15ª Feira de Negócios e Oportunidades (Fenopo) da Faculdade Ilhéus, que teve início na quarta-feira, dia 26, e prossegue até a manhã de sábado, dia 29, no campus da instituição, acontece com intensa participação da comunidade acadêmica e de segmentos da sociedade. Nesta sexta-feira, aconteceu a Feira das Profissões para alunos do Ensino Médio e, amanhã, haverá o Mutirão da Saúde e Cidadania com atendimentos gratuitos à população.

Palestras, minicursos, oficinas, apresentações científicas e culturais, fazem da Fenopo o mais importante evento acadêmico, com extensão social, da Faculdade de Ilhéus. Embora o evento tenha sido suspenso nos últimos dois anos, em virtude da pandemia da covid-19, agora e ressurge ainda mais robusto com a integração dos cursos de graduação oriundos da Faculdade Madre Thaís.

O evento foi aberto com um grande público e excelentes trocas de experiências. A palestra do empresário e jornalista itabunense Rogério Salume, na noite de abertura, sobre o tema “Case Wine, uma empresa da era omnichannel”, coroou o debate sobre o empreendedorismo contemporâneo.

Na adolescência, Rogério Salume mudou-se para Vitória-ES pelas facilidades em competir em Natação e na capital capixaba profissionalizou-se na área de vendas, como representante do Grupo Martins, que diz ter sido fundamental para sua carreira. Ao deixar o grupo, abriu o próprio negócio, uma distribuidora de food service. Logo depois se associa a Anselmo Endlich e cria a Estação do Vinho (2004), primeiro e-commerce de vinhos do país, e em 2008, eles fundam a Wine.com.br (terceiro maior e-commerce de vinhos) e depois o Clube Wine, maior clube de vinhos do mundo. Anselmo não está mais na empresa e, há seis anos, o empresário Abílio Diniz passou a ser sócio da Wine.com.br, através da Península Participações.

Na visão da professora Cristiane Nunes, coordenadora do curso de Administração, o exemplo de Rogério Salume é um caso de empreendedorismo de oportunidade, quando a pessoa identifica uma lacuna no mercado e aposta no negócio. O despertar para vendas ocorreu quando ele ainda criança teve a iniciativa de comercializar na porta de casa os produtos que os vizinhos traziam dos sítios.

A Wine é uma empresa da era omnichannel por criar diversos canais de vendas com experiências diferentes, a multicanalidade. São realizadas vendas na Internet, no clube de vinhos (mais de 120 mil sócios), lojas físicas ressignificadas como lugares para conectar o consumidor com as experiências que o produto pode oferecer. Mas os produtos estão também em bares, restaurantes e supermercados. O empreendedor tem como meta atingir 100 lojas físicas.

Economia – Na noite de quinta-feira, dia 27, os acadêmicos tiveram a oportunidade de assistir à palestra do administrador Robson Braga sobre “Perspectivas para o ambiente econômico e empresarial em 2023”. Braga apresentou vários dados e ferramentas indispensáveis aos empreendedores para alavancarem os negócios nos dias de hoje.

Detalhou a busca de informações sobre dados econômicos, através do Relatório Focus, disponível no site do Banco Central, que contém todas as variáveis da economia brasileira. Além disso, orientou a permanente consulta ao novo Relatório do Caged que informa sobre o cenário do emprego e do desemprego no País.

Robson Fraga sentenciou que a inflação é a doença que ataca a saúde da economia e que, na atualidade, vivemos a “pandemia inflacionária”. Sobre a grave situação de dívidas das famílias brasileiras, ele recomendou o controle total do cartão de crédito, cujos juros são o maior responsável pelo endividamento dos cidadãos e cidadãs.

Profissões – O diretor-geral das faculdades de Ilhéus e Madre Thaís, professor Almir Milanesi, considera a Feira de Negócios e Oportunidades um espaço excelente de promoção do empreendedorismo e de maior integração da instituição com a sociedade.  Nesta sexta-feira, por exemplo, alunos das escolas de ensino médio das redes pública e particular de ensino participaram da Feira das Profissões.

Na oportunidade, tiveram maior conhecimento sobre as profissões geradas através dos cursos de graduação em Administração, Arquitetura, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. Durante o evento, houve explanações sobre cada uma das profissões e foram vistos alguns atendimentos realizados nos laboratórios específicos das diferentes áreas.

Mutirão – O Mutirão de Saúde e Cidadania, no sábado, acontece das 8 às 13 horas, e com serviços gratuitos oferecidos através de projetos de extensão dos cursos graduação. Os atendimentos gratuitos abertos à comunidade, de modo geral, envolvem as áreas de Odontologia, Direito, Psicologia, Fisioterapia, Estética e Cosmética, Nutrição, Gastronomia, Serviço Social, Farmácia, Biomedicina, Enfermagem e Administração.