WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

:: ‘Notícias’

Prefeitura lança editais da Lei Paulo Gustavo para fortalecer setor cultural de Ilhéus

 

lei paulo gustavo; cultura

 

 

Na tarde da última terça-feira (7), o prefeito Mário Alexandre lançou editais para os recursos previstos na Lei Paulo Gustavo. O investimento total é de R$ 1,4 milhão voltado ao fomento de projetos de agentes culturais do município. O ato aconteceu no Centro Administrativo da Conquista, com a presença do vice-prefeito Bebeto Galvão, do secretário e do superintendente de Cultura, Geraldo Magela e Reinaldo Soares, respectivamente, e de representantes do setor cultural.

Mário Alexandre destacou o papel da Lei Paulo Gustavo para fortalecer o setor e criar oportunidades aos fazedores de cultura do município.

“São ações fundamentais para impulsionar toda a cadeia cultural e artística, com foco no crescimento da economia. Então, a cultura enriquece a vida dos cidadãos e contribui para a valorização e preservação da nossa história. Através da Lei Paulo Gustavo vamos garantir mais incentivos para que o setor continue se recuperando dos impactos causados pela pandemia”.

Por definição da lei, 70% do recurso será destinado ao setor audiovisual e 30% para os outros setores culturais, distribuídos em categorias. Os editais ficarão disponíveis no site da Prefeitura.

“A Lei Paulo Gustavo dá um retorno às atividades culturais. Acompanhamos todo o processo de construção nas oitivas e participamos desse lançamento que será crucial para o desenvolvimento das ações culturais e do turismo em Ilhéus. Parabenizo o prefeito Mário Alexandre e a sua equipe. Sem dúvida esse é um momento muito importante para todo o setor”, disse Marcos Lessa, secretário do Conselho Municipal de Cultura.

 

lei paulo gustavo; cultura

 

De acordo com Magela, as etapas consistem na publicação dos editais, recebimento dos projetos, seleção e pagamento. A previsão é de que o processo seja concluído até dezembro deste ano e contemple cerca de 200 pessoas.

“O povo negro e baiano é o que mais produz cultura, então esse povo precisa ter acesso a esses editais. A democratização é essencial para que possamos alcançar a população que mais produz, contudo ainda é a mais afetada pela falta de investimentos. Esse momento é de suma importância”, comentou Daniel Amaro, do projeto Wakanda.

Sobre a Lei

A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022) dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19.

Bebeto Galvão reiterou a importância da cultura para a sociedade e o compromisso do governo municipal com os profissionais do setor.

“Momento importante para os fazedores e trabalhadores da Cultura, que participaram ativamente da luta pela democracia e pelas liberdades. A consequência direta de tais manifestações foi sentida com medidas importantes, como a retomada do MinC e das políticas culturais. Vamos seguir o ciclo virtuoso dos investimentos, com transparência, prestação de contas e garantindo autonomia aos fazedores de Cultura”.

 

lei paulo gustavo; cultura

 

 

 

 

 

Ilhéus de Luto: Faleceu na madrugada de hoje a guerreira, professora Carmelita

APÓS AVC, CARMELITA PASSARÁ POR EXAME PARA AVALIAÇÃO DE DANO NEUROLÓGICO »  Pimenta

Lutou arduamente contra um AVC,  já apresentava melhoras e teve o tempo todo, o apoio de seu marido Professor Ednei, de filhos que foram  dados a ela por Deus, mas, infelizmente a querida Professora, guerreira, ex Vereadora e ex Presidente da PT, candidata a Prefeita, foi morar no céu, com esse sorriso para alegrar mais ainda aquele lugar e dizer que foi feliz.

A noticia nos causou uma grande surpresa, porque diariamente, seu esposo e familia passava a confiança de ela venceria a luta , pois avanços aconteciam, mas não foi a vontade de Deus.

Carmelita, religiosa, humanista, exemplo de mulher pública, esposa, mãe e guerreira, deixa o legado de como ser humanista, íntegra e temente a Deus. Segue em paz amiga, Descansa nos braços do Pai. O velório será as 8 horas no Saf e o enterro as 16 horas.

Laudicéa Carvalho.

Redação do Enem aborda mulheres e invisibilidade do trabalho de cuidar

destaque enem português

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano é: “Desafios para o o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. 

A informação foi divulgada neste domingo (5) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua 2022, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres dedicam, em média, 21,3 horas semanais aos afazeres domésticos e cuidados de pessoas, enquanto os homens utilizam 11,7 horas.

Neste ano, os ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e das Mulheres criaram um grupo de trabalho para a elaboração da Política Nacional de Cuidados. Também foi lançada uma consulta pública e um formulário eletrônico para ouvir a sociedade sobre a elaboração dessa Política.

Além da prova de redação, na tarde de hoje, os candidatos inscritos no Enem fazem as questões de linguagens e códigos e de ciências humanas. A prova começou às 13h30 e o horário de término é 19h (horário de Brasília).

A prova de redação exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. O candidato deverá defender um ponto de vista apoiado em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual.

Também deve elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto. Essa proposta deve respeitar os direitos humanos.

Ao elaborar a redação, os participantes devem ficar atentos às cinco competências que serão exigidas do texto:

* Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;

* Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;

* Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;

* Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;

* Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Entre os critérios que podem conferir nota 0 à redação estão a fuga ao tema, texto com até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Fenopo fomenta debate sobre cultura empreendedora na Faculdade de Ilhéus

A Feira de Negócios e oportunidades da Faculdade de Ilhéus (Fenopo) chegou à décima sexta edição, em 2023, mantendo o foco no estímulo ao empreendedorismo, um dos princípios pedagógicos da instituição de ensino superior. O evento foi realizado na sede da faculdade, com minicursos, oficinas, mutirão de cidadania, exposição em estandes, feira das profissões, shows musicais e palestras voltadas ao tema da Fenopo, “Empreendedorismo: Conectando Ideias com Responsabilidade Social”.

As atividades da feira contaram com a participação dos estudantes e professores de todos os cursos da Faculdade de Ilhéus e da Faculdade Madre Thaís, além do público externo. “Este evento tem como objetivo estimular a cultura empreendedora com a integração de segmentos da sociedade”, afirma professor Almir Milanesi, diretor-geral das instituições.

Na noite de abertura, no auditório da Faculdade, aconteceu a palestra Estratégias de marketing e inovação na AMBEV”, com Felipe Melo, formado em Engenharia de Petróleo, pela UFBA, com especialização em Gerenciamento Logístico e mestrado em Gerenciamento Estratégico de Empresas pela Harvard University (EUA). Ele é gerente-geral da Ambev para a região Sul da Bahia e trabalha com mais de 200 pessoas.

 

Melo afirmou que “a Ambev e qualquer outra empresa, hoje, inova a todo tempo. A gente mudou o sistema da Ambev que usávamos há anos, e eu estou aprendendo tudo de novo”. A Ambev é uma multinacional, surgida no Brasil quando a Brahma comprou a Antarctica. Presente em mais de 100 países e dona de mais de 500 marcas de cerveja, no Brasi, a empresa tem mais de 35 mil funcionários e gera cerca de 22 bilhões de reais em impostos.

Felipe Melo enfatizou que a Ambev tem investido muito na área de tecnologia, “porque para movimentar o nosso negócio, para ganhar eficiência e para inovar como a gente vem fazendo, é preciso investir pesado em centros de inovação e tecnologia. E, cada vez mais, estamos falando de diversidade e inclusão, porque não faz sentido querer atender a todos os gostos de todas as pessoas, se a gente não tiver um time interno diverso, que entenda de todos os gostos, de todas as gerações”, acrescentou.

No dia 26, também à noite, a palestra foi sobre o tema “Empreendedorismo e Inovação sem Mágica”, com Sílvio Wellington. E na sexta-feira, dia 27, o tema abordado foi “O segredo do empreendedor”, com o escritor Fernando Dolabela, autor de “O Segredo de Luiza”, best-seller na área de empreendedorismo, por meio de uma entrevista feita pelo professor Amarildo Moretti, do colegiado do curso de Administração.

Para Dolabela, “quando falamos de empreendedorismo, estamos falando de transformação de energia, de sonho, de conhecimento em riqueza para a coletividade. Esse aspecto é importante, porque empreendedor é alguém que gera valor positivo para a sociedade. Sem isso não funciona eticamente.”

O escritor sustentou que todo mundo pode ser um empreendedor, “pois o homem empreende toda vez que ele decide intervir com o outro, com a natureza. Mais difícil do que empreender é ser empregado. Não tem nada mais difícil do que ser empregado. O mundo que a gente conhece é hierarquizado. Tem sempre um chefe. E quando tem chefe, tem problema. Por quê? Porque não atende ao sonho de liberdade, de autorrealização, de ser protagonista do próprio sonho. Empreender é um processo muito mais condizente a nossa natureza, natureza do ser humano”, afirmou.

E acrescentou: “Empreendedorismo fala em felicidade o tempo todo, tem que ser divertido. Os empreendedores são pessoas que adoram o que fazem, não gostam do final de semana, não gostam de férias, porque eles adoram o que fazem. Esse é o caminho. O grande mistério do empreendedor é descobrir o que ele adora. Pra muita gente é fácil, para outros não. Essa felicidade é inerente. A academia tem muita dificuldade em falar a palavra felicidade. Agora, a gente está começando a falar, mas o acadêmico não lida com emoção. O acadêmico tem uma certa distância daquilo que não é regido pela razão. Mas empreendedorismo é isso, é alegria. É força, energia. A gente só tem energia quando está perto da felicidade ou está feliz, quando a nossa emoção é privilegiada.”

Apoios – A Fenopo 2023 contou com o patrocínio da Almeida Carneiro Construtora, Casa do Carpinteiro, Eco Porto – Material Higiênico, Prefeitura Municipal de Ilhéus, Sicoob, Sul Sat – Energia Solar e Sistema de Automação, Terceira Via Formaturas e Posto Atlântico Sul. E o apoio da Ambev- Risb CDD de Ilhéus, Ariluz , Avatim, Calzin – Cortes e Assados, Chocolates Benevides,  Clínica Perfil, Cloros – Produtos de Limpeza,  Construlando – Materiais para Construção, Ferrari Vidros,  Gardênia Modas, Jobson – Cabeleireiro e Designer de Sobrancelhas, Joia de Ilhéus, Lanchonete Boca Nervosa, Móveis São Jorge, O Boticário, Padim – Atacadista de Alimentos, e Safira Joias.

Sutram monta esquema especial de transporte público para os dias de provas do Enem

Os estudantes contarão com o reforço da frota das linhas que dão acesso aos locais de provas

Ônibus

A Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram) informa que será adotada uma operação especial em alguns pontos da cidade, a fim de dar suporte à realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecem neste domingo e no próximo, 5 e 12 de novembro, respectivamente.

Conforme Hermano Fahning, diretor-geral da Sutram, os estudantes contarão com o reforço da frota das linhas que dão acesso aos locais de provas: Faculdade de Ilhéus; Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Colégio Estadual Moisés Bohana, Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa e áreas adjacentes.

O objetivo é garantir o transporte público aos candidatos que residem nas zonas urbana e rural da cidade. Os agentes de trânsito realizarão a fiscalização, controlando a saída dos veículos das garagens para evitar atrasos.

Os portões abrem às 12h e fecham às 13h pelo horário oficial de Brasília. No dia 5 de novembro, as provas encerram às 19h e no dia 12 de novembro, às 18h30.

Jogos Indígenas Estudantis integram comunidade de Olivença e valorizam cultura Tupinambá

jiet 2023; jogos indígenas; tupinambá

Outubro terminou com a realização da 8ª edição dos Jogos Indígenas Estudantis Tupinambá (JIET), que aconteceram na Arena Paranã, em Olivença, entre os dias 25 e 29, reunindo mais de 300 competidores. O JIET teve o objetivo de promover a integração entre os estudantes, os jovens e a comunidade, incentivando o esporte tradicional dentro do Território, valorizando e fortalecendo a identidade cultural e esportiva praticada pelos povos originários.

A competição incluiu modalidades tradicionais da cultura indígena, como arco e flecha, cabo de guerra e zarabatana, dentre outros esportes, e desfile cultural. Conforme a organização, o evento reuniu mais de 500 pessoas, diariamente.

jiet 2023; jogos indígenas; tupinambá

“A Arena Paranã foi o palco escolhido para a abertura dos jogos, que teve como foco principal o ‘Mato Tupinambá’, um marco simbólico do território. Além disso, a bandeira do Divino Espírito Santo também esteve presente, representando a visita dos Romeiros do Divino, muitos deles indígenas, que reforçaram a demarcação do Território do Povo Tupinambá de Olivença”, explicou Gilmara Vieira dos Santos.

Gilmara e sua irmã, Maria Cristina, contaram que além da confraternização entre o próprio Povo Tupinambá, a organização convidou outros Povos Originários para compartilhar as suas manifestações culturais, saberes e vivências, através da dança, dos cânticos, das pinturas e do esporte, desenvolvido e praticado no dia a dia em seus Territórios.

jiet 2023; jogos indígenas; tupinambá

O Grupo Paranã, responsável pela organização do evento, realiza anualmente essa grande celebração do esporte intercultural e tradicional para receber todo o Povo Indígena, preservando suas tradições, costumes e religiosidade.

O prefeito Mário Alexandre ressaltou a importância dos Jogos, como uma oportunidade para a sociedade conhecer e valorizar a história dos Povos Originários. “Uma expressão cultural que deve ser evidenciada e transmitida aos mais jovens, uma vez que ela é parte importante da história não somente dos Povos Originários, mas da cidade de Ilhéus”.

Atletas de Ilhéus se destacam em Campeonato Baiano de Taekwondo

Campeonato Baiano de Taekwondo; Taekwondo; Taekwondo Ilhéus
Entre os dias 28 e 29 de outubro, a cidade de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, sediou o Campeonato Baiano de Taekwondo, reunindo os melhores atletas do estado em diversas modalidades, do infantil ao adulto, entre homens e mulheres. O evento foi organizado pela Federação Baiana de Taekwondo (FEBT).

O sul da Bahia foi representado pela equipe formada por trinta atletas de Ilhéus, Itabuna e Uruçuca. Os atletas da região conquistaram 27 medalhas, sendo 17 de ouro, sete de prata e três de bronze. Na classificação geral, a Associação Leandro Ferreira de Taekwondo, que existe desde 2006 em Ilhéus, garantiu a terceira melhor pontuação no estado. Os atletas venceram nas categorias ‘Faixa Preta’ cadete, adulto e master, conquistando pontos no ranking nacional, que define o direito à Bolsa Atleta.

“Parabenizo os atletas ilheenses que foram até Lauro de Freitas representar o nosso esporte e fizeram bonito, sendo destaque e figurando entre os melhores da Bahia. É muito bom ver como o nosso povo é vitorioso e, toda vez que sai para uma competição, volta com medalhas e as principais premiações. Parabéns ao Taekwondo de Ilhéus”, felicitou o prefeito Mário Alexandre.

Ministério enviará técnicos para avaliarem assoreamento no porto de Ilhéus, garante Costa Filho a Jorge Solla

O ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, garantiu ao deputado federal Jorge Solla (PT-BA) o envio de técnicos para estudos de combate ao assoreamento no porto de Ilhéus, sul da Bahia, devido à perda de profundidade do calado onde os navios atracam.

Nesta terça-feira (24), Solla levou uma comitiva para também apresentar outras demandas urgentes para a população local, como o uso pleno do aeroporto com voos comerciais para outros estados, além da necessidade de conter o avanço da maré na orla norte de Ilhéus.

Nomeada Comissão em Defesa do Porto de Ilhéus, a comitiva informou ao ministro que já foi identificada a perda de quase um metro de calado por causa do assoreamento e apresentou imagens que ilustram a formação de bancos de areia que dificultam as manobras dos navios.

“Como sempre, o ministro nos recebeu muito bem. Saímos da reunião mais esperançosos com a previsão de soluções que atendem não apenas a população de Ilhéus, mas que podem alavancar diversos setores da economia local e gerar empregos e receitas”, prevê Solla.

Formavam a comitiva o vereador Augustão (PT-BA), o assessor parlamentar Adilson José, o diretor do Sindicato dos Conferentes de Ilhéus, Luisaldo Barreto, o representante do Sindicato de Movimentação de Mercadorias em Geral, Emerson Brandão, e o diretor da Associação Comercial e Industrial de Ilhéus, Nilton Cruz.

Em relação à reativação dos voos comerciais no aeroporto local, Costa Filho assegurou ao parlamentar que a pasta comandada por ele iniciará tratativas com o Governo da Bahia para avaliar a questão no âmbito do plano de aviação regional.

Sobre as medidas para conter o avanço da maré – que já destruiu ruas, casas, estabelecimentos comerciais e erodiu parte da rodovia BA-001 – na orla norte de Ilhéus, o ministro afirmou que encaminhará a demanda para a competência do Ministério de Desenvolvimento Regional.

Ao final do encontro, o ministro ainda foi presenteado pela comitiva com barras de chocolate produzidas por marcas de Ilhéus, município que ficou conhecido em nível mundial pela cultura do cacau, fruta cujas amêndoas são o principal ingrediente na composição dos doces.

Jonilson Souza assume mandato como vereador suplente do Podemos, no lugar do Vereador Kaique Souza, por 135 dias para tratamento de Saúde.

Vereador deixa mandato para tratamento de Saúde por 135 dias
Jonilson Souza assume mandato como vereador suplente do Podemos, no lugar de Kaique Souza, por 135 dias
Empossado Vereador Jonilson Souza sempre honrou e honrará o mandato, garantiu Kaique Souza

  Mais uma vez Jonilson Souza assumiu o mandato como vereador suplente pelo partido PODEMOS, em Ilhéus, em lugar do titular, Vereador Kaique Souza, que se afasta temporariamente por 135 (Cento e trinta e cinco) dias para tratamento de saúde nas pernas e coluna cervical além do nervo ciático. O Vereador Kaique Souza foi submetido a vários exames e vem semanalmente sendo submetido a procedimentos não evasivos em centro cirúrgico , inclusive para avaliação de uma possível cirurgia.

Jonilson tem 43 anos, é casado e instrutor de  formação profissional. Na última eleição Jonilson obteve 657 votos (0,72%), sendo a maioria na Zona Norte de Ilhéus, onde o vereador possui grande representatividade.

Segundo informou ao Jornal do Radialista logo após a posse, “Estou pronto para colaborar e somar no legislativo ilheense, discutir assuntos pertinentes ao município e, apresentar proposições importantes de interesse da coletividade”, pontuou Jonilson ao Jornalista Elias Reis

Ilhéus vai sediar etapa dos Jogos Escolares da Bahia; evento reúne municípios do Litoral Sul

O evento acontece entre os dias 13 e 17 de novembro, envolvendo 84 unidades escolares

esporte; jogos escolares da bahia

Dos dias 13 a 17 de novembro, a cidade de Ilhéus será palco de uma das etapas dos Jogos Escolares da Bahia. O evento envolve 84 unidades escolares de pelo menos 26 municípios do Território Litoral Sul. Nesta quarta-feira (25), a Prefeitura e representantes da rede estadual de ensino se reuniram para definir os detalhes do evento.

O encontro aconteceu no Centro Administrativo da Conquista e contou com a presença do titular da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, Luiz Carlos dos Santos. Na oportunidade, o secretário frisou a importância da retomada do evento na cidade, destacando a movimentação econômica e o fomento à atividade turística.

jogos escolares da Bahia; esporte; rede estadual

As propostas apresentadas referem-se ao fortalecimento de modalidades como o basquete, vôlei e handebol, que são menos procuradas, bem como a participação feminina nos jogos. Serão 18 modalidades para entreter o público e revelar grandes talentos do esporte regional.

“Os jogos fazem parte do projeto estruturante da rede estadual. Além de Ilhéus, iremos contemplar cidades circunvizinhas, como Itacaré, Una e Canavieiras. Realizamos um alinhamento com a presença dos professores de Educação Física sobre toda a logística dos Jogos para que possamos fazer um evento de qualidade, que promova a prática esportiva entre os nossos jovens”, explicou Cristovam Crispim, professor de Educação Física da rede estadual e coordenador do Território Sul dos Jogos Escolares da Bahia.

Prefeitura de Ilhéus mobiliza serviços para mitigar danos causados pelo avanço da maré na Zona Norte

Outra frente de serviço atua na Zona Sul, por meio da patrulha mecanizada nas ruas do Loteamento Praia do Sul

zona norte; erosão; seinfra

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra), segue mobilizada para mitigar os danos causados pelo avanço da maré nos bairros São Domingos e São Miguel, Zona Norte da cidade. Conforme a Seinfra, o trabalho consiste na colocação de bagwall, técnica utilizada para reduzir a força das ondas e proteger as áreas degradadas pela erosão costeira.

A máquina escavadeira está fazendo a movimentação de pedras, a fim de instalar barreiras de contenção, evitando que as águas atinjam as casas e estabelecimentos comerciais da região.

zona norte; erosão; seinfra

No dia 16 de outubro, o Município decretou situação de emergência nas localidades de São Domingos, São Miguel, Ponta da Tulha, Mamoã, Joia do Atlântico e Ponta do Ramo.

A Prefeitura esclarece que existe um projeto responsável por determinar toda a morfologia necessária para conter e evitar novas erosões em outros pontos do litoral. De acordo com a Seinfra, outra frente de serviço atua na Zona Sul, por meio da patrulha mecanizada nas ruas do Loteamento Praia do Sul.

A ação é executada com patrol e rolo compactador sobre o cascalho aplicado sobre a via. O trabalho também foi realizado no Parque de Olivença e Baneb.

“Democracia e Direito à Cultura” serão debatidos na IV Conferência Municipal a partir desta sexta

“A Cultura que temos e a Cultura que queremos”, será o tema da IV Conferência Municipal de Cultura e propõem discussões e proposições sobre políticas culturais para Ilhéus

 Publicado em 24/10/2023 16:49 – Atualizado em 25/10/2023 09:25

A Prefeitura Municipal de Ilhéus, através da Secretaria de Cultura, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura, convida todos para a IV Conferência Municipal de Cultura, que acontece nos dias 27 e 28 de outubro, no Teatro Municipal de Ilhéus.

Esta edição da Conferência de Cultura terá como tema, “A Cultura que temos e a Cultura que queremos” e visa promover discussões e proposições sobre políticas culturais para o município, além de avaliar o que tem sido realizado e cobrar aquilo que já havia sido demandado anteriormente.

O secretário da Secult, Geraldo Magela destaca o objetivo do evento, “após 13 anos Ilhéus realizará sua Conferência de Cultura, com o objetivo avançar o sistema de Cultura e fazer propostas para a Conferência Estadual e Nacional” e o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Althemar Lima explica que “as Conferências Municipais de Cultura são instrumentos capazes de canalizar as demandas da sociedade. Esses espaços de debates entre poder público e a sociedade que, inclusive, é alvo das próprias políticas a serem discutidas. Estabelecer políticas culturais  com caráter democrático e forma contínua é de fundamental importância para a valorização e respeito dos segmentos culturais. Em nosso município com o potencial que tem, não se realiza uma Conferência Cultural a mais de 13 anos, o que torna o município inelegível, podendo sofrer com a falta de repasse da União e do Estado”.

A programação da Conferência tem início no dia 27 de outubro, às 16 horas, com o ato de instalação da placa, na Praça Castro Alves e abertura oficial, no Teatro Municipal, a partir das 19 horas, segundo com a palestra magna com Oseas Max, representante do Ministério da Cultura na Bahia.

Já o segundo dia de Conferência conta com uma série de atrações culturais e mesas de discussões, concluindo com a eleição dos Delegados para a Conferência Estadual, às 16 horas e o encerramento oficial, a partir das 17 horas, na Praça Pedro Matos. Confira, logo abaixo, a programação completa do evento.

“A Conferência Municipal de Cultura é fundamental para canalizar as demandas da sociedade e promover o debate entre o poder público e a comunidade, visando estabelecer políticas culturais mais democráticas e contínuas. É um espaço de democracia participativa onde o povo tem voz ativa”, explica o prefeito Mário Alexandre sobre a importância da realização da Conferência e dá o seu apoio.

A IV Conferência Municipal de Cultura está inserida tanto no contexto da VI Conferência Estadual da Bahia, com o tema “Cultura e Democracia em Construção na Terra da Liberdade”, que acontece em Feira de Santana, de 06 a 08 de dezembro; como da IV Conferência Nacional, que acontece em Brasília, entre 04 e 08 de março de 2024, com o tema “Democracia e Direito à Cultura”.

Programação Completa*:

(*Programação de responsabilidade dos organizadores, com possibilidade de alteração).

  • 27/10/2023
    • 16h – Ato de instalação da placa na praça Castro Alves
    • 17h – Atividade Cultural na Praça Pedro Matos e em frente da Casa Jorge Amado
    • 19h – Abertura da 4ª Conferência no Teatro Municipal
      • Formação da Mesa com Prefeito e Autoridades 
    • 20h – Palestra Magna
      • Oseas Max – Representante do Ministério da Cultura na Bahia
  • 28/10/2023
    • 8h – Homenagem Cordelista Gilton Thomaz (Setorial de Literatura)
    • 8h30 – Leitura do Regimento
    • 9h – Orientação para distribuição dos Eixo Temático
      • Teatro – Eixo 1 – Institucionalização: Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura (Mediador – Paulo Cidade)
      • Sala 01 – Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e participação social (Mediador – Mestre Ney)
      • Sala  02 – Eixo  3 – Identidade, Patrimônio e Memória (Mediador – Geraldo Magela)
      • Sala 03 – Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural (Mediador – Professor Emerson Silva)
      • Sala 04 – Eixo  5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda, e Sustentabilidade (Mediadora – Claudiana Figueiredo)
      • Sala 05 – Eixo  6 – Direito às Artes e as Línguas Digitais (Mediador – Lucas Mota)
    • 11h – Atividade Cultural no Teatro
    • 12h – Almoço e Atividade Cultural na Praça Pedro Matos
    • 14h – Leitura e Aprovação das Propostas
    • 16h – Eleição dos Delegados Para Conferência Estadual
    • 17h – Encerramento com Atividade Cultural na Praça Pedro Matos


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia