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outubro 2016
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REDUÇÃO DE VALOR SUGERE MUDANÇAS NAS OBRAS DA NOVA PONTE

José Rezende aponta recuou do mar após assoreamento. Com 533m, nova ponte será maior que a foz do rio Cachoeira (150m).

José Rezende aponta recuo do mar após assoreamento. Com 533m, nova ponte será maior que a foz do rio Cachoeira (150m).

O memorialista José Rezende Mendonça apontou diferenças entre os projetos da ponte em construção na Baía do Pontal, em Ilhéus.

Conforme o primeiro projeto, iniciado pela Constran, a ponte teria 497 metros. O segundo, tocado pela OAS, indica que a ponte terá 533m.  Sob o ponto de vista econômico, a mudança é contraditória. Isso porque a obra cresceu, enquanto o seu custo caiu de 180 para 96 milhões de reais.

Segundo Rezende, antes da construção do Porto do Malhado no década de 1960, a barra da Baía do Pontal tinha 575 metros de largura. Hoje tem apenas 150m. Como o projeto indica que a nova ponte terá 533m, ela será muito maior que a foz do rio Cachoeira.

Placa antiga incluía informações sobre as vias de acesso à ponte.

Placa antiga incluía informações sobre as vias de acesso à ponte.

A placa que anunciava o projeto inicial também citava as vias de acesso projetadas para ocupar a praia da Avenida Soares Lopes e a Avenida Litorânea do Pontal. Sem citá-las, a nova placa se restringe à obra da ponte.

Nova placa não cita vias de acesso.

Nova placa não cita vias de acesso.

A diferença entre os valores dos projetos sugere a possibilidade da licitação vencida pela OAS não ter incluído as vias de acesso à nova ponte, diferente do processo licitatório da Constran. A ausência de informação sobre as vias na nova placa reforça essa hipótese.

No último sábado (29), o Blog do Gusmão afirmou que falta transparência às decisões do Governo do Estado e da empreiteira sobre a obra. Sem os esclarecimentos necessários dos responsáveis, é natural que surjam novos questionamentos.

Blog Gusmão

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