WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

:: ‘Notícias’

Justa Homenagem: Nesta terça-feira, dia 9, acontece o descerramento da placa da Avenida Vereador Ruy Carvalho

Falecido há dois anos, o médico Ruy Carlos Carvalho Santos (1950-2021) será mais uma vez lembrado por amigos e familiares. Nesta terça-feira, 9 de janeiro de 2024, data em que completaria 74 anos, às 16 horas, será realizado o ato de descerramento da placa que denomina a Avenida Vereador Ruy Carvalho, localizada na zona sul da cidade de Ilhéus.

A Avenida Vereador Ruy Carvalho compreende o trecho iniciado à direita da Rodovia BA-001, a partir do posto de combustíveis até a esquina da hamburgueria Manero, onde ocorrerá o ato em homenagem póstuma a Dr. Ruy, personalidade médica e política de destaque da recente história de Ilhéus.


A denominação da Avenida Vereador Ruy Carvalho, localizada no Bairro São Francisco, se deu por meio de iniciativa da vereadora Enilda Mendonça (PT), com assessoria do memorialista José Nazal, cujo projeto foi aprovado por unanimidade pelo plenário do Poder Legislativo. A Lei 4.164 foi sancionada pelo prefeito Mário Alexandre em 9 de junho de 2022. O código postal do logradouro é 45.655-098.

O ato de descerramento da placa, reivindicado por familiares e amigos, concretiza a homenagem a Dr. Ruy Carvalho e conta com o apoio da vereadora Enilda Mendonça e dos prepostos da Superintendência de Trânsito do Município (Sutram). “Esta é uma homenagem merecida e justa. Ruy escreveu seu nome na história de Ilhéus”, afirma o ativista Gerson Marques.

 

História – Ruy Carlos Carvalho Santos faleceu em 28 de dezembro de 2021, após internação no Hospital São José por complicações de saúde advindas de uma forte gripe. Formado em Medicina e especialista em pneumologia, Ruy exerceu o cargo de secretário municipal de Saúde no primeiro mandato do prefeito Jabes Ribeiro (1983-1988), tendo iniciado uma trajetória como homem público comprometido com a democratização e expansão da saúde pública e com o desenvolvimento regional.

Em 1988, foi eleito vereador pelo PSB. Em 1992, foi candidato a prefeito de Ilhéus também pelo PSB, tendo como vice Nelson Simões (PT). Foi candidato a prefeito de Ilhéus em 2004 e em 2008, pelo PT, partido pelo qual também foi candidato a deputado estadual, em 2006. Além disso, foi diretor geral do extinto Hospital Regional Luiz Viana Filho, entre 2005 e 2008, onde atualmente funciona o Hospital Materno Infantil Dr. Joaquim Sampaio.

De perfil democrático e ideais socialistas, o ex-vereador sempre atuou como militante político combativo, intransigente na defesa da saúde, da educação e cultura e da justiça social. Após a aposentadoria, dedicou-se à Medicina do Trabalho. Era casado com a ex-auditora federal do Trabalho, Elísia França. Rui deixou cinco filhos (Rafael, Joana, Luiza, Gabriel e Mateus) e quatro netos (Laura, Davi, Miguel e Henry – que ele não conheceu). Por sua vez, a filha Luiza encontra-se grávida de uma menina.

Atos pró-democracia marcam um ano de ações golpistas de 8 de janeiro

Evento reunirá chefes dos Três Poderes no Congresso Nacional

Publicado em 08/01/2024 – 07:06 Por Agência Brasil*  – Brasília

Uma série de atos marcarão, nesta segunda-feira (8), um ano da invasão e depredação do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF) por vândalos e golpistas inconformados com a vitória do então presidente empossado, Luiz Inácio Lula da Silva.

O evento mais significativo ocorrerá no Congresso Nacional, em Brasília, às 15h, e reunirá Lula, os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, além de governadores, ministros, parlamentares e representantes da sociedade civil e do Poder Judiciário.

Proposto pelo próprio presidente da República, o evento, batizado de “Democracia Inabalada”, busca reafirmar a importância do regime democrático. “É um momento de festa para celebrar a democracia revigorada após os atos inaceitáveis do dia 8 de janeiro de 2023”, afirmou o ministro da Justiça e Segurança Pública em exercício, Ricardo Cappelli, no último dia 26.

O Congresso Nacional espera reunir cerca de 500 convidados para a solenidade, que será marcada pela reintegração simbólica ao patrimônio público de uma tapeçaria de Burle Marx e de uma réplica da Constituição Federal de 1988. A obra de Burle Marx (sem título) foi criada em 1973 e vandalizada durante a invasão do Congresso Nacional em 8 de janeiro. Após minucioso trabalho de restauração, a tapeçaria voltou ao patrimônio do Senado. Já a réplica da Constituição foi recuperada, sem qualquer dano, após ter sido furtada da sede do Supremo, também no dia 8 de janeiro.

Ruas

Entidades, movimentos sociais e partidos políticos também promoverão atos em diversas cidades do país. Centrais sindicais como Central Única dos Trabalhadores (CUT) convocaram as entidades filiadas a realizarem atos e atividades em todo o país a fim de “marcar um ano da tentativa de golpe imposta por aliados do ex-presidente [Jair Bolsonaro], derrotado nas urnas em 2022”.

Em Brasília, as primeiras manifestações ocorreram nesse domingo (7). Partidos de esquerda e organizações sociais, incluindo a CUT-DF, aproveitaram que a rodovia DF-002 (Eixão) é fechada para o trânsito de veículos e liberada para pedestres e ciclistas e promoveram o chamado Ato em Defesa da Democracia, na altura do 208 Norte. A proposta de antecipar o evento era, além de aproveitar a concentração de frequentadores do chamado Eixão do Lazer, não concorrer com o ato oficial, no Congresso.

De acordo com os movimentos Brasil Popular e Povo sem Medo, para esta segunda estão programados atos nas seguintes capitais, entre outras cidades:

Aracaju (SE) – 8h no calçadão da Rua João Pessoa, próximo ao Museu Palácio Olímpio Campos

Belo Horizonte (MG) – 16h, na Casa do Jornalista, na Avenida Álvares Cabral, nº 400, Centro.

Campo Grande (MS) – 17h, no sindicato Sintell, à Rua José Antônio nº 1682

Goiânia (GO) – 9h, Cepal do Setor Sul (Rua 15 com Rua Fued José Sebba)

João Pessoa (PB) – 15h, na Lagoa do Parque Solon de Lucena

Porto Alegre (RS) – 17h, no Sindicato dos Bancários, na Rua General Câmara nº 424

Recife (PE) – 10h, no Monumento Tortura Nunca Mais, na Rua da Aurora, bairro da Boa Vista

Rio de Janeiro (RJ) – 17h, na Cinelândia

Salvador (BA) – 9h, no Centro Administrativo, da Assembleia Legislativa (ALBA)

São Paulo (SP) – 17h, na Avenida Paulista, em frente ao Masp

Vitória (ES) – 16h30, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Américo Buaiz nº 205)

Com informações da Agência Senado e do Portal CUT

Jerônimo participa de ato em defesa da democracia que será realizado, hoje, na Alba

O governador Jerônimo Rodrigues participa, às 9h de hoje (8), de um ato em defesa da democracia e contra o golpe, realizado no auditório Jornalista Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O evento ocorre um ano após os ataques do 8 de janeiro, em Brasília, que resultaram em danos a prédios públicos.

O encontro na Alba reunirá movimentos sociais, centrais sindicais, parlamentares, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de integrantes do Ministério Público, Defensoria Pública e UPB.

De cara nova: Estádio Mário Pessoa está apto para sediar partidas do Baianão e da Copa do Brasil

baianão; campeonato baiano 2023

Na próxima quinta-feira, 17 de janeiro, o Barcelona enfrenta o Juazeirense pela Série A do Campeonato Baiano. O jogo será realizado no Estádio Mário Pessoa, a casa do clube ilheense, com transmissão às 17h. Após diversas melhorias executadas pela Prefeitura e autorização da Federação Bahiana de Futebol (FBF), o estádio está apto para receber jogos da elite do futebol baiano, além de partidas da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro (Série D).

O Itabuna, time da cidade vizinha, começa a sua jornada na Série A do Baianão enfrentando o Atlético de Alagoinhas, no domingo, 14 de janeiro, às 18h30. O clube itabunense também vai mandar seus jogos no Mário Pessoa, conforme acordo firmado entre a diretoria do clube e a Prefeitura de Ilhéus, uma vez que o Estádio Luiz Viana Filho (Itabunão) não está em condições de receber os jogos da temporada (relembre aqui).

“É muito importante para a nossa cidade receber os jogos no Mário Pessoa. O Município apoia e vê como uma grande oportunidade a articulação com os clubes da nossa região, já que teremos mais visibilidade, recebendo eventos de grande relevância no esporte nacional”, explicou o prefeito Mário Alexandre.

baianão; campeonato baiano 2023

No último ano, a Prefeitura de Ilhéus entregou o Estádio Mário Pessoa requalificado e dentro das normas exigidas para receber as partidas. Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra), o equipamento esportivo possui todos os laudos exigidos aprovados – Vigilância Sanitária e condições de higiene; segurança; combate a incêndio e pânico; engenharia e condições estruturais.

Os serviços incluem renovação do sistema de hidrantes dentro do estádio, instalação de uma nova central de alarme de emergência, construção de novos portões de saída de emergência e instalação de barras antiesmagamento na arquibancada coberta. Com as melhorias, o Mário Pessoa passa a ter capacidade de receber 3.850 torcedores.

O Barcelona de Ilhéus estreia no dia 17 de janeiro, às 17h. Já o Itabuna entrará em campo antes, no dia 14 de janeiro, às 18h30. A TVE realizará a transmissão dos dois jogos.

Confira a tabela oficial do Baianão 2024. Clique aqui.

Prefeitura de Ilhéus retoma obras de pavimentação e drenagem das ruas Santarém e São Francisco

 

rua santarém

 

Executados em parceria com o Governo do Estado, os serviços de pavimentação asfáltica e drenagem das ruas Santarém e São Francisco foram retomados pela Prefeitura de Ilhéus. As ruas dão acesso ao Hospital Materno-Infantil Dr Joaquim Sampaio, no bairro Conquista.

Conforme a Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra), na Rua Santarém, as equipes iniciaram a execução da base e sub-base. Já na Rua São Francisco estão sendo realizados topografia e piqueteamento. A previsão é de que a patrulha mecanizada também atenda aos logradouros mencionados.

Balanço de serviços – O trabalho também segue nas seguintes localidades:

6ª Travessa do Nerival

Serviços: instalação e pintura do guarda-corpo;

Encosta Dois de Julho (Alto do Amparo)

Serviços: retirada de barro e escavação de buracos para execução de grampos;

 

obras; seinfra; santarém; são francisco

Avenida Beira Rio – Sambaituba

Serviços: execução de cortes para juntas, execução de rampas e de passeios;

Escola do Vilela

– Serviços: montagem de armadura para fundação, aplicação de concreto magro para sapatas e finalização da escavação para fundação;

Operação tapa-buracos com aplicação de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ)

– Pontos: Avenida Itabuna e Avenida Portugal;

– Revestimento asfáltico do estacionamento da Praça Misael Tavares;

 

obras; seinfra; santarém; são francisco

Jardim Pontal

Serviço: desobstrução e substituição de rede e confecção de caixa de passagem;

Pacheco

Serviço: desobstrução de rede e requalificação da via;

Olivença

Serviço: implantação de rede de drenagem na unidade básica de saúde;

Rua Francisco Lavigne de Lemos (Basílio)

Serviço: desobstrução de rede e troca de manilhas;

 Avenida Brasil (Conquista)

Serviço: desobstrução de rede e troca de manilhas;

Salobrinho

Serviço: limpeza do terreno para construção de três quadras;

 

obras; seinfra; santarém; são francisco

Rua Juca Pinto (Pontal)

Serviço: desobstrução de rede, troca de manilhas e recuperação de caixa de rede pluvial;

Calçadão da Rua Marquês de Paranaguá

Serviço: reposição de grelhas da rede pluvial;

Rua Bem me Quer (Nelson Costa)

Serviço: troca de manilhas e requalificação da via;

Gamboa

Serviço: contenção e reparo em placas de concreto;

Avenida Esperança

Serviço: desobstrução de rede e troca de manilhas;

– Avenida Tancredo Neves, trecho duplicado da BA-001

Serviço: faixas elevadas e implantação de pontos de ônibus;

Avenida Soares Lopes

Serviço: faixas elevadas

Nota de pesar pelo falecimento de Rita Rocha, mãe do superintendente de Saúde Boaventura Santiago

Nota de pesar

É com profundo pesar que a Prefeitura de Ilhéus lamenta o falecimento da senhora Rita Rocha Santiago, aos 79 anos, mãe do Superintendente de Saúde, Boaventura Santiago Neto. Muito respeitosamente, o Município presta as sinceras condolências aos familiares e amigos por esta inestimável perda.

O velório e sepultamento acontecerão na cidade de Canavieiras, terra natal da senhora Rita Rocha. A Secretaria de Saúde (Sesau) se solidariza com a família enlutada e expressa condolências e votos de consolo e paz.

Que o Espírito Santo seja o refúgio e a fortaleza na vida de cada um.

Três cirurgias bariátricas foram realizadas este final de semana, faltando agora apenas 20 bariátricas nos assistidos pela Associação Bariátrica de Ilhéus- ABIR

Neste final de semana a equipe de Dr. Nilson Ribeiro, realizou três cirurgias bariátricas , sendo que faltam 20 cirurgias que deverão ser feitas até antes do Carnaval, no Hospital de Ilhéus. Estas cirurgias só acontecem através um investimento de 600 mil reais, emenda do Deputado Federal Jorge Solla, a ABIR  bariátricas, que desde que foi fundada totaliza 74 pacientes bariátricos operados. Inscrições abertas 73 98177-9833

Vereador Kaique Souza, fundou a ABIR quando viu sua mãe, hoje residente Laudicéa Carvalho com quase 184 kg e na eminencia da morte, e sem nenhum apoio ou possibilidade de cirurgia no SUS

A primeira cirurgia foram feitas na sexta, uma pessoa e  continua no sábado (06), duas pessoas, e, a partir daí, as próximas serão agendadas no decorrer do processo, com previsão de término até o carnaval, em meados de fevereiro. Serão realizadas as modalidades Sleeve e ByPass. A primeira é uma das técnicas mais utilizadas atualmente e consiste na remoção da parte esquerda do estômago, o que faz com que exista uma diminuição da sua capacidade para armazenar comida. Trata-se de uma técnica considerada restritiva e metabólica, em que o estômago é transformado em um tubo, com capacidade de 80 a 100 mililitros (ml).

Já o ByPass é a operação que conta com a diminuição do estômago em desvio da rota da comida através do tubo digestivo para proporcionar menos fome e maior saciedade. A ação é mista, com restrição da quantidade de alimento ingerido e também disabsorção.

Ambas cirurgias são processos invasivos e que exigem cuidados tanto no pré, como no pós-operatório e, por isso, as determinações da equipe médica precisam ser seguidas com máxima disciplina. As cirurgias serão realizadas no Hospital de Ilhéus, o único que está apto a realizar esse tipo de cirurgia em Ilhéus.

Em 2020, com a visita do Primeiro Deputado Federal a Associação Bariátrica de Ilhéus, Jorge Solla, as portas se abriram. Nosso prepursor e autor das Emendas para realização da Bariátrica. Nesta quarta feira (10) a Diretoria da ABIR estará em Salvador,para buscar com ajuda do Deputado Jorge Solla e do Vereador Kaique Souza , verba da Secretaria Estadual de Saúde , para colocação de balões gástrico Alurion em pessoas com mais de 160 kg que já são vão ao dentista, fazem nenhum  exame a exemplo de tomografia, ressonância e outros , pois não cabem nas maquinas e cadeiras , além de, ao estarem doentes , não existem leitos hospitalares para os mesmos, o que, de acordo Vereador licenciado Kaique Souza é desuhmano e gravíssimo, por isso a sua ingerência por meios de comunicação com o Deputado Jorge Solla e a Secretária Estadual de Sáúde.

A ABIR vem realizando sonhos e renovando esperanças de centenas de ilheenses

Com apoio do município e de políticos tanto do Estado, como da esfera nacional, conseguiram se estabelecer e atualmente, assistem a 416 associados e, com essas 23 cirurgias, realizarão 74 bariátricas desde o início de seus trabalhos, realizadas pelo Dr. Nilson Ribeiro. Além da colocação de nove Balões Gástricos Allurion, ,  produto importado, de última geração, indicado para pacientes com mais de 150 quilos, que precisam perder peso para a realização da cirurgia de redução de estômago. É uma técnica que não necessita de cirurgia e foi realizada, também no Hospital São José, em agosto de 2023, pela equipe do Dr. Marcelo Falcão, especialista na área, uma emenda de R$ 200 .000 ( duzentos mil reais) da Deputada Federal, Lidice da Mata

Utilidade pública

Além das conquistas que salvam vidas, como as 74 cirurgias bariátricas e os nove balões gástricos, a ABIR oferece todo o apoio necessário para os associados, em todo o processo, que começa muito antes do procedimento em si, a exemplo de psicólogo, reeducação alimentar e enfermagem. Hoje a Abir tem um Corpo Clinico de 8 profissionais além de apoio contábil e administrativo de 11 pessoas.

Prefeito Mário Alexandre de imediato repassa as emendas do Deputado Solla preocupado com os obesos e a Deputada Estadual , Soane Galvão, desde inicio é parceira, lita por verba e ao lado do Deputado Solla , lutam pela sede da Abir desde junho de 2023.

E, pelo importante serviço prestado à sociedade, o município, através da Lei n.º 4.241/2023, de outubro de 2023, reconheceu a Associação como Utilidade Pública Municipal. E o pedido para o reconhecimento como Utilidade Pública Estadual já está tramitando na ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia), feito pela Deputada Estadual Soane Galvão , que também ao lado do Deputado Federal Jorge Solla lutam pela sede da Associaçãoo que já tramita no Governo do Estado e deverá ser no antigo Colégio da Proa.

 

Definida a empresa que vai construir em Itabuna tanques do Mais Água para a Cidade

A Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) do Governo do Estado, através da Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (CERB), divulgou no Diário Oficial de ontem, dia 4, o resultado final do processo licitatório com o objetivo de contratação de empresa especializada para montagem, fabricação e instalação dos dois reservatórios do Projeto Mais Água para a Cidade.

A Comissão de Licitação julgou o recurso interposto pela empresa concorrente Target Engenharia Civil e Elétrica Ltda, mantendo o resultado da empresa habilitada e vencedora a Dipawa Nordeste Indústria, Comércio e Construtora Ltda, com valor final de R$ 7.941.740,00.

Os reservatórios terão capacidade total de armazenar oito milhões de litros d’água. Sendo um de 5 milhões, que será instalado no Loteamento Jardim Cordier, no Bairro Novo Jaçanã, e outro de 3 milhões, que ficará no Bairro Novo Lomanto.

 

De acordo com o presidente da EMASA, Raymundo Mendes Filho, o projeto que tem o apoio da Prefeitura de Itabuna e do Governo do Estado entrou em uma nova fase, com muitos avanços.

“Depois de implantar mais de 80% do total de oito mil metros da nova rede adutora e dois mil metros de sub-rede, foi finalizada no mês passado a concretagem da base que receberá o reservatório do Novo Jaçanã. Está semana foi iniciada a implantação da base do tanque que ficará no Bairro Novo Lomanto”, informou Mendes Filho.

O prefeito Augusto Castro (PSD) comemorou a publicação do resultado final da licitação da CERB. “Vivemos um momento ímpar. Além do Mais Água para a Cidade, estamos com obras do Programa Acelera Itabuna (PAI) que leva urbanização a mais de 30 bairros”, afirmou.

Ainda segundo o prefeito, “a cidade também será contemplada com a requalificação das praças públicas e a execução de projetos estruturantes, como a construção de novas avenidas, pontes e viadutos”, festejou Augusto Castro, que destacou o maior volume de investimentos que Itabuna já recebeu ao longo dos anos.

Com a conclusão do Projeto Mais Água para a Cidade, os bairros das zonas sul, oeste e leste terão regularizado o fornecimento de água, dando fim ao abastecimento intermitente. Além disso, serão beneficiadas mais de 130 mil pessoas que passarão a ter água nas torneiras todos os dias.

Prefeitura e Codeba discutem andamento de projetos para Zona Norte de Ilhéus

codeba; porto do malhado; ilhéus

Solicitado pela Prefeitura de Ilhéus, o estudo para reverter a situação de avanço do mar nos bairros São Domingos e São Miguel foi pauta central da reunião realizada nesta quinta-feira (4), com a diretoria executiva da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). Na oportunidade, o prefeito Mário Alexandre deu as boas-vindas ao novo diretor-presidente da empresa, Antonio Gobbo, e ressaltou a importância do diálogo contínuo com o setor.

“Vamos apresentar esse estudo ao Ministério de Portos e Aeroportos, ao ministro Rui Costa e ao presidente Lula, porque é uma obra que possui alto custo, contudo, vai resolver definitivamente o problema na Zona Norte e acabar de vez com o sofrimento da nossa população. Quero agradecer à Codeba por esse entendimento e em nome do presidente, estendo os agradecimentos a todos que confiam nesse projeto”, destacou Mário Alexandre.

 

codeba; porto do malhado; ilhéus

A companhia frisou que a partir do diagnóstico será possível traçar estratégias para realizar investimentos em infraestrutura na região norte da cidade. “A Codeba fortalece os laços com o poder público e toda população de Ilhéus e região. Nós já conseguimos ampliar a movimentação no porto, de 300 mil para 600 mil toneladas, e estamos buscando novos parceiros comerciais para impulsionar o crescimento econômico e social do sul da Bahia. Estamos com ações de investimentos promissores para esses próximos anos. A intenção é recuperar os espaços e tornar o Porto de Ilhéus atrativo e mais competitivo”, explicou Antonio Gobbo.

O gestor discutiu ainda temas que versam sobre a elevação do volume de cargas no terminal, destinação do moinho, bem como a revitalização do antigo porto, onde se pretende recuperar a área e construir um centro gastronômico e cultural, a fim de movimentar a Baía do Pontal, através do turismo náutico.

Temporada de cruzeiros – Até o mês de abril, mais sete navios farão 28 escalas na Terra do Cacau e Chocolate. Na próxima quarta-feira (10), a cidade recebe o MSC Seaview, que trará a bordo cerca de cinco mil pessoas, entre passageiros e tripulantes.

IPTU 2024: pagamento com 15% de desconto em cota única deve ser feito até 28 de março

tributos; iptu

A Prefeitura de Ilhéus anunciou o calendário fiscal do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) referente ao exercício de 2024, com desconto fixo de 15% para pagamento em cota única até o dia 28 de março. Caso opte pelo parcelamento, o munícipe poderá fazê-lo em até nove vezes, mas sem o desconto, desde que respeite o valor mínimo da parcela e não ultrapasse o exercício em curso.

Clique aqui para emissão do boleto.

O contribuinte isento deverá comprovar à fiscalização, caso seja solicitado, os requisitos legais para obter o benefício. Nesse caso, ele precisa comparecer à Diretoria da Receita Municipal, até o dia 10 de março de 2024, munido dos documentos comprobatórios dos requisitos legais da isenção para renovar o benefício, sob pena de revogação da isenção e lançamento do imposto devido.

A guia de pagamento também pode ser retirada de forma presencial no setor de Tributos, localizado no Palácio Paranaguá, no Centro da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O munícipe pode ainda tirar dúvidas pela central de atendimento, através do número WhatsApp: (73) 98825-6126, nos mesmos dias e horários.

De acordo com Armando Rossi, diretor da Receita Municipal, as condições de pagamento visam dar comodidade ao contribuinte, a fim de que ele tenha mais tempo para se organizar. “O IPTU é responsável por promover o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade, garantindo o bem-estar do cidadão, com aplicação de recursos nas áreas que mais precisam”, explicou.

O diretor chama a atenção para possíveis golpes em relação ao pagamento do tributo. O boleto deve ser emitido apenas pelo site oficial da Prefeitura, na aba “Serviços”, ou diretamente no setor responsável. Reitera-se que o Município não encaminha boleto por mensagem, e-mail nem realiza a entrega  nas residências. Fique atento e não caia em golpes. Qualquer dúvida, entre em contato via WhatsApp ou compareça ao setor.

Serviço

Pagamento do IPTU 2024

Período: até 28 de março (desconto em cota única)

Atendimento das 8h às 14h

Presencial – Palácio Paranaguá – Centro

Remoto – via WhatsApp pelo número: (73) 98825-6126

Cantor João Carreiro morre aos 41 anos, em Campo Grande

João Carreiro e Capataz. — Foto: Flavio Moraes / G1

O cantor João Carreiro morreu nesta quarta-feira (3), em Campo Grande (MS), aos 41 anos. O sertanejo não resistiu a uma cirurgia para colocar uma válvula no coração.

João Carreiro estava internado em um hospital de Campo Grande para realizar o procedimento. Antes da cirurgia, ele gravou um vídeo dizendo que ficaria uns dias afastado das redes sociais para cuidar da saúde.

Na manhã desta quarta-feira, a mulher dele, Francine Caroline, postou um vídeo nas redes sociais afirmando que o cantor já estava no centro cirúrgico.

Durante a tarde, Francine publicou uma nova mensagem, dizendo que o coração de João já estava funcionando sozinho, com a nova válvula, e que a cirurgia estava sendo finalizada.

Natural de Cuiabá e dupla com Capataz

Natural de Cuiabá, o sertanejo ficou nacionalmente conhecido por participar da dupla “João Carreiro e Capataz”, que fez muito sucesso durante a década de 2000.

Em 2009, a música “Bruto, Rústico e Sistemático” fez parte da trilha sonora da novela Paraíso, da TV Globo.

Em 2014, a dupla se separou, e João Carreiro seguiu carreira solo. Em dezembro de 2023, o cantor lançou as gravações de duas músicas: “Meu Avô” e “A Coroa É Meu Chapéu”.

Na virada do ano, João Carreiro se apresentou na cidade de Pedra Preta (MT).

Repercussão

Capataz, companheiro de dupla de João Carreiro, publicou uma homenagem ao cantor. No Instagram, ele postou uma série de fotos dos dois no início de carreira.

“Recebi esta notícia triste ao lado da minha filha, ela hoje com 21 anos, lembro quando começamos, (ela na barriga da mãe), chorou ao meu lado … Ninguém, além de nós, saberemos o que vivemos … Deus sabe o meu coração … Vá em paz, João. Deus conforte sua família e te receba de braços abertos”

 

A cantora Ana Castela publicou uma mensagem lamentando a morte de João Carreiro e fez uma referência a um show que ele fez em Sete Quedas (MS), no dia 30 de dezembro.

“Obrigada, João, por você ter ido até minha cidade alegrar todo mundo nesse final de ano. Deus sabe de tudo, e ele te queria com ele.

 

A dupla Maiara e Maraisa disse que recebeu com muita tristeza a notícia da morte de João Carreiro.

“Sua música é seu legado, o sertanejo sua bandeira e sua voz sua identidade.”

 

A dupla Jads e Jadson publicou uma foto com João Carreiro e escreveu: “Vai fazer muita falta cumpanheiro! Nos palcos e na vida”.

Também nas redes sociais, a dupla Bruno e Barreto publicou uma mensagem desejando força aos familiares e amigos de João Carreiro.

“Um dos caras que foi referência no início da nossa carreira e tanto representa pra nossa música sertaneja… Vá em paz, bruto.”

Hospital Materno-Infantil fecha 2023 com atendimento a 111 municípios baianos e a outros 64 de 14 estados brasileiros


Inaugurado em dezembro de 2021 pelo Governo da Bahia e projetado para atender a 20 municípios do sul e baixo-sul do estado, o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, localizado em Ilhéus, prestou, durante o ano de 2023, atendimento à população de 111 dos 417 municípios baianos e mais pacientes de 64 municípios de outros 14 estados brasileiros. Foram 31.451 atendimentos obstétricos realizados no ano passado, seguidos de 19.872 pediátricos e 303 atendimentos em cirurgia pediátrica. Gestado pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF SUS), o HMIJS tem a missão de oferecer segurança e eficiência no cuidado com o público materno-infantil, contribuindo para a redução das mortes materna, neonatal e infantil no estado.

Do total de atendimentos realizados em 2023, 65 por cento foram voltados para a população da própria Ilhéus, seguida de Uruçuca, Itacaré, Canavieiras, Una, Marau e Camamu. Por estar localizado em uma região com forte vocação turística, o Hospital Materno-Infantil também prestou atendimento às gestantes e crianças com origem domiciliar nos estados do Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Brasília.

Referência

O Hospital Materno Infantil Dr. Joaquim Sampaio conta com 105 leitos, destinados à obstetrícia, à gestação de alto risco, pediatria clínica, UTI pediátrica, UTI neonatal e centro de parto normal, integrados à Rede Cegonha e atenção às urgências e emergências, com funcionamento 24 horas e acesso por demanda espontânea e referenciada. Trata-se da primeira unidade 100 por cento SUS do sul da Bahia – uma antiga reivindicação da região – e teve um investimento do estado de aproximadamente 40 milhões de reais, entre obras e equipamentos



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia