Lançado na Bahia, programa ID Jovem oferece gratuidade e outros benefícios
Jovens baianos com idades entre 15 e 29 anos, que estejam cadastrados e atualizados no CadÚnico, já podem ter acesso a benefícios como gratuidade do transporte interestadual de linha convencional e meia-entrada em eventos culturais e esportivos. Para isso, precisam efetuar cadastro gratuito no Programa Identidade Jovem (ID Jovem), lançado na Bahia nesta quarta-feira (14), durante evento no Cine Teatro de Lauro de Freitas, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).
“É, sem sombra de dúvidas, um grande avanço para as políticas de juventude do nosso estado. Quando estamos garantindo ao jovem o acesso à arte, ao esporte e à locomoção, obviamente, estamos potencializando as oportunidades da educação para além das escolas e universidade. Isso é inclusão social, direito de todos”, destacou o secretário de Justiça, Carlos Martins.
Benefícios
“É uma grande vitória para nós, jovens. Muitos de nós não têm acesso a eventos culturais e esportivos de qualidade, por não ter nem dinheiro para o transporte. O ID Jovem vai democratizar o acesso e proporcionar que tenhamos novas experiências e somemos conhecimento”, afirma a universitária Rute Rocalio.
Como se cadastrar
Para ter o ID Jovem, o interessado pode se cadastrar gratuitamente no site da Caixa Econômica Federal ou através do aplicativo que leva o nome do programa, disponível nas lojas virtuais. É necessário preencher os campos ‘data de nascimento’, ‘nome completo’, ‘nome da mãe’ e ‘NIS’. O Número de Identificação Social (NIS) deve estar atualizado para que o cadastro seja efetivo. Em caso de erros com a atualização, o jovem deve procurar o setor social do município em que reside. Já em caso de problemas com o acesso às passagens gratuitas ou parcialmente gratuitas, ele deve contatar a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e relatar o ocorrido.
Em toda a Bahia, são mais de 1,7 milhão de jovens aptos a receberem o benefício. Entretanto, dados de abril deste ano apontam que apenas 4,9 mil estão cadastrados.















