:: 20/abr/2024 . 12:42
Sucesso absoluto Programa que combate dores crônicas realizado no Hospital Costa do Cacau hoje(20)
O Hospital Regional Costa do Cacau realizou hoje , sob o comando do renomado Ortopedista, Marcos Puentes, colegas de profissão e voluntários atendimentos para pacientes de ilhéus e região, com tratamentos intervencionistas para alívio da dor e melhora na qualidade de vida. Considerado um tratamento de ponta, eficaz e que se repetirá devido a eficácia e também a diminuição de cirurgias que o tratamento evita, além do alívio imediato das dores
Em fevereiro de 2023, o HRCC recebeu o maior projeto voluntário do país em tratamentos da dor, o Voluntários da Dor do Instituto Pain Brazil, com médicos renomados de todas regiões.
Agora, a unidade está retomando o projeto com uma equipe de médicos da dor, sob a coordenação de Dr. Marcus Puentes, enfermeiros, direção e demais profissionais de saúde da própria instituição, com o objetivo de manter a semente do bem e devolver à população a oportunidade de ter um tratamento.
Segundo o hospital, a equipe de profissionais está empenhada em dar continuidade ao trabalho, iniciado em 2023, e agora vai acolher novamente os pacientes de braços abertos, com a esperança de que esse projeto se consolide e cresça com a ajuda das entidades governamentais.
Clássico carioca Fluminense x Vasco abre 3ª rodada do Brasileirão
Clássico carioca Fluminense x Vasco abre 3ª rodada do Brasileirão
Duelo às 16h deste sábado terá transmissão da Rádio Nacional
Primeiro clássico carioca no Campeonato Brasileiro, Fluminense e Vasco abrem a terceira rodada da competição na tarde dedte sábado (20), no Maracanã. Ambos os times entram em campo determinados a superar as derrotas no meio da semana. A partida, com início às 16h (horário de Brasília), terá transmissão da Rádio Nacional, com narração de André Marques, comentários de Waldir Luiz e plantão de notícias com Bruno Mendes.
O mandante tricolor busca a primeira vitória no Brasileirão. Na última terça (16), a equipe comandada pelo técnico Fernando Diniz foi superada por 2 a 1 pelo Bahia fora de casa. A presença em campo da dupla de ataque Keno e Renato Augusto é incerta, pois ambos seguem se recuperando de lesões. A expectativa é que Diniz volte a escalar o lateral Marcelo e o zagueiro Felipe Melo – ambos foram poupados contra o Tricolor baiano.
O Fluminense deve começar jogando com Fábio; Samuel Xavier, Felipe Melo, Manoel, Marcelo; André, Martinelli, Ganso; Arias, Marquinhos, Cano.
Após estreia exitosa em São Januário contra o Grêmio, o Vasco tropeçou na última quarta (17) contra o Red Bull Bragantino fora de casa. Mas, o apoio da torcida cruzmaltina no Maracaná será um incentivo a mais para o time superar o revés. A principal novidade esta tarde deve ser a estreia do novo reforço do Vasco, o volante Hugo Moura, anunciado na última quinta (18) e já regularizado pelo Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Por conta de lesões, Dimitri Payet, Jair e Paulinho seguem no departamento médico.
Inicialmente, o técnico Ramón Diás pode levar a campo o time com Léo Jardim, Paulo Henrique, Maicon, Léo , Lucas Piton; Mateus Carvalho, Sforza, Galdames, Rossi, David e Vegetti.
Câmara de Pau Brasil concede Comenda “Nêga Pataxó” aos diretores do Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio
A diretora-geral do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, enfermeira Domilene Borges; e o diretor-médico da instituição, Samuel Branco, foram agraciados hoje (19) – data estabelecida para celebrar a diversidade de culturas dos povos indígenas brasileiros -, com uma das mais representativas honrarias do sul da Bahia: a Comenda “Maria de Fátima Muniz Pataxó Hã-hã-hãe – Nêga Pataxó”, distinção feita pela Câmara Municipal de Pau Brasil.
Com o apoio do Governo da Bahia, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) e da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF SUS) – entidade que administra a unidade hospitalar do estado – os dirigentes conduziram o projeto que tornou o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, a primeira unidade no estado habilitada pelo Governo Federal a prestar atendimento especializado aos Povos Indígenas de toda a Bahia. A portaria que concedeu o incentivo ao HMIJS foi assinada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, em março deste ano.
Em carta conjunta, secretários estaduais de Comunicação se comprometem com ampliação do combate às fake news
Após se reunirem, nestas quinta (18) e sexta-feira (19), em Belém, no Pará, secretários estaduais de Comunicação publicaram uma carta conjunta se comprometendo com a ampliação do combate às fake news, para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.
Durante a quarta edição do Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, os secretários e secretárias debateram e apresentaram cases e desafios da comunicação pública no país, abordando temas como a inteligência artificial na prestação de serviços públicos; liberdade de expressão; a manutenção da essência e da audiência com a evolução tecnológica; e a importância da comunicação pública alinhada à preservação do meio ambiente.
Confira, na íntegra, o documento divulgado pelo Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação:
1 – Sermos intransigentes na defesa da ampla liberdade de expressão e dos direitos humanos, desde que sejam respeitados os direitos individuais e coletivos;
2 – Combater com firmeza a produção e disseminação de notícias falsas e desinformativas em nossas respectivas unidades federativas e em todas as esferas de atuação, com objetivo da integridade da informação;
3 – Dispensarmos máxima atenção aos processos relacionados às redes sociais como ferramenta de troca de informações e aprimoramento da prestação dos serviços públicos e atendimento às necessidades da sociedade;
4 – Propormos ao Governo Federal a implementação de uma política de comunicação que destaque as peculiaridades de cada região do País, de modo que as mensagens de prestação de serviços expressem efetivamente a identidade e diversidade do nosso povo na comunicação governamental;
5 – Reforçarmos nos Estados o combate a Dengue através da campanha publicitária aprovada durante a realização deste IV Fórum.
*Reconhecendo que a construção e a manutenção de uma sociedade justa, ética e democrática são inviáveis enquanto persistirem as práticas nocivas de disseminação das fake news que violam a dignidade humana nos meios digitais, assumimos o compromisso de:
* Continuar promovendo a organização e o fortalecimento da comunicação pública em nossos estados, como pilares fundamentais para o Estado Democrático de Direito.
* Combater a desinformação com medidas educativas e de conscientização da população, utilizando todos os canais de comunicação disponíveis.
* Incentivar o jornalismo responsável e profissional, valorizando a apuração rigorosa e a verificação dos fatos.
*Fortalecer a colaboração entre os órgãos públicos, as empresas de tecnologia e a sociedade civil para o combate às fake news.
* Apoiar iniciativas de pesquisa e desenvolvimento de ferramentas para identificar e combater a desinformação online.
CARTA DE BELÉM
Belém, 19 de abril de 2024
(Fotos Agencia Pará)
Visita técnica – Setor de Diárias e Rescisões e Transparência
CGM PRESENTE: Visita técnica – Setor de Diárias e Rescisões e Transparência
Na manhã do dia 18 de abril de 2024, o setor de diárias e rescisões da Controladoria Geral do Município liderado pelo servidor Carlos Alberto Rocha e sua equipe de estagiárias, junto à Subcontroladora de Transparência e Ouvidoria, Suzi Leal Rodrigues, empreeenderam visita técnica ao Gabinete do Prefeito e à Corregedoria Municipal.
Os assuntos pertinentes foram discutidos e a conexão entre os setores foi otimizada. O objetivo das visitas técnicas empreendidas é proporcionar eficiência, eficácia e transparência à Gestão Municipal.
.
Atenção: Sesau informa que Ilhéus não terá alteração na faixa-etária da vacinação contra dengue
A mudança de faixa-etária é apenas para municípios com vacinas que vencerão em abril. Em Ilhéus, o imunizante tem validade até junho, por isso, não se enquadra na campanha nacional

O Ministério da Saúde lançou uma campanha sobre a alteração da faixa-etária para a vacinação contra a dengue, ampliando o público para crianças e jovens de 6 a 16 anos. Mas isso vale apenas para os municípios com lotes de vacinas que vencerão nos próximos dias.
Em Ilhéus, a vacinação se mantém normalmente, sem alteração na faixa-etária, uma vez que as nossas vacinas têm vencimento em junho. Aqui, a proteção contra a dengue acontece nas unidades de saúde e atendem crianças de 10 a 14 anos.
Lembrando que a vacinação é essencial para a imunização de nossas crianças e, para que outras ações contra a doença aconteçam, é muito importante que os sintomas sejam notificados. Assim, ao perceber algum deles – febre alta, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, náuseas, vômitos, manchas na pele, entre outros –, busque ajuda médica imediatamente.