Um dos maiores desafios da saúde pública municipal é garantir a eficiência dos serviços prestados à comunidade. Essa foi uma das prioridades do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre durante o primeiro ano de sua administração, em especial na Atenção Básica. Neste sentido, o prefeito, acompanhado da secretária de Saúde, Elizângela Oliveira, reuniu a equipe de trabalho na sede da secretaria. Na oportunidade, o gestor traçou com detalhes, um panorama da saúde e contou da sua expectativa com a nova reformulação no setor, com o objetivo de melhorar a rede de Atenção Básica no município.

“Vim ouvir também as demandas destes profissionais. Não sou perseguidor dos servidores. Pelo contrário, sou a favor do diálogo em prol do fortalecimento das relações e da continuidade da valorização com este servidor. Acredito que, com isso, iremos não apenas melhorar toda a estrutura, iremos melhorar o atendimento ao cidadão. Contudo, foi preciso, primeiro, recuperar, com recursos próprios, a estrutura das principais Unidades Básicas de Saúde (UBS), a fim de dar mais condições de trabalho para os profissionais e conforto aos pacientes”, destacou o prefeito Mário Alexandre.

Na ocasião, o chefe do executivo municipal assegurou que, através da parceria com o governo do estado, irá recuperar mais quatro unidades ainda no segundo semestre deste ano, dentre eles, os postos da Avenida Esperança, Banco da Vitória, Teotônio Vilela e Princesa Isabel. Lembrou também que depois de três anos bloqueado, o município conseguiu destravar o Programa Mais Médicos, cujos profissionais são mantidos pelo Ministério da Saúde que atuarão nas regiões mais populosas do município.

Mais avanços – Para os próximos meses, acrescenta o prefeito, “teremos uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Porte3 24 horas com caráter regional – compromisso do governador Rui Costa com a nossa cidade. Também, a entrega do Posto Sarah Kubschewsky e Nelson Costa, o Hospital Municipal Materno-Infantil como o primeiro hospital público com UTI neonatal do interior da Bahia, além de uma nova seleção de médicos. Com isso, iremos avançar e muito na construção da rede de cuidado em nosso município.

A secretária de Saúde, Elizângela Oliveira disse que as mudanças são positivas e que agora, será possível executar ações e programas que até então estavam desativados. “Não conseguíamos alcançar todas as ocorrências existentes no atendimento de ponta nas unidades de saúde. A chegada destes novos profissionais que atuarão na supervisão, orientação e políticas públicas de saúde, promovem principalmente, o acolhimento e a restruturação dos serviços e o restabelecimento de ações”, destacou.

Entrega de obras – De acordo com a secretaria municipal de Infraestrutura (Seintra), serão entregues ainda este mês, os postos de Saúde dos bairros Hernani Sá, Basílio, Teotônio Vilela (Euler Ázaro). O primeiro Pronto Atendimento Municipal Halil Medauar, no bairro da Conquista, está na fase final de recuperação. Quando concluída, a unidade vai ofertar serviços especializados e atendimento 24 horas com ambulância.