comunidade surda

 

Em Ilhéus, inúmeros foram os avanços na rede pública de ensino desde o início da gestão do prefeito Mário Alexandre. Além de garantir o acesso de todas as crianças ao ambiente escolar, promover requalificações significativas nas unidades escolares e dar voz às comunidades, o Município tem assegurado uma educação inclusiva para os estudantes surdos.

No total, 13 alunos são atendidos diariamente por professores e intérpretes de libras. Os alunos beneficiados com a inclusão estão matriculados e distribuídos nas etapas da Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ensino Fundamental – Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O objetivo é garantir o direito de todos à educação, assegurando oportunidades e valorizando as diferenças humanas, bem como contemplar as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gênero.

 

comunidade surda

 

“Enquanto profissionais da Educação, devemos nos colocar no lugar do outro. Essa sempre foi uma preocupação do prefeito Mário Alexandre, ampliar o atendimento educacional especializado na nossa cidade. E assim temos feito para continuar garantindo uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens matriculados na rede municipal de Ilhéus”, ressaltou Eliane Oliveira, titular da Seduc.

Setembro Azul

O Setembro Azul é um movimento da comunidade em favor da educação e cultura surda, tendo ganhado maior proporção nacional em março de 2011, quando se intensificaram as discussões sobre o modelo de educação inclusiva no país. Dia 26 de setembro é celebrado o Dia Nacional e Municipal do Surdo em Ilhéus (Lei nº 4020/2019).

A data proporciona uma discussão sobre os direitos linguísticos e a inclusão das pessoas surdas na escola e na sociedade. O Intérprete de Libras atua como mediador e seu papel em sala de aula é traduzir da Língua Portuguesa para a Língua de Sinais.