WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

:: ‘Notícias’

Reunião com representantes da economia criativa alinha ações para temporada de navios em Ilhéus

O MSC Preziosa, primeiro navio a ancorar no Porto do Malhado, trará a bordo cerca de quatro mil passageiros na próxima quinta-feira (26)

reunião; secult; cultura

A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) realizou na última sexta-feira (20) encontro com representantes do setor da economia criativa para discutir ações voltadas à temporada de cruzeiros marítimos 2023-24. O MSC Preziosa, primeiro navio a ancorar no Porto do Malhado, trará a bordo cerca de quatro mil passageiros na próxima quinta-feira (26).

“O que estamos propondo é a organização dos espaços da economia criativa e do artesanato. Essa é uma determinação do prefeito Mário Alexandre para que possamos atingir o maior número possível de empreendedores e para que essas pessoas tenham a oportunidade de apresentar os seus produtos numa condição de revezamento”, explicou Reinaldo Soares, superintendente de Cultura.

reunião; economia criativa; receptivo; navios; secult

As ações visam incentivar o diálogo com os setores em busca de alternativas para impulsionar a economia local. A economia criativa está relacionada a atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual de indivíduos nos segmentos de arte, artesanato, moda e gastronomia.

O receptivo montado no Centro de Convenções inclui ainda música, dança e um leque de manifestações culturais. As atividades contam com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo.

Prefeitura de Ilhéus inicia ciclo de reuniões mensais com beneficiários do Bolsa Família

O primeiro encontro foi realizado na quinta-feira (19), no bairro Teotônio Vilela

sps; bolsa família; social; reuniões

Visando informar e orientar o cidadão, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SPS), iniciou uma série de reuniões mensais com os novos beneficiários do Programa Bolsa Família. O primeiro encontro foi  realizado no bairro Teotônio Vilela.

Na oportunidade, a gestora do Bolsa Família, Géssica Miranda, explicou como funciona o programa, as famílias que se enquadram nos critérios de elegibilidade, benefício financeiro, oportunidades de acompanhamento de saúde e educação,  condicionalidades, Número de Identificação Social (NIS), Gestante Nutriz, frequência escolar dos filhos e o acompanhamento das vacinas e dos exames médicos.

“Reforço a importância de manter os dados atualizados a cada dois anos junto ao Cadastro Único, pois qualquer alteração na composição familiar ou renda pode impactar no valor do benefício”, afirmou Géssica. De acordo com ela, os beneficiários devem seguir alguns pontos importantes:

sps; bolsa família; social; reuniões

1. Manter as informações atualizadas: É necessário manter o Cadastro Único sempre atualizado, informando qualquer mudança na composição familiar, endereço ou renda.

2. Cumprimento das condicionalidades: É fundamental acompanhar e cumprir as condicionalidades do programa, incluindo a frequência escolar dos filhos e o calendário vacinal.

3. Orientações para utilização do benefício: O cartão do Bolsa Família pode ser utilizado para saque em caixas eletrônicos ou pode ser utilizado diretamente em estabelecimentos comerciais, desde que sejam credenciados.

4. Dúvidas e informações adicionais: O beneficiário pode se dirigir ir à sede da SPS, situada na Rua Almiro Vinhais – Boa Vista, ou em uma das unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vilela, Norte, Sul, Olivença, Oeste, Banco da Vitória e Salobrinho.

Caixa paga novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3

Mães de bebês de até seis meses recebem adicional de R$ 50

A Caixa Econômica Federal paga nesta sexta-feira (20) a parcela de outubro do novo Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 3. Neste mês, o benefício terá um adicional para mães de bebês de até seis meses de idade.

Chamado de Benefício Variável Familiar Nutriz, o adicional corresponde a seis parcelas de R$ 50 para garantir a alimentação da criança. Com o novo acréscimo, que destinará R$ 14 milhões a 287 mil mães neste mês, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome informa que está concluída a implementação do novo Bolsa Família.

Além do novo adicional, o Bolsa Família paga um acréscimo de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a famílias com crianças de até 6 anos.

O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 688,97. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do Governo Federal alcançará 21,45 milhões de famílias, com gasto de R$ 14,67 bilhões.

Desde julho, passa a valer a integração dos dados do Bolsa Família com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Com base no cruzamento de informações, 297,4 mil famílias foram canceladas do programa neste mês por terem renda acima das regras estabelecidas pelo Bolsa Família. O CNIS conta com mais de 80 bilhões de registros administrativos referentes a renda, vínculos de emprego formal e benefícios previdenciários e assistenciais pagos pelo INSS.

Em compensação, outras 241,7 mil famílias foram incluídas no programa em outubro. A inclusão foi possível por causa da política de busca ativa, baseada na reestruturação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e que se concentra nas pessoas mais vulneráveis que têm direito ao complemento de renda, mas não recebem o benefício. Desde março, 2,39 milhões de famílias passaram a fazer parte do Bolsa Família.

Regra de proteção

Cerca de 1,97 milhão de famílias estão na regra de proteção em outubro. Em vigor desde junho, essa regra permite que famílias cujos membros consigam emprego e melhorem a renda recebam 50% do benefício a que teriam direito por até dois anos, desde que cada integrante receba o equivalente a até meio salário mínimo. Para essas famílias, o benefício médio ficou em R$ 374,80.

Parcelas desbloqueadas

Neste mês, o programa tem outra novidade. Famílias com parcelas desbloqueadas não precisam mais ir a uma agência para sacar os valores acumulados. Eles passam a ser creditados automaticamente na conta bancária do beneficiário.

Com a novidade, serão liberadas 700 mil parcelas retroativas neste mês, resultando em cerca de R$ 278 milhões desbloqueados. Os beneficiários conseguem visualizar a informação da liberação do valor por meio dos aplicativos do Bolsa Família e Caixa Tem.

Reestruturação

Desde o início do ano, o programa social voltou a chamar-se Bolsa Família. O valor mínimo de R$ 600 foi garantido após a aprovação da Emenda Constitucional da Transição, que permitiu o gasto de até R$ 145 bilhões fora do teto de gastos neste ano, dos quais R$ 70 bilhões estão destinados a custear o benefício.

O pagamento do adicional de R$ 150 começou em março, após o governo fazer um pente-fino no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), para eliminar fraudes.

No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Calendário do Bolsa Família

Auxílio Gás

O Auxílio Gás também será pago nesta sexta-feira às famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com NIS final 3. O valor caiu para R$ 106, por causa das reduções recentes no preço do botijão.

Com duração prevista até o fim de 2026, o programa beneficia cerca de 5,3 milhões de famílias. Com a aprovação da Emenda Constitucional da Transição e da medida provisória do Novo Bolsa Família, o benefício foi mantido em 100% do preço médio do botijão de 13 kg até o fim do ano.

Só pode receber o Auxílio Gás quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

Inscrições para segunda etapa do Revalida terminam hoje

 Provas serão aplicadas nos dias 2 e 3 de dezembro

Publicado em 20/10/2023 – 08:54 Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil

Terminam nesta sexta-feira (20) as inscrições para a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023. Os interessados podem se inscrever pelo Sistema Revalida.  

No momento da inscrição, é possível optar pela cidade onde o participante deseja fazer a prova e consultar o quantitativo de vagas de cada local. A nota de corte desta segunda etapa será divulgada no próximo dia 24, e as provas serão aplicadas em 2 e 3 de dezembro.

Confira o cronograma completo da segunda etapa do Revalida 2023:

– inscrições: 16 a 20 de outubro de 2023

– solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social: 16 a 20 de outubro de 2023

– divulgação da nota de corte: 24 de outubro de 2023

– divulgação do Cartão de Confirmação da Inscrição: 14 de novembro de 2023

– aplicação: 2 e 3 de dezembro de 2023

– resultado final: 19 de março de 2024.

“Garantir a saída das pessoas da fome e da pobreza”, afirma Jerônimo ao entregar projeto de lei do Bahia Sem Fome à Alba

Anunciado na última segundara (16), durante agenda das Nações Unidas pela Alimentação, o projeto de lei que institui o programa Bahia Sem Fome foi entregue nesta quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), pelo governador Jerônimo Rodrigues. Com a nova lei, o Estado terá ferramentas e recursos próprios para o programa, que vão ampliar as ações de combate a fome em território baiano.

Como lei, o programa Bahia Sem fome passa a contar com um Fundo Estadual de Combate à Fome e com conselhos estaduais e municipais, que vão desenhar as necessidades de cada região em diálogo com outras ações estaduais para a redução da insegurança alimentar e nutricional no estado. O governador Jerônimo Rodrigues reforçou que, com a legislação, o trabalho deixa de ser pontual e de intermediação das doações e passa a ocupar um lugar de assistência técnica.

“Nós queremos colocar nossos recursos, não só com dinheiro para cesta, mas com programa de assistência técnica, com programa de água, com o Minha Casa, Minha Vida, que também garantem um conjunto de ações paralelas. Nós queremos garantir que as pessoas que estejam, por exemplo, no programa Bolsa Família possam ser contempladas, não só com o Bahia Sem Fome, mas com ações de construção de escolas, construção de hospitais e, assim, a gente poder garantir a saída dessas pessoas da fome e da pobreza”, frisou o governador.

Conferência de Segurança Alimentar da Bahia homenageia Valmir Assunção

 

O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) foi homenageado durante as atividades da 6º Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia (Cesan). O parlamentar foi responsável pela articulação que criou o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia (Consea-BA) quando foi Secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES) do governo Jaques Wagner.

“Eu tenho muito orgulho de ter sido secretário da então SEDES, durante o governo Wagner. Foi justamente nesta época que nós fizemos a primeira conferência de segurança alimentar, ainda sem recursos, mas com a força da sociedade civil organizada. E esse processo abriu as portas para que tivéssemos os mais importantes avanços em políticas de combate à pobreza no estado da Bahia”, afirmou Valmir Assunção. Outras homenagens também foram realizadas, a exemplo dos ex-presidentes do Consea nacional e da Bahia, em virtude do aniversário de 20 anos do Conselho no estado.

Com o tema “Superação da fome e construção da soberania alimentar, com direitos e participação social”, a 6ª Cesan contou com as presenças do governador Jerônimo Rodrigues e do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias. Além de identificar apontar caminhos para avançar em políticas estruturantes rumo à soberania alimentar e a superação da fome, a conferência também escolhe os representantes da Bahia para a Conferência Nacional de Segurança Alimentar, a ser realizada em Brasília no mês de dezembro.

Bolsa Família completa 20 anos e beneficia cerca de 60 mil ilheenses

Em Ilhéus, o Índice de Gestão Descentralizada mais que dobrou nos últimos sete anos

bpf; bolsa família; sps; cras; social

O Bolsa Família é um programa social de transferência de renda que completa 20 anos nesta sexta-feira (20), beneficiando milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade. O programa tem como objetivo principal combater a pobreza e promover a inclusão social, sendo fundamental para garantir a segurança alimentar e a melhoria das condições de vida das famílias.

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SPS), realiza diariamente cerca de 200 atualizações e novos cadastros, através de equipe técnica da sede, unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Cadastro Unipessoal (porta em porta) e mutirões. Atualmente, 27.613 famílias recebem benefício da Primeira Infância, benefício complementar, benefício básico e variáveis entre crianças, adolescentes e responsável familiar, todos referentes ao Bolsa Família. O número equivale a 65.166 pessoas.

bpf; bolsa família; sps; cras; social

Em Ilhéus, o programa tem contribuído para a redução da pobreza e da desigualdade social. “Ele tem sido um importante instrumento de inclusão social, permitindo que famílias em situação de vulnerabilidade tenham condições mínimas para viver com dignidade”, destaca o prefeito Mário Alexandre. O Índice de Gestão Descentralizada (IGD) é utilizado para avaliar a gestão dos recursos do Bolsa Família pelos municípios.

Ele mensura a qualidade das ações de gestão, monitoramento e execução do programa, visando aprimorar a eficiência na distribuição dos benefícios. Conforme a SPS, em Ilhéus, esse índice mais que dobrou nos últimos sete anos. O cálculo do IGD é composto por 4 fatores:

1) taxa de atualização cadastral e taxas de acompanhamento das condicionalidades de saúde e educação;

2) adesão ao Sistema Único de Assistência Social (Suas);

3) prestação de contas;

4) parecer das contas do uso dos recursos

pesagem; bolsa família; auxílio brasil

“Trabalhamos com as condicionantes do programa, vacinação em dia, peso, acompanhamento das gestantes, dos beneficiários dos programas, revisão cadastral e público prioritário. Acompanhamos as famílias de perto, isso faz com que as pessoas tenham mais qualidade de vida e, consequentemente, eleva os índices do programa”, acrescenta Rubenilton Silva, titular da SPS.

O programa também passou por mudanças e aprimoramentos ao longo desses 20 anos, visando melhorar a eficiência e alcançar um maior número de famílias em situação de vulnerabilidade. O trabalho entre União, Estado e Município é essencial para garantir que o Bolsa Família continue beneficiando as famílias que mais necessitam e para consolidar a política pública do Suas.

Mário Alexandre confere serviços no Alto São João e discute retomada de obras viárias em Ilhéus

O gestor se reuniu com representantes do Grupo Ideal, responsável pelas obras da Zona Norte e Orla Sul

caminho dos altos; obras; grupo ideal; seinfra; infraestrutura

Na manhã desta quinta-feira (19), o prefeito Mário Alexandre visitou as obras no Alto São João, no bairro Teotônio Vilela. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra), oito escadarias serão construídas na região, por meio do Programa Caminho dos Altos. Mário Alexandre falou sobre a importância do programa, que assegura melhores condições de mobilidade à comunidade residente em localidades de difícil acesso.

“Desenvolvemos o maior programa de requalificação e construção de escadarias para os moradores dos altos de Ilhéus. Além de trazer mais qualidade de vida para todos, os serviços geram renda e emprego”.

 

caminho dos altos; obras; grupo ideal; seinfra; infraestrutura

A iniciativa é executada com recursos próprios e engloba drenagem; recuperação da escada de concreto armado; colocação de corrimão; pintura humanizada; iluminação e limpeza. Claudionor Jesus Silva, morador há 28 anos da localidade, lembra como era o acesso. “Quando eu cheguei aqui, tudo era terra, barro e agora está muito melhor”. Para Justiniano dos Santos Rocha, “isso aqui era um barro vermelho, antes a gente caía, ao tentar subir a ladeira. Mas agora, com essa melhoria, está ótimo”, comentou.

As obras das escadarias do Alto São João estão em fase final e em breve serão entregues oficialmente para a população. O Programa Caminho dos Altos tem o objetivo de construir e reformar 35 escadarias em 12 localidades do município.

caminho dos altos; obras; grupo ideal; seinfra; infraestrutura

Obras da Orla Sul e Zona Norte serão retomadas

Além do Alto São João, o prefeito Mário Alexandre visitou as obras viárias em andamento na Orla Sul. Na ocasião, o gestor se reuniu com representantes do Grupo Ideal, responsável pelas obras de duplicação da BA-001 e da requalificação da Zona Norte.

Sobre a situação das obras, Átila Docio, titular da Seinfra, explicou que existem dois contratos.

duplicação; ba-001

“Na Zona Norte, o contrato já está aprovado, com a readequação da metafísica referente aos serviços que serão executados. Hoje se encontra em discussão um item de reequilíbrio financeiro, referente ao insumo do asfalto, no qual a empresa está pleiteando junto ao Governo do Estado. Sobre a Orla Sul, está sendo finalizada uma readequação de projeto para que haja o mínimo de interferências sobre as cabanas”.

O secretário prevê a retomada das obras em novembro próximo.

Ilhéus é a primeira cidade da Bahia a lançar programação do Verão 2023-24

O município desponta como polo regional de desenvolvimento, ancorado, sobretudo, nas obras estruturantes que impulsionam o setor turístico

Pré-lançamento do projeto verão

Com planejamento e integração entre as diversas secretarias, a Prefeitura de Ilhéus realizou na última terça-feira (17) o pré-lançamento da programação do Verão 2023-24. O evento aconteceu no Hotel Jardim Atlântico e reuniu representantes do trade turístico e da sociedade civil.

Primeira cidade baiana a apresentar as ações que serão executadas na alta temporada, Ilhéus mostra que tem no turismo sua vocação primordial. A Terra do Chocolate e do Cacau também se transformou, nos últimos anos, em cenário de grandes produções, a exemplo do remake da novela Renascer, da TV Globo.

Muita além das belas praias e da natureza que lhe é peculiar, o município desponta como polo regional de desenvolvimento, ancorado, sobretudo, nas obras estruturantes que impulsionam o setor turístico e se configuram como fator de atração de novos visitantes.

turismo; remake. novela renascer

O ator Marcos Palmeira (centro da foto)

“Isso tudo é fruto de muita luta. Estamos preparando Ilhéus não para este ano, mas para mais de uma década à frente. Unir esforços e trazer as entidades para participar é uma forma de todos verem e fazerem parte dessa vitória, que não é minha. É do nosso povo, que consegue vender mais, expandir os negócios e gerar mais empregos. É uma roda e para que ela gire perfeitamente precisamos da união de todos”, disse o prefeito Mário Alexandre durante o pré-lançamento da programação.

Ilhéus saiu à frente de cidades como Salvador e Porto Seguro, o que demonstra a preocupação da atual gestão em promover o destino turístico e ganhar atenção do mercado nacional durante a estação mais aguardada do ano. A programação de verão inclui a temporada de cruzeiros, as ações do Novembro Negro, o projeto Natal Encantado, estrutura montada no Centro Histórico e as manifestações culturais, com destaque para Puxada do Mastro de São Sebastião e a Festa de Iemanjá.

Suspeito de matar idosa espancada na BA vai ter tratamento psiquiátrico em liberdade, diz filho da vítima

Por g1 BA e TV Bahia

Homem que teria matado idosa é liberado para fazer tratamento em casa

Homem que teria matado idosa é liberado para fazer tratamento em casa

O suspeito de espancar e matar a idosa Elisabete Nunes de Oliveira, de 68 anos, foi liberado para realizar tratamento psiquiátrico em liberdade. A decisão foi informada por Rodrigo Alves, filho da vítima, e anunciada nesta terça-feira (16), pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), após a primeira audiência de instrução.

O crime aconteceu no dia 12 de janeiro de 2023, no município de Dias D’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador. A idosa foi agredida até a morte quando saiu para levar o lixo para fora de casa. O suspeito é um homem que aparentava surto psicótico.

O suspeito foi preso em flagrante e em seguida teve a prisão preventiva decretada. A defesa do homem apresentou um laudo médico e alegou insanidade mental. O juiz responsável pelo caso então determinou a imputabilidade penal do réu.

O homem ficou internado provisoriamente no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico do Estado da Bahia (HCT), e segundo o filho da vítima, teve a liberdade concedida nesta terça-feira. Ele vai poder realizar o tratamento em sua própria residência

De acordo com Rodrigo Alves, filho da vítima, a liberdade do suspeito apresenta perigo para a sociedade, porque segundo ele, “o homem pode matar novamente outras pessoas”.

“Estou bastante indignado com essa situação porque ele já realizava tratamento em casa, deixou de tomar os medicamentos, teve um surto e acabou matando minha mãe. Eu fico imaginando quantas situações podem acontecer com ele em convívio na sociedade”, lamentou o filho de Elisabete.

Relembre o caso

O suspeito de matar a idosa fugiu da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Lucas Evangelista, em Dias D’Ávila, após sofrer um surto psicótico.

O homem, que estava com as mãos e os pés contidos, teria se soltado das amarras, quebrando uma vidraça e fugido pelos fundos da unidade.

Por meio de nota, a Prefeitura de Dias D’Ávila detalhou que a fuga aconteceu após o suspeito receber ajuda da própria mãe para se livrar das contenções.

No entanto, em conversa ao g1, um familiar do suspeito, que preferiu não identificado por questão de segurança, negou a versão. O familiar relatou que o homem foi levado para a UPA pela mãe, uma idosa de 60 anos, após agredi-la, também durante um surto psicótico. Segundo ele, quando o homem se agitou, a mãe pediu socorro, mas não houve ajuda por parte da UPA.

Na sequência, ele encontrou a idosa Elisabete Nunes e a espancou até a morte.

Menina de 6 anos filma o próprio estupro; suspeito é detido e solto no mesmo dia

Por g1 CE

Fachada da Delegacia Municipal de Amontoada, que investiga estupro de menina de 6 anos — Foto: Polícia Civil do Ceará/Divulgação

Fachada da Delegacia Municipal de Amontoada, que investiga estupro de menina de 6 anos — Foto: Polícia Civil do Ceará/Divulgação

Um homem foi mantido em liberdade após um vídeo em que ele aparecia abusando sexualmente da sobrinha, de 6 anos, circular na internet. O crime foi registrado em Amontada, na região norte do Ceará, em 9 de outubro.

Segundo a Polícia Civil, o vídeo foi gravado pela vítima do estupro e publicado no status do WhatsApp do abusador. Acredita-se que ela tenha feito a publicação sem o homem perceber.

Conforme apurado pelo g1, a vítima do estupro é sobrinha da então esposa do criminoso. Os dois teriam se separado após ela saber do crime. A mulher teria pedido para o companheiro cuidar da criança enquanto ela estava fora de casa.

Questionada sobre a soltura do abusador, a Secretaria de Segurança Pública do Ceará (SSPDS) informou apenas que apura as circunstâncias de um caso de estupro de vulnerável e que mais detalhes serão repassados posteriormente para não comprometer os trabalhos policiais.

PF prende policiais civis do Rio que venderam droga para traficantes

Rio de Janeiro (RJ) -  PF prende policiais civis do Rio que venderam droga para traficantes. Foto: PF/RJ

Além de negociar, agentes escoltaram 16 toneladas de maconha

A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta quinta-feira (19), quatro policiais civis e um advogado no Rio de Janeiro, suspeitos de venderem e escoltarem 16 toneladas de maconha para traficantes da principal facção criminosa do estado.

Cerca de 50 policiais participaram da Operação Drake, desencadeada em parceria com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), que já denunciou os suspeitos à Justiça.

De acordo com a investigação, que teve início em ação integrada do serviço de inteligência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da PF, duas viaturas da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas da Polícia Civil abordaram um caminhão carregado de maconha na divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro.

Propina e escolta

Depois de escoltarem o caminhão até a Cidade da Polícia Civil – endereço que reúne delegacias especializadas na zona norte da capital fluminense -, os policiais civis negociaram, por meio de um advogado ligado aos traficantes, a liberação da carga e do motorista, recebendo propina para isso.

Após o pagamento, três viaturas da delegacia escoltaram o caminhão com a droga até os acessos de Manguinhos, comunidade da zona norte dominada pela principal facção criminosa do estado. Em seguida, as 16 toneladas foram descarregadas pelos criminosos.

Busca até em delegacia

Os cinco mandados de prisão e seis de busca e apreensão foram expandidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Resende, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Os mandados foram cumpridos nas cidades do Rio e em Saquarema, na Região dos Lagos. Os policiais federais fizeram buscas até na Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas, na Cidade da Polícia.

A apuração foi feita pelo Grupo de Investigações Sensíveis da PF (Gise/RJ) e pela Delegacia de Repressão a Drogas (DRE/PF/RJ). Para o cumprimento dos mandados nesta quinta-feira, a PF teve o apoio da Corregedoria da Polícia Civil.

Pirata inglês

O nome da operação, Drake, é uma referência ao pirata e corsário inglês Francis Drake, que saqueava caravelas que transportavam material roubado e se julgava isento de culpa em razão da origem ilícita dos bens.

Em nota, a Polícia Civil informou à Agência Brasil que a corregedoria da corporação apoiou a ação para o cumprimento das ordens judiciais e “está instaurando processos administrativos-disciplinares”. Ainda segundo o comunicado, a Polícia Civil diz que “não compactua com nenhum tipo de desvio de conduta e atividade ilícita, reiterando seu compromisso de combate ao crime em defesa da sociedade”.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia