Com atendimento destinado ao SUS, Hospital Regional Costa do Cacau é referência em assistência humanizada e de qualidade
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o hospital é um organizador de caráter médico-social, que deve garantir assistência médica, tanto curativa como preventiva, para a população, além de ser um centro de medicina e pesquisa. Além da atenção especial às enfermidades, com diagnóstico, tratamento, reabilitação e atendimento de emergências, o ambiente hospitalar ainda se ocupa com a prevenção, que é o controle de doenças infectocontagiosas, a saúde ocupacional e a promoção à saúde, por exemplo.
O Hospital Regional Costa do Cacau – Unidade de Saúde do Governo da Bahia, 100% SUS, tem recebido, nos últimos cinco anos, o reconhecimento de milhares de pacientes assistidos na Unidade, devido a ampla oferta de serviços e assistência humanizada.
Com um investimento de aproximadamente 124 milhões, o hospital tem se tornado referência em atendimento humanizado e de qualidade, com profissionais e infraestrutura de alto nível, abrangendo diferentes especialidades, lembrando que foi o primeiro hospital, em Ilhéus, a desenvolver Programas de Residência Médica, em três especialidades: Clínica Médica, Cirurgia Geral e Terapia Intensiva, contando com um grupo de preceptores formado por especialistas, mestres e doutores nas áreas específicas do conhecimento científico aplicado.
A unidade hospitalar marca a história da saúde pública na Bahia, assim define o diretor Egídio Feitosa: “Antes do funcionamento do HRCC, a população clamava por atendimento de demandas esperadas por anos, diante às reivindicações de melhoria dos serviços públicos em saúde no sul da Bahia, principalmente no eixo Ilhéus-Itabuna. Daquela época até os dias atuais, o HRCC passou por avanços e diversos desafios, principalmente durante o período mais crítico da pandemia da Covid-19, no qual o hospital organizou uma unidade específica para atender os acometidos pela doença, ajudando a salvar vidas.
“Agradecemos ao Governo da Bahia e a Secretaria de Saúde – Sesab por estarem atentos aos anseios da população baiana e aos nossos profissionais pelo comprometimento com nossos pacientes”.
Feitosa lembra que “o Hospital Regional Costa do Cacau conta com equipes e estruturas adequadas na Neurocirurgia, Traumatologia e Ortopedia. Com os recursos estabelecidos pelas portarias, estamos mantendo a qualidade da nossa referência em alta complexidade, com a possibilidade de ampliar nossa capacidade de atendimento aos usuários do SUS”, destacou.
Avaliação:
O autônomo Marcos Santos, 42 anos, ficou internado no Hospital Regional Costa do Cacau por 12 dias, após sofrer uma queda em sua residência. Ele garante que teve total assistência, assim que chegou ao HRCC. “Fui trazido por meu vizinho e assim que cheguei aqui fizeram minha ficha, fiz exames e agendada a minha cirurgia. Tudo rápido e com toda atenção e cuidado da equipe. Agradeço a cada um e que Deus abençoe todos que trabalham aqui”.
A dona de casa Amélia Silva também demostra satisfação com os serviços do hospital. Ela afirma que se não fosse a rapidez e os exames realizados no HRCC poderia não estar
viva. “Eu passei mal, senti meu corpo paralisado, então, meu filho correu para cá. Assim que eu cheguei fiz muitos exames e fui medicada. Agradeço a Deus e aos funcionários daqui; agradeço também ao Governo do Estado por nos ter presenteado com este hospital que tem salvado tanta gente”.
Já a paciente Poliana afirma que o Hospital Regional Costa do Cacau foi o responsável por realizar seu sonho: “Ha um tempo sonhava em fazer minha cirurgia de laqueadora engraças a Deus consegui. Desde o primeiro momento senti segurança nos profissionais e tive a certeza que daria tudo certo, muito obrigada!”.