Rui inaugura reforma de igreja secular e entrega outras obras no município de Banzaê
Nesta segunda-feira (2), o governador Rui Costa esteve na cidade de Banzaê, onde entregou obras e se reuniu com prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal Semiárido Nordeste II (Cisan). Entre as obras inauguradas está a reforma da Igreja da Ascensão do Senhor, situada na localidade de aldeia indígena Mirandela; e a entrega de um ônibus escolar para o município, que vai ajudar nessa fase de retomada das aulas semipresenciais.
“Entregamos uma obra importante em uma igreja que tem um valor histórico e simbólico muito grande para a aldeia indígena. E ainda vamos ajudar a recuperar os equipamentos desta igreja. Aqui em Banzaê ainda autorizei a licitação para a ampliação e requalificação da escola estadual”, destacou o governador.
A Igreja é uma construção do início do século XVIII, executada por indígenas do povo Kiriri, ocupantes originais do território. Devido a sua elevação, a construção de 409 metros quadrados ocupa lugar de destaque na praça principal. Suas características são típicas das catedrais jesuíticas, com três naves cobertas por telhado de duas águas. A edificação é tombada como patrimônio cultural pelo Ipac e foi totalmente recuperada pela Conder, empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), em um cuidadoso trabalho de recuperação arquitetônica que faz jus à sua rica história de resistência do povo indígena. A intervenção teve investimento do Governo do Estado, da ordem de R$ 500 mil.