Inauguração materno-infantil

Foto: Camila Souza – GOVBA

Referência em cirurgia pediátrica e parto de alto risco, o Hospital Materno-Infantil Dr Joaquim Sampaio foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (6) pelo governador Rui Costa, acompanhado do prefeito Mário Alexandre, de secretários, lideranças políticas e comunidade local. A unidade, erguida no prédio do antigo Hospital Regional Luiz Viana Filho, possui 105 leitos de internação, com funcionamento 24 horas e acesso por demanda espontânea e referenciada.

Para Mário Alexandre, o pacote de investimentos executados em Ilhéus é reflexo da parceria exitosa com o Governo do Estado e representa um importante passo na otimização da saúde no município e em toda a região sul da Bahia.

Inauguração materno-infantil

Foto: Camila Souza – GOVBA

“Nessa parceria com o governador Rui Costa e toda a sua equipe vamos ampliar a cobertura da Atenção Básica e melhorar a oferta de atendimento neonatal e pediátrico, garantindo às nossas mães uma assistência digna e de qualidade. Tudo isso é fruto de muita luta. Com diálogo e entendimento hoje entregamos um dos maiores equipamentos do estado da Bahia e do Brasil. É mais uma vitória da parceria de credibilidade. São avanços que ninguém nunca viu na cidade”, frisou Mário Alexandre.

Conforme a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o investimento total é de aproximadamente R$ 40 milhões, entre obras e equipamentos. O hospital materno-infantil dispõe de 10 leitos de UTI Neonatal e 25 de semi-intensivos, integrados à Rede Cegonha e atenção às urgências e emergências. A unidade tem ainda cinco leitos no Centro de Parto Normal Intra-hospitalar.

Inauguração materno-infantil

Foto: Clodoaldo Ribeiro- PMI

“Ilhéus representa um polo importantíssimo de oferta de serviços públicos de saúde, em alta resolutividade e alta complexidade de várias especialidades. Hoje a gente vem entregar uma unidade materno-infantil que se junta ao Hospital Costa do Cacau para atender todos os municípios da região. Já entregamos a primeira policlínica regional, estamos construindo uma UPA na cidade, que servirá de unidade de emergência, e concluindo a licitação de uma nova policlínica regional em Ilhéus para dividir o atendimento e com isso dobrar os exames para os municípios que fazem parte da região. Isso também gera emprego. Só na unidade materno-infantil abrimos 700 empregos para mães e pais de família. Estamos fazendo uma verdadeira revolução na saúde pública da Bahia”, ressaltou o governador.

Inauguração materno-infantil

Foto: Camila Souza – GOVBA

A Sesab informa que além da realização de partos e da internação, o novo hospital ofertará atendimento ambulatorial especializado em pré-natal de alto risco, consultas especializadas em obstetrícia, cardiologia, enfermagem, nutrição e psicologia. A unidade funcionará também como um polo de desenvolvimento de ensino, reunindo formação acadêmica, pesquisa e produção de conhecimento científico e tecnológico em saúde.