REDUÇÃO DE VALOR SUGERE MUDANÇAS NAS OBRAS DA NOVA PONTE
José Rezende aponta recuo do mar após assoreamento. Com 533m, nova ponte será maior que a foz do rio Cachoeira (150m).
O memorialista José Rezende Mendonça apontou diferenças entre os projetos da ponte em construção na Baía do Pontal, em Ilhéus.
Conforme o primeiro projeto, iniciado pela Constran, a ponte teria 497 metros. O segundo, tocado pela OAS, indica que a ponte terá 533m. Sob o ponto de vista econômico, a mudança é contraditória. Isso porque a obra cresceu, enquanto o seu custo caiu de 180 para 96 milhões de reais.
Segundo Rezende, antes da construção do Porto do Malhado no década de 1960, a barra da Baía do Pontal tinha 575 metros de largura. Hoje tem apenas 150m. Como o projeto indica que a nova ponte terá 533m, ela será muito maior que a foz do rio Cachoeira.
Placa antiga incluía informações sobre as vias de acesso à ponte.
A placa que anunciava o projeto inicial também citava as vias de acesso projetadas para ocupar a praia da Avenida Soares Lopes e a Avenida Litorânea do Pontal. Sem citá-las, a nova placa se restringe à obra da ponte.
Nova placa não cita vias de acesso.
A diferença entre os valores dos projetos sugere a possibilidade da licitação vencida pela OAS não ter incluído as vias de acesso à nova ponte, diferente do processo licitatório da Constran. A ausência de informação sobre as vias na nova placa reforça essa hipótese.
No último sábado (29), o Blog do Gusmão afirmou que falta transparência às decisões do Governo do Estado e da empreiteira sobre a obra. Sem os esclarecimentos necessários dos responsáveis, é natural que surjam novos questionamentos.
Blog Gusmão
















