WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

:: ‘Notícias’

Prefeitura de Ilhéus colocará 10 faixas elevadas; Confira aqui o local

Atendendo pedido da comunidade, a Prefeitura de Ilhéus vai iniciar a instalação de faixas de pedestres elevadas em vários pontos da cidade, com início previsto para o dia 23 de outubro. O serviço será executado em diversos pontos da cidade, a fim de promover mais segurança aos pedestres na hora de atravessar as vias.
Ao todo, nesta primeira etapa, serão implantadas dez faixas, na Avenida Tancredo Neves, trecho duplicado da BA-001 (na altura da Faculdade de Ilhéus e próximo ao Restaurante Cantinho Caipira); na Avenida Soares Lopes (em frente à Praça Castro Alves – Praça da Irene); na Avenida Osvaldo Cruz (em frente à Praça do Cacau); e na Avenida Antônio Carlos Magalhães (em frente ao Colégio Fênix). As faixas elevadas também serão instaladas na Rua Bento Berilo (próximo à Biblioteca Municipal Adonias Filho) e na Avenida Canavieiras (em frente ao IME).
Nesta segunda-feira (16), serão colocadas as placas de sinalização nos locais para orientar os condutores sobre os serviços. De acordo com a Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram), no período da ação, as áreas serão isoladas e agentes de trânsito estarão a postos para auxiliar os motoristas. Além disso, cada faixa será instalada individualmente para garantir a segurança de todos os usuários.
“A construção das faixas elevadas é um pedido da população que estamos atendendo. Inicialmente serão instaladas em pontos estratégicos, já que muita gente cruza essas vias, inclusive crianças, quando falamos da proximidade com escolas. Sempre buscamos ouvir as demandas e atender as necessidades de cada cidadão, visando mais segurança e comodidade para o nosso povo”, disse o prefeito Mário Alexandre.
A programação e as possíveis alterações no trânsito serão informadas no decorrer do trabalho.

Delegado da PF é alvo de busca e apreensão por vazamento de informação

Mandados foram expedidos por Justiça Federal no Rio de Janeiro

 Por Douglas Corrêa –

Um delegado da Polícia Federal, lotado na Superintendência do Rio de Janeiro, foi alvo de mandado de busca e apreensão, expedido pela 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro no âmbito de investigação que apura vazamento de informações sigilosas por parte do policial. O nome do delegado não foi divulgado pela Polícia Federal, que cumpriu a medida judicial. 

As investigações apontam que o delegado recebia vantagens indevidas para fornecer informações sigilosas a terceiros. Os policiais federais apreenderam sete aparelhos de telefone celular, documentos, além de outros materiais que serão analisados dentro da investigação.

A Justiça Federal suspendeu o delegado de exercer a função policial, assim como está proibido do acessar as dependências e os sistemas da Polícia Federal.

O suspeito pode responder pelos crimes de corrupção passiva e violação de sigilo funcional, cujas penas podem chegar a 14 anos de prisão.

BAMIN capacita comunidades para prevenção a incêndios florestais

Moradores do entorno da Mina Pedra de Ferro, da BAMIN, estão mais preparados para as ações de prevenção a incêndios florestais, ocorrências comuns na região do Alto Sertão baiano em períodos de seca. A equipe de Brigada de Incêndio da BAMIN capacitou 70 alunos, de 17 e 18 anos, do Centro Educacional Prefeito Francisco Teixeira Cotrim, no povoado de Guirapá, zona rural de Pindaí. Também participaram equipes das secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente e da Defesa Civil de Caetité e Pindaí.

Com o tema “Prevenir é melhor do que combater”, o coordenador de Meio Ambiente da Mina Pedra de Ferro, Matheus Benício, apresentou os planos de ação e os programas de prevenção, além de explicar os cuidados a serem tomados com a queima do lixo doméstico; como fazer o monitoramento de fagulhas, caso encontrem algum foco de incêndio; as medidas de primeiros-socorros; e orientou para quem ligar em caso de ocorrências.

O bombeiro Arlen Tavares, que também é coordenador de Prevenção e Emergência da Mina Pedra de Ferro, destacou que realizar queimadas é crime ambiental. Ele fez também um alerta a respeito da prática perigosa de colocar fogo na vegetação de um terreno para posterior utilização em plantio. Para o coordenador, o grande risco é a quantidade de propriedades localizadas no entorno, próximo a uma grande reserva de preservação ambiental, o que aumenta as chances de os focos de incêndio se espalharem rapidamente.

Parceria entre Petrobahia, Bahiagás e GNLink traz novas oportunidades de expansão de gás natural no estado

Foi firmado um contrato que garante expansão do fornecimento de gás natural na Bahia. O acordo, com vigência de dez anos e valor de R$ 214 milhões, envolve a Petrobahia, a Bahiagás e a distribuidora GNLink. Juntas, irão construir e operar uma unidade de processamento e distribuição de Gás Natural Liquefeito (GNL) e Gás Natural Comprimido (GNC) em Itabuna, no Sul da Bahia, atendendo aos mercados industrial e automotivo, com foco nas regiões sul, extremo sul e sudoeste do estado. O documento foi assinado no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues.

A distribuidora de gás natural GNLink comprará o gás da Bahiagás e cuidará da operação. A Petrobahia expandirá sua rede de postos de Gás Natural Veicular em toda a Bahia. Este contrato permitirá a expansão do gás natural em municípios atualmente não atendidos por gasodutos, como Vitória da Conquista e Juazeiro. O investimento total será de cerca de R$ 155,9 milhões, com R$ 125 milhões da GNLink, R$ 30 milhões da Petrobahia e R$ 900 mil da Bahiagás.

O governador lembra que a iniciativa é mais uma possibilidade de interiorizar, gerar emprego e renda e, ainda, abrir espaço para que empresas e indústrias possam vir para a Bahia. “Nós temos potencial forte na região metropolitana de Salvador, no polo de Camaçari, no polo de Feira de Santana. Mas vamos, também, falar do oeste, do norte, do extremo sul, do sudoeste, da Chapara Diamantina. Então, queremos chegar com essa oferta de gás. Ofereceremos a vocês um calendário, agora já é concreto. A partir do ano que vem, a gente já terá essa unidade distribuindo gás no interior do estado”, adianta Jerônimo.

Rede hoteleira de Ilhéus registra 100% de ocupação para o feriado prolongado do Dia das Crianças

O prefeito Mário Alexandre destaca que os investimentos em infraestrutura, saúde e mobilidade são cruciais para promover a atração de turistas

Ilhéus; turismo; ponte estaiada

Foto: Prime Eventos

Com previsão de clima ensolarado, o feriado do Dia das Crianças já registra números positivos. Para o dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, também celebrado no dia 12 de outubro, a rede hoteleira atingiu a marca de 100% de ocupação dos leitos nos principais hotéis da cidade, segundo Rafael Espírito Santo, diretor de hotéis da  Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL).

O fato reflete diretamente nas ações de fomento à atividade turística durante períodos de baixa estação e torna-se um diferencial para quem escolheu a capital do cacau como lugar ideal de descanso.

O prefeito Mário Alexandre destaca que os investimentos em infraestrutura, saúde e mobilidade são cruciais para promover a atração de turistas, fortalecer a economia e movimentar toda a cadeia produtiva.

praias; ilhéus

“Belezas naturais, história, cultura e uma gestão comprometida em valorizar as potencialidades do município. Tudo isso é fruto de muito trabalho para consolidar Ilhéus como um destino turístico cada vez mais desejado pelos visitantes e para impactar positivamente a vida do nosso povo, com a geração de emprego e renda”.

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo (Setur), a cidade espera receber mais de 10 mil turistas, vindos em sua maioria do estado de Minas Gerais devido à “Semana do Saco Cheio”, compreendida entre o feriado de Nossa Senhora Aparecida e o Dia dos Professores.

Contudo, visitantes de São Paulo, Brasília e do interior da Bahia também irão aproveitar o feriadão para curtir as belezas locais. A Setur informa que o turista gasta de R$ 800 a R$ 1.000 por dia em Ilhéus.

navios; temporada de cruzeiros

Detentora do mais extenso litoral entre os municípios da Bahia, as praias de Ilhéus devem ser um dos atrativos turísticos mais procurados. Conforme a Secretaria de Ordem Pública (Seop), ao chegar à praia é recomendado que o banhista procure um salva-vidas para ser orientado sobre os locais mais seguros.

A população deve ficar atenta às placas de sinalização e frequentar somente locais onde há um posto ativo. É importante que os banhistas estejam atentos à sinalização de perigo e evitem as áreas de maior risco. O cuidado com as crianças também precisa ser redobrado para evitar afogamentos e desaparecimentos.

Temporada de cruzeiros – O Município estima 100 mil turistas, no período compreendido entre outubro de 2023 e abril de 2024. A temporada de cruzeiros contará com mais de 30 navios atracando no Porto do Malhado e também promete movimentar todo o trade.

Prefeitura reforça campanha de vacinação e realiza ações em comemoração ao Dia das Crianças

Vacina é vida. Vacina é para todos

zé gotinha; vacinação; sesau

O Zé Gotinha continua a sua missão. Com o intuito de reforçar a campanha de multivacinação na cidade de Ilhéus, a Secretaria da Saúde (Sesau) promove atividades lúdicas em estabelecimentos de saúde e escolas da rede municipal de ensino, como parte das comemorações do Dia das Crianças. Na terça-feira (10), as equipes realizaram a ação de conscientização com as crianças atendidas no Hospital Materno Infantil Dr Joaquim Sampaio.

A mobilização visa diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis, como sarampo, meningite e caxumba. Na manhã desta quarta-feira (11), o prefeito Mário Alexandre acompanhou a ação na Escola Heitor Dias, destacando a importância da imunização para evitar casos graves, hospitalizações e óbitos por causa das doenças.

zé gotinha; vacinação; sesau

“Uma forma de aumentar a cobertura vacinal, levar diversão e conscientização às nossas crianças. Hoje participamos dessa ação no Heitor Dias e as equipes continuarão atuando para garantir que toda a população tenha acesso às vacinas”.

O Zé Gotinha também visitou os pacientes mirins atendidos na UPA da Esperança e as crianças que residem no bairro, onde participaram de momentos de descontração com entrega de lanches e brinquedos. As atividades acontecem ainda no período da tarde na Creche Comunidade Novo Céu, no bairro Iguape.

zé gotinha; vacinação; sesau
“Um momento lúdico e descontraído para dar conforto no momento do atendimento. Então, promovemos essas atividades como forma de celebrar e dar estímulo às nossas crianças, principalmente durante o processo de recuperação. A ação também será realizada nesta quinta-feira”, explicou Delmária Araújo, coordenadora da UPA.

A Sesau lembra que a campanha segue até o dia 20 de outubro. As doses integram o Calendário Nacional de Vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos e estão disponíveis nas salas de imunização, conforme o horário de funcionamento de cada local. A atualização da caderneta de vacinação é um dos critérios para participação no Programa Bolsa Família. Todas as crianças menores de 7 anos devem passar por acompanhamento nutricional para que as famílias recebam os benefícios.

ENCONTRO DOS MUNICÍPIOS COM A TRANSPARÊNCIA INTERNACIONAL BRASIL

 

Ocorreu no dia 10 de outubro de 2023 às 9:00, no auditório do Observatório Social da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC, o encontro entre Transparência internacional Brasil, com a presença da co-fundadora Nicole Verilo, Instituto Nossa Ilhéus, Observatório Social de Ilhéus, alunos e professores da área de administração e direito da UESC e sociedade civil em geral com os representantes das prefeituras bem avaliadas no Ranking de Transparência dos Municipios do Litoral Sul da Bahia, entre estas a Prefeitura Municipal de Ilhéus representada pela Controladoria Geral do Município através da Subcontroladora de Transparência e Ouvidoria, Suzi Leal Rodrigues.O momento foi de reflexão e de conexão entre os municípios visando uma gestão Municipal mais transparente e ativa para todos.

Bancos não abrem nesta quinta, mas funcionam normalmente na sexta

Bancos não abrem nesta quinta, mas funcionam normalmente na sexta

Contas e carnês poderão ser pagos no primeiro dia útil após o feria

Publicado em 11/10/2023 – 09:59 Por Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil – São Luís

As agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial no feriado de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida. Nesta quarta-feira (11) e na sexta-feira (13) elas funcionam normalmente.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), no sábado (14) e no domingo (15) as áreas de autoatendimento dos bancos estarão disponíveis aos clientes, assim como os canais digitais e remotos – sites e aplicativos –  para a realização de transferências e pagamentos.

A Febraban informou ainda que as contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e os carnês com vencimento no dia 12 poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte ao feriado, ou seja, sexta-feira (13).

Caso isso não conste no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento. No caso dos títulos que têm código de barras, a Febraban orienta agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Em relação aos boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos, eles poderão ser pagos por meio de DDA (Débito Direto Autorizado).

Governo anuncia concurso e nomeações de mais de 600 professores e técnicos para as quatro universidades estaduais da Bahia

O governador Jerônimo Rodrigues se reuniu com as Reitorias das Universidades Estaduais Baianas (Uebas) em seu gabinete, nesta sexta-feira (6), para dar continuidade ao diálogo iniciado com as instituições e apresentar as devolutivas das demandas apresentadas em reuniões anteriores. A principal determinação é a admissão de 638 docentes e técnicos para todas as universidades através de concursos, seleções públicas, convocações, nomeações e contratações, com investimento de R$ 32,3 milhões no orçamento estadual para 2024. A autorização será publicada no Diário Oficial Estadual (DOE) deste sábado (7).

“Sou professor, a minha secretária da Educação é professora da rede das Universidades Estaduais, e nós combinamos uma agenda em três momentos. A primeira, que é urgente, é de pessoal. Professores, professoras, concursos e Redas para a gente restabelecer o número adequado da demanda das quatro universidades estaduais, mas também de servidores técnicos. Nós estamos falando de quase 700 profissionais. Acabamos de fechar o nosso acordo, que estará no Diário Oficial deste sábado”, explicou o governador.

 

Jerônimo destacou que a reunião também fechou um diálogo com as universidades sobre o programa de bolsas Mais Futuro, entre outras possibilidades de atuação das instituições de ensino superior. “Vamos nos encontrar com os estudantes para apresentar as mudanças que podemos garantir. Combinamos uma próxima agenda para tratarmos efetivamente do custeio, do funcionamento das universidades, das obras e daquelas ações que as unidades precisam fazer. Teremos ainda agenda com as universidades sobre temas importantes do desenvolvimento do Estado da Bahia, como energia renovável, sustentabilidade, os programas que estão sendo desenvolvidos como o caso da ferrovia, como é que as universidades estaduais podem contribuir para essa nova Bahia”, detalhou.

A secretária estadual da Educação, Adélia Pinheiro, garantiu que o diálogo com as Uebas continua. “É importante dizer que, permanentemente, o Governo do Estado se encontra com os reitores para a construção de uma pauta e para buscar soluções, como fizemos aqui hoje. Também temos esse diálogo com os sindicatos de representação dos docentes, sindicato de representação dos técnicos universitários e com o movimento estudantil, como já sinalizado”.

A reitora da Uneb, Adriana Marmori, também falou sobre a importância do diálogo constante entre as universidades, o governador e o secretariado. “Hoje foi importante essa reunião porque a gente começa a deslanchar aqueles processos das quatro estaduais no tocante à questão de pessoal, que é o que nós temos de maior urgência nas universidades. Os técnicos, os analistas e docentes, a ampliação dos nossos quadros para que possamos dar conta do nosso trabalho com eficiência, com a excelência que as universidades estaduais têm”, declarou.

Além dos reitores da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sul da Bahia (Uesb) e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), participaram do encontro os titulares da Casa Civil, Afonso Florence; da Administração, Edelvino Goés; e de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro; além de outros gestores estaduais.

(Fotos: Joá Souza/GOVBA)

Lançamento das fábricas da BYD em Camaçari marca início de novo capítulo na indústria automobilística brasileira

O Complexo Industrial de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), foi o palco do lançamento da pedra fundamental das futuras instalações da BYD, na manhã desta segunda-feira (9). O evento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-presidente Geraldo Alckmin, do ministro da Casa Civil Rui Costa, e dos líderes globais da BYD, Wang Chuanfu e Stella Li. O investimento de R$ 3 bilhões na instalação de três fábricas irá gerar mais de cinco mil empregos diretos e indiretos, com foco na produção de veículos elétricos, chassis de ônibus e tecnologias de baterias, com o processamento de lítio e ferro fosfato.


A expectativa é que a produção tenha início entre o final de 2024 e o início de 2025, com uma capacidade estimada de produção de 150 mil veículos por ano na primeira fase de implantação. O novo complexo da BYD também se apresenta como um potencial polo de atração para fornecedores de diversas áreas, seja na produção de peças técnicas ou na prestação de serviços, com a empresa priorizando fornecedores locais.

Para Jerônimo Rodrigues, a instalação das fábricas da BYD colocam o estado em uma posição de destaque na produção de energias renováveis, que integra o projeto de construção de uma nova Bahia. “O evento de hoje marca o início para a construção de uma indústria na Bahia com um novo modelo de governança ambiental e de cuidado com a classe trabalhadora. Eu tive na China e tive a oportunidade de conhecer a preocupação da BYD no trato com os seus trabalhadores e com o meio ambiente. Portanto, é um selo de compromisso do Governo Federal e do Governo do Estado com a iniciativa privada para garantir uma Bahia ainda mais atrativa e competitiva nessa área de sustentabilidade, a qual que já temos destaque perante o país e o mundo”, declarou o governador.

Com elementos lúdicos, Governo lança campanha e chama atenção para o combate à exploração sexual e trabalho infantil

O Governo da Bahia lançou, nesta semana, mais uma campanha de conscientização para o combate à exploração sexual e trabalho infantil. O objetivo é alertar a população baiana para essa dura realidade que acontece em todo o país, e incentivar os registros de denúncia, já que muitos casos ainda são subnotificados devido ao medo, à falta de informação e ao grande tabu que o assunto representa para a sociedade.

“É, sem dúvidas, uma mobilização importante no propósito de contribuir para o enfrentamento à violação de direitos das nossas crianças e adolescentes, destacando a importância da denúncia. O Governo do Estado volta seu olhar para esta pauta, tem investido em diversas ações de comunicação e, principalmente, no cofinanciamento de serviços especializados para o público vítima destas violências, através do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, ressaltou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis.

Para tratar desse tema sensível, a campanha, executada pela agência Leiaute, utiliza artifícios e elementos lúdicos para chamar atenção de adultos e crianças. Mobiliários interativos simulando uma caixa de brinquedo estão sendo instalados em pontos de ônibus localizados em lugares de grande circulação, além do metrô, terminais rodoviários e em grandes shoppings de Salvador, que também entraram como apoiadores da causa, junto com a Amora Brinquedos, que produziu a boneca Lulu em diversas escalas.

Hoje: Faculdade de Ilhéus promove I Fórum de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Sul da Bahia

O I Fórum de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Sul da Bahia acontece nesta quarta-feira, dia 11 de outubro, das 18h30min às 21h30min, presencialmente no auditório da Faculdade de Ilhéus e de forma remota para convidados externos. Alusivo aos 54 anos da Fisioterapia e Terapia Ocupacional, o evento tem como objetivo promover exação profissional, conexão e fortalecimento regional das classes e a reaproximação do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 7ª Região (Crefito-7) com os acadêmicos e profissionais, sobretudo do interior da Bahia.

A solenidade de abertura do Fórum contará com a participação do diretor-geral da Faculdade de Ilhéus e Faculdade Madre Thaís, professor Almir Milanesi, da coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade Madre Thaís, professora Karla Gresik, da professora e diretora-secretária do Crefito-7, Gracielle Santos, e das docentes de Fisioterapia da Faculdade Madre Thaís, Ana Luiza Nascimento e Tirza Sathler. De forma remota, também participarão, o presidente do Crefito-7, Sandro Suarez, o presidente da (Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais (Abrato), Derivan Brito da Silva, a delegada regional da Abrato, Liliam Macedo Vaz de Alencar, e a coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade Brasileira do Recôncavo (FBBR), Helineide Cardoso Damasceno.

Logo após a oficialização de abertura do Fórum, a primeira palestra será proferida pela fisioterapeuta Karen Trippo, doutora em Ciências da Saúde, sobre o tema “Exergames. Qual a aplicabilidade e resolutividade?”. Em seguida, Maria Luiza Caires, doutora em Fisioterapia, abordará o tema “Lições aprendidas e possibilidades para atuação profissional”. Na oportunidade, haverá homenagens com Menções Honrosas aos seguintes profissionais: fisioterapeutas Tânia Lavigne, Melquíades Lessa e Klênia Carrazza, e as terapeutas ocupacionais Giselle Holliday e Camila Nascimento.

 

(foto Victor Rezende/divulgação)



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia