WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

:: ‘Notícias’

CVR Costa do Cacau completa três anos de história com a inauguração do Centro de Educação Ambiental

A Central de Valorização de Resíduos Costa do Cacau, única empresa do Sul da Bahia credenciada pelo Inema e Ibama para a valorização de resíduos sólidos, está completando três anos de implantação, contribuindo para que municípios atendam as determinações do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que exige o fim dos lixões. A CVR tem como propósito transformar vidas com desenvolvimento sustentável, pensando no futuro das gerações!

Para marcar os três anos de história, a CVR inaugurou nesta terça-feira (24) o Centro de Educação Ambiental-CEA. O espaço será destinado à promoção de palestras e apresentações com uma ampla abordagem na educação socioambiental. O local, que conta com um auditório-sala de reuniões, será aberto a visitas de escolas, faculdades, empresas e outras instituições.

O evento reuniu diretores de empresas e instituições públicas parceiras, em uma confraternização que marcou a inauguração oficial do CEA!

O secretário executivo do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul, Luciano Veiga, ressaltou que “a destinação correta de resíduos garante o envolvimento social com a valorização dos catadores e a questão ambiental com a preservação da Mata Atlântica e dos mananciais”. “Esse é um processo que estão envolvendo todos os municípios do consórcio”, afirmou.

APOIO A COLETA SELETIVA

A CVR tem apoiado projetos de coleta seletiva como a Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis/AACRRI de Itabuna e a Cooperativa dos Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis Consciência Limpa – COOLIMPA de Ilhéus e a Associação dos Catadores Vitória de Itacaré

A coordenadora da Defensoria Pública de Itabuna, Aline Brito Muller, disse que “a valorização da coleta seletiva garante que apenas os resíduos não reaproveitáveis sejam destinados ao lixão, gerando emprego e renda aos catadores, já que aterrar material reciclável é considerado crime ambiental e o reaproveitamento desses produtos diminui a necessidade de utilização de matéria prima”. O projeto Mãos que Reciclam, coordenado pela DPE junto a AACRRI recebeu o Prêmio Innovare, da Rede Globo.

Ainda com foco na Educação Ambiental a empresa atua junto a comunidade em ações como o Dia Nacional do Campo Limpo, Semana do Meio Ambiente no Shopping Jequitibá e Chocolate Festival, com seus colaboradores orientando a população sobre a importância de evitar o descarte incorreto de resíduos em rios, córregos e áreas públicas, observar os horários de coleta, e distribuição de mudas de plantas cultivadas nos viveiros da empresa.

Marcos Luedy, secretário de Meio Ambiental de Itacaré destaca que “além da questão ambiental numa cidade que é destino turístico para brasileiros e estrangeiros e que tinha o lixão como uma chaga aberta em meio à Mata Atlântica, temos a dignidade humana de 25 famílias que hoje atuam no Centro de Triagem, gerando renda através da reciclagem e produção de artesanato e acessórios de limpeza. A parceria com a CVR possibilitou que Itacaré fosse considerada referência nacional, graças ao empenho do prefeito Antônio de Anízio”.

ATRAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS

Rodrigo Zaché, diretor comercial da Marca Ambiental-CVR Costa do Cacau, “afirma que o Centro de Educação Ambiental irá fomentar, debater e executar projetos de grande alcance para toda a região”. “Além do conceito ambiental, a CVR se destaca em vários projetos de inclusão social e capacitação, incentivando a coleta seletiva, e fortalecendo o atração de empreendimentos comerciais e industriais. Mais do que garantir a destinação correta de resíduos, estamos transformando vidas”, afirma Zaché.

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, destaca que “o fim do lixão e a destinação correta de resíduos foi um marco na história de Itabuna”. “Com isso reduzimos os impactos ambientais, valorizamos os catadores e possibilitamos a atração de novos empreendimentos no município, que pela sua localização estratégica será um polo de logística a partir da implantação do Porto Sul e da Ferrovia Oeste-Leste”, diz o prefeito.

PT Bahia aprova filiação de cinco novos prefeitos

Em reunião da Executiva Estadual realizada nesta quarta-feira, 25, o Partido dos Trabalhadores da Bahia aprovou a filiação de cinco novos prefeitos. Foram validadas as filiações do prefeito Orgeto Bastos, de Pilão Arcado; Renato Brandão de Oliveira, de Andorinhas; Nandinho da Serraria, de Esplanada; Lélio Júnior, de Presidente Jânio Quadros e Zico de Baiato, de Alcobaça.

Com a chegada dos cinco novos prefeitos, somada aos cinco novos gestores que se filiaram ao PT no primeiro semestre – Pequeno Sales, de Catu; Dr Marcelo, de Cocos; João Vei, de Lafaiete Coutinho; Romi de Planaltino e Ulysses Veiga, de Piraí do Norte – a legenda conta agora com 42 prefeitos no estado. O objetivo para as eleições de 2024 é aumentar o número de gestores do PT e da Federação para levar o projeto de desenvolvimento e inclusão social do presidente Lula e do governador Jerônimo ao maior número de municípios baianos.

O presidente do PT Bahia, Éden Valadares, reafirmou os critérios estabelecidos e pactuados pela Direção Estadual da legenda para filiação de novos prefeitos ao PT. De acordo com o dirigente, o partido só aceitará gestores que votaram em Lula e Jerônimo no primeiro turno das eleições gerais, que tenham disposição de apoiar deputados do partido e de dialogar com os diretórios municipais do PT.

“A chegada dos novos companheiros nos alegra e nos anima. São gestores que se comprometem com os nossos propósitos, que é continuar transformando a vida dos baianos, ao lado de Jerônimo e de Lula, para fazermos da Bahia um estado melhor ainda para seu povo, com mais oportunidade de trabalho, de crescimento, de uma vida digna, com acesso à saúde e educação de qualidade”, afirmou o presidente do PT Bahia.

Menino de 4 anos morre após ser atingido por tiro de espingarda disparado pela irmã

Menino de 4 anos morre após ser atingido por tiro de espingarda disparado pela irmã na BA

Menino de 4 anos morre após ser atingido por tiro de espingarda disparado pela irmã

Um menino de 4 anos morreu após ser atingido por um tiro de espingarda disparado pela irmã de 7 anos, em uma fazenda, na zona rural de cidade de Mascote, no sul da Bahia.

O caso aconteceu na tarde de domingo (22), na casa em que moravam com a família. A vítima foi identificada como Jadson Pereira Santana.

Informações preliminares apontam que o pai das crianças ensinava a menina a atirar quando um dos disparos atingiu o peito e o braço do garoto. A Polícia Civil não confirma a informação. O menino morreu na hora

 

Os pais das crianças foram ouvidos e liberados na 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin). A espingarda artesanal, que era do tipo chumbeira, foi apreendida.

O corpo de Jadson Pereira Santana foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna, cidade que fica na mesma região.

 

Caso é investigado pela Delegacia Territorial de Camacã — Foto: O Tempo Jornalismo

Caso é investigado pela Delegacia Territorial de Camacã — Foto: O Tempo Jornalismo

Polícia segue com investigação sobre morte de casal; bilhete de facção foi achado em roupa de vítimas

Por g1 BA

Casal estava a passeio em Porto Seguro quando foi morto a tiros e teve carro incendiado — Foto: Redes sociais

Casal estava a passeio em Porto Seguro quando foi morto a tiros e teve carro incendiado — Foto: Redes sociais

A Polícia Civil segue com as investigações sobre o duplo homicídio do casal Carlos André dos Santos e Ana Julia Freire dos Santos. André e Ana Julia foram mortos a tiros no dia 15 de outubro em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. O carro de uma das vítimas foi incendiado próximo ao local onde os corpos foram localizados.

CORREÇÃO: ao publicar esta reportagem, o g1 errou ao afirmar que os suspeitos do crime haviam sido identificados. A polícia continua procurando os criminosos. A reportagem foi corrigida às 8h desta terça, 24.

Com a investigação em curso, a polícia diz que não pode dar detalhes sobre o caso para não atrapalhar as investigações. No entanto, há suspeitos.

Há possibilidade de as mortes estarem relacionadas com a rivalidade entre facções criminosas de Porto Seguro e de Eunápolis.

Um bilhete com a frase “PCE É BALA” foi encontrado dentro da roupa de Carlos André. A sigla PCE faz referência à facção criminosa “Primeiro Comando de Eunápolis”.

Casal foi encontrado morto em 15 de outubro, na cidade de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Casal foi encontrado morto em 15 de outubro, na cidade de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

De acordo com a Polícia Civil, Carlos André era motorista por aplicativo, mas tinha antecedentes criminais. A suspeita é que ele fazia parte de uma facção criminosa.

Além disso, Carlos era investigado pela morte de um homem identificado como Francisco Silva Almeida, conhecido como “Tiquinho”, de 35 anos. O crime aconteceu em Eunápolis em 2022 e a vítima foi morta com diversos tiros na cabeça.

O crime

Carro incendiado foi encontrado próximo ao local onde as vítimas foram achadas, em Porto Seguro — Foto: Reprodução/PC-BA

Carro incendiado foi encontrado próximo ao local onde as vítimas foram achadas, em Porto Seguro — Foto: Reprodução/PC-BA

Carlos André, de 22 anos, e Ana Julia, de 22, eram namorados e passavam o feriadão de Nossa Senhora Aparecida em Porto Seguro. Moradores de Eunápolis, eles estavam retornando para a cidade, que também fica no extremo sul do estado, quando foram mortos.

O corpos foram encontrados com marcas de tiros em uma estrada vicinal localizada na Aldeia Xandó, em Porto Seguro. A poucos metros deles estava o carro usado na viagem. O veículo foi encontrado carbonizado.

LEIA TAMBÉM:

Conforme informou a Polícia Civil na época do crime, não existem evidências de que a execução do duplo homicídio tenha ocorrido onde as vítimas foram encontradas. Carlos André tinha 18 marcas de tiros nas regiões das costas e no tórax.

Ana Júlia não tinha antecedentes criminais e trabalhava em uma autoescola em Eunápolis. Nas redes sociais, ela compartilhou os passeios que fez em Porto Seguro durante a viagem com o namorado.

Aviões, carros de luxo e caminhonetes: R$ 5,6 milhões são leiloados em bens de criminosos apreendidos na Bahia

Por g1 BAAvião leiloado na Bahia por mais de R$ 1 milhão em 2022 foi do modelo RV-10 — Foto: Divulgação/Governo do Tocantins

Avião leiloado na Bahia por mais de R$ 1 milhão em 2022 foi do modelo RV-10 — Foto: Divulgação/Governo do Tocantins

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), do Ministério da Justiça, vendeu cerca de R$ 5,6 milhões em bens apreendidos de criminosos, desde aviões, carros de luxo e caminhonetes desde 2020 na Bahia. Valor que, na avaliação do governo, poderia ser maior.

Neste ano,14 itens de organizações criminosas colocados para a venda e recuperação dos valores não foram vendidos. Quando o bem vai a leilão, o dinheiro obtido vai para fundos, como o Fundo Nacional Antidrogas (FUNAD), que financia ações e políticas de combate às drogas.

A maior venda de itens apreendidos na Bahia nos últimos quatros anos aconteceu em 13 de setembro de 2022. Uma aeronave modelo RV-10 leiloada com valor inicial de R$ 492.212,00 foi vendida por R$ 1.026.000,00.

Quase dois meses depois, uma outra aeronave, do mesmo modelo, foi leiloada com valor inicial de R$ 749.000,00 e vendida por R$ 818.000,00. Os dois aviões foram apreendidos pela Polícia Federal. O Ministério da Justiça não especificou em quais circunstâncias.

Entre 2020 e 2023, o 92,3% dos bens apreendidos que foram leiloados correspondem a veículos. Também houveram um motor-bomba (gerador a gasolina) e duas prensas hidráulicas.

Veja abaixo a lista de bens apreendidos que foram vendidos pelos preços mais altos neste período:

  1. Aeronave modelo RV-10 (um avião monomotor de quatro lugares, de asas baixas e que atinge até 310 km/h), leiloada em 13/09/2022 por R$ 1.026.000,00
  2. Aeronave modelo RV-10, leiloada em 04/11/2022 por R$ 818.000,00
  3. Aeronave modelo T210 Centurion, leiloada em 31/08/2020 por R$ 800.000,00
  4. Carro Land Rover Discovery TD6 HSe 7, ano 2018, preto, leiloado em 06/05/2022 por R$ 304.776,68
  5. Caminhonete modelo Toyota Hylux, leiloada em 18 /06/2021 por R$ 181.650,00

 

Carro Land Rover Discovery TD6 HSe 7 foi leiloado em 2021 — Foto: Divulgação/Webmotors

Carro Land Rover Discovery TD6 HSe 7 foi leiloado em 2021 — Foto: Divulgação/Webmotors

Dinheiro, drogas e armas são leiloados?

Mais de 2 toneladas de maconha são apreendidas em fundo falso de caminhão frigorífico na Bahia — Foto: Divulgação/PRF

Mais de 2 toneladas de maconha são apreendidas em fundo falso de caminhão frigorífico na Bahia — Foto: Divulgação/PRF

De acordo com a Polícia Federal, o dinheiro apreendido é depositado numa conta judicial da Caixa Econômica Federal.

A destinação final dos valores recolhidos nas operações vai depender de uma decisão judicial. Enquanto o processo ainda acontece, não há movimentação no dinheiro, nem por parte da polícia, nem dos acusados. O valor fica bloqueado. Com a decisão é que o dinheiro pode ser devolvido ou encaminhado para outras destinações.

Segundo a PF, as apreensões de dinheiro em espécie são referentes somente àquelas feitas nos locais de buscas, e não contemplam bens bloqueados pela Justiça, como valores em contas de pessoas investigadas e presas, por exemplo.

Em relação a apreensões de drogas, entre os destinos está a incineração dos entorpecentes. Já as armas podem ser devolvidas ao Exército após autorização judicial.

Quando é determinada a incineração das drogas, o material apreendido passa por um processo que inclui a elaboração de laudo pericial e de pois a destruição. Ainda de acordo com a polícia, todo esse processo é acompanhado pelo Ministério Público Estadual. A responsabilidade pela realização dessas etapas é da Secretaria de Segurança Pública da Bahia.

Bahia registra recorde de apreensões de fuzis — Foto: Divulgação/SSP-BA

Bahia registra recorde de apreensões de fuzis — Foto: Divulgação/SSP-BA

Sobre as armas apreendidas, a Polícia Federal informou que elas são encaminhadas para o Exército para posterior destruição.

De acordo com a SSP-BA, quando apreendidas pela corporação, esse processo ocorre após o laudo pericial ser elaborado e adicionado ao processo judicial.

Segundo a corporação, quando não for mais necessário para o caso, as armas são enviadas ao Comando do Exército ou doadas aos órgãos de Segurança Pública ou às Forças Armadas, de acordo com a Lei nº 10.826/03. A doação requer autorização de um juiz.

Discussão para mudanças

Um grupo do Ministério já apresentou propostas para aumentar a apreensão e melhorar a gestão desses bens, como:

  • Ampliar as unidades de polícias especializadas em localizar ativos de criminosos – que hoje só existem em quatro estados: Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina;
  • Definir um modelo de apreensão e custódia de criptoativos, como moedas virtuais, que vêm sendo cada vez mais usados por criminosos para lavar dinheiro.

Cartão de Confirmação do Enem pode ser acessado a partir desta terça 

Publicado em 24/10/2023 – 09:17 Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 podem, a partir desta terça-feira (24), obter o Cartão de Confirmação, documento onde constam número de inscrição, data, hora e local das provas. O cartão informa, também, sobre eventuais necessidades de atendimento especializado.

O acesso deve ser feito na Página do Participante, por meio de login único da plataforma gov.br. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), caso o participante não lembre a senha da conta cadastrada, é possível recuperá-la. “Basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em ‘Avançar’. Em seguida, selecione a opção ‘Esqueci minha senha’”, informou o instituto.

Provas

O Enem 2023 será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. As notas obtidas nas provas podem ser usadas para o estudante concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Também podem ser usadas para concorrer a vagas em instituições estrangeiras que têm convênio com o Inep.

Para ajudar os estudantes a se preparar para a prova de redação, o Inep disponibiliza a Cartilha do Participante com informações sobre a Matriz de Referência da prova de redação. Além disso, a cartilha traz amostras comentadas de redações que receberam pontuação máxima – mil pontos – no Enem 2022.

Aberto cadastramento de comerciantes da economia criativa para receptivo de navios 2023-24

receptivo; cultura; temporada de navios
A Prefeitura de Ilhéus, por meio das secretarias de Cultura e Desenvolvimento Econômico, convida todos os artesãos e comerciantes que compõem a economia criativa para realizarem cadastramento referente ao receptivo de navios, conforme apresentado em reunião na semana passada.

O cadastramento pode ser realizado através do formulário até o dia 31 de outubro. Clique aqui.

A temporada de Cruzeiros começa nesta quinta-feira (26), com a chegada do MSC Preziosa, que trará a bordo cerca de quatro mil passageiros. O receptivo montado no Centro de Convenções de Ilhéus conta com uma série de manifestações culturais e espaço de exposição para os comerciantes ilheenses selecionados.

“Estamos propondo a organização dos espaços da economia criativa e do artesanato, para alcançar o maior número de empreendedores e permitir que eles comercializem seus produtos em um sistema de revezamento”, explicou Reinaldo Soares, superintendente de Cultura.

As vagas são limitadas e a seleção será realizada mediante cadastramento e vínculo com uma das três entidades: Associação dos Criativos de Ilhéus, Associação do Mercado de Artesanato e Rua Viva, que participarão da seleção dos comerciantes.

“Com esse cadastro, as secretarias de Cultura e Desenvolvimento Econômico também objetivam tornar transparente e acessível a todos os empreendedores outros eventos da gestão”, completou Reinaldo. A expectativa é de que 100 mil cruzeiristas visitem Ilhéus, entre os meses de outubro de 2023 a abril de 2024.

Ilhéus em Flor começa nesta terça-feira (24); exposição acontece na Avenida Soares Lopes

 

Exposição Ilhéus em Flor

A 11ª edição da exposição “Ilhéus em Flor” começa nesta terça-feira (24) e marca o calendário de eventos da cidade. Com apoio da Prefeitura, a feira de flores acontece na Avenida Soares Lopes, próximo à Catedral de São Sebastião, das 9h às 21h, até o dia 5 de novembro. Serão disponibilizadas mais de cem espécies de plantas e flores, a preços populares, vindas de Holambra, interior de São Paulo. A entrada é gratuita.

“Um espaço aberto ao público, que movimenta o turismo e o comércio. Essa exposição recebe pessoas de diversas cidades, estudantes da rede municipal, estadual e particular. É um evento que vem obtendo absoluto sucesso desde a sua primeira edição”, disse Michel Mendonça, um dos organizadores do Ilhéus em Flor.

No local, os visitantes receberão dicas de como cultivar a planta. A 11ª edição do Ilhéus em Flor é organizada pela Associação Beneficente Casa da União Semente do Amanhã e pelo Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, em parceria com instituições públicas e privadas da região.

“Essa iniciativa é um ótimo atrativo para o nosso turismo e uma opção de lazer para toda a família, reunindo representantes de diversos segmentos e movimentando a economia do município”, ressaltou o prefeito Mário Alexandre.

A programação, que integra o calendário turístico e cultural da cidade, inclui ainda a feira da economia criativa, artesanato, arte popular, literatura regional, gastronomia, entre outros negócios e produtos que serão expostos para divulgação e venda ao grande público. Conforme a organização, todos os anos o evento é visitado por mais de 40 mil pessoas.

Programação

11ª edição do Ilhéus em Flor

Onde: Avenida Soares Lopes, próximo à Catedral de São Sebastião

Quando: de 24 de outubro a 5 de novembro de 2023, das 9h às 21h

Entrada gratuita

Prefeitura leva programa de Pavimentação Comunitária ao Alto do Carvalho e Ilhéus II

pavimentação comunitária; infraestrutura
Parceria entre a população e a Prefeitura de Ilhéus, o Programa de Pavimentação Comunitária visa executar obras complementares de infraestrutura em diversos pontos do município. No último final de semana, o prefeito Mário Alexandre conferiu o trabalho, destacando que a iniciativa atende as demandas mais pontuais.

Os serviços promovem condições dignas à população residente em regiões periféricas, contemplando nesta etapa os moradores do Alto do Carvalho e Ilhéus II. “Graças a essa união de esforços estamos retirando o nosso povo da lama. A gente fica extremamente feliz com o trabalho desenvolvido ao longo desse tempo e com o reconhecimento do nosso povo”, disse o gestor.

 

pavimentação comunitária; infraestrutura

O programa representa uma base legal para solucionar problemas estruturais em diversas ruas e promover o bem-estar coletivo, envolvendo a participação dos cidadãos em ações com iniciativa do poder Executivo municipal.

“Eu quero agradecer primeiramente a Deus e ao prefeito Mário Alexandre por tudo que tem feito e por ajudar a melhorar o acesso à nossa comunidade”, comentou Celso Santana, morador do Alto do Carvalho.

Comoção , lágrimas de dor e grito de Justiça marcam a passeata após assassinato do jovem Cristian

Na manhã de ontem , foi realizada uma passeata reunindo familiares amigos e parcela da comunidade  no centro da cidade de Ilhéus, com saída da Catedral em direção a delegacia regional da 7° COORPIN, localizada na Avenida Soares Lopes que buscam justiça e ação urgente por parte da Policia, para que encontre e prenda o autor da morte de Cristian Vinicius Arcanjo dos Santos.

Familiares e amigos saíram pelas ruas em busca de Justiça pela vida ceifada do jovem Cristian, que era motorista de lotação e aplicativo com apenas  21 anos de idade , que foi, covardemente, perseguido e morto na madrugada do dia 13/08/2023, na rodovia Ilhéus x Olivença, quando retornava da festa de paredão que estava ocorrendo no Cururupe.

Quem conhecia Gordo, como era chamado, sabe que ele era um jovem doce, que não se envolvia com coisas erradas, e que assim como muitos jovens da cidade gostava de festas de paredão. Assim a família clama por justiça e pede a Deus por respostas para que a morte desse jovem não passe a ser mais uma estatística na nossa cidade.

Estudo aponta perfil de quem compartilha notícias falsas sobre vacinas

Publicado em 22/10/2023 – 10:18 Por Fabíola Siminbú

Pessoas entre 35 anos e 44 anos de idade, educação inferior ao ensino médio, das classes D ou E, independente de sexo, e que frequentam igrejas evangélicas, são as que mais compartilham notícias falsas sobre vacinas no Brasil. O perfil foi delineado pelo estudo A Comunicação no Enfrentamento da Pandemia de Covid-19, realizado em agosto, no Centro de Pesquisa em Comunicação Política e Saúde Pública da Universidade de Brasília (CPS/UnB), que ouviu 1.845 pessoas com acesso à internet.

“Não quer dizer que pessoas que têm essas características são pessoas que automaticamente compartilham notícias falsas, mas o contrário, que pessoas que compartilham esses tipos de desinformação sobre vacinas costumam ter essas características”, explicou o pesquisador que está a frente do estudo e coordenador do CPS/UnB, Wladimir Gramacho.

Segundo o pesquisador, quando comparado a outros levantamentos que também trataram sobre desinformação na internet, é possível observar que o comportamento de pessoas que divulgam informações incorretas, ou notícias falsas, variam conforme o tema.

De acordo com Wladimir, quando o tema político é observado, há uma tendência de pessoas idosas mais facilmente compartilharem notícias erradas, mas quando o assunto é vacina esse padrão é diferente no Brasil, inclusive quando comparado a pesquisas realizadas em outros países.

“A principal explicação para isso talvez seja o fato de pessoas mais velhas terem sido socializadas em uma época em que o país viveu grandes conquistas no seu Programa Nacional de Imunizações”, disse.

Metodologia

Para seleção da amostra nacional, os pesquisadores utilizaram um cadastro online com mais de 500 mil inscritos, no qual foram aplicadas cotas de gênero, idade, região e classe social para representar adequadamente a população brasileira. Os participantes selecionados responderam um questionário online no qual foram convidados a compartilhar 12 notícias sobre vacinas, identificadas apenas pelo título, sendo metade com conteúdo verdadeiro e outras seis falsas.

De todos os pesquisados, 11,3% informaram que compartilhariam ao menos uma das notícias falsas e 3,7% informaram que compartilhariam cinco das notícias inverídicas.

 

tabela vacina desinformação
Arte/Agência Brasil

Hábitos de mídia

Na amostra também foram analisados os hábitos de uso de mídias das pessoas que afirmaram que compartilhariam as notícias falsas. Os pesquisadores puderam observar que as pessoas que mais espalhariam desinformação são as que têm nas mídias digitais a principal fonte de informação.

“São usuários mais frequentes de plataformas como Telegram e Tik Tok que têm maior tendência de compartilhar notícias falsas sobre as vacinas”, disse Wladimir.

Quando os pesquisadores analisaram o comportamento de uso da televisão, principal meio de informação no país, eles verificaram que, na comparação entre os que declararam fazer parte da audiência do Jornal Nacional e os que declararam fazer parte da audiência do Jornal da Record, os primeiros tiveram a metade das chances de divulgarem notícias falsas.

Para os analistas, uma possível justificativa para esse comportamento seria um processo de exposição seletiva dos brasileiros entre esses dois telejornais. “A audiência mais frequente do Jornal da Record reúne pessoas simpatizantes do governo Jair Bolsonaro, que foi um governo que difundiu muitas informações incorretas sobre as vacinas e que, ele próprio, fez campanha contra a vacinação”, destaca Wladimir.

Seminário

No dia 7 de novembro, uma análise sobre as possibilidades de intervenção para diminuir a divulgação de informações incorretas nos meios digitais será divulgada pelos pesquisadores durante o 2º Seminário A Desinformação Científica como um Problema Público Transnacional, que acontecerá na Faculdade de Comunicação da UnB.

Outubro Rosa: Ilhéus promove mega ação e presta 1,5 mil atendimentos no Centro de Convenções

A iniciativa da Prefeitura garantiu realização de exames e consultas médicas

Outubro Rosa: Mega Ação

A mega ação do Outubro Rosa, promovida na última sexta-feira (20), no Centro de Convenções de Ilhéus, ofertou exames, consultas com especialistas e aplicação de vacinas. Sob a coordenação da Secretaria de Saúde (Sesau), o evento foi um grande sucesso e prestou 1.506 atendimentos ao público feminino, que abraçou a causa para manter a saúde em dia. O prefeito Mário Alexandre e a deputada estadual Soane Galvão marcaram presença na ação.

As mulheres tiveram acesso a exames preventivos, atualização da caderneta de vacinação; testes rápidos; ultrassonografia transvaginal; da mama e da tireoide; consultas com médico oftalmologista; clínico geral e cardiologista; exames laboratoriais e Eletrocardiograma.

A Sesau explica que devido à impossibilidade de levar a estrutura necessária para a realização de alguns exames, foram distribuídos vouchers e feito pré-agendamento dos mesmos.

Outubro Rosa: Mega Ação

“Ver esse espaço lotado, com milhares de mulheres se preocupando com a sua saúde é uma felicidade imensa, principalmente para um médico, um prefeito que sabe a importância do cuidado e do acolhimento. Cuidamos diariamente do nosso povo em cada unidade de saúde, nos hospitais e através do Programa Saúde na Comunidade, que permitiu que saíssemos de um quadro no passado, com filas intermináveis, pessoas nos corredores e em leitos improvisados, para uma saúde de excelência e referência em toda a região”, disse Mário Alexandre.

Para Eduardo Nora, titular da Sesau, “a intensificação dos serviços assegura assistência necessária para as mulheres e mais que isso, trabalha a prevenção, que é primordial na luta contra o câncer de mama. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais provável a cura”, acrescentou.

A campanha Outubro Rosa se une ao Novembro Azul, no qual os homens ilheenses são convidados para participar das ações de combate ao câncer de próstata. “Eu consegui fazer minha mamografia e passar por muitos atendimentos. Gostei do trabalho e espero que seja realizado mais vezes”, avaliou Célia Andrade, moradora do bairro Nossa Senhora da Vitória.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia