WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

:: ‘Notícias’

Ocupantes de helicóptero que caiu em SP são sepultados neste domingo

Aeronave ficou 12 dias desaparecida em uma área de mata

Estão sendo sepultados neste domingo (14), na capital paulista, os corpos de três ocupantes do helicóptero encontrado na sexta-feira (12), no interior de São Paulo, depois de 12 dias de buscas.

Morreram no acidente Luciana Rodzewics, de 45 anos; a filha dela, Letícia Sakumoto, de 20 anos; Raphael Torres, de 41 anos, que era amigo das vítimas e fez o convite para a viagem. Ainda não há informações sobre o sepultamento do piloto Cassiano Teodoro, de 44 anos.

Os corpos foram levados ao Instituto Médico Legal (IML) de São José dos Campos nesse sábado (13) e foram identificados com coleta de DNA e impressões digitais, para dispensar o reconhecimento pela família.

Resgate

O helicóptero foi localizado em região de mata fechada, de difícil acesso, e o primeiro acesso dos policiais militares foi feito por rapel, a partir do helicóptero da corporação.

Logo em seguida,o coronel Ronaldo Barreto de Oliveira, comandante da Aviação da Polícia Militar de São Paulo, informou que a aeronave estava totalmente destruída e que os quatro ocupantes estavam mortos.

O local fica a 42 quilômetros (km) do destino, Ilhabela, no litoral paulista, e a 11 km do ponto onde o piloto chegou a pousar, antes de decidir a continuar o voo, sob forte neblina.

Segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), já começaram as investigações do acidente, e se espera a conclusão no menor prazo possível.

Em nota, a empresa CBA Investimentos LTDA, operadora da aeronave, expressou solidariedade às famílias e amigos das vítimas e se comprometeu a colaborar com o processo de investigação do acidente.

Segundo dados da Força Aérea Brasileira (FAB), nos últimos dez anos, 49 pessoas morreram em 16 acidentes fatais com helicópteros no estado de São Paulo. Esse número representa 32% das tragédias com aeronaves no estado.

Prefeitura de Ilhéus e comunidade de Olivença abrem festejos da Puxada do Mastro de São Sebastião

A programação se estende até o domingo (14), com apresentações culturais, missas e shows comandados por artistas e bandas locais

Puxada do mastro: festa; Olivença

Tradição secular que une cultura e religiosidade. A Puxada do Mastro de São Sebastião, realizada em Olivença, integra o calendário turístico de Ilhéus e representa um dos mais importantes eventos do município. Na sexta-feira (12), o prefeito Mário e o vice-prefeito Bebeto Galvão participaram da abertura oficial do tríduo em homenagem ao mártir e padroeiro da catedral diocesana, com hasteamento de bandeiras, acendimento do fogo e ritual indígena.

A programação se estende até o domingo (14), com desfile, apresentações culturais, missas, rituais e shows comandados por artistas e bandas locais. Para Mário Alexandre, além de manter viva a tradição do povo Tupinambá de Olivença, a festa impulsiona o turismo na cidade, visto que atrai centenas de visitantes durante os três dias.

“Uma festa que leva Olivença para todo o Brasil e o mundo, importante para a nossa cultura e religiosidade. Todos estão convidados para prestigiar esse evento familiar, com muita alegria e diversão. A Prefeitura sempre dando apoio em uma época na qual Ilhéus está completamente lotada. Desde dezembro a rede hoteleira está com 100% de ocupação, tudo isso é possível graças ao trabalho de reconstrução e melhoria da infraestrutura da cidade”, disse o gestor.

 

Puxada do mastro: festa; Olivença

 

Realizada pela Prefeitura e pela Associação dos Machadeiros de Olivença (AMAO), a Puxada reaviva os sentimentos de identidade e de pertencimento do ilheense. “Com apoio dos comerciantes locais e da Prefeitura, a festa acontece no segundo domingo do mês de janeiro. A Puxada possui vários símbolos que trazem a ancestralidade do nosso povo e a Associação dos Machadeiros luta pela salvaguarda desta festa”, destacou Adriana Souza, presidente da AMAO.

Para garantir a tranquilidade do evento, as equipes das secretarias de Serviços Urbanos, Saúde, Turismo, Cultura, Sutram e efetivo da Guarda Civil Municipal, com apoio da Polícia Militar da Bahia atuam para reforçar as ações, que abrangem limpeza e coleta de lixo na localidade, serviços de saúde, fiscalização do trânsito, segurança e policiamento ostensivo.

Sobre a Puxada do Mastro de São Sebastião

A festa se inicia com o ritual da escolha da árvore na Mata de Ipanema, feita por um grupo de machadeiros. A árvore é transformada em mastro e toda a comunidade é convidada a ir à mata e trazer o tronco até o centro de Olivença.

A sacralidade também é um elemento fortemente presente na festividade. Após a derrubada da árvore em homenagem ao santo católico, são adotadas práticas como retirada das cascas do mastro para fazer chá, com a certeza de cura de enfermidades e atração de sorte, quando colocadas na carteira.

Segundo a tradição e crença, as cordas utilizadas para puxar o mastro servem de enfeites e de proteção para o corpo e a alma. Transcorrida a festividade, o mastro é substituído na praça, o tronco novo é retalhado e o antigo guardado junto com o mastaréu para ser queimado nos festejos juninos.

Programação

– 13/01: Feirinha Criativa, Procissão, Missa, Apresentações Culturais e Shows de Allan Diniz e Sinho Ferrary

– 14/01: Puxada do Mastro de São Sebastião e shows de Axé Beach e Batuke Bom

Ilhéus Celebra Formatura de Novos Técnicos em Saúde: Compromisso Renovado com a Atenção Básica

Agentes de Saúde de Ilhéus fortalecem o compromisso com a comunidade, formando-se como Técnicos em Vigilância em Saúde e destacando a importância da promoção e prevenção no cenário da saúde pública.

 Publicado em 13/01/2024 11:00

 

 

Formatura - Agentes de Saúde e Edemias

 

Na manhã da última sexta-feira (12), o Centro de Convenções de Ilhéus foi palco da Cerimônia de Formatura Social de Conclusão do Curso Técnico do ‘Programa Saúde com Agente’, marcando um momento significativo para a saúde municipal, formando, novos 120 agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde.

Os novos agentes concluíram o ‘Curso Técnico em Vigilância em Saúde’ e o ‘Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde’. Ao longo de 10 a 12 meses, esses profissionais dedicaram-se a atividades de ensino a distância (EAD) e práticas presenciais, totalizando 1.275 horas de formação. O ingresso no programa exigiu processos seletivos específicos baseados na análise detalhada da documentação dos candidatos.

A festa foi completa, com a presença de alunos, professores e familiares, que prestigiaram o momento especial. Também marcaram presença, autoridades locais, como o prefeito Mário Alexandre, o vice-prefeito Bebeto Galvão, o vereador Ivo Evangelista, o secretário de Saúde Eduardo Nora, o Presidente do SindACS/ACE, Roberto Lima, o Coordenador de Endemias, Roberto Reis, e a Coordenadora dos Agentes Comunitários, Fernanda Franco.

Durante a cerimônia, o vice-prefeito Bebeto Galvão parabenizou os formandos, ressaltando a importância do constante aperfeiçoamento para elevar a qualidade e resolutividade dos serviços de saúde. Já o prefeito Mário Alexandre relembrou os desafios enfrentados pelos profissionais da saúde no passado e das conquistas do setor nestes últimos sete anos. Ele também destacou a importância da formação de novos agentes para a saúde de Ilhéus. “É um orgulho imenso participar da primeira Cerimônia de Formatura Social do ‘Programa Saúde com Agente’. Parabéns aos formandos do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde e do Curso Técnico em Vigilância em Saúde! Um momento histórico de celebração e reconhecimento do esforço e dedicação de todos. Que essa formação traga ainda mais qualidade e resolutividade aos serviços de saúde. Obrigado por tudo, meus amigos e colegas”, exaltou, o prefeito.

Ao longo do curso, os agentes enfrentaram desafios significativos, incluindo o diagnóstico das condições de vida e saúde da população em seus territórios de atuação, colaborando com profissionais da atenção básica. A integração entre vigilância em saúde e atenção básica, a realização de ações de promoção e prevenção à saúde, a coleta e registro de dados de visitas domiciliares e o desenvolvimento de ações de planejamento integrado para o controle de doenças e agravos, foram pontos destacados do programa.

O ‘Programa Saúde com Agente’ é uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (CONASEMS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, visa apoiar Estados e Municípios no aprimoramento técnico dos agentes comunitários de saúde, fortalecendo a formação de profissionais capacitados para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS).

A formatura desses novos técnicos em saúde destaca o compromisso de Ilhéus com a saúde pública, promovendo a qualificação e o fortalecimento da atenção básica no município e ressaltando a importância fundamental dos agentes de saúde na promoção do bem-estar da comunidade.

Mais segurança para o centro de Ilhéus: Praça José Marcelino é entregue, com 1º Pelotão da 68ª CIPM

Ilhéus reforça a segurança no coração da cidade com a entrega da Praça José Marcelino revitalizada e, a instalação do 1º Pelotão Especial da 68ª CIPM-BA no local

Praça José Marcelino

A tarde desta sexta-feira (12) foi marcada pela entrega à população da Praça José Marcelino, no centro de Ilhéus, requalificada e agora, com a presença constante da Polícia Militar, graças à instalação da base do 1º Pelotão – Centro, que responde à 68ª Cia. Independente da Polícia Militar (68ª CIPM). A iniciativa é resultado da parceria entre a Prefeitura, a CDL, a Polícia Militar e a sociedade civil, que visa proporcionar mais segurança e bem-estar para comerciantes e moradores da região central de Ilhéus.

A Praça, que passou por revitalização no piso, paisagismo e iluminação, além da construção do posto da Polícia Militar, que é a resposta à uma antiga demanda, especialmente dos comerciantes locais, que enfrentavam desafios relacionados à segurança na área. O evento contou com a presença do prefeito Mário Alexandre, da deputada estadual Soane Galvão, do vice-prefeito Bebeto Galvão, do presidente da CDL – Ilhéus, Anselmo Clement, da Comandante da 68ª CIPM, a major PM Joilma Cordeiro, do titular da Secretaria Municipal de Ordem Pública, o tenente-coronel PM Marcelo Barreto, do presidente da Câmara dos Vereadores de Ilhéus, Paulo Carqueija, além de outros vereadores, representantes do executivo e da sociedade civil.

Praça José Marcelino

As autoridades realizaram uma vistoria no local, descerraram a placa de inauguração e falaram com o público presente. A primeira a discursar foi a Major Joilma, representando as forças de segurança de Ilhéus e a 68ª CIPM, que agradeceu o momento e demonstrou orgulho de inaugurar a base do 1º Pelotão – Centro, evidenciando o esforço coletivo e a parceria entre a Polícia Militar, o poder público e a sociedade civil. Ela disse, que o “espaço representa mais que uma base, é um elo entre a nossa unidade e a comunidade que servimos. Que essa base seja um símbolo de segurança, cooperação e compromisso mútuo, que ela seja um espaço não só de trabalho, mas de aproximação com a comunidade”.

Já o secretário, coronel Barreto, se emocionou ao lembrar que passou a infância ao redor da Praça José Marcelino e demonstrou alegria em ver que os moradores e comerciantes da Avenida 2 de Julho estariam muito gratos com a ação. Ele relembrou de todo o processo para a requalificação da Praça e reforçou a importância da presença do 1º Pelotão Central da PM para reforçar a segurança em toda a área central de Ilhéus. O presidente da CDL, Anselmo Clement destacou os problemas que os comerciantes da região vinham passando, devido a falta de segurança e afirmou que essa iniciativa vai trazer paz para a região.

O vice-prefeito Bebeto Galvão também falou sobre a unidade entre sociedade civil, comerciantes da região e o poder público, a fim de garantir mais segurança para o local e adjacências. Ainda disse que a Praça José Marcelino tornou um espaço de segurança para quem reside nos arredores e que a união de poder público, comerciantes, Polícia Militar e cidadãos ilheenses teria sido fundamental para a requalificação da Praça e por transformar o local em um espaço de convivência para as famílias, para visitantes e para quem trabalha na região diariamente.

Praça José Marcelino

Falaram também a deputada Soane Galvão, que agradeceu e enfatizou a união das forças de trabalho – poder público, comerciantes da região, Polícia Militar e sociedade civil – destacando a importância de “filhos de Ilhéus”, trabalhando juntos para construir um município muito melhor e que isso leva à realização e concretização de sonhos e a Praça José Marcelino, junto da instalação da base do 1º Pelotão – Centro, é mais um sonho realizado e se felicitou por ver Ilhéus com as ruas tomadas por turistas, a cidade pulsando e usufruindo das melhorias trazidas nos últimos anos. A deputada frisou que “o comprometimento com o trabalho e segurança é muito importante para uma cidade como Ilhéus e para todo cidadão baiano”, afirmou a deputada

E o prefeito Mário Alexandre, que ressaltou a importância das parcerias com os vereadores, com as entidades representantes do comércio, com a Polícia Militar  e passou a destacar a importância de uma praça requalificada e agora, com a presença da Polícia Militar, garantindo mais tranquilidade para todos ali da região. “Entregar essa praça pronta e requalificada e mais ainda, com um trabalho conjunto de tantas forças vitais para o município, é uma grande alegria. Tenho certeza que a para a população local, para o comércio daqui e das proximidades, a praça e principalmente a base do 1º Pelotão – Central são aparelhos de essenciais colaborações, visto que agora, podemos ter a certeza de um espaço seguro. Entregar essa ação é ter a sensação de que estamos próximos de quem ama a nossa Ilhéus, tanto como nós amamos”, falou o prefeito.

Praça José Marcelino - quadriciclos

A segurança também chega às praias ilheenses  

Na ocasião da entrega da Praça José Marcelino requalificada, bem como da base do 1º Pelotão – Centro, a Prefeitura de Ilhéus também entregou quatro quadriciclos, sendo três deles destinados à Guarda Civil e o outro, às equipes de Salva-vidas.

Praça José Marcelino

Sobre esta entrega, o secretário Marcelo Barreto comentou: “esses quadriciclos irão nos auxiliar na operação verão e, inicialmente, serão empregados nas praias de Ilhéus, a fim de ajudar a patrulhar as praias e assim, oferecer mais segurança aos nossos turistas e a nossa população”.

Praça José Marcelino

O prefeito Mário Alexandre também entregou um automóvel – pick-up Montana –  ao Serviço de Abordagem Social, com o objetivo de tornar mais humanizado e digno esse serviço de cuidar e dar assistência às pessoas em estado de vulnerabilidade.

Concurso unificado amplia vagas para cadastro reserva

Quantidade será definida em edital

Publicado em 12/01/2024 – 12:04 Por Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil – São Luiz

O governo federal publicou um decreto prevendo a ampliação do número de vagas para cadastro de reserva do Concurso Nacional Unificado, chamado de Enem dos Concursos. A norma que estabeleceu o certame previa que o quantitativo do cadastro de reserva seria o dobro da quantidade vagas. Pela nova regra, publicada na quarta-feira (10), a quantidade de vagas será definida em edital, com mais vagas do que o previsto anteriormente.

De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, com o quantitativo anterior, muitos órgãos da administração pública enfrentariam dificuldade em preencher as vacâncias que acontecem ao longo do tempo.

A ministra da Gestão e Inovação em serviços Públicos, Esther Dweck, disse que com o novo decreto esse quantitativo poderá ser duplicado para cada bloco.

“Antes o cadastro de reserva era para um concurso específico. Então a regra de ter o dobro de aprovados funcionava. Nesse caso, um mesmo candidato poderá compor a lista de mais de um cargo. O que queremos garantir com a publicação desse decreto é que haja duas vezes o número de vagas de pessoas aprovadas naquele bloco”, explicou a ministra.

De acordo com o novo decreto, o limite de candidatos aprovados no certame será definido em edital e aqueles que não forem aprovados no quantitativo máximo estabelecido em edital, ainda que tenham atingido nota mínima, estarão automaticamente reprovados. Em caso de empate, o normativo aponta que nenhum dos candidatos empatados na última classificação de aprovados será considerado reprovado.

Arte Enem dos Concursos. Reserva de Vagas e Cronograma. Foto: Arte/EBC

Na quarta-feira (10), o governo publicou os oito editais temáticos do certame, em edição extraordinária do Diário Oficial da União.

Outro ponto levantado pela ministra é o fato de que os aprovados no Concurso Nacional Unificado poderão, ser aproveitados, inclusive, em casos de excepcional necessidade de serviço público, como é o caso das contratações temporárias. Nesses casos, segundo a ministra, os candidatos convocados para as contratações temporárias continuarão na lista de espera para as contratações de cargo efetivo.

“Não faz sentido fazer concurso temporário, para uma contratação urgente, que vai levar o mesmo tempo de um concurso efetivo. Qual a lógica de você demorar quase um ano para contratar pessoas para algo que é urgente? O que queremos fazer é aproveitar os aprovados no banco de candidatos para as contratações temporárias. Para aqueles cargos que estão nos blocos, se algum dos órgãos precisar de temporário, poderá chamar os aprovados do banco de candidatos. Os candidatos convocados para as contratações temporárias continuam na lista de espera para as contratações de cargo efetivo”, informou a ministra.

Arte Enem dos Concursos. Inscrições, taxa, escolhas das vagas. Foto: Arte/EBC

Edição: Valéria Aguiar

Corpos de ocupantes de helicóptero são encontrados junto aos destroços

Aeronave havia desaparecido há 12 dias em São Paulo

Publicado em 12/01/2024 – 12:49 Por Agência Brasil – São Paulo

Os corpos dos quatro ocupantes do helicóptero que desapareceu há 12 dias em São Paulo foram encontrados junto à aeronave. A Polícia Militar (PM) encontrou os destroços em uma mata fechada no município de Paraibuna, no Vale do Paraíba. O aparelho foi localizado pelo Águia 24, da PM. Equipes de resgate estão no local.  

O helicóptero saiu do Campo de Marte por volta das 13h15 do dia 31 de dezembro, com destino a Ilhabela, com o piloto e três passageiros. De acordo com as informações, além do piloto estavam no helicóptero Luciana Rodzewics, de 45 anos; a filha dela, Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, de 20 anos; e Rafael Torres, um amigo da família que fez o convite para o passeio.

As buscas estavam sendo feitas pela Força Aérea Brasileira, Polícia Militar, Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros de São Paulo. Durante as buscas, as equipes sobrevoaram a região da Serra do Mar, entre o litoral norte e o Vale do Paraíba, principalmente sobre as cidades de Paraibuna, Natividade da Serra, Redenção da Serra, Salesópolis e Caraguatatuba.

Itabuna vai implantar Centro de Referência em Saúde da Mulher

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), assinou  a Ordem de Serviço para construção do Centro de Referência em Saúde da Mulher, que funcionará na área da Unidade de Saúde José Maria Magalhães Netto (antigo SESP). O ato que oficializou a autorização das obras e serviços foi bastante prestigiado por autoridades, secretários municipais, vereadores e a comunidade em geral.

 

Em seu discurso, o prefeito frisou que o Centro de Referência em Saúde da Mulher representa mais um marco de sua administração, implantado por meio da parceria com a Faculdade de Ciências Médicas – AFYA Itabuna via Programa Mais Médicos. Ele explicou que a localização da unidade que prestará atendimento integral à mulher nas áreas de saúde em geral, jurídica, psicológica e social, foi pensada de forma estratégica.

“O Centro de Referência em Saúde da Mulher nasce no centro da cidade, num prédio que tem uma estrutura de mais de 70 anos e que em pouco tempo não teria condições de uso por conta do desgaste de sua estrutura”, disse o prefeito. Augusto Castro aproveitou a oportunidade para também anunciar a requalificação da Unidade de Saúde José Maria Magalhães Netto, que também continuará tendo o seu espaço no imóvel.

Matrícula 2024: saiba como solicitar vaga nas escolas estaduais de forma on-line

O Governo do Estado disponibiliza serviços de matrícula on-line no portal (www.ba.gov.br), que possibilitarão aos estudantes ou seus responsáveis solicitar a vaga ou transferência para outra escola estadual sem precisar sair de casa, com toda comodidade, praticidade e agilidade, utilizando somente um computador, tablet ou celular.

Passo a passo para solicitar a matrícula ou transferência on-line:

 

1. Acessar o portal “ba.gov.br” e criar o cadastro, informando os dados do estudante (CPF/e-mail e senha). O processo de cadastro do portal necessita de uma autenticação, que é realizada através do e-mail informado no cadastro. Fique atento, pois este e-mail de autenticação poderá cair na sua caixa de spam;
2. Escolher um dos serviços: Solicitar Nova Matrícula Para Estudantes da Rede Estadual; Matrícula Nova Estudante PCD na Rede Estadual de Ensino ou Solicitar Transferência Estudantes da Rede Pública Estadual, observando o cronograma de matrícula, pois cada serviço acontece em uma data específica;
3. Pressionar o botão “SOLICITAR”, quando será verificado se o CPF logado no portal é válido e, em caso positivo, o estudante será redirecionado para a tela de solicitação de matrícula e/ou transferência na rede estadual de ensino;
4. Na tela de solicitação, clicar no serviço desejado, preenchendo as informações de dados pessoais e escolha da unidade escolar que deseja ingressar ou ser transferido.

Para maiores detalhes da sua solicitação de matrícula ou transferência, consulte aqui o Guia Rápido da Matrícula 2024.

Confira o calendário de Matrícula 2024

15 de janeiro – Exclusivamente para Pessoas com Deficiência (PcD).

16 de janeiro – Transferência do estudante que concluiu o ano letivo em 2023 na rede estadual de ensino e que pretende se transferir para outra unidade escolar da própria rede, por desejo próprio ou porque a unidade escolar onde estudou não oferta a série seguinte.

17 e 18 de janeiro – Concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental que vierem da rede municipal de ensino. Os estudantes que concluíram o 9º ano poderão optar por algum curso técnico de nível médio.

19 de janeiro – Matrícula nova para estudantes do Ensino Fundamental.

22 e 23 de janeiro – Matrícula nova para estudantes do Ensino Médio.

Decreto cria Comitê de Desenvolvimento Sustentável do Rio do Engenho

Com este Decreto, a comunidade do Rio do Engenho ganha condições para planejar com representatividade, o desenvolvimento do turismo e a economia local, de forma sustentável e responsável

Rio do Engenho - Decreto Comitê

Considerando a necessidade de organizar, promover e apoiar o desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do Município, tendo como foco a expansão do turismo e das demais atividades econômicas relacionadas à valorização da Cultura e fomento ao segmento de Economia Criativa, nesta quinta-feira (11), aconteceu a assinatura do Decreto n.º 004, de 11 de janeiro de 2024, que cria o Comitê de Desenvolvimento Sustentável do Rio do Engenho.

Formado por várias Secretarias e com participação da Associação do Moradores do Rio do Engenho- AMORE e do SEBRAE, o Comitê de Desenvolvimento Sustentável do Rio do Engenho, com caráter consultivo, propositivo e de monitoramento, tem por finalidade a organização, promoção e apoio ao desenvolvimento do Rio do Engenho, com foco na expansão do turismo e das demais atividades econômicas presentes na comunidade, levando-se em consideração o impacto cultural, patrimonial e ambiental desta importante localidade.

 

Rio do Engenho; cultura; história; turismo rural

Esse desenvolvimento vem com a expansão do turismo e incentivo ao comércio, tendo em vista a preservação patrimonial e ambiental da região. Estiveram presentes na reunião, além dos representantes dos moradores do Rio do Engenho e o prefeito Mário Alexandre, o Major Soeiro, comandante da 69ª CIPM, Tenente Reis, representando Iohana Sanches, delegada da Capitania dos Portos de Ilhéus, o presidente da Câmara dos Vereadores, de Ilhéus, Paulo Carqueija, o vereador Luciano Luna, secretários e superintendentes municipais.

Com a criação do Comitê, a comunidade do Rio do Engenho quem tem se tornado um dos destinos turísticos mais procurados de Ilhéus, terá um projeto de desenvolvimento econômico sustentável, levando-se em conta a capacidade de carga, a ocupação do espaço, níveis de decibéis permitidos na vila, sinalização turística e principalmente a preservação do patrimônio histórico e cultural, que são os principais atrativos da Vila do Rio do Engenho, vislumbrando um futuro próspero e sustentável, fruto da colaboração entre os diversos atores locais.

Conheça o Rio do Engenho

rio do engenho; turismo náutico; sebrae

A Vila do Rio do Engenho possui uma história rica e cheia de tradição. Um dos pontos mais emblemáticos é a Capela Nossa Senhora Sant’Ana, construída no século XVI e é tombada pelo IPHAN. Além disso, o Museu do Engenho e a Fazenda Caminho Feliz também são lugares imperdíveis para quem quer conhecer mais sobre a região e desfrutar da natureza exuberante ao redor, com cachoeiras e trilhas incríveis. Uma das trilhas mais famosas é a Trilha da Cachaça, que com certeza reserva muitas aventuras.

rio do engenho; turismo náutico; sebrae

Além disso, a comunidade conta com toda a estrutura de bares e restaurantes que oferecem pratos da culinária típica baiana. Visitar a Vila do Rio do Engenho é imergir em uma experiência completa, com história, cultura, natureza e muita tradição.

Estádio Mário Pessoa abre temporada de jogos do Baianão neste domingo (14); veja detalhes da partida

 

baianão; campeonato baiano 2023

Neste domingo (14), o Estádio Mário Pessoa sedia a partida entre o Itabuna e o Atlético de Alagoinhas pela Série A do Baianão. O jogo será realizado às 18h30. Já o time da casa, o Barcelona de Ilhéus, estreia na competição no dia 17 de janeiro, às 17h, contra o Juazeirense. A TVE realizará a transmissão dos dois jogos. Os ingressos também serão vendidos na bilheteria do estádio.

A primeira fase do Baianão 2024 terá nove rodadas, seguindo até o início de março. Ilhéus sediará um total de nove jogos, incluindo o confronto entre Barcelona e Itabuna no dia 14 de fevereiro. Na segunda rodada, as duas equipes enfrentarão seus adversários fora de casa. O Barcelona viajará a Jequié para enfrentar o time local, no dia 20 de janeiro, às 18h30.

Enquanto isso, o Itabuna se deslocará até Jacobina para enfrentar o time da casa no Maracanã do Sertão (Estádio José Rocha), no dia 18 de janeiro, às 19h15. Além disso, o Vitória, atual campeão do Brasileirão Série B, visitará Ilhéus duas vezes, enfrentando primeiro o Barcelona em 24 de janeiro e posteriormente o Itabuna na última rodada da primeira fase, no dia 3 de março.

A Prefeitura de Ilhéus realizou a requalificação estrutural do equipamento esportivo para receber também os jogos da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro (Série D). Com as melhorias, a capacidade do estádio passou de 3 mil para 3.850 pessoas.

Confira a tabela oficial do Baianão 2024. Clique aqui.

Com FIEB, Prefeitura de Ilhéus dialoga sobre melhorias para atividade industrial no município

A melhoria da infraestrutura do Distrito Industrial também pautou a reunião, visto que o local é um vetor de desenvolvimento da Bahia

fieb; setor industrial

A atividade industrial tem crescido de forma significativa em Ilhéus, possibilitando a criação de empregos formais na cidade. Com o intuito de dialogar sobre as ações voltadas ao fortalecimento do setor, o prefeito Mário Alexandre e o vice-prefeito Bebeto Galvão se reuniram na última quinta-feira (11), com o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos.

Mário Alexandre destacou que o Município atua no sentido de firmar parcerias para impulsionar o setor. “Estamos comprometidos em consolidar Ilhéus como um polo de desenvolvimento regional, dialogando com as diversas entidades para que possamos melhorar o Distrito Industrial e fortalecer a economia local. Essa parceria com a FIEB é fundamental para continuarmos alcançando grandes conquistas”.

Conforme a FIEB, o processo versa ainda sobre o programa de interiorização das atividades. Os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) apontam que em 2023, o setor industrial manteve um percentual positivo, junto à construção civil, comércio e serviços.

fieb; setor industrial

“A Prefeitura é um ente importante para fomento ao ambiente de negócio industrial e para tornar a cidade cada vez mais atrativa para instalação de indústrias e a manutenção daquelas que já estão instaladas. A indústria, nós sabemos que é um setor econômico que gera os melhores empregos, empregos com maior qualidade, tanto do ponto de vista do valor em si, mas também do aproveitamento. Há também uma possibilidade de que através desse relacionamento com o poder público local, seja viável desenvolver ações de capacitação de pessoas voltadas, principalmente, para atender as necessidades das indústrias”, explicou o presidente.

A melhoria da infraestrutura do Distrito Industrial também pautou a reunião, visto que o local é um vetor de desenvolvimento da Bahia, que promove a geração de empregos e potencializa os mercados. O encontro também contou com a presença de representantes das casas que compõem o Sistema FIEB, além de secretários e do diretor da DATEN Tecnologia e presidente do SINEC e da ASSIPI, Sílvio Comin.

Três cirurgias bariátricas foram realizadas pela ABIR neste final de semana, faltando agora 20 que deverão ser feitas até antes do Carnaval

Neste final de semana a equipe de Dr. Nilson Ribeiro, realizou três cirurgias bariátricas, sendo que faltam 20 cirurgias que deverão ser feitas até antes do Carnaval, no Hospital de Ilhéus. Estas cirurgias só acontecem através um investimento de 600 mil reais, emenda do Deputado Federal Jorge Solla, a ABIR  bariátricas, que desde que foi fundada totaliza 74 pacientes bariátricos operados. Inscrições abertas 73 98177-9833

Deputado Federal Jorge Solla

Vereador Kaique Souza, fundou a ABIR quando viu sua mãe, hoje residente Laudicéa Carvalho com quase 184 kg e na eminencia da morte, e sem nenhum apoio ou possibilidade de cirurgia no SUS. Nesta quinta feira a Diretoria de ABIR terá audiência com Secretária de Educação, conclusão da doação da Sede, antigo Colégio da Proa , em Ilhéus; Recursos para colocação de Balões Gástricos e solicitação de recursos para cirurgia reparadora, dos que já foram operados e necessitam com urgência

Vereador licenciado Kaique Souza

A primeira cirurgia foi feitas na sexta, uma pessoa e  continua no sábado (06), duas pessoas, e, a partir daí, as próximas serão agendadas no decorrer do processo, com previsão de término até o carnaval, em meados de fevereiro. Serão realizadas as modalidades Sleeve e Bypass. A primeira é uma das técnicas mais utilizadas atualmente e consiste na remoção da parte esquerda do estômago, o que faz com que exista uma diminuição da sua capacidade para armazenar comida. Trata-se de uma técnica considerada restritiva e metabólica, em que o estômago é transformado em um tubo, com capacidade de 80 a 100 mililitros (ml).

Já o Bypass é a operação que conta com a diminuição do estômago em desvio da rota da comida através do tubo digestivo para proporcionar menos fome e maior saciedade. A ação é mista, com restrição da quantidade de alimento ingerido e também disabsorção.

Ambas cirurgias são processos invasivos e que exigem cuidados tanto no pré, como no pós-operatório e, por isso, as determinações da equipe médica precisam ser seguidas com máxima disciplina. As cirurgias serão realizadas no Hospital de Ilhéus, o único que está apto a realizar esse tipo de cirurgia em Ilhéus.

Em 2020, com a visita do Primeiro Deputado Federal a Associação Bariátrica de Ilhéus, Jorge Solla, as portas se abriram. Nosso precursor e autor das Emendas para realização da Bariátrica. Nesta quarta feira (10) a Diretoria da ABIR estará em Salvador, para buscar com ajuda do Deputado Jorge Solla e do Vereador Kaique Souza, verba da Secretaria Estadual de Saúde, para colocação de balões gástrica Alurion em pessoas com mais de 160 kg que já não vão ao dentista, fazem nenhum  exame a exemplo de tomografia, ressonância e outros, pois não cabem nas maquinas e cadeiras, além de, ao estarem doentes, não existem leitos hospitalares para os mesmos, o que, de acordo Vereador licenciado Kaique Souza é desumano e gravíssimo, por isso a sua ingerência por meios de comunicação com o Deputado Jorge Solla e a Secretária Estadual de Saúde.

A ABIR vem realizando sonhos e renovando esperanças de centenas de ilheenses

Com apoio do município e de políticos tanto do Estado, como da esfera nacional, conseguiram se estabelecer e atualmente, assistem a 416 associados e, com essas 23 cirurgias, realizarão 74 bariátricas desde o início de seus trabalhos, realizadas pelo Dr. Nilson Ribeiro. Além da colocação de nove Balões Gástricos Allurion,  produto importado, de última geração, indicado para pacientes com mais de 150 quilos, que precisam perder peso para a realização da cirurgia de redução de estômago. É uma técnica que não necessita de cirurgia e foi realizada, também no Hospital São José, em agosto de 2023, pela equipe do Dr. Marcelo Falcão, especialista na área, uma emenda de R$ 200 .000 ( duzentos mil reais) da Deputada Federal, Lidice da Mata

Utilidade pública

Além das conquistas que salvam vidas, como as 74 cirurgias bariátricas e os nove balões gástricos, a ABIR oferece todo o apoio necessário para os associados, em todo o processo, que começa muito antes do procedimento em si, a exemplo de psicólogo, reeducação alimentar e enfermagem. Hoje a Abir tem um Corpo Clinico de 8 profissionais além de apoio contábil e administrativo de 11 pessoas.

Prefeito Mário Alexandre de imediato repassa as emendas do Deputado Solla preocupado com os obesos e a Deputada Estadual , Soane Galvão, desde inicio é parceira, lita por verba e ao lado do Deputado Solla , lutam pela sede da Abir desde junho de 2023.

E, pelo importante serviço prestado à sociedade, o município, através da Lei n.º 4.241/2023, de outubro de 2023, reconheceu a Associação como Utilidade Pública Municipal. E o pedido para o reconhecimento como Utilidade Pública Estadual já está tramitando na ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia), feito pela Deputada Estadual Soane Galvão, que também ao lado do Deputado Federal Jorge Solla lutam pela sede da Associação que já tramita no Governo do Estado e deverá ser no antigo Colégio da Proa.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia