 2022

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa a julgar, nesta terça-feira (10), três ações nas quais o ex-presidente Jair Bolsonaro é acusado de abuso de poder político durante a campanha eleitoral do ano passado.

Em caso de condenação, Bolsonaro pode ficar inelegível pela segunda vez. A inelegibilidade também pode alcançar o general Braga Netto, que disputou o cargo de vice-presidente na chapa de Bolsonaro, que tentava a reeleição.

Em junho, o ex-presidente foi condenado pela corte eleitoral à inelegibilidade por oito anos por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, por causa de uma reunião realizada com embaixadores, em julho do ano passado, no Palácio da Alvorada, onde ele atacour o sistema eletrônico de votação. Braga Neto foi absolvido no julgamento por não ter participado do encontro.

Novas ações

Nas ações que vão hoje a julgamento, Bolsonaro é acusado de usar a estrutura da Presidência da República para promover sua candidatura à reeleição.

No primeiro processo, o PDT alega que o então presidente fez uma transmissão ao vivo pelas redes sociais (live) no dia 21 de setembro de 2022, dentro da biblioteca do Palácio da Alvorada, para apresentar propostas eleitorais e pedir votos a candidatos apoiados por ele.

O segundo processo trata de outra transmissão realizada em 18 de agosto do ano passado. Segundo o PDT, Bolsonaro pediu votos para sua candidatura e para aliados políticos que também disputavam as eleições, chegando a mostrar os “santinhos” das campanhas.

Na terceira ação, as coligações do PT e do PSOL questionaram a realização de uma reunião de Bolsonaro com governadores e cantores sertanejos, entre os dias 3 e 6 de outubro, para anunciar apoio político para a disputa do segundo turno.

Defesa

Na defesa prévia enviada ao TSE, os advogados de Bolsonaro e Braga Netto afirmaram que não houve abuso de poder e que as transmissões não “ensejaram ganho competitivo”, por não terem sido veiculados símbolos oficiais, como o brasão da República.  A defesa também declarou que a campanha usou redes sociais privadas e pessoais para realizar as lives.

Sancionada lei que reconhece a Associação Bariátrica de Ilhéus como utilidade pública

A entidade agora pleiteia o reconhecimento como utilidade pública estadual para ampliar as possibilidades e salvar mais vidas

ABIR - Utilidade Pública Municipal

Na manhã desta sexta-feira (6), o prefeito Mário Alexandre recebeu representantes da Associação Bariátrica de Ilhéus e Região (ABIR) para sancionar a Lei nº 4.241/2023, que reconhece a Associação das Pessoas Obesas e com Síndrome Metabólica de Ilhéus como utilidade pública. A entidade é uma das referências no Brasil na realização de cirurgias bariátricas. O reconhecimento do poder público municipal abre portas para a associação pleitear benefícios tanto junto aos entes federados quanto como pessoas físicas e jurídicas.

A associação agora pleiteia o reconhecimento como utilidade pública estadual para ampliar as possibilidades e salvar mais vidas. A Associação das Pessoas Obesas e com Síndrome Metabólica de Ilhéus, que é parte da ABIR, é uma associação com mais de 400 membros que busca oportunizar cirurgias bariátricas para seus associados e que já realizou 54 cirurgias e procedimentos, como colocação do Balão Intragástrico Allurion, uma técnica pouco invasiva, realizada através de endoscopia para inserção de uma prótese de silicone preenchida com soro fisiológico dentro do estômago.

Essa prótese ocupa o espaço do alimento, permitindo que a pessoa submetida ao tratamento siga uma dieta mais restrita para perder peso. Além disso, o Balão Intragástrico Allurion permite monitoramento remoto do paciente, através de um smartwatch. Na sanção da Lei, a presidente da Associação, Laudicéa Carvalho, agradeceu o empenho de todos envolvidos e, sobre o reconhecimento da associação como utilidade pública.

ABIR - Utilidade Pública Municipal

“É muito importante, fruto de uma luta árdua. Uma luta que começou com o projeto do vereador Kaique Souza, que foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal e hoje, sancionado pelo prefeito Mário Alexandre. Além disso, já está encaminhado, junto à deputada estadual Soane Galvão, o projeto para tornarmos a associação utilidade pública estadual”.

Laudicéa acrescentou informando que “nas próximas semanas já estaremos operando todo mundo, porque o prefeito já bateu o martelo e, graças a uma emenda do deputado federal Jorge Solla faremos mais 22 bariátricas”. Mário Alexandre comentou sobre a alegria de ver o trabalho da associação e destacou as dificuldades de quem sofre com a obesidade mórbida.

“Primeiro quero agradecer por estar aqui com todos vocês e pelo esforço da minha amiga Laudicéa Carvalho, pois sabemos das dificuldades de quem sofre com hipertensão, aumento glicêmico, cansaço, falta de rendimento no trabalho. É tudo muito complicado. E a gente vê que a Associação está salvando vidas. São poucos lugares na Bahia e no Brasil nos quais podemos encontrar pessoas com tanta dedicação, indo atrás de verbas estaduais e federais. O sucesso da ABIR é uma ação conjunta e isso me deixa muito feliz, porque vejo que aqui em Ilhéus conseguimos realizar essas cirurgias pelo SUS. São poucos municípios do Brasil que oferecem isso e nós fazemos. É muito gratificante saber que apesar das inúmeras dificuldades, estamos salvando vidas”.

ABIR - Utilidade Pública Municipal

Quem também falou foi a professora Michelle Bahiense, que é associada da ABIR.  “Desde 2019 que estamos nessa luta e, de reunião em reunião, já conseguimos muitas coisas. E cada vez que um associado opera, todos vibram, pois somos uma grande família. A minha alegria é a alegria dos meus colegas associados e a alegria da nossa presidenta. Uma cirurgia bariátrica não é brincadeira, não é coisa fútil, nós estamos salvando vidas”.

Além da sanção da Lei nº 4.241, a presidenta da Associação aproveitou para entregar outros ofícios, formalizando pedidos para melhorias da sede, que funciona no Colégio da Proa, e para liberação de emendas voltadas à realização de novas cirurgias.

Prefeito Mário Alexandre confere andamento dos serviços de requalificação da Praça José Marcelino

Praça José Marcelino

O prefeito Mário Alexandre vistoriou na última quinta-feira (5) a requalificação da Praça José Marcelino, na Avenida Dois de Julho. Os serviços atendem demandas dos comerciantes e frequentadores do local. Além da melhoria estrutural, que inclui revitalização do piso, paisagismo e iluminação, o espaço vai abrigar uma base da 68ª Companhia Independente de Polícia Militar (68ª CIPM), aumentando a presença do efetivo e a taxa de impacto visual, e, consequentemente, reduzindo as ocorrências policiais no Centro Histórico.

Para o gestor, o trabalho desenvolvido é resultado de uma rede de parceria. “Retornamos de Brasília com várias notícias positivas para o nosso município. Agradeço ao Governo Federal, que atendeu ao pleito dos prefeitos de todo Brasil, agradeço ao Governo do Estado, que tanto tem nos apoiado dentro desse processo de reconstrução, agradeço à Câmara de Vereadores e à iniciativa privada. Junto ao setor comercial estamos requalificando a Praça José Marcelino. Aqui teremos um ponto fixo da Polícia Militar da Bahia, sob o comando da nossa querida Major Joilma. Com união, força e parceria vamos tornar o local um espaço de convivência”, ressaltou.

 

Praça José MarcelinoO prefeito realizou a visita acompanhado de vereadores, secretários, empresários e da comandante da 68ª CIPM, a major Joilma Cordeiro Machado. “A Polícia Militar juntamente com a parceria com a Prefeitura de Ilhéus está montando essa base, que funcionará 24 horas e trará segurança para a Avenida Dois de Julho e áreas adjacentes”, disse a oficial.

O planejamento consiste na revitalização de uma área importante para a atividade comercial. Os empresários explicam que a melhoria tornará o turismo mais pujante, principalmente à noite, garantindo bem-estar e tranquilidade aos frequentadores da região central, moradores e turistas. A reforma do quiosque onde funcionará a base policial conta com apoio da Associação Comercial e Industrial de Ilhéus (ACII) e Sindicato do Comércio Varejista de Ilhéus (Sicomércio), sob a coordenação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Prefeitura de Ilhéus coleta sugestões da população para elaboração da LOA 2024

ilhéus; loa

A Prefeitura de Ilhéus realiza até o dia 20 de outubro, por meio de formulário eletrônico, a coleta de sugestões para elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA 2024). O objetivo é promover a participação dos munícipes e identificar as áreas prioritárias, possibilitando maior efetividade na gestão pública.

O instrumento auxilia diretamente na construção do planejamento municipal e das ações governamentais, conforme o disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A contribuição da população é fundamental para o exercício da cidadania em nosso município, a fim de que possamos definir as prioridades e dar retorno das suas sugestões.

O formulário está disponível no portal da Prefeitura (https://www.ilheus.ba.gov.br/principal). Basta clicar no banner na página inicial ou acessar o link. Clique aqui.

As sugestões serão encaminhadas às devidas secretarias municipais. O passo seguinte consiste na audiência pública, que será realizada no dia 19 de outubro, às 10 horas, no Palácio Paranaguá.

Sancionada lei que reconhece a Associação Bariátrica de Ilhéus como utilidade pública

A entidade agora pleiteia o reconhecimento como utilidade pública estadual para ampliar as possibilidades e salvar mais vidas

ABIR - Utilidade Pública Municipal

Na manhã desta sexta-feira (6), o prefeito Mário Alexandre recebeu representantes da Associação Bariátrica de Ilhéus e Região (ABIR) para sancionar a Lei nº 4.241/2023, que reconhece a Associação das Pessoas Obesas e com Síndrome Metabólica de Ilhéus como utilidade pública. A entidade é uma das referências no Brasil na realização de cirurgias bariátricas. O reconhecimento do poder público municipal abre portas para a associação pleitear benefícios tanto junto aos entes federados quanto como pessoas físicas e jurídicas.

A associação agora pleiteia o reconhecimento como utilidade pública estadual para ampliar as possibilidades e salvar mais vidas. A Associação das Pessoas Obesas e com Síndrome Metabólica de Ilhéus, que é parte da ABIR, é uma associação com mais de 400 membros que busca oportunizar cirurgias bariátricas para seus associados e que já realizou 54 cirurgias e procedimentos, como colocação do Balão Intragástrico Allurion, uma técnica pouco invasiva, realizada através de endoscopia para inserção de uma prótese de silicone preenchida com soro fisiológico dentro do estômago.

Essa prótese ocupa o espaço do alimento, permitindo que a pessoa submetida ao tratamento siga uma dieta mais restrita para perder peso. Além disso, o Balão Intragástrico Allurion permite monitoramento remoto do paciente, através de um smartwatch. Na sanção da Lei, a presidente da Associação, Laudicéa Carvalho, agradeceu o empenho de todos envolvidos e, sobre o reconhecimento da associação como utilidade pública.

ABIR - Utilidade Pública Municipal

“É muito importante, fruto de uma luta árdua. Uma luta que começou com o projeto do vereador Kaique Souza, que foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal e hoje, sancionado pelo prefeito Mário Alexandre. Além disso, já está encaminhado, junto à deputada estadual Soane Galvão, o projeto para tornarmos a associação utilidade pública estadual”.

Laudicéa acrescentou informando que “nas próximas semanas já estaremos operando todo mundo, porque o prefeito já bateu o martelo e, graças a uma emenda do deputado federal Jorge Solla faremos mais 22 bariátricas”. Mário Alexandre comentou sobre a alegria de ver o trabalho da associação e destacou as dificuldades de quem sofre com a obesidade mórbida.

“Primeiro quero agradecer por estar aqui com todos vocês e pelo esforço da minha amiga Laudicéa Carvalho, pois sabemos das dificuldades de quem sofre com hipertensão, aumento glicêmico, cansaço, falta de rendimento no trabalho. É tudo muito complicado. E a gente vê que a Associação está salvando vidas. São poucos lugares na Bahia e no Brasil nos quais podemos encontrar pessoas com tanta dedicação, indo atrás de verbas estaduais e federais. O sucesso da ABIR é uma ação conjunta e isso me deixa muito feliz, porque vejo que aqui em Ilhéus conseguimos realizar essas cirurgias pelo SUS. São poucos municípios do Brasil que oferecem isso e nós fazemos. É muito gratificante saber que apesar das inúmeras dificuldades, estamos salvando vidas”.

ABIR - Utilidade Pública Municipal

Quem também falou foi a professora Michelle Bahiense, que é associada da ABIR.  “Desde 2019 que estamos nessa luta e, de reunião em reunião, já conseguimos muitas coisas. E cada vez que um associado opera, todos vibram, pois somos uma grande família. A minha alegria é a alegria dos meus colegas associados e a alegria da nossa presidenta. Uma cirurgia bariátrica não é brincadeira, não é coisa fútil, nós estamos salvando vidas”.

Além da sanção da Lei nº 4.241, a presidenta da Associação aproveitou para entregar outros ofícios, formalizando pedidos para melhorias da sede, que funciona no Colégio da Proa, e para liberação de emendas voltadas à realização de novas cirurgias.

Tudo sobre o Enem 2023: o que levar, o que costuma cair na prova e dicas para redação nota mil

Por g1

Aplicação do ENEM 2023 será em 5 e 12 de novembro — Foto: Shutterstock

Aplicação do ENEM 2023 será em 5 e 12 de novembro — Foto: Shutterstock

Falta exatamente 1 mês para o primeiro domingo de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que acontece em 5 e 12 de novembro em todo o país.

Neste ano, mais de 3,9 milhões de pessoas estão inscritas, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Ine

Nesta reportagem, o g1 reúne todas as informações que os estudantes precisam saber sobre o exame, como datashorárioso que pode e o que não pode levar e dicas sobre o conteúdo das provas e a redaçãoConfira abaixo:

🗓️ Datas das provas

Após duas edições com versões impressa e digital, em 2023 o exame volta a ter apenas a versão impressa que será aplicada nos dois primeiros domingos de novembro.

5 de novembro

  • 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
  • 45 questões de ciências humanas; e
  • redação.

12 de novembro

  • 45 questões de matemática; e
  • 45 questões de ciências da natureza.

⌚ Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas no 1º dia: 19h
  • Término das provas no 2º dia: 18h30

O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.

Candidatos 'nota mil' na redação do Enem ensinam 10 'truques' para alcançar pontuação máxima

Candidatos ‘nota mil’ na redação do Enem ensinam 10 ‘truques’ para alcançar pontuação máxima

🗺️ Locais de prova

O local do exame será informado no cartão de confirmação da inscrição, que é disponibilizado pelo Inep na página de participante (https://enem.inep.gov.br/participante/) cerca de duas semanas antes das provas.

Após consultar o cartão de confirmação, as dicas são:

  • pesquisar o endereço do seu local de prova;
  • verificar a distância e o tempo de deslocamento; e,
  • se possível, simular o percurso em um domingo, quando o trânsito e o transporte público têm fluxos diferentes.

🚨 O portão fecha às 13h, mas a orientação do Inep é chegar às 12h no local de prova.

No cartão de confirmação, o candidato também pode confirmar o idioma escolhido para a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol), datas do exame e solicitações de atendimento especializado (como adaptações para pessoas com deficiência).

O Inep recomenda que o candidato imprima o documento e o leve no dia do Enem, mas isso não é obrigatório.

🖋️ O que levar no dia da prova

  • RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
  • Álcool em gel;
  • Máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados);
  • Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar);
  • Cartão de confirmação de inscrição;
  • Lanche (ideal é levar alimentos que deem energia, como chocolates, castanhas e barras de cereal) e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo). O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala.

Dica: Como são cinco horas e meia de exame, é recomendado que o candidato vá com uma roupa confortável e calçados que não apertem.

Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:

  • e-Título,
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
  • RG Digital.

Atenção: O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal — capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.

❌ O que não levar no dia prova

  • Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
  • Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
  • Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
  • Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.

🚨 Atenção: O envelope porta-objetos, lacrado e identificado, deve ser mantido debaixo da carteira desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.

A partir das 13h (horário de Brasília), é permitido ir ao banheiro, mas desde que acompanhado pelo fiscal.

'Como ganhei 100 pontos no Enem': jovens que 'alavancaram' nota de um ano para o outro bombam nas redes sociais com dicas de estudo

‘Como ganhei 100 pontos no Enem’: jovens que ‘alavancaram’ nota de um ano para o outro bombam nas redes sociais com dicas de estudo

Saiba mais

😷 Fiquei doente no dia de prova. O que devo fazer?

O candidato que estiver com uma das doenças infectocontagiosas listadas abaixo não deverá comparecer ao local de prova e precisará pedir a reaplicação do exame, comprovando a condição (veja detalhes no próximo tópico).

Confira a lista de doenças infectocontagiosas previstas no edital do Enem:

  • Tuberculose;
  • Coqueluche;
  • Difteria;
  • Doença invasiva por Haemophilus influenzae;
  • Doença meningocócica e outras meningites;
  • Varíola;
  • Varíola dos macacos (monkeypox)
  • Influenza humana A e B;
  • Poliomielite por poliovírus selvagem;
  • Sarampo;
  • Rubéola;
  • Varicela; e
  • Covid-19.

O que fazer se perder um dia de prova?

O candidato que perder um dos dias de prova por motivo previsto no edital poderá pedir reaplicação do exame exclusivamente do dia perdido. A nova data deve ser em dezembro, quando é aplicado o Enem para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL).

pedido deve ser feito em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação convencional, que é dia 12 de novembro. As solicitações serão julgadas individualmente pelo Inep. O direito à reaplicação é válido somente em certas situações, como por problema logístico ou em caso de doenças infectocontagiosas, que precisarão ser comprovadas pelos candidatos.

🚨 Atenção: O Inep alerta ainda que o participante que alegar indisposição ou problemas de saúde durante a aplicação e não concluir as provas ou precisar ausentar-se do local de provas não poderá retornar à sala de provas para concluir o exame e não poderá solicitar a reaplicação.

Como são as provas

No primeiro dia, além da redação, os candidatos respondem a 45 questões de múltipla escola de linguagens e outras 45 de ciências humanas.

Segundo professores de cursinhos, na parte de linguagens, alguns dos tópicos mais recorrentes nas últimas edições do Enem foram análise de discurso, interpretação de texto, estrutura textual e domínio lexical (de vocabulário). Confira aqui mais temas que costumam aparecer na prova de linguagens.

Nas provas de ciências humanas, os assuntos que aparecem todo ano no Enem são História da época do Brasil Colônia, geografia agrária e filosofia moderna. Veja aqui mais tópicos na prova de ciências humanas.

No segundo dia, os candidatos respondem a 45 questões de matemática e outras 45 de ciências da natureza.

Dicas de professores: Na reta final para o Enem, uma estratégia sugerida é fazer provas antigas e tentar resolvê-las dentro do prazo máximo do exame. Outra recomendação é não tentar aprender algo completamente novo, mas revisar assuntos com os quais já tenham mais familiaridade para garantir pontos.

Seis técnicas que podem turbinar seus estudos

Seis técnicas que podem turbinar seus estudos

Correção: vale a pena chutar?

As questões são corrigidas usando um modelo matemático chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI). A prova é preparada com perguntas pré-classificadas como fáceis, médias e difíceis. O esperado é que o candidato tenha um desempenho melhor nas mais simples. A TRI faz uma análise estatística, “antichute”, para calcular uma nota final que indique se houve coerência nas respostas.

Um exemplo: supondo que haja, no Enem, uma questão sobre quanto é 3 vezes 2. O candidato erra e responde 5, em vez de 6. Outra pergunta pede que o aluno calcule a área de um retângulo cuja base meça 3 cm e a altura, 2 cm. Ele responde corretamente: 6 cm².

Pela TRI, mesmo acertando a pergunta mais difícil, o aluno faria menos pontos. Isso porque, se ele não conseguiu efetuar a multiplicação da primeira questão, não teria como saber a resposta da segunda. Ou seja: provavelmente, “chutou” a resposta.

Redação

Saber as cinco competências exigidas na redação do Enem pode ser um trunfo valioso para garantir um bom desempenho e, quem sabe, até a nota máxima de mil pontos. Cada competência vale 200 pontos e, em linhas gerais, avaliam o seguinte:

  • Competência 1 – Domínio da modalidade formal da língua portuguesa.
  • Competência 2 – Compreensão da proposta de redação, com o uso de conceitos de várias áreas de conhecimento, para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Competência 3 – Organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Competência 4 – Conhecimento de mecanismos linguísticos para construir uma argumentação.
  • Competência 5 – Elaboração de uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Erros fatais que zeram a redação

São pelo menos 7 os erros que podem ser fatais na redação, deixando para o candidato apenas o temido zero:

  1. Fuga ao tema
  2. Desobediência ao formato de dissertação
  3. Folha em branco ou com menos de 7 linhas
  4. Cópia dos textos motivadores
  5. Desenhos e sinais gráficos impróprios
  6. Partes desconexas ou com assinatura
  7. Texto escrito em língua estrangeira ou com letra ilegível

Palpites sobre temas da redação

É difícil prever o tema da redação, mas, com base na experiência de anos anteriores, professores ouvidos pelo g1 dão alguns palpites, como:

  • inteligência artificial;
  • Trabalhos análogos à escravidão;
  • Mudanças climáticas;
  • Exclusão digital;
  • Direito das crianças;
  • Terras indígenas e Marco Temporal.
Enem 2023: inteligência artificial é principal aposta de professores para tema da redação; polêmicas, como aborto, devem ficar de fora

Enem 2023: inteligência artificial é principal aposta de professores para tema da redação; polêmicas, como aborto, devem ficar de fora

Folha de rascunho para a redação

O caderno de prova do Enem tem uma folha de rascunho para a redação (veja imagem mais abaixo). É um espaço essencial para que o aluno planeje seu texto com atençãoreleia o que escreveu e faça alterações até passar tudo a limpo.

Uma dica, inclusive, é fazer um “rascunho do rascunho”: usar as margens da folha para anotar as primeiras ideias do que será escrito no texto, como:

  • a tese defendida;
  • os principais argumentos que sustentarão esse posicionamento;
  • os repertórios culturais que serão usados (citações a filmes ou escritores, por exemplo);
  • a proposta de intervenção escolhida (com agente, ação, modo, meio, finalidade e detalhamento do que pode solucionar o problema apresentado).

Como é feita a correção da redação

A redação será avaliada por, pelo menos, dois professores graduados em Letras ou Linguística, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Cada avaliador dará uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.

Se houver discrepância entre as notas, com uma diferença de mais de 100 pontos no total ou superior a 80 pontos em qualquer uma das competências, a redação será avaliada, de forma independente, por um terceiro avaliador.

A nota final será a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximarem. Caso a discrepância ainda continue, a redação será avaliada por uma banca composta por três professores, que dará a nota final.

Para que serve a nota do Enem?

As notas do Enem podem garantir vaga em instituição de ensino superior pública ou privada brasileiras e até em faculdades fora do país. Confira como podem ser utilizadas em cada situação.

  • Sisu: O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o meio pelo qual o Ministério da Educação (MEC) seleciona estudantes para vagas em cursos de ensino superior de instituições públicas. Para concorrer a uma vaga, o candidato precisa estar dentro da nota de corte do curso em questão, ou seja, precisa ter obtido uma nota igual ou maior à nota mínima definida para aquele curso.
  • Prouni: O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Ministério da Educação que oferece bolsas integrais e parciais em faculdades particulares.
  • Fies: O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que paga parte das mensalidades de estudantes em universidades e faculdades privadas, com a contrapartida de os beneficiários quitarem o financiamento após a formatura. O crédito pode cobrir total ou parcialmente a mensalidade do curso. Para se inscrever, é preciso ter feito o Enem.
  • Instituições privadas: Muitas instituições de ensino superior também oferecem desconto nas mensalidades usando a nota do Enem. Geralmente, o candidato não precisa prestar um vestibular próprio da universidade. O ideal é procurar a instituição para saber se oferecem bolsas e descontos conforme a nota no exame e quais são os requisitos.
  • Universidades internacionais: O Ministério da Educação possui acordo com algumas instituições em países como Portugal, Inglaterra, França, Irlanda e Canadá, que aceitam o Enem no seu processo seletivo. Em alguns casos, a instituição pode exigir que o interessado passe pelo processo seletivo local. É preciso pesquisar diretamente no site das universidades.

Morte de médicos: reunião no Rio definirá ação da PF em investigação

Secretário executivo do MJSP se reunirá com governador Cláudio Castro

A participação da Polícia Federal (PF) nas investigações do assassinato de três médicos na madrugada desta quinta-feira (5), na cidade do Rio de Janeiro, será definida ainda hoje, durante reunião do secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Cappelli, com o governador Claudio Castro.

Em nota divulgada há pouco, o MJSP informou que Cappelli está na capital fluminense, onde se reunirá com o governador, a fim de definir as primeiras medidas a serem tomadas pela PF, que prestará apoio às investigações do caso. Uma quarta vítima do ataque a tiros ficou ferida e foi encaminhada ao hospital.

Segundo a Polícia Militar, os quatro médicos estavam em um quiosque na orla da Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade, quando homens em um carro pararam no local e dispararam contra as vítimas.

Os médicos eram de São Paulo e estavam no Rio de Janeiro para participar de um congresso internacional de cirurgia minimamente invasiva de tornozelo e pé.

A Polícia Civil identificou os médicos mortos como Marcos de Andrade Corsato, Diego Ralf de Souza Bomfim e Perseu Ribeiro Almeida.

Diego Bomfim é irmão da deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e cunhado do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ).

Corsato, médico do Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Universidade de São Paulo (USP), e Bomfim são registrados no Conselho de Medicina de São Paulo. Já Almeida é registrado no conselho baiano.

O médico ferido foi encaminhado ao Hospital Municipal Lourenço Jorge, no mesmo bairro. A Secretaria Municipal de Saúde informou que seu estado de saúde é estável.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia