WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

:: ‘Notícias’

Farmácias já podem fazer exames de análises clínicas; veja lista

Farmácias podem realizar exames de análises clínicas a partir desta terça (1º); confira

A partir desta terça-feira (1°) as farmácias vão poder realizar ao menos 47 tipos de exames de análises clínicas (EAC). A liberação foi feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os exames de análises clínicas (EAC) são todos aqueles que tomam como base fluidos do organismo, como sangue, urina, fezes e secreções. Até então, a Anvisa liberava a realização somente de testes de Covid-19 e de glicemia. Agora, os laboratórios vão ter um prazo de 180 dias para adequação.

A norma aprovada permite fazer testes de triagem. É importante ressaltar que esses testes não substituem os exames laboratoriais tradicionais, pois eles complementam o diagnóstico. A Anvisa destaca que os resultados desses testes feitos em farmácias e consultórios inclusive não devem ser usados sozinhos para tomar decisões médicas. Eles devem ser usados apenas como uma primeira avaliação.

A liberação para os exames em farmácia aconteceu em maio e muda um a regra de 2005. Segundo a Anvisa, a mudança ocorre pela evolução tecnológica em exames. Antes da liberação para farmácias, foram realizadas audiências e consultas públicas.

De acordo com a agência, os testes deverão atender os critérios da norma para que sejam realizados em farmácias.

A Abrafarma diz que os serviços que podem ser executados são:

  1. Beta-hCG
  2. Dengue Antígeno NS1
  3. Hemoglobina Glicada A1c
  4. Check-up Pós-Covid Anticorpos Anti-Spike
  5. Colesterol Total
  6. Avaliação de Controle de Asma
  7. Dengue Anticorpos IgG IgM
  8. Glicemia
  9. Glicemia e Pressão Arterial
  10. Glicemia e Perfil Lipídico
  11. Hormônio Luteinizante (LH)
  12. Toxoplasmose
  13. Teste de Intolerância Alimentar
  14. Exames do coração check-up completo
  15. VSR – Vírus Sincicial Respiratório
  16. VSR Molecular – Vírus Sincicial Respiratório
  17. Zika Vírus Anticorpos
  18. Teste Rápido PSA
  19. Teste Rápido Adenovírus
  20. Teste Rápido HIV
  21. Teste Rápido Covid-19 Anticorpos
  22. Teste Rápido Covid-19 Antígeno
  23. Teste Rápido Covid-19 Antígeno + Anticorpos
  24. Teste Rápido Covid-19 Molecular
  25. Teste Rápido Ácido Úrico
  26. Teste Rápido Chikungunya
  27. Teste Rápido Lactato
  28. Teste Rápido Malária
  29. Teste Rápido Sífilis
  30. Teste Rápido Troponina Cardíaca
  31. Teste Rápido Ferritina
  32. Teste Rápido Mioglobina
  33. Teste Rápido Streptococcus Grupo A Molecular
  34. Teste Rápido Streptococcus Grupo A
  35. Teste Rápido Hepatite C
  36. Teste Rápido Vitamina D
  37. Avaliação de Controle da Asma
  38. Teste Rápido Proteína C Reativa
  39. Teste Rápido Rubéola
  40. Teste Rápido Dímero-D
  41. Teste Rápido Dengue Antígeno e Anticorpos
  42. Teste Rápido Febre Amarela
  43. Teste Rápido Helicobacter Pylori
  44. Teste Rápido Influenza Molecular
  45. Teste Rápido de Alergia Alimentar
  46. Teste Rápido Tipo Sanguíneo
  47. Medição de Pressão arterial

Teste rápido para detecção de doenças — Foto: Prefeitura de Bertioga

Teste rápido para detecção de doenças — Foto: Prefeitura de Bertioga

O que muda?

Segundo a Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), antes da decisão da Anvisa, algumas farmácias, especialmente as grandes redes, já aplicavam parte desses exames por meio de decisão judicial e amparados pela Lei 13.021/2014 – legislação que definiu as farmácias como estabelecimentos de saúde. Na avaliação da entidade, a atualização da norma promove “segurança jurídica” para a ampliação desses serviços.

Durante a vigência da RDC 302 (norma que foi revisada agora pela Anvisa) qualquer exame realizado por meio destes testes rápidos precisava da supervisão de um laboratório clínico.

No entanto, durante a pandemia houve uma autorização da Anvisa para que os testes rápidos relacionados a Covid-19 fossem realizados em farmácia, sem a vinculação com laboratório clínico como exigia a normativa, justificado pelo período pandêmico. Agora são apresentados vários requisitos que disciplinam a realização desses exames. As novas exigências são:

  • Apenas profissionais treinados poderão realizar desses exames;
  • É preciso utilizar uma ferramenta de controle de qualidade para checar se os kits estão funcionando adequadamente como previsto;
  • Apenas testes de triagem podem ser feitos, ou seja, aqueles com sangue coletado da ponta do dedo em que um pequeno visor indica o resultado. Não são testes que confirmam o diagnóstico de doenças.

Lula diz que vai escolher novo PGR com “mais critério”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta terça-feira (1°), que a escolha do novo procurador-geral da República será feita “com mais critério”. Para o presidente, o cargo deve ser ocupado por “alguém que goste do Brasil, alguém que não faça denúncia falsa”. Em setembro, termina o mandato de Augusto Aras à frente da Procuradoria-Geral da República (PGR) e a indicação do novo nome cabe ao presidente do país.

“Eu vou escolher a pessoa que eu achar que é a melhor para os interesses do Brasil, se der errado, paciência, mas eu vou tentar escolher o melhor”, disse, durante o programa semanal Conversa com o Presidente, transmitido pelo Canal Gov.

“Eu vou escolher com mais critério, com mais pente fino, para não cometer um erro. Eu não quero escolher alguém que seja amigo do Lula, eu quero escolher alguém que seja amigo desse país, alguém que goste do Brasil, alguém que não faça denúncia falsa, alguém que não levante falso sobre o outro.

Quem denuncia uma denúncia falsa e depois não prova deveria pagar as custas do processo porque assim a gente consegue fazer as pessoas serem mais honestas e decentes nas suas decisões”, acrescentou o presidente.

Lula disse que sempre teve “o mais profundo respeito pelo Ministério Público”, mas que a atuação do órgão na Operação Lava Jato o fez perder a confiança. No âmbito da operação, Lula foi investigado, condenado e preso, em abril de 2018. Em março do ano passado, o Supremo Tribunal Federal anulou as condenações ao entender que a 13ª Vara Federal em Curitiba (PR), sob comando do ex-juiz Sergio Moro, não tinha competência legal para julgar as acusações.

Hoje, Lula citou a atuação do então chefe da força-tarefa em Curitiba, o ex-procurador Deltan Dallagnol, e disse que as decisões da Lava Jato visavam um projeto de poder e levaram à eleição do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Era uma das instituições que eu idolatrava nesse país. Depois dessa quadrilha que o Dallagnol montou, eu perdi muita confiança. Eu perdi porque é um bando de aloprado, que acharam que poderiam tomar o poder, estavam atacando todo mundo ao mesmo tempo, atacando o governo, o Poder Executivo, o Legislativo, a suprema corte. Eles fizeram a sociedade brasileira refém durante muito tempo”, disse Lula.

“Eu acho que, mais grave do que a própria lei, foi o fato de que a sociedade brasileira ou uma grande parcela dela foi cooptada pela mentira. Se estabeleceu uma espécie de pacto, as quadrilhas, seja o Ministério Público, seja o juiz Moro, eles convenceram a sociedade de que tal coisa era verdade e a sociedade embarcou através do meio de comunicação”, argumentou o presidente na conversa desta terça-feira com o jornalista Marcos Uchôa.

Para Lula, muitas personalidades e empresas importantes para o país foram destruídas. “Você poderia punir o diretor da empresa, mas não pune a empresa. Você causar quase 4 milhões de desempregos nesse país, quase que aniquilar a indústria de engenharia, a indústria de óleo e gás, em benefício de quem? Não foi do povo brasileiro. O resultado disso foi o maluco beleza [Jair Bolsonaro] que governou esse país durante quatro anos, o resultado disso foi o fascismo nesse país”, afirmou.

Lista tríplice

O presidente destacou que ainda fará muitas conversas antes da escolha.

“Vou ouvir muita gente, vou atrás de informações de pessoas que eu penso, vou discutir se é homem ou se é mulher, se é negro, se é branco, tudo isso é um problema meu, que está dentro da minha cabeça. E quando eu tiver o nome, eu indico”, disse.

No mês passado, a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) definiu a lista tríplice que será enviada ao presidente para indicação ao cargo de procurador-geral da República. Apesar da mobilização dos procuradores, Lula já afirmou que não vai seguir, necessariamente, as sugestões de nomes para a sucessão na procuradoria, como fez em seus dois primeiros governos.

De acordo com a Constituição, o presidente da República não é obrigado a seguir a lista da associação e pode escolher qualquer um dos subprocuradores em atividade para o comando do órgão. A candidata mais votada foi a subprocuradora Luiza Frischeisen, seguida de Mário Bonsaglia. Os dois já figuraram em listas anteriores. Em terceiro ficou José Adonis Callou, ex-coordenador da Operação Lava Jato na PGR.

A lista tríplice foi criada em 2001 e é defendida pelos procuradores como um dos principais instrumentos de autonomia da carreira. Entre 2003 e 2017, durante os governos Lula e Dilma, o procurador-geral da República nomeado foi o mais votado na lista tríplice.

Em 2017, o ex-presidente Michel Temer indicou a procuradora Raquel Dodge, que, na ocasião, foi a segunda colocada na votação. Em 2019, Jair Bolsonaro não seguiu a lista e indicou Augusto Aras, que foi reconduzido ao cargo dois anos depois.

Após indicação do presidente da República, o procurador-geral é sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e precisa ter o nome aprovado pelo plenário da Casa. Em seguida, a posse é marcada pela Procuradoria-Geral da República.

Novo IBGE

Durante o programa Conversa com o Presidente, Lula também comentou a indicação do professor e pesquisador Márcio Pochmann para a presidência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e as críticas de que Pochmann poderia “manipular dados a favor do governo”. Segundo o presidente, “não é aceitável as pessoas tentarem criar uma imagem negativa de uma pessoa da qualificação do Márcio Pochmann”.

“É um dos grandes intelectuais desse país, é um rapaz extremamente preparado. Eu escolhi porque confio na capacidade intelectual dele, ele é um pesquisador exímio”, disse Lula.

“Quem tem uma história nesse país, como a que vocês me ajudaram a construir, não vai precisar de manipular dados para poder fazer as coisas. Quanto mais verdadeiro forem os dados, melhor para quem governa.”

“Quem gosta de dados mentirosos, caiu fora, quem gosta de mentira, de fake news caiu fora. O que nós queremos são os dados do jeito que eles são, como foram apurados, com a maior clareza, com a maior realidade”, acrescentou o presidente.

Ainda de acordo com Lula, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, já sabia, “há muito tempo”, que Pochmann era o seu escolhido, mas ponderou que a troca no IBGE fosse feita após o término do Censo Demográfico de 2022, prejudicado após sucessivos adiamentos. “Fez o censo, terminou o censo, agora o Márcio Pochmann vai tomar posse como presidente do IBGE”, afirmou.

O IBGE é subordinado ao Ministério do Planejamento. Pochmann vai substituir o atual presidente Cimar Azevedo, funcionário de carreira e ex-diretor de Pesquisas do instituto que está de forma interina no cargo desde o início do ano.

Figura histórica ligada ao Partido dos Trabalhadores, o professor e pesquisador presidiu o Instituto Lula e a Fundação Perseu Abramo (fundação do PT voltada a elaboração de estudos, debates e pesquisas). De 2007 a 2012, comandou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Pochmann é membro da corrente de economistas ligada à Universidade de Campinas (Unicamp), caracterizada pela defesa do desenvolvimentismo econômico e da indústria nacional. Ele acumula pesquisas nas áreas de desenvolvimento, políticas públicas e relações de trabalho.

Ilhéus recebe Feira do Livro da Casa de Sá Barretto

Iniciativa da Gestora Cultural Sophia Sá Barretto, tem o apoio do Cesol Litoral Sul, da Secretaria de Cultura e Prefeitura de Ilhéus, incentiva o turismo literário

Entre os dias 4 e 6 de agosto Ilhéus, no Litoral Sul da Bahia, será sede da Feira do Livro da Casa de Sá Barretto (FLICSB). O evento representa uma oportunidade para a promoção de trabalhos literários, interação entre autores e diálogos com leitores amantes da literatura. A feira terá uma diversidade de ações visando atrair leitores, editores, agentes literários e entusiastas de toda a região.

A FLICSB ocorrerá na Casa de Sá Barretto, situada na avenida Raymundo Sá Barretto, nº 920, bairro Jardim Savóia. São esperados pelo menos 500 visitantes por dia incluindo leitores, profissionais do setor editorial e mídia regional que poderão desfrutar de mesas redondas, lançamentos e exposições de obras literárias com sessões de autógrafos, oficinas, Narração de Histórias, apresentações audiovisuais, Shows e Saraus. Dentre outras importantes participações, o evento contará com a presença de Maria João Amado e Guida Moira na apresentação da mesa-musical Amadas Canções – pela vida e obra de Jorge Amado.

De acordo com a organização, “o evento proporciona uma vitrine incrível para os talentosos escritores e escritoras locais e de outras partes do país. Como autor ou autora, você terá a chance de estabelecer amizades valiosas, ampliar sua rede profissional e alcançar novos leitores ávidos por descobrir obras literárias emocionantes”, aposta.

Prefeitura confirma apoio ao 1° Festival de Inverno de Itacaré

A Prefeitura de Itacaré, através das Secretarias de Turismo e Cultura, Meio Ambiente e Comunicação, se reuniu  com a organização do primeiro Festival de Inverno de Itacaré, evento de iniciativa privada, mas que conta com o apoio da Prefeitura Municipal e do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

O evento promete agitar a cidade de Itacaré nos dias 1 e 2 de setembro/2023. Com grandes atrações na sua line-up como Marcelo Falcão, Rachel Reis, Bruta Raça e DJ Wez Malora, no dia 01/09, e, Maria Gadú, Afrocidade, DelaCruz e DJ Malora no dia 2/09.

Um dos destinos mais procurados pelos turistas durante o verão, Itacaré, no litoral sul baiano, irá atrair os olhares dos visitantes também na estação mais fria do ano, este é um dos objetivos da realização do Festival de Inverno de Itacaré.

A organização do Festival de Inverno de Itacaré anunciou a venda de ingressos digitais através do Ticket Maker, além de pontos presenciais em Salvador, Ilhéus, Valença, Vitória da Conquista, Itabuna, Eunápolis, Jequié, Uruçuca, Ubaitaba, Teixeira de Freitas e Feira de Santana, com valores a partir de R$67,50 (meia entrada) no segundo lote. O evento contará com três setores, sendo eles: pista ao ar livre, área vip coberta e lounge elevado e com vista privilegiada para os shows.

Presentes na reunião, os secretários de Turismo e Cultura, e de Comunicação, Marcos Japu e Aquis Maciel, respectivamente, a empresária e presidente do Comtur, Cida  Aguilar, os empresários Guilherme Tacinni e Massimiliano Ziegler, além de Marcelo Dias (Setur) e Renata Lazarini.

Maiores informações no Instagram @festivalitacare

Reconhecimento Facial tem média de dois foragidos localizados por dia em 2023

Cerca de dois foragidos da Justiça foram localizados por dia na Bahia em 2023, pelo Sistema de Reconhecimento Facial (RF) da Secretaria da Segurança Pública. No mês de julho, a tecnologia auxiliou nas prisões de 52 procurados, que possuíam mandados de prisão.

No último final de semana, o equipamento indicou cinco foragidos nas cidades de Eunápolis (Extremo Sul), Camaçari, Lauro de Freitas e Itaparica (Região Metropolitana de Salvador) e Barreiras (Oeste).

Desde a sua implantação em dezembro de 2018, o RF ajudou na captura de 953 pessoas que possuíam mandados de prisão.

Grandes eventos

No Carnaval de Salvador, maior evento a céu aberto do mundo, que reúne milhões de baianos e turistas nas ruas, o Reconhecimento Facial alcançou 79 foragidos da Justiça.

O sistema também foi empregado no São João da Bahia, evento realizado em cerca de 300 municípios. Durante a utilização do equipamento nas festas, 13 procurados com mandados de prisão foram encontrados.

Foto: Alberto Maraux

2ª edição do Ilhéus Moto Praia deve reunir cerca de mil motociclistas de várias partes do Brasil

moto praia; reunião

A Avenida Soares Lopes novamente será ponto de encontro dos amantes de motos e rock. Parte do calendário turístico da cidade, o Ilhéus Moto Praia chega à sua 2ª edição e promete movimentar toda a cadeia produtiva, reunindo aproximadamente mil motociclistas da Bahia e de várias partes do Brasil.

Na última segunda-feira (31), a superintendente de Relações Institucionais, Carla Serafim, e membros da União dos Motoclubes de Ilhéus definiram os ajustes para realização do evento, que acontecerá dos dias 7 a 9 de setembro.

A programação ainda está sendo montada com atrações para que toda a família possa aproveitar o feriado da Independência. O evento movimenta Ilhéus durante a baixa estação e representa mais uma oportunidade para alavancar a atividade turística na região, tendo em vista o potencial econômico que a iniciativa possui.

Também participaram da reunião o diretor-geral da Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram), Valci Serpa, a subsecretária de Saúde, Daniela Navarro, e representantes da Polícia Militar.

“Uma festa de integração, que conta com exposição de motos, shows musicais e comercialização de produtos locais. A Prefeitura se coloca sempre à disposição para prestar todo apoio necessário às ações que fomentam o turismo e a economia, levando o nome de Ilhéus a diversas partes do país”, disse Carla Serafim.

O encontro promove a troca de experiência entre os proprietários de motos de diferentes cilindradas, atraindo pessoas de diferentes faixas etárias, mas com uma paixão em comum: o motociclismo.

Prefeito participa de cerimônia de sanção da lei que institui Programa Escola em Tempo Integral

programa escola em tempo integral; brasília; educação

“Após muitas reuniões, alcançamos mais uma vitória para o povo ilheense. Agradeço ao presidente Lula e toda a sua equipe por garantir que as nossas crianças e os nossos jovens tenham um futuro digno e repleto de oportunidades”, destacou o prefeito Mário Alexandre durante cerimônia de sanção da Lei n° 2617/2023, que institui o Programa Escola em Tempo Integral.

A solenidade aconteceu nesta segunda-feira (31), no Palácio do Planalto, em Brasília. A iniciativa sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, retoma a política nacional com foco na ampliação de vagas na Educação Básica, tendo as escolas de tempo integral da Bahia como referência.

Com a regulamentação da lei, o governo federal vai investir cerca de R$ 4 bilhões até 2026 para criação de 3,2 milhões de vagas em todo o país, sendo prevista a abertura de 1 milhão de matrículas no início do próximo ano letivo.

 

programa escola em tempo integral; brasília; educação

Foto: Secom/GOVBA

“Ilhéus já possui a escola de tempo integral Professor Arléo Barbosa, fruto da articulação com o Governo do Estado. Agora, as nossas crianças contarão com novas unidades para que possam desenvolver a sua autonomia e construir novas formas de conhecimento”, acrescentou Mário Alexandre.

O gestor ilheense participou da solenidade ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, do senador Jaques Wagner, dos ministros Rui Costa e Margareth Menezes, além de membros do Executivo Federal, deputados e demais autoridades.

O modelo de educação em tempo integral, implantado pelo Estado, destaca-se pela infraestrutura moderna que dispõe de laboratórios, biblioteca, piscina, campo coberto, auditório e refeitório. As unidades escolares já foram entregues na capital e em diversas cidades do interior baiano. O novo programa, por sua vez, prevê a inclusão de Educação Ambiental, Cultura Digital, Comunicação e Uso de Mídias, Investigação no campo das Ciências da Natureza e Educação Econômica.

‘A gosto de Jorge’: Ilhéus realiza abertura oficial da programação dedicada ao escritor Jorge Amado

jorge amadoArte Naif por Manu Pessoa

Nesta terça-feira, 1º de agosto, a Prefeitura de Ilhéus realiza a abertura oficial da programação dedicada ao escritor Jorge Amado. A solenidade acontece no Teatro Municipal, a partir das 18h. Conforme a Secretaria de Cultura (Secult), as atividades acontecerão no decorrer do mês em alguns espaços, integrando-se às ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação (Seduc), que também montou uma programação especial.

Repleto de manifestações artísticas, a Secult promove um mês inteiro dedicado às comemorações dos 111 anos do escritor. Serão inúmeras atrações, reunindo cinema, música, teatro, dança e muita literatura, tudo para saudar o ilustre cidadão, que escolheu Ilhéus como terra de coração.

As atividades acontecem no Teatro Municipal, na Academia de Letras e na Casa Sá Barreto. No dia 10 de agosto, aniversário do literato, os estudantes da rede pública municipal comandam a programação com o tradicional Festival de Talentos, cuja vida (e obra) de Jorge Amado já está sendo trabalhada em sala de aula, bem como os 500 anos de fundação de Ilhéus. Todas as atividades acontecerão de forma conjunta, unindo história, cultura e turismo.

Além do Festival de Talentos, a programação inclui Festival de Capoeira; exposições de arte; Feira do Livro da Casa de Sá Barreto, com presenças ilustres de familiares de Jorge Amado e especialistas na obra do autor; dança; exibição de filmes baseados nas obras do autor; apresentação de Bumba Meu Boi e realização do projeto Cantando para Jorge, na Praça Castro Alves.

No dia 31 de agosto, acontece o Cabaré do Jorge Amado, fechando as comemorações com chave de ouro.

Para conferir toda a programação e não perder nenhum detalhe, acesse o link.

Homem morre após cair de 11º andar de prédio em Itabuna; vítima consertava ar-condicionado no momento do acidente

O

Um homem morreu após cair do 11º andar de um prédio na cidade de Itabuna, no sul da Bahia. Carlos Henrique dos Santos, de 48 anos, consertava um aparelho de ar-condicionado no momento do acidente, de acordo com informações de testemunhas.

O caso aconteceu na tarde de sábado (29), na Rua Major Dórea, no bairro Castália, região central da cidade. Informações iniciais indicam que Carlos Henrique, que trabalhava como técnico de refrigeração, não quis utilizar os equipamentos de segurança.

Agentes da Polícia Militar (PM) e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel Urgente (Samu) foram até o local, mas já encontraram a vítima sem sinais vitais.

As guias de perícia e remoção foram expedidas pelo Departamento de Polícia Técnica do município.

DPT de Itabuna realizou as guias de perícia e remoção  — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

DPT de Itabuna realizou as guias de perícia e remoção — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

STJ retoma semestre com caso Robinho e temas de impacto econômico e social

Por Fernanda Vivas, TV Globo — Brasília

Fachada do Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, em imagem de arquivo — Foto: STJ/Divulgação

Fachada do Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, em imagem de arquivo — Foto: STJ/Divulgação

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) retoma os julgamentos no segundo semestre com temas com impacto econômico e social e a escolha de novos ministros do tribunal.

Entre as pautas previstas estão os casos do jogador Robinho, do incêndio na Boate Kiss e do pedreiro Amarildo, além de recursos envolvendo planos de saúde e ações sobre o plantio de cannabis para fins medicinais.

O STJ abre o semestre com uma sessão da Corte Especial nesta terça-feira (1º), às 14h. O colegiado conta com os 15 ministros mais antigos do tribunal.

Na pauta, a retomada de um recurso com repercussão para a economia – a discussão sobre o índice que pode ser usado para corrigir dívidas civis como, por exemplo, a indenização por danos morai

Ao longo da análise do caso, os advogados das partes afirmaram que uma decisão sobre o tema tem potencial para afetar mais de 6 milhões de processos no Brasil.

O caso concreto que dá base à discussão no STJ envolve a atualização do valor de uma indenização por danos morais de R$ 20 mil.

Em março deste ano, em uma das sessões de julgamento, o relator do caso, ministro Luís Felipe Salomão, apontou uma diferença de 37% no valor do montante a ser pago a depender do critério a ser usado.

Caso Robinho

No dia seguinte, a Corte Especial volta a se reunir. O colegiado retoma a análise do pedido da defesa do jogador Robinho para que o governo italiano envie ao Brasil a íntegra, traduzida para o português, do processo que o condenou a 9 anos de prisão por estupro.

A ação que tramita no tribunal discute a possibilidade de validação da sentença da Justiça italiana, o que permitiria que a execução da pena pelo crime fosse realizada no Brasil.

O ministro relator da ação, Francisco Falcão, negou o pedido de tradução e os advogados do ex-jogador recorreram ao plenário da Corte Especial. No início do julgamento, em abril, um pedido de vista do ministro João Otávio de Noronha suspendeu a deliberação.

Boate Kiss

Ainda neste semestre, em data a confirmar, a Sexta Turma do STJ deverá retomar o julgamento do recurso contra a anulação do júri que condenou os quatro acusados pela tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria (RS).

Em 13 de junho, no começo do julgamento, o relator, ministro Rogerio Schietti Cruz, para restabelecer o júri popular, mas um pedido de vista dos ministros Sebastião Reis Junior e Antonio Saldanha Palheiro.

Escolhas de ministros

O STJ conta com três vagas de ministro a serem preenchidas – duas relativas às aposentadorias dos ministros Felix Fischer e Jorge Mussi e outra por conta da morte do ministro Paulo de Tarso Sanseverino.

Duas destas vagas serão preenchidas a partir da formação de uma lista de quatro nomes, a ser formada no dia 23 de agosto. O plenário do tribunal vai analisar os nomes dos desembargadores enviados pelos Tribunais de Justiça estaduais e enviar a lista ao presidente Lula.

O tribunal também vai preencher a terceira vaga com uma lista a ser feita com nomes enviados pela Ordem dos Advogados do Brasil. A OAB elabora uma lista com seis nomes e o tribunal envia ao presidente Lula uma relação com seis nomes.

O STJ é formado por 33 ministros. Destes, um terço é escolhido entre desembargadores federais, um terço entre desembargadores de justiça e mais um terço entre advogados e integrantes do Ministério Público.

Outros casos

Outros temas com impacto podem ser discutidos pela Corte Especial, Turmas e Seções do STJ:

Escola em tempo integral é grande salto para o país, diz educador 

Escola em tempo integral é grande salto para o país, diz educador

Lei que retoma política nacional será sancionada hoje, segunda-feira

Nesta segunda-feira (31), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sanciona a Lei de Incentivo às Escolas de Tempo Integral. O texto regulamenta o repasse de recursos e de assistência técnica da União para estados e municípios no intuito de ampliar o número de vagas nessa modalidade de ensino, que prevê uma jornada igual ou superior a sete horas diárias, ou 35 horas semanais.

A previsão é de que sejam investidos R$ 4 bilhões no programa, que tem como meta criar, até 2026, 3,6 milhões de novas vagas, sendo 1 milhão de novas matrículas logo na primeira etapa.

A convite do Ministério da Educação, o professor Yuri Norberto, do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, está em Brasília para representar educadores brasileiros na solenidade de sanção da legislação. Sergipe é o quarto estado do Brasil com maior taxa de matriculados no ensino integral – das 318 escolas estaduais, 96 são em tempo integral – 11 de ensino fundamental, três de ensinos médio e fundamental, seis de ensino profissionalizante e 76 de ensino médio integral. A previsão é chegar a 156 unidades nos próximos anos.

Em entrevista à Agência Brasil, o professor de sociologia citou projetos classificados por ele mesmo como inovadores na educação, como o Atheneu ONU, um modelo de simulação das Nações Unidas em que os alunos simulam ser chefes de Estado, e o Laboratório de Educação e Aprendizagem Digital, no qual os alunos aprendem sobre marketing, programação e produção de conteúdo.

Norberto também é o criador do projeto Observatório Internacional da Notícia, que tem como objetivo promover uma espécie de alfabetização digital e combater a desinformação.

Confira os principais trechos da entrevista:

Agência Brasil: Na sua avaliação, qual a importância da educação em tempo integral no Brasil hoje?
Yuri Norberto: Acho que esse talvez seja o ponto fundamental: o grande salto que o Brasil pode dar agora é a educação em tempo integral porque ela tem essa visão não só de tempo integral, mas da integralidade do aluno. O Brasil já conseguiu avançar em alfabetização, em universalizar todos os níveis e modalidades da educação básica. Estamos prontos pra dar o próximo passo, que é uma educação integral e que, no meu entender, vem sim por meio da educação de tempo integral.

Agência Brasil: A partir da sua experiência com a educação integral, o que essa modalidade produz nos alunos?
Yuri Norberto: A gente costuma dizer, na educação em tempo integral, que a pedra fundamental é o projeto de vida: qual o sonho que o aluno traz pra escola e como a escola pode potencializá-lo pra que ele alcance esse objetivo? Não é possível que a gente não consiga trabalhar e dar ao jovem o direito que ele tem de entender quem ele é e projetar quem ele quer ser e quais espaços quer alcançar.

Na educação integral, tudo o que a gente faz, leciona e organiza tem como base o projeto de vida dos alunos. É como se fosse um projeto de customização da educação – a gente adapta a escola àqueles alunos pra que ela atenda àqueles projetos de vida. Aí sim a educação faz sentido. Eu, aluno, vou estar em um lugar que me acolhe, que me entende e que me ajuda a potencializar quem eu sou.

Agência Brasil: Dentro desse contexto do ensino integral, que tipo de ações colaboram para a permanência dos estudantes nas escolas?
Yuri Norberto: A tutoria é um processo muito interessante. É um direito que o aluno tem, de ter uma conversa com alguém que vai orientá-lo. Temos também as disciplinas eletivas, que a gente chama de parte diversificada do currículo. No momento em que a gente pega o currículo, ele vai se apresentar de diferentes formas pro aluno – às vezes, de maneira mais lúdica, às vezes, de maneira um pouco mais prática.

É nessa escola que os alunos gostam de estar e onde o processo de aprendizagem é dinâmico, plural, diverso e envolvente. Então, a escola começa a fazer sentido. Ela passa a ser um lugar de afeto e acolhimento atrelado ao aprendizado.

Agência Brasil: Quando a gente fala em formação integral, é preciso fomentar uma política educacional que preze pela valorização do professor?
Yuri Norberto: A valorização tem dois caminhos. Claro que tem a valorização salarial, muito importante. Mas há também uma valorização da formação do professor. É preciso que o professor tenha a oportunidade de refazer a sua formação e aprender coisas novas. A valorização do professor passa por esses dois caminhos: acolhimento, apoio, salário, mas, principalmente, formação.

Agência Brasil: As mudanças exigiriam, portanto, alterações nos currículos e nas jornadas de trabalho dos profissionais de educação?
Yuri Norberto: Sim. Se você olhar, todas as profissões mudaram ao longo do tempo. Nós não seríamos exceção. Talvez a profissão de educador seja a última a estar mudando. A gente continua com a mesma forma de contratação e de distribuição de carga horária. Parece que ficamos pra trás. Na verdade, implementar essas alterações nos currículos e nas jornadas de trabalho dos profissionais de educação seria acompanhar o passo que a sociedade está dando.

Agência Brasil: O senhor pode detalhar alguns dos projetos que encabeça atualmente e que envolvem o ensino integral?
Yuri Norberto: Vou destacar dois. O Atheneu ONU, um modelo de simulação das Nações Unidas em que os alunos simulam ser chefes de Estado de diversos países. Eles pesquisam sobre outros países, a parte política e geográfica. A partir desse conhecimento, eles precisam mobilizar um conjunto de tarefas, aprender a negociar, conversar e a estabelecer prioridades. Assim, a gente vai desenvolvendo o ser humano como um todo.

Outro projeto que temos é o Laboratório de Educação e Aprendizagem Digital. Os alunos aprendem marketing, programação, produção de conteúdo. Costumo dizer que é a escola dentro da escola, já que a gente refaz o processo de aprendizagem e leva pra dentro da escola coisas que geralmente eles não aprenderiam lá.

Agência Brasil: Como o senhor vê essa retomada de uma política nacional para ampliar as matrículas no ensino em tempo integral?
Yuri Norberto: Vejo com muita esperança. Afinal, a gente passou um período com a educação em tempo integral com limitação de expansão. Essa retomada agora com força, com pujança, com um projeto de lei, o que é muito importante, já que, até então, existia só uma portaria. É até uma segurança jurídica, algo que vai ficar, algo que a sociedade toda está demandando. Vejo com muitos bons olhos.

Finalmente, estão enxergando a educação em tempo integral não só como algo exótico e bem sucedido pontualmente, mas como algo que a gente precisa fazer para todo o país, como uma política de massa.

Prazo para inscrição no Encceja PPL 2023 termina nesta sexta-feira

Exames serão aplicados nos dias 17 e 18 de outubr

O prazo para inscrever no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) 2023 termina nesta sexta-feira (4). As provas serão aplicadas nos dias 17 e 18 de outubro.

O Encceja PPL é destinado aos jovens e adultos privados de liberdade, que cumpram medidas em instituições da administração prisional ou socioeducativa, e que não tenham concluído os ensinos fundamental e médio no tempo certo, mas buscam a certificação.

Para participar, é necessário ter, no mínimo, 15 anos completos, no dia de realização das provas e não ter concluído o ensino fundamental, ou, para a certificação do ensino médio, é necessário ter no mínimo 18 anos completos, no dia realização das provas, e não ter concluído o ensino médio.

Os exames são divididos em quatro áreas do conhecimento: ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; ciências humanas e suas tecnologias.

Na inscrição, o responsável pedagógico deve indicar as provas que o participante realizará e se há necessidade de atendimento especializado. Também poderá ser feita a solicitação de tratamento pelo nome social. Todo o procedimento é feito por meio do Sistema Encceja PPL.

Instituições

O prazo para adesão dos órgãos de administração prisional e socioeducativa à aplicação do Encceja PPL permanece aberto até o fim do prazo de inscrição, na sexta-feira. O procedimento deve ser feito por meio de ofício enviado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por mensagem eletrônica, no e-mail, com o assunto da mensagem “Adesão Encceja Nacional PPL 2023”. Os órgãos devem indicar as unidades de aplicação e o responsável pedagógico.

É necessário que as unidades que queiram se cadastrar tenham espaço físico, coberto e silencioso, iluminação, cadeiras, mesas e todas as condições para a aplicação e garantia da segurança de participantes e aplicadores.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia