A Associação de Bariátrica de Ilhéus e Região – ABIR, contemplará nas próximas segunda e terça-feira (24 e 25), mais seis pessoas com o procedimento de redução de estômago por laparoscopia, através do SUS.

Ao todo, 20 cirurgias já foram realizadas com absoluto sucesso, desde o início do ano, através da associação, que tem como fundadores a jornalista Laudicea Carvalho e o vereador Kaique Souza.

De acordo com Laudicea, a expectativa é que mais pessoas sejam comtempladas, graças à parceria com os Deputados Federais Jorge Solla e Lídice da Mata e com à Deputada Estadual eleita, Soane Galvão.

“As cirurgias não vão parar. Com fé em Deus, mais verbas estarão chegando, o que nos permitirá ampliar o atendimento e a atenção a essas pessoas que tanto necessitam de socorro”, afirmou Laudicea, ressaltando a importância do apoio político para o tratamento da questão, que é de saúde pública.

De acordo com o Vereador Kaique Souza, cofundador da ABIR, “as cirurgias são uma conquista para o povo ilheense, é a prova da seriedade desse trabalho que está devolvendo vida e dignidade a tantas pessoas que sofrem com a obesidade, como eu já sofri”.

Antes de serem encaminhados para a cirurgia, realizada no Hospital de Ilhéus mediante convenio com a prefeitura municipal, os associados passam por um criterioso processo de acompanhamento com uma equipe multidisciplinar, além de participarem de reuniões e palestras regulares, onde são transmitidas todas as informações necessárias para o sucesso do procedimento.